terça-feira, 22 de março de 2011

UM BEM VERDADEIRO.

A EXPLICAÇÃO DE UM SONHO.
A nossa enquete sobre os nomes plausíveis para a prefeitura de Barra Mansa, embora não tenha atingido um quorum recorde no nosso blog, tem suscitado muita polêmica e opiniões controversas. A culpa talvez tenha sido do próprio blogueiro, que com sua experiência nos bastidores da política e como antigo analista da política local, por reiteradas vezes se manifesta numa forma de pensamento não tão facilmente compreensível para quem não vive o dia-a-dia da política, e por isso, se for o caso, já adianto meu pedido de desculpas. Mas não desistirei de tentar deixar claro o nosso ponto de vista e nosso raciocínio.
O que venho tentando fazer nossos visitantes entenderem é que a turma do “Bem” com a utilização expressa da máquina pública, mesmo com uma rejeição significativa ao seu governo, atua num patamar sempre atingível de 35% dos votos. Cremos que os 65% restantes estão ou estarão, definitivamente contra a manutenção dessa dinastia no poder executivo municipal. Por conseguinte, num raciocínio simples, podemos compreender que o eleitorado de Barra Mansa, visivelmente insatisfeito, pode e quer um nome de oposição à frente do Município no quadriênio 2013-2016. Mas, tal fato só se consolidará, caso as oposições não se dividam entre si e lancem candidatos contra si mesmos. É aí que conclamo o mais nobre sentimento público que é colocar-se abaixo das expectativas pessoais em torno do coletivo. Mesmo não tenda a caricatura de político tradicional, pela minha bagagem no serviço público, evidentemente que me sentiria honrado de ser prefeito da cidade que adotei para amar e viver, mas o momento não permite, e do alto da minha insignificância, declino de concorrer. Nomes mais expressivos na vida pública e privada, como Cláudio Manes, Ademir Melo, Sérgio Gomes, Rodrigo Drable, Arnaldo Borges, Luiz Amaral, entre outros, também já compreenderam esse sentimento e abrem mão de seu desejo honroso de administrar a cidade neste momento. O que gostaria de ver, seriam os demais pré-candidatos como Jonas Marins, Paulo Cosenza, Ismael de Souza, Jackson Emerick, Marcelo Cabeleireiro e Inês Pandeló, fazerem o mesmo e assumirem esse compromisso, se preciso for. Na crise que estamos vivendo, mesmo reconhecendo a importância do PT no cenário nacional, seria preciso humildade para eles reconhecerem que já tiveram recente oportunidade na cidade e não foram bem sucedidos. O PT seria fundamental nesta grande aliança em torno do amor à nossa cidade e nosso reerguimento. Jonas Marins também, Paulo idem e assim sucessivamente. O nome da cabeça de chapa, fica em segundo plano e precisamos avaliar em pesquisas futuras não só a intensidade de votos possíveis, mas principalmente a rejeição do eleitorado à esses nomes. Sabemos, que uma das estratégias da turma do “bem” é macular covardemente o nome de seus adversários e desafetos colocando-os contra à opinião publica sem provas ou testemunhos. Eles são especialistas profissionais deste expediente sórdido, por isso, repito, creio que acima de tudo, o nome a ser apontado, deva ter credibilidade ímpar e passado imaculável para que não seja vítima das contumazes rasteiras dos “BEM-quadrilhados”. Eu, por exemplo, pelas dificuldades financeiras que já atravessei em longo período de minha vida, seria alvo fácil face aos compromissos financeiros que contra a minha vontade, descumpri no passado, e assim creio que todos deveriam pensar, fazendo uma auto-crítica sincera de seu passado e analisando se o mesmo não contém elementos que possam ser vilipendiosamente utilizados pelo “BEM”.
Não somos contra o sonho pessoal de ninguém, pelo contrário, sistematicamente procuramos incentivar as pessoas para irem ao encontro de seus sonhos, mas quando o inimigo é voraz e ardiloso, e é o bem-estar da coletividade que encontra-se em jogo, precisamos, acima de tudo de humildade e despreendimento.
Creio que essa sonhada união poderia ser materializada na própria administração pública, pois quem duvida da capacidade do PT em investir em programas sociais, da capacidade da turma do Jonas em defender os interesses do funcionalismo, da capacidade de nosso grupo nas questões sócio-culturais, da capacidade de um Sérgio Gomes na área de saúde, e por aí afora. Seriamos todos irmanados num só propósito: Justiça Social, recuperação de auto-estima, desenvolvimento econômico, geração de empregos, saúde e educação de qualidade, lazer e cultura para todos. Só isso que estou pedindo, mais nada. Não estou pedindo para ninguém sair da frente para nosso bloco passar, nada disso, queremos é desfilar de mãos dadas com as forças vivas decentes e ousadas da cidade em busca do bem comum.
Será que é pedir muito?

