terça-feira, 27 de dezembro de 2011

SAIA JUSTA.

Para deleite de nossos leitores, vamos reproduzir, na íntegra, matéria veiculada na última edição do jornal AQUI:
POLÍTICA: Roosevelt Brasil é acusado de improbidade administrativa
Saia justa
Por Vinícius de Oliveira
Desaparecido do noticiário desde junho, quando assumiu o cargo de conselheiro da Agenersa (Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio de Janeiro), o ex-prefeito Roosevelt Brasil reapareceu em grande estilo. Primeiro quando pegou carona no helicóptero do governo do Estado na viagem de Sérgio Cabral e Zé Renato, de Resende para Barra Mansa, no último dia 9 de dezembro E depois em duas festas: na de confraternização dos funcionários da prefeitura e depois na de Natal da Santa Casa de Misericórdia. Foi nessa última que ele teria confidenciado a amigos que poderia se candidatar nas eleições de 2012. Ou seja, seria o candidato do PMDB em detrimento da candidatura do atual prefeito Zé Renato.
O boato, é claro, se espalhou cheio de maldades. E repercutiu longe, bem longe. Mais precisamente no plenário da Assembleia Legislativa, onde o deputado Luiz Paulo, líder da bancada do PSDB, fez uma denúncia que pode atrapalhar as pretensões políticas de Roosevelt, se elas forem verdadeiras. “Sabemos que ele é ex-prefeito e é natural que faça parte de algum partido, mas, ao ocupar o cargo de conselheiro de um órgão regulador deve imediatamente se desligar de qualquer sigla política ou estará fugindo aos princípios legais”, disparou o parlamentar tucano em entrevista exclusiva ao aQui, na tarde de quarta, 21.
De acordo com Luiz Paulo, como a Agenersa é uma autarquia especial que tem como finalidade exercer poder regulatório, acompanhando, controlando e fiscalizando os atuais contratos de concessão dos serviços públicos, como o da CEG, por exemplo, seus conselheiros não podem estar filiados a partido político. “Conforme certidão obtida junto ao Tribunal Superior Eleitoral, o conselheiro da Agenersa, Roosevelt Brasil está filiado ao PMDB o que é incompatível com a função que exerce dentro da autarquia e completamente contrário ao papel de um conselheiro. Por tanto, fiz um pedido de informação junto à mesa diretora da Alerj para que Roosevelt esclareça esse fato. Cabe a ele (Roosevelt) confirmar ou não se está filiado ao PMDB”, disse Luiz Paulo, criando uma verdadeira saia justa para o ex-prefeito de Barra Mansa.
Ainda de acordo com o deputado Luiz Paulo, caso se confirme que Roosevelt continue filiado ao PMDB, o ex-prefeito poderá enfrentar uma ação de improbidade administrativa (o ato ilegal ou contrário aos princípios básicos da administração, cometido por agente público, grifo nosso). “Se ele (Roosevelt) for filiado a um partido, conforme diz o TSE, estará fugindo completamente dos princípios legais e, com isso, cometendo improbidade administrativa”, atacou o parlamentar tucano, completando. “Mas, como ninguém deve ser acusado sem ter o direito de se defender, estamos esperando que Roosevelt possa esclarecer o fato. Basta que ele confirme ou não sua filiação”, disse.
Na manhã de quarta, 21, Roosevelt bem que tentou pôr um ponto final na polêmica. “Eu realmente fazia parte do PMDB de Barra Mansa e era, inclusive, presidente do partido, mas, ao ser nomeado como conselheiro da Agenersa, me desliguei da sigla, justamente por ser incompatível com o cargo”, se defendeu. Mais tarde, ao ser informado pelo aQui de que o TSE (http://filiaweb.tse.gov.br/filiaweb/filiacao/registro/resultadoLazy.seam?cid=4118), ainda o considera filiado ao PMDB (desde o dia 24 de setembro de 2003, grifo nosso), Roosevelt saiu pela tangente. “No site consta meu nome como filiado porque estou licenciado do PMDB e não desfiliado”, explicou. “Como estou de licença, posso ocupar o cargo de conselheiro da Agenersa, pois não exerço no momento nenhum cargo político”, completou, garantindo que até aquele momento não tinha recebido nenhum pedido de esclarecimento. “Não recebi nenhuma convocação para prestar esclarecimentos de nada”, disse.
O fato de garantir que estaria apenas de licença certamente vai dar panos pra manga. É que assim, raciocinam alguns politicos barramansenses, o ex-prefeito poderia voltar ao cenário eleitoral caso seja demitido ou se pedir demissão do cargo que ocupa na Agenersa. “O período para filiação a partidos políticos com vistas às eleições de 2012 terminou em outubro, mas como está de licença, Roosevelt pode voltar a qualquer hora e se candidatar”, crê um deles.
Ao ser perguntado se realmente seria candidato a prefeito de Barra Mansa no lugar de Zé Renato, Roosevelt desconversou. “Como sou conselheiro-diretor da Agenersa não vou me manifestar sobre qualquer assunto político enquanto estiver ocupando esse cargo”, respondeu, fazendo questão de esclarecer que não tratou de assuntos políticos durante a festa de confraternização na Santa Casa de Misericórdia de Barra Mansa. “Eu não falei nada sobre isso na festa, pode ter certeza”, encerrou.
CPI
O boato de que Roosevelt poderia ser o candidato do PMDB nas eleições de 2012 teria a ver com os resultados de uma pesquisa de opinião, feita recentemente – em novembro - pelo Ibope junto aos eleitores de Barra Mansa. E nela a popularidade de Zé Renato estaria ladeira abaixo. “A rejeição do prefeito é superior a 51%”, dispara uma fonte do aQui, garantindo que a cúpula do PMDB teria feito uma reunião no Rio de Janeiro para discutir o assunto. Detalhe: com a presença de Sérgio Cabral, Jorge Picciani, Zé Renato e Roosevelt.
