segunda-feira, 6 de junho de 2011

REPRODUÇÃO DO BLOG ESTAÇÃO BM.



ALÉM DOS OUTDORS. INDIGNA (i) NAÇÃO


por Carlos Vinicius Rosenburg*

“Eu fiquei indignado
Ele ficou indignado
A massa indignada
Duro de tão indignado

A nossa indignação
É uma mosca sem asas
Não ultrapassa as janelas
De nossas casas
Indignação, indigna
Indigna, inação”
(Indignação – Skank)

Nas última semana o blog teve uma coluna de um colaborador, nosso amigo Junior, que reclamava dos famigerados outdoors raivosos colocados por nossa prefeitura. Não apenas reclamava, mas pedia a união dos barramansenses contra esse tipo de conduta (que não é exclusividade da atual administração). Dias depois, o Valério colocou lenha na fogueira, dizendo que apenas o inconformismo não era suficiente, uma vez que não basta apenas bradar a indignação. Para que esta não se transforme em inação, como bem retratado na música do Skank, é preciso agir.
Pois bem, os outdoors continuam aí. Clara provocação, de péssimo gosto. Muito mais do que isso: uma vindita de baixíssimo nível, feita com dinheiro público, dinheiro meu, seu, nosso. Reparem bem: enquanto as discussões estão no âmbito apenas político, com os gastos custeados pelos partidos, saindo dos bolsos dos políticos, enfim, enquanto as querelas não envolvem dinheiro público, o problema é apenas deles. Entretanto, quando entra em cena o dinheiro do povo, dinheiro de todos, o panorama muda completamente. Sai da esfera interna da política partidária para ganhar a política das ruas. Dinheiro público, ao contrário do que uma atrasada cultura política (ainda) tenta transmitir, não é dinheiro de ninguém, disponível para o primeiro (e mais esperto) que dele se apropriar. Não. É dinheiro de todos, recurso da coletividade, que deve ser usado no local em que a população decidir.
Bom, e aí vem a indagação: indignação, ação, recursos públicos, a população decide, mas... em que local a população decide?
Aqui, como no mundo todo, o local em que tais questões são tratadas é o parlamento, o Poder Legislativo. No âmbito municipal, nossa Câmara de Vereadores. São eles, por incrível que pareça, os representantes do povo, que votam o orçamento, que fazem as leis municipais e, talvez a função mais importante, que fiscalizam os gastos do Poder Executivo.
E aqui entramos nós, o povo. Em outras épocas, seria necessário que fizéssemos uma visita à Câmara Municipal e procurássemos nossos vereadores, legítimos representantes eleitos pelo voto popular. A maioria sempre preferiu não ir. Mas os tempos são outros, tempos de internet e de interatividade. E o site da Câmara de Vereadores de Barra Mansa, justiça seja feita, é uma bela ferramenta para a participação da população. Se você perde seu precioso tempo postando no Facebook, Orkut, Twitter, se lê (e responde) mensagens de amigos, se faz compras pela web, não custa nada direcionar seu mouse para o nome de cada vereador e demonstrar sua indignação, dizer não a administradores que tratam a coisa pública como privada (o trocadilho foi intencional), demonstrar que a indignação não fica apenas dentro da janela de nossas casas, como cantou o Samuel. Dizer para o seu vereador que os responsáveis pela lamentável campanha publicitária devem ser convocados pelos parlamentares para darem explicações – sim, os vereadores podem fazer isso, requerendo a convocação dos responsáveis, sejam eles secretários municipais, publicitários ou burocratas da administração municipal. Eles devem satisfações à população.
Para facilitar a tarefa, seguem abaixo os links da Câmara e os e-mails de todos os nossos vereadores, bem como o link da Ouvidoria do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (outra ferramenta, muito útil, que leva a discussão para o Poder Judiciário – mas é sempre bom lembrar que a casa do povo é o Legislativo) – todos os meios são legítimos e devem ser usados.
Faça valer a sua voz, exerça a sua cidadania, demonstre a sua indignação. Diga, com todas as letras, que você preza o seu dinheiro e que está de olho no modo como tratam a coisa pública.
Até a próxima semana. Seguem os links:
Câmara dos Vereadores de Barra Mansa - http://www.camarabarramansa.com.br/