16 comentários:

  1. Sr. Julio,

    Quando o Sr. apresentou a enquete, naturalmente, despertou nos mais apaixonados ou, até, idólatras, suas manifestações imediatas de apoio àqueles que entendem ser os melhores representantes para Barra Mansa.

    O Sr. tem sido um ótimo analista político, mas, há de convir que andou exagerando, procurando apresentar o nome do Sr. Paulo Cosenza, Juiz de Direito que, em pleno exercício de sua atividade, não demonstra qualquer vocação para a Política.

    Mas, o que interessa, aqui, é BARRA MANSA, e o que mais nos preocupa: SEU DESTINO!

    O nome do Sr. Jonas Marins foi o mais votado. Dos nomes que você citou, alguns nunca foram candidatos, como o próprio Paulo Cosenza, além do Jackson Emerick e do Marcelo Cabelereiro e, outros são candidatos contumazes, como o Ismael de Souza e a Deputada Inês Pandeló. O Sr. Jonas Marins lançou-se candidato, por duas vezes, em pleitos distintos, com votação expressiva e ascendente. Formado em Direito, servidor público há 20 anos, mas, sobretudo, carismático e popular, Jonas Marins conhece os problemas e se identifica com o povo mais humilde desta cidade.

    Quanto à necessidade de coalizão, ao que se comenta pelas ruas da cidade, tendo sido inclusive publicado nos jornais da região, já há conversa bem alinhavada entre o PCdoB, o PT e outros Partidos. E aí, Sr. Júlio, não se vê qualquer sonho pessoal, mas, sim, um PROJETO COLETIVO envolvendo Partidos de oposição, calcado na seriedade e na recuperação de nossa combalida Barra Mansa, onde, humildemente e de forma consciente e madura, seus líderes, poderão, até mesmo, abrir mão de serem candidatos, em favor daquele que, no momento, melhor representar a vontade popular.

    Mas, infelizmente, alguns ficarão de fora e, aí, sim, é que sonhos e projetos pessoais não podem ocorrer, com candidaturas forçadas e inexpressivas, por revanchismo e vingança, o que inviabilizará a vitória da oposição, e, pior, significará o continuísmo.

    “Alea jacta est”!!!!(A sorte está lançada !)

    E, como diz o ditado, “Vox populi vox dei”, ou seja, a VOZ DO POVO É A VOZ DE DEUS!

    Abs.

    UM BARRAMANSENSE CHEIO DE ESPERANÇA!!!

