quarta-feira, 17 de agosto de 2011

O CASTELO DA MEDIOCRIDADE.

Após tanto ódio destilado pelos integrantes de baixo escalão da turma do "BEM" em comentários não publicados, recebo oportunamento um e-mail do amigo Esquerdinha que em bom momento é publicado no nosso Blog.
O MEDO CAUSADO PELA INTELIGÊNCIA
Quando Winston Churchill, ainda jovem, acabou de pronunciar seu discurso de estréia na Câmara dos Comuns, foi perguntar a um velho parlamentar, amigo de seu pai, o que tinha achado do seu primeiro desempenho naquela assembléia de vedetes políticas.
O velho pôs a mão no ombro de Churchill e disse, em tom paternal: - "Meu jovem, você cometeu um grande erro. Foi muito brilhante neste seu primeiro discurso na Casa. Isso é imperdoável! Devia ter começado um pouco mais na sombra. Devia ter gaguejado um pouco. Com a inteligência que demonstrou hoje, deve ter conquistado, no mínimo, uns trinta inimigos. O talento assusta".
Ali estava uma das melhores lições de abismo que um velho sábio pôde dar ao pupilo que se iniciava numa carreira difícil. Isso, na Inglaterra. Imaginem aqui, no Brasil.
Não é demais lembrar a famosa trova de Ruy Barbosa: - "Há tantos burros mandando em homens de inteligência, que, às vezes, fico pensando que a burrice é uma Ciência".
A maior parte das pessoas encasteladas em posições políticas e de chefia é medíocre e tem um indisfarçável medo da inteligência. Temos de admitir que, de um modo geral, os medíocres são mais obstinados na conquista de posições.
Sabem ocupar os espaços vazios deixados pelos talentosos displicentes que não revelam o apetite do poder. Mas, é preciso considerar que esses medíocres ladinos, oportunistas e ambiciosos, têm o hábito de salvaguardar suas posições conquistadas com verdadeiras muralhas de granito por onde talentosos não conseguem passar. Em todas as áreas encontramos dessas fortalezas estabelecidas, as panelinhas do arrivismo, inexpugnáveis às legiões dos lúcidos.
Dentro desse raciocínio, que poderia ser uma extensão do Elogio da Loucura, de Erasmo de Roterdan, somos forçados a admitir que uma pessoa precisa fingir de burra se quiser vencer na vida.
É pecado fazer sombra a alguém até numa conversa social. Assim como um grupo de senhoras burguesas bem casadas boicota automaticamente a entrada de uma jovem mulher bonita no seu círculo de convivência, por medo de perder seus maridos, também os encastelados medíocres se fecham como ostras à simples aparição de um talentoso jovem que os possa ameaçar.
Eles conhecem bem suas limitações, sabem como lhes custa desempenhar tarefas que os mais dotados realizam com uma perna nas costas, enfim, na medida em que admiram a facilidade com que os mais lúcidos resolvem problemas, os medíocres os repudiam para se defender.
É um paradoxo angustiante. Infelizmente temos de viver segundo essas regras absurdas que transformam a inteligência numa espécie de desvantagem perante a vida. Como é sábio o velho conselho de Nelson Rodrigues: - "Finge-te de idiota e terás o céu e a terra".
O problema é que os inteligentes gostam de brilhar.

Que Deus os proteja, então, dos medíocres!!!

6 comentários:

  1. RR responde

    Sr Júlio, a hipocrisia é o ato de fingir ter crenças, virtudes, ideias e sentimentos que a pessoa na verdade não possui. A palavra deriva do latim hypocrisis e do grego hupokrisis ambos significando a representação de um ator, atuação, fingimento (no sentido artístico). Essa palavra passou, mais tarde, a designar moralmente pessoas que representam, que fingem comportamentos.

    Um exemplo clássico de ato hipócrita é denunciar alguém por realizar alguma ação enquanto realiza a mesma ação.