Contatos (e-mail, telefone, “fale com seu vereador” e proposituras) dos vereadores (na ordem em que aparecem no site da Câmara Municipal):
César Augusto Nader (Guto Nader) – PR - http://bit.ly/kmrbpl
Cláudio José da Silva Cruz Baianinho – PV - http://bit.ly/laIgC3
Elias Barbosa Romeiro (Elias da Corbama) – PRTB - http://bit.ly/jPRNq8
José Abel Mariano (Zé Abel) – PMDB - http://bit.ly/jPXDzH
José Luiz Vaneli (Leiteiro) – PSDB - http://bit.ly/mcHzVr
José Maurício de Almeida (Maurício) – PT - http://bit.ly/mpYyXX
Luiz Antônio Cardoso (Luiz Antônio) – PMDB - http://bit.ly/jzMinC
Luiz Baptista Barroso (Lula) – PMDB - http://bit.ly/kBXQeX
Marcelo Borges da Silva (Marcelo Cabeleireiro) – PT - http://bit.ly/ldD8Hl
Sônia Maria de Camargo Coutinho (Sônia Coutinho) – PSB - http://bit.ly/iSInRU
Ueslei Carlos de Brito (Ueslei da Farmácia) – PRTB - http://bit.ly/l2oE0N
Vicente Carneiro Leão Filho (Vicentinho) – PSB - http://bit.ly/jU4iMh

Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro – Ouvidoria - http://bit.ly/dpIKz0

*Carlos Vinicius Rosenburg tem 38 anos, é barramansense e acredita que um lugar só melhora quando as pessoas que nele vivem exercem sua cidadania.

12 comentários:

  1. Julio


    Na reestréia(aliás SENSACIONAL)do café no Bule no sábado, O Ricardo e o jefferson deitaram e rolaram nestas ridículas propagandas e HOJE já começou as telefonistas a ligarem para os moradores para pedir desculpa em nome do Prefeito. Eu até gostaria de saber se estas ligações é de telefone da PMBM, pois nos colégios é proibido ligar para uma mãe de aluno, por medida de economia.

    Au Au Au Au Au...Ze renato vai levar Pau!


    Aparecida

    ResponderExcluir
  2. Veradores ruins e não enxergam um palmo a frente, são trairas com o povo com o eleitor com nossos alunos com nossos doentes, este prefeito é preguiçoso e a CMBM nada faz. O Vereador Baianinho ofendeu o Ademir Mello na inauguração do colégio na sexta no bairro nova esperança, aliás falou 55 minutos somente besteira parecia animador de programa de tv. RIDÍCULO!


    Professor M L

    ResponderExcluir
  3. Bem feito para o ademir Mello, pois o mesmo com esta de "conciliador" ajudou o roosevelt, o j renato, baianinho, leiteiro, jose antonio, lula e agora está levando...Aprenda ademir, confiar nesta galera acima é dose de elefante.


    Um amigo do peito!

    ResponderExcluir
  4. O Café no bule foi muito bom. O programa trouxe uma propaganda que, quando comeceia ouvir pensei que era da prefeitura, mas felizmente superei minha indignação e ouvi até o final. É sensacional, uma moça começa falando a frase do out door e depois fala de sua sua tristeza como descaso da cidade e fulmina com o perder é na saude, na educação, no emprego nas indústrias. No final a gente entende perfeitamente que o grande perdedor foi o cidadão com a eleição do Dr. José Renato. Muito bem bolado, Parabéns a voc~e Julinho que deve ter tido uma participação importante na reestreia do programa, pois eu sei que você foi o mentor do Paulinho e das grandes sacadas que vivemos nestes anos de Café no bule. Jefferson, meu colega, e Ricardo a quem admiro estão impagáveis. Sucesso sempre.

    MDL.

    ResponderExcluir
  5. FÁBIO COSTA comenta...


    Sr. júlio, boa noite!

    Seu blog é uma página que anima nossa leitura, gosto de ler as opiniões e suas idéias e pensamentos.
    Também não concordo com a propaganda feita com o meu dinheiro e me ataca me chamndo de cachorro. Vou continuar, já disse isto aqui, lembrando que lá em Minas Gerais, é cachorro que bota ladrão e veado pra correr.
    Assiti o programa do Cafe no bule, e fiquei comsaudade de um vereador igual ao Pitombeira, porque agora na Câmara, o Sr. me desculpa, só temos demagogos e pé de chinelos, não temos um representante a altura das tradições de nossa cidade, são fracos, omissos e trocam sua independência por um carguinho na PMBM ou uma obra para que se calem e concordem. estes sim são os verdadeiros cachorrinhos do prefeito.
    Que a oposição ressucite em Barra Mansa e traga de volta a alegria deste povo que anda sumida e aumente a alto estima . Que voces consigam dar ânimo ao povo que só tem perdido com este políticos do bem. quero dizer bem sem vergonhas.