    ResponderExcluir
  2. Barramansense,
    Como voce avalia essa suposta "vocação para política"???
    Quais são os parametros que voce utiliza???
    O que voce sabe da vida das pessoas mencionadas para fazer essa avaliação???
    Vocação para política seria candidatar-se a todas as eleições que vem pela frente??? sem ganhá-las???
    Somente nos partidos mencionados por voce há gente competente para realizar um bom governo em Barra Mansa??? Qauais as provas que voce pode citar sobre essa afirmação???
    Como voce avalia revanchismo e vingança??? Voce conhece as pessoas para avalia-las assim???
    Quais são os partidos de oposição em Barra Mansa??? Quando voce avalia que um partido é de oposição???
    Se a vox do povo é a voz de Deus, não seria então o Zé Renato um prefeito de Deus???
    Se a voz do povo é a voz de Deus, Por que Deus não quis o Jonas prefeito nem deputado???
    Voce sabia que para a construção do Fórum de Barra Mansa, a maior obra publica até então realizada na cidade, e a doação do antigo Fórum para o Legislativo e da antiga Cãmara para a Biblioteca Municipal e a Academia Barramansense de História, foi necessário um trabalho político da maior magnitude e amplitude capitaneado pelo Dr. Paulo???
    Mas, reitero, isso não quer dizer que o Paulo é o único nome que pode nos levar a vitória. Longe disso. É apenas mais uma alternativa apresentada para tentar reverter o nosso marasmo político com candidatos, na sua maioria, fabricados somente nos corredores do SAAE, vide Roosevelt, Ademir, Zé Renato, Jonas, Zé Abel, etc...

    ResponderExcluir
  3. Sr. Julio,

    Sinto que o Sr., por razão que desconheço, ficou um tanto nervoso! Não era essa a minha intenção!
    Bem, mas, vamos aos fatos!
    Quanto à vocação política, entendo serem necessários alguns elementos, como empatia, carisma e boa oratória, por exemplo! O Sr. Paulo os possui? Conhecer a cidade seria um outro ponto de suma importância! O Sr. Paulo conhece e anda pela cidade? Eu digo andar mesmo, desde a Vila Principal até Rialto, como simples exemplos, e conhecer os problemas desses bairros e do Boa Vista, da Vila Independência, do São Francisco... Ele os conhece? Infelizmente, não há tempo a perder, Sr. Julio!!! Ou será que só freqüenta os bairros nobres, o litoral de Angra dos Reis...? O Fórum de Barra Mansa está bem localizado, Sr, Julio? Quem conhece Barra Mansa, sabe que onde ele está é ponto sensível, facilmente atingido pela cheia do Rio Paraíba e de difícil acesso para a População!
    Quanto à participação em pleitos, o chefe da “gangue do “bem”” foi eleito em sua primeira tentativa?
    Quanto aos Partidos citados, Sr. Julio, houve o complemento da frase com “... outros Partidos”. Não se disse quem ficaria de fora, mas, é natural que isso ocorra, ou o Sr. acha, com sua experiência, que não?
    Mas, fique tranqüilo, tem muita água pra rolar e o processo está apenas no começo!
    Calma!
    Tudo vai dar certo!

    Abs.

    UM BARRAMANSENSE CHEIO DE ESPERANÇA!!!

