quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

AMANHÃ PODERÁ SER UM NOVO DIA, DE UM ANTIGO TEMPO QUE JÁ TIVEMOS.

NOSTALGIA.

Reveillon. Cidades se preparam para a virada do ano novo. Muitas festas programadas na região sul-fluminense: bailes, shows populares, blocos, procissão e fogos alardeando a chegada de um novo tempo.

Leio nos jornais que a prefeitura de Barra Mansa não tem nenhuma atividade programada para comemorar a efeméride. Sinto um certo orgulho velado "neles" em proclamarem tal afirmação. Da mesma forma nenhum clube da cidade tem agenda programada para a virada do ano. Até mesmo os bares e restaurantes estarão todos, absolutamente todos, fechados. Muitos, como o Diário de Bordo e o Colarinho Branco, já fecharam suas portas e abrirão só a partir de 5 de janeiro. Gaia Grill, Fronteiras, Petisco e os demais fecham suas portas amanhã e só abrem no meio da próxima semana.

Os administradores da prefeitura de Barra mansa não comemoram nem impulsionam a chegada de um novo tempo pois para eles o ideal é que Barra Mansa continue no mesmo marasmo e decadência, preferencialmente não mexendo no governo onde eles se auto-proclamaram parasitários eternos.

Desde que essa peste (BEM) se instalou na cidade, perdemos o Reveillon, assim como perdemos o carnaval, hoje instalado em frente ao cemitério, no antigo Parque das Torturas. Passamos a nos conformar a procurar diversão correndo riscos nas estradas engarrafadas de fim de ano e somos obrigados a gastar as nossas economias em outros municípios e estados. Perde o comércio em geral, perde a rede hoteleira, perde a vida. Capisbaixos e resignados, ensinamos nossos jovens a aceitar esse destino e abdicar da alegria de viver e encorajamo-os a arriscarem as suas integridades físicas longe de nossos olhos e proteção.

Não sou saudosista, mas nessa epóca não dá para impedir que o coração anseie a volta de nossas festas, tais como os inesquecíveis "reveillons" do Clube Municipal, que abrigava a fina flor da nossa sociedade e estimulava a vinda de centenas de visitantes. É impossível não lembrar do Bloco das Marrecas. É insuportável perceber que a alegria de nossa gente nas ruas e o estímulo do comércio local fora trocado pelo silêncio de uma cidade deserta e sem esperança.

Nos finais de ano, em remoto passado, Barra Mansa era o lugar onde os amigos se reuniam e as famílias confraternizavam. Havia viço no olhar, ginga no corpo, calor no coração, esperança no horizonte e amor pela vida.

Olho a previsão do tempo e perco o ânimo em arrumar destino para o final de semana, porém ao lembrar da nostalgia e depressão que assola a cidade na virada do ano, fico confuso e indeciso. Onde foi que eu permiti que esses incompetentes e inimigos do povo interferissem na minha vida e alterassem o meu destino, me pergunto desolado.

Juro pelos meus, que lutarei com todas as forças que Deus me conceder para ajudar a reverter a tristeza que eles nos obrigam a sentir. Calaram nossos músicos, fecharam nossos clubes, coibiram nossos bares, sepultaram as nossas alegrias, mas enquanto eu tiver dedos para teclar e voz para me indignar, tentarei colaborar para que ano que vem nos possamos cantar:"...Esse ano não vai ser igual aquele que passou, eu não brinquei, você também não brincou...", e assim, somando forças com demais inconformados, tentarei recuperar a nossa fantasia e me permitirei sonhar com a Barra Mansa que nossos antepassados nos deixaram de herança e inadvertidamente colocamos em mãos impróprias e inadequadas.

Apesar de tudo, um feliz ano novo, e lembre-se que poderá ser muito mais feliz se você souber usar a arma democrática que você tem nas mãos: o voto livre e soberano.

2012 pode ser um ano muito significativo na sua vida e na vida de nossa cidade. Só depende de você. Seja feliz. Muito feliz.