    O cientista cognitivo Keith Stanovich fez uma carreira do estudo da hipocrisia. Ele a vê como surgindo da incompatibilidade de tais coisas como o interesse próprio e os desejos com crenças de ordem mais alta na moralidade e na virtude.

    François duc de la Rochefoucauld revelou, de maneira mordaz, a essência do comportamento hipócrita: "A hipocrisia é a homenagem que o vício presta à virtude". Ou seja, todo hipócrita finge emular comportamentos corretos, virtuosos, socialmente aceitos.

    O termo “hipocrisia” é também comumente usado (alguns diriam abusado) num sentido que poderia ser designado de maneira mais específica como um “padrão duplo”. Um exemplo disso é quando alguém acredita honestamente que deveria ser imposto um conjunto de morais para um grupo de indivíduos diferente do de outro grupo.

    Hipocrisia é pretensão ou fingimento de ser o que não é. Hipócrita é uma transcrição do vocábulo grego "hypochrités". Os actores gregos usavam máscaras de acordo com o papel que representavam numa peça teatral. É daí que o termo hipócrita designa alguém que oculta a realidade atrás de uma máscara de aparência.

    Durante o reino do governo teocrático Talibã havia numerosas denúncias relacionadas a comportamentos hipócritas realizados pelos regentes do Talibã ao mesmo tempo que puniam outros pelo mesmo comportamento.

    Tenha vergonha Sr Júlio quando ousar a escrever sobre nós.

    ResponderExcluir
  2. Vc se acha tão inteligente, explica pq continua aí nesta CÂMARA cercado de pessoas inteligentes.

    Ficaremos mais décadas no poder

    Se rasga Marta Rocha

    ResponderExcluir
  3. RR,
    Voce estava indo bem até a última frase, que teria um sentido muito menos "hipócrita" se fosse trocada por: Isso é uma "mea culpa", ou então: "Enfim, confessamos".

    ResponderExcluir
  4. Julinho, meu filho, boa noite!

    Não tenho, infelizmente, tempo de postar neste importante veículo de informação digital que é o seu Blog.
    Muita vez, fico a pensar o que seria de nossa vidas se não fosse o BEM! sim, pois para uma pessoa como eu, que dediquei mais de 50 anos de vida aos jovens e ao seu aprendizado, tenho a certeza de que esta gente não passou por minhas salas de aula, pois, por certo, eu teria verificado o caráter distorcido dos mesmos e os encaminhado ao SOE, para que tivessem um atendimento psicológico, que pudesse salvar suas almas e melhorar suas vidas.
    Sim! Pois que age como eles e escreve na base do "ctrl c"/ "ctrlv" é medíocre e o pior, hipócritas, pois agem exatamente como é descrito no texto acima, este sim um "mea culpa" inconsciente das mazelas que hoje assolam nossa querida Barra Mansa a outrora "Rosa dos vergéis do Paraíba".
    Sucesso sempre !

    MDL.

    ResponderExcluir
  5. Dá-lhe Minha amiga Matilde. É assim que se fala! Pena que não podemos dar um puxão de orelhas nesta gente do bem, aliás seria melhor "bater na cangalha", porque como diz o ditado popular é "para o burro entender".
    Nunca vi tanta burrice na minha vida. Seria ciência a burrice, como disse o Águia de Haya?

    MARIA LÚCIA (não é a de Amparo)

    ResponderExcluir
  6. "ACTORES GREGOS"...HUMMMMMM...DÁ-LHE WIKIPEDIA PORTUGUESA EM AÇÃO. É A INTERNET TRANSFORMANDO UM BURRO, IGNORANTE E HIPÓCRITA ATRAVÉS DO COPIA/COLA EM ERUDITO. DUVIDO QUE ELE SAIBA QUEM FOI ALGUÉM QUE ELE CITOU, DUVIDO QUE ELE SAIBA O QUE É "COGNITIVO". RATAZANA RÍDICULA.

    ResponderExcluir

Por favor, nosso Blog não aceita mais comentários não identificados. Por obséquio, realize seu registro. Grato.