    ResponderExcluir
  4. Senhor "Um barramansense cheio de esperanças":
    Novamente creio que o seu senso de avaliação lhe traiu, pois não fiquei em nenhum momento nervoso com o seu comentário. Fiquei atônito ao perceber qua há mais de um ano e meio do pleito, uma pequena corrente de barramansenses indignados talvez estejam pelo errôneo caminho da idolatria cega, e isso certamente não nos levará a porto seguro.
    Também lamento que algunsd defensores da candidatura do Jonas queiram via de regra compará-lo ao Dr. Paulo Cosenza e isso me remete a contrapor com desvantagem clara para o Jonas o que pode passar a falsa impressão que sou contrário a sua candidatura e até a mesmo a sua pessoa e não é essa a relidade, mas infelizmente tal trolóló terá mais um capítulo.
    Voce crê que um jurisconsulto com mais de 20 anos de magistrado e uma década na direção de um poder da força de um judiciário não possuiria boa oratória? O que seria boa oratória, a do Jonas? Quando? Aonde? Como assim?
    Quanto à carisma e empatia são valores subjetivos e incomensuráveis para se criar um padrão convencional e um modelo a seguir.
    Lamento que voce tenha efetuado conceitos sobre o Pulo depois de provar notadamente que não conhece sequer parte de sua vida e de seu passado. Paulo, após labutar como advogado foi defensor público, juiz e hoje exerce a direção do Fórum. Assumiu vários mandatos nos conselhos da magistratura e teve destadada atuação em todos os níveis jurídicos e varas trabalhadas, o que, pela concorrencia ilibada, o credencia para possuir os "atributos" que voce tanto considera indispensáveis. Paulo mora em Barra Mansa há muitos anos e é casado com a Dra. Leticia, que vem ser filha do saudoso Dr. Eros e exatamnente com ele, Paulo aprendeu a conviver com TODOS os segmentos de nossa cidade, pois como vece deve saber, Dr. Eros era um médico extremanmente popular e gozava da confiança de todas as camadas sociais, especialmente os mais humildes que lhe entregavam a vida de olhos fechados e insubstituíveis.
    A propósito, o bairro Siderlandia, de residencia do Jonas, também é de difícil acesso para a população e assim como todos os bairros periféricos da cidade, convive com o caos e o abandono, mas sim, Paulo conhece, e bem, todos os bairros e distritos da cidade, inclusive já residiu em um deles.
    Me desculpe se não acho que a trajetória do pachá serve de referencia para ninguém, mas se o Jonas quer se espelhar nele, só tenho a lamentar.
    Todos os partidos e ao mesmo tempo nenhum são importantes. Não acredito nos partidos mas sim nas pessoas, caso contrário, já haveria defenestrado a candidatura do Jonas, que é o pré-candidato do PARTIDO COMUNISTA DO BRASIL. Não há nada tão na contra-mão da história, voce não acha?
    Estou tranquilo e calmo, só não tenho a mesma confiança em voce de que tudo vai dar certo ao perceber que podemos simplesmente estar trocando um fanatismo por outro, e repito que a nossa saida ideal não passa por salvadores da pátria nem heróis de esquina. O problema é muito mais abrangente e precisamos de todos, cada um no seu papel.
    Abraços,
    "Um barramansense com pé no chão e sem idolatria".

    ResponderExcluir
  5. Nem do bem, nem do mal...

    Sou professora concursada e estou desiludida com esta administração, como com a anterior. Acho a oposição de Barra Mansa inexistente, quando aparece é burra e cada qual vive com sua idividualidade e vaidade sem fim, com projetos pessoais que nada acrescentam para a cidade.
    Agora o quadro volta a repetir-se. Não vou voar no roosevelt, mas acho que ele vai ganhar pela divisão. Os candidatos que se apresentam são fracos individualmente para concorrer com ele. O Jonas é um projeto do Tim, que teve a esposa como secretária de educação e , aqui pra nós, foi pior que a Vitória, pois a Ana Linhares além de burra ainda xingava e falava palavras de baixo calão o tempo todo. Uma vergonha! In~es nunca compõe com ninguém, nem quando estva por baixo, imagine agora que se julga a bam/bam/bam...
    Os outros são nomes com fraco apelo popular, embora competentes em suas áreas de atuação, mas isto não dá voto.
    Suas enquetes refletem o perfil de quem e, as vezes, manipula o blog, pois você acredita que o Jonas tem mais votos que o Roosevelt ou a Inês? Claro que não, são pessoas ligadas a ele que vota sistematicamente, como aconteceu com o Serra que gaonhou disparado na pesquisa do blog e perdeu para a dilma.
    Que pena, nem todos os eleitores são esclarecidos como você Júlio, que tem uma visão clara do que acocntece e não acontece em nossa cidade.

    Uma Leitora.