4 comentários:

  1. Julio,
    Interessante a contradição, mas: me sinto "filho" desta Cidade à qual "adotei" há 25 anos.
    Desta forma, faço minhas as suas palavras.
    Somaremos nossas forças, "teclas", palavras, gestos, enfim, tudo que for possível para tirar a Cidade que amamos e onde criamos nossos filhos, deste marasmo, da falta de perspectiva e de alegria!
    Desejo a voce e a todos os blogueiros um feliz 2012!
    E que Barra Mansa retome o caminho da alegria!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Caro Júlio, feliz 2012.
    Quanto ao seu oportuno post tenho uma pequena contribuição que serve como alento a todos nós barramansenses de ofício. Este pequeno trecho me foi enviado por e-mail.

    Credo de Dom Quixote
    Escrito por Mário Ferreira dos Santos | 28 Dezembro 2011
    Artigos - Cultura
    Creio na sabedoria divina criadora do cosmos; creio no cavalheirismo dos libertadores de bons prisioneiros; creio no amparo aos perseguidos, e aos necessitados, ávidos de justiça e de liberdade.

    Creio no orgulho ante os poderosos; na justiça ante os maus; na magnanimidade ante os bons e os mansos, na delicadeza ante as mulheres e as crianças.
    Creio na coragem; no domínio dos desejos e no amor eterno.
    Creio na vida e na morte; amo as sombras dos bosques e a luz plena do meio-dia.
    Creio na cavalaria andante, realização suprema do homem bom e viril.

    Creio que há sempre um ideal a conquistar; feiticeiros que combater, duendes que enfrentar, e monstros que destruir.
    Creio na necessidade do mal para maior glória do bem.
    Creio na noite para maior glória do sol, e no sol para maior glória da lua, inseparáveis amigos e confidentes dos campeadores do ideal.

    Da obra Antologia da Literatura Mundial - Páginas Várias, Editora Logos, 1ª edição, 1960, págs. 198 e 199.

    UM EXEMPLAR 2012 A TODOS OS FREQUENTADORES DO BLOG PELO ESPÍRITO DEMOCRÁTICO, DISCUTINDO, APOIANDO, CRITICANDO, JAMAIS ESQUECENDO O QUE DISSE TANCREDO NEVES: “SÃO AS IDÉIAS QUE BRIGAM, NÃO OS HOMENS”!
    AO PESSOAL DO CAFÉ NO BULE, EM ESPECIAL A RICARDO MACIEL E AO BOTAFOGUENSE JEFFERSON, DEFENSOR DA SUA CATEGORIA, MESMO SOB AMEAÇA DAQUELES QUE INCORPORAM SUBSÍDIOS NA CALADA DA NOITE. ENFIM A TODOS OS INTERNAUTAS QUE ENRIQUECERAM O DEBATE POLÍTICO NESTE BLOG “POLÊMICO, MAS SEM MEDO DE SER FELIZ”, PORQUE VIDA QUE NADA SE ARRISCA NÃO MERECE SER VIVIDA. E GOSTARIA DE AGRADECER AO PREFEITO JOSÉ RENATO, POR FIM, PORQUE SEM ELE NÃO SERIA POSSÍVEL RIMOS DE NÓS MESMOS. SE ESTE FOSSE UM BLOG DE HUMORISTAS NÃO FALTARIA MATERIAL, POIS O NOSSO MANDATÁRIO MOR COMO SE DIZ “É UMA PIADA PRONTA”! MESMO ASSIM QUE ELE TENHA UM FINAL DE ANO...?

    ResponderExcluir
  3. Parabens Julio, valeu, agora é Claudio Manes neles.

    ResponderExcluir
  4. Há muito tempo que Barra Pesada parou!!!!!!
    Parou com tudo, empregos, festas, construções (a não ser dos barracos),
    boa música, bons lugares para passear, mas o que continuou mesmo e até hoje? As pessoas arrogantes de minha querida cidade.
    Barra Pesada muitas vezes foi e ainda é chamada de ROÇA pelos "CARIOCAS"
    e sofro com isso como todo o povo fluminense.. Após engolir uma cerveja
    quente "Itáestraga" sinto que tudo foi embora lá pelos anos de 1952 junto com a "CSN" que o nosso querido povo barrapesada mandou para longe do centro. Parabéns e um Feliz anus.

    ResponderExcluir

Por favor, nosso Blog não aceita mais comentários não identificados. Por obséquio, realize seu registro. Grato.