    FÁBIO COSTA.

    ResponderExcluir
  6. VALEU CAFE NO BULE! DEVERIAM TAMBEM CHAMAR OS PRE CANDITADOS A PREFEITO ,QUE SAO OPOSIÇAO E CLARO PARA EMGROSAR O CALDO!!! ABS ANA

    ResponderExcluir
  7. Sr.Julio/Ricardo/Jefferson:

    A CMBM deveria tomar uma atitude(e não vai tomar) contra o Ex Prefeito que gastou R$ 2.000.000,00 na reforma do C M Washington Luiz pois já sabia que o projeto de um viaduto mutilaria aquela Unidade e vejam que a obra acabou com a quadra, o barulho e porira de asfalto será ensurdecedor, além do mais coloca em risco as crianças pois um acidente vai terminar dentro de sala de aula.É Preciso que o mocinho capichaba esclareça pórque gastou tanto naquela obra para agora destruir e ainda vem gente dizer que foi um grande Prefeito. Uma OVA!!!
    Se tivessse um planejamento, o CM Washington Luiz seria transferido para o CIEP 54(distante 4 km na Vila Maria). É dinheiro público jogado na privada . no esgoto onde fica esta turma do Bem.

    Professora L.

    ResponderExcluir
  8. Fui procurar uma vereadora para falar com ela sobre as propagandas e a resposta foi que isso é coisa do Julinho e do Ricardo. Fiquei bege, a vereadora disse que o parlamento nada pode interfirir mas as propagandas são criativas e boas e ajudam a conscientizar o cidadao pois são feitas pelo profissional Elias Rafide filho de boa familia da cidade.

    Filho da mae dele deve ser.

    Eu cursei Faculdade de Publicidade no UBM e sempre usam as propagandas da prefeitura como mal exemplo. Queria saber quanto pagam por este lixo.

    André Castro
    Pensando no Amanhã Agindo agora

    ResponderExcluir
  9. Espero que o CACHORRO do primeiro out-door, morda a bunda do Jogador Caído do segundo Out-door (èta baixa estima) e aproveite e morda também a bunda do prefeito e Cia. Ltda que estão encastelados na Casa Rosada.......

    ResponderExcluir
  10. Chega desse blá blá blá...o Elias Rafide tem que inventar alguma pra justificar o que ele ganha...sem falar que cada peça publicitária dessa que vemos por ái rola um por fora...sem esconder e claro que o Elia mais conhecido por "peça o'hara " perece uma estrela show busines...

    ResponderExcluir
  11. Hahahahahahah! Hahahahahahahah! Hahahahahah! Tem que rir pra não chorar. Olha a resposta que a "mula" da vereadora deu pro nosso amigo André castro aí em cima...Quando a gente pensa que já viu de tudo e que os animais domésticos e silvestres já estão esgotados para nomear a gente Cachorro) e essa corja obscura( Veados, gatos, ratos)que está no poder na nossa cidade, que, deitada em berço esplêndido, detona o dinheiro alheio, aparece uma asno fêmea desta vereadora aí!Hahahahahahah!Hahahahahaha! Hahahahahah! Tem que rir pra não chorar. JAAC

    ResponderExcluir
  12. A Vereadora é professora e se diz representante dos portadores de necessidades especiais. Eu gostaria de ver como ela se comportaria sentada numa cadeira de rodas ou empurrando uma, saindo do Nove de Abril para trazer um filho no centro . Devia descentralizar o atendimento . Mas a política do voto de cabresto não deixa e a Sônia coutinho fica explorando a desgraça alheia em busca de reeleição. estes Chiesses e Coutinhos são os sanguessugas de Barra Mansa.

    PROFESSORA ELIETE

    ResponderExcluir

Por favor, nosso Blog não aceita mais comentários não identificados. Por obséquio, realize seu registro. Grato.