    ResponderExcluir
  6. Julinho, tudo mas sem idolatria não vc ja idolatrou o Ademir e agora está idolatrando o Dr. Paulo para com isso vc não precisa disso....eu já falei e vou falar de novo na política de Barra Mansa não existe projeto para cidade só projetos pessoais e de grupos que querem se dar bem a custa do dinheiro público cada um com seu projetinho no bolso para engoradr o mesmo.... até acredito que o Dr. Paulo possa ser o candidato mais preparado profissionalmente falando pela sua formação e experiênciaência e inteligência mas para vencer uma eleição esses dois quisitos não vem em primeiro lugar eu acredito tem outros que tenham um maior peso mas nem por isso tira o Dr. Paulo a disputa até porque seu currículo o credencia para qualquer cargo inclussive o de prefeito mas para isso ele vai ter que agregar várias forças da oposição ai eu não acredito que isso posso acontecer pq nao ele não tem essa lideranã na cidade por mais opoio que ele consiga no máximo ele vai chegar a uma candidatura própria sem agregar um bloco com o que está se pretendendo para derrotar a turma do Bem. é a opniçao do ESPIÃO e nada mais. . .

    ResponderExcluir
  7. Espião,
    Como voces julgam os outros facilmente.
    JAMAIS idolatrei o Ademir e muito meno o Dr. Paulo. Nossas afinidades nos fizeram amigos a quem prezo, e na minha concepção de amizade a sinceridade tem que vir em primeiro lugar, e por isso, talvez eu seja o maior crítico dos dois. A única idolatria que eu tenho é por Jesus Cristo, O Deus em carne, nada mais.
    Não tenho bola de cristal, apenas tento utilizar os dons que Deus generosamente me concedeu para ajudar a busca do caminho certo.
    Tenha a sua opinião, mas respeite a dos outros, principalmente as dos que as fazem identificadamente sem usar de psudônimo ou outros subterfúgios de anonimato.

    ResponderExcluir
  8. UMA DO BEM!

    É Julinho,

    Deus deve ter dado muitos dons a voce, mesmo.
    Sua estória que o diga!!!
    Como chefe da Fiscalização na Prefeitura... Diretor Administrativo do SAAE...
    Quem não te conhece que te compra.

    JÉSSICA DO BEM

    ResponderExcluir
  9. Aqui, não sou nem nunca fui eleitor do Jonas mas ele é o maior nome pra vencer esse Zé e o rosevelt. Porque que ao inves de ficarem insistindo com tantos nomes, voces não se unem?
    Agora eu vou votar no Jonmas e acho que deviam fazer o mesmo.
    Só assim é que vamos tuirar esse bando de lá.

    Jose Roberto
    da Vista Alegre

    ResponderExcluir
  10. Jéssica, Não sei que historinha que seus chefes possam ter te contado ou inventado, mas entre os vários cargos que ocupei na minha vida, realmente voce acertou dois, e te nho imenso orgulho de te-los ocupado. Como diretor administrativo do SAAE fui uma peça indispensável no saneamento financeiro da empresa e criei o plano de cargos e salários e promoções por carreira conseguindo adaptar a folha da época sem nemhum spbressalto financeiro, foi quase uma mágica. Outra mágica que realizei foi como Chede do Departamento de Fiscalização tributaria da prefeitura, onde em apenas tres meses tripliquei a arrecadação de recursos próprios da PMBM e criei o ALVARÁ INSTANTANEO, copiado pela administração do seu chefe, só que na minha época não existiam os recursos tecnológicos de hoje, mas mesmo assim, alvarás que chegavam a dois anos para serem expedidos, passaram a ser liberados em apenas dez minutos. Voce só confirma ao lembra-los, os enormes bens que o Senhor me doou.

    ResponderExcluir
  11. José Roberto, ou quem quer que seja,
    Não vai demorar para voces também chamarem o Jonas de "Líder maior". Estou cada vez gonstando menos disso.

    ResponderExcluir
  12. Idolatria????
    Sera mesmo, poxa Julio vc dava Ademir eleito para deputado, dava Ademir eleito para prefeito, dava que a Galerinha do bem perderia na justiça a prefeitura, e vem fala de idolatria???
    Agora que nos colocar a guela abaixo o tal de conzesa, que ninguém sabe e ninguém viu, e vc jura que é o mais preparado para o pleito, Julio sou um seguidor fiel de seu blog, e que eu vejo é uma tentativa frustada de promove o conseza, porem o tiro esta saindo pelka culatra né!!!
    Abraço

    ResponderExcluir
  13. Flavio,
    Quando foi que eu "dei" o Ademir como deputado eleito? Apenas falei que ele tinha boas chances e realmente tinha, tanto que no partido dele se elegeu deputado sem uma grande necessidade de votos.
    Quando dei o Ademir eleito como prefeito? Apenas falei que ele tinha grandes chances e tinha mesmo, tanto que liderou as pesquisas até trinta dias antes do pleito e terminou em segundo lugar.
    Quanto a questão da justiça, continuo com a certeza absoluta que essa causa é ganha em Brasilia, só não se sabe quando e nem sei se valeria a pena.
    Agora o que voces não me perdoam é ter sugerido, apenas sugerido, um nome do quilate do Dr. Paulo Cosenza, sem nenhuma pretensão, e esse nome estar incomodando a cabeça dos aficcionados militantes do Jonas, pois em todas as rodas de formadores de opinião, constata-se que Paulo é mais preparado. Repito: se ele será candidato eu não sei, se for candidato e ganhará eu não sei, mas o que sei é que sugeri um nome que está incomodando todos aqueles que inadvertidamente acharam que a eleição do Jonas eram favas contadas. Mas reitero que não sugeri esse nome para contrapor ao Jonas, apenas apresentei uma sugestão para fortalecer o processo e a discussão, mas sou e contitnuarei sempre defensor da candidatura única das oposições, seja ela com o nome do Paulo, do Jonas, ou quem quer que seja.
    É uma pena que muitos seguidores do Jonas, sem condições de entrar numa discussão mais ampla, estejam depositando suas esperanças pessoais na eleição dele como forma de arrumar boquinha na PMBM, pois para os demais candidatos são meros figurantes inexpressivos.

    ResponderExcluir
  14. Se o Jonas for inteligente, junta-se ao Grupo do Paulo Cosensa e conseguira no min´[imo ser Vereador...caso contrário....acabou o sonho.
    MOTIVO: A Asbam faliu, esta as moscas e quanto mais o servidor precisa ai mesmo a asbam falha. Onde o Jonas vai arranjar R$ 612.000,00 para cumprir compromissos da asbam???


    ALM

    ResponderExcluir
  15. O Jonas quebrou a ASBAM, sempre foi a favor do Prefeito de plantão, qual a competencia para vir prefeito.Menos,Menos, menos.
    O Dr.Paulo representa "O NOVO" tem apoio dos empresários e vai formar um time de primeira para levantar a Cidade e organizar a PMBM. É Sério e competente.
    O Jonas pode utilizar seus votos para vir vereador, pois vai passar a Presidência da falida ASBAM, a qual politizou e perdeu o controle.Pode também pedir aos seus eleitores associados da Asbam para fazer um desconto extra de R$ 23,23 e cubrir o rombo na Asbam.

    ex-associado da asbam

    ResponderExcluir
  16. Sr.Julio

    Acho saudável as colocações de vários internautas neste espaço;Entendo também o anonimato pois poderiam sofrer pressão da "turma que se diz do BEM";
    Lembro que o Sr.Jonas politizou e acabou coma Asbam;
    O Sr.Jonas nunca foi "a favor de servidor" em nenhuma ocasião, sempre olhava para o espelho e para seus projetos políticos, agora vai passar a Asbam...Para quem, Para Que? A Asbam faliu, acabou....
    Porém o mesmo tem seu valor e juntando seu prestígio junto a um candidato FORTE, será forte também, agora juntar ao PT será retrocesso e DERROTA na certa.
    A Asbam levantou o Jonas ; a ASBAM vai leva-lo para o buraco. A revolta dos servidores está contida neste momento, o Jonas acabou com uma GRANDE ENTIDADE com mais de 30 anos que serviu de modelo a outras Prefeituras.
    Foi irrespoinsável e não merece votos de servidores e agora sem nada a oferecer.ACABOU!

    LCS

    ResponderExcluir

Por favor, nosso Blog não aceita mais comentários não identificados. Por obséquio, realize seu registro. Grato.