Ainda segundo a fonte, que pede para não ter seu nome revelado, o PMDB teria decidido dar um prazo ao prefeito Zé Renato para recuperar o prestígio. E os votos. “Se o Zé Renato não decolar até março, o candidato será o Roosevelt”, sentencia a fonte, garantindo que a decisão do partido não teria agradado a Jorge Picciani, ex-presidente da Alerj e presidente da estadual do PMDB. “Ele foi voto vencido” completou, dando a seguir outro dado curioso. “O que os assustou foi que o deputado Luiz Paulo chegou a pedir a abertura de um processo de improbidade administrativa do ex-prefeito Roosevelt Brasil na Agenersa”, analisou, dando a entender que também vão aguardar o desenrolar do caso na Assembleia Legislativa.
Voltando à pesquisa do Ibope, que parece até enterro de anão, os números mostram que, se as eleições fossem hoje, o barbudão Jonas Marins, do PCdoB, poderia levar a melhor. “O Zé tem 11%, a Inês tem 14% e o Jonas tem 17% das intenções de votos dos eleitores”, revela a fonte, referindo-se à pesquisa induzida, quando os nomes dos candidatos são apresentados pelos pesquisadores. Tem mais. O pré-candidato do Partido Comunista teria ainda a menor rejeição. “O Zé ganha fácil nesse quesito: tem 51% de rejeição contra 48% da Inês e 38% do Jonas”, acrescenta de forma irônica.
Quanto aos nomes que aparecem como prováveis candidatos à sucessão de Zé Renato, a maior novidade está relacionada à rejeição aos nomes de Paulo Cosenza, Cláudio Manes e Ruth Coutinho. É que em termos de intenção de votos, os três vão de 4% a 8%, no máximo. “A rejeição ao nome do juiz Paulo Cosenza é de 18%, contra 45% de rejeição para a vice-prefeita Ruth Coutinho e 50% para o empresário Claudio Manes”, revela a fonte.
Quanto ao nome do ex-prefeito Roosevelt Brasil, que ele não comemore os números da pesquisa. É que ao ter seu nome incluído entre os prováveis candidatos, só foi lembrado por 6% dos entrevistados. Prova que desde julho seu nome só vem descendo a ladeira. No sentido inverso encontra, subindo a ladeira, o nome do juiz Paulo Cosenza, que cresceu 10%, segundo a fonte, ao se comparar as pesquisas feitas de julho com a de novembro. “Em julho, o percentual dos que citaram o nome do juiz era de 36%, agora já são 46%”, afirma a fonte. “O Paulo Cosenza ainda não é candidato, mas seu nome pode estar crescendo junto ao eleitorado pelas palestras que ele está fazendo nas escolas de Barra Mansa” acredita. É. Pode ser. Ah, Tuca, provável candidato do PR de Garotinho só conseguiu um pontinho na pesquisa.
“Só se eu não quiser”
Entrevistado na manhã de quinta, 22, o prefeito Zé Renato reagiu com humor e ironia aos boatos sobre a possível volta de Roosevelt Brasil e a sua intenção de ser o candidato do PMDB em 2012. “Só se eu não quiser ser o candidato”, disparou, garantindo ainda que não participou de nenhuma reunião com a cúpula do partido na cidade maravilhosa. “A última vez que eu estive com o Roosevelt e com o Cabral foi na viagem de helicóptero de Resende para Barra Mansa”, disse, referindo-se à visita que o governador fez à região para inaugurar obras em diversas cidades. “Isso é papo furado. Não tem fundamento”, completou, negando ter conversado a respeito tanto com o ex-prefeito quanto com Cabral ou quem quer que seja.
Para jogar uma pá de cal em cima do boato, Zé Renato lembrou que as relações entre ele e Roosevelt Brasil estão acima das fofocas e dos comentários plantados pelos adversários. “Aposto que isso é coisa da Inês”, alfinetou, referindo-se à deputada estadual Inês Pandeló (PT). “Ela nos viu junto com o governador e como eu levei o Roosevelt à festa de confraternização dos funcionários da prefeitura, deve ter ficado enciumada e aí soltou este boato”, analisou.
“O nosso relacionamento (dele com Roosevelt) é muito claro. Sempre foi assim desde que nos conhecemos. Nós estabelecemos a estratégia para as eleições e ela será cumprida. Se eu não quiser ser candidato à reeleição, o que não é o caso, nós ainda discutiríamos o assunto. Mas o candidato serei eu”, disparou Zé Renato, garantindo não ter conhecimento das rusgas entre Roosevelt e o deputado estadual Luiz Paulo, do PSDB.
Quanto à pesquisa do Ibope, Zé Renato mostrou ser bom de ironias. “Já ouvi falar, será que é do Ibope mesmo? Será que não é falsificada?”, disparou, garantindo ainda ter dados que comprovam que ele tem tudo para ser reeleito em 2012. “Meus adversários comemoram os números de rejeição atribuída a mim nessa pesquisa, mas eles não sabem que tenho tudo para ser reeleito. Estamos trabalhando para isso e quando eu for às ruas para mostrar o nosso trabalho e apresentar os nossos argumentos, as pesquisas sérias vão mostrar a realidade de Barra Mansa”, analisou.
Para Zé Renato, as eleições do ano que vem serão difíceis não pela sua rejeição, mas por diversos fatores característicos de Barra Mansa. “A eleição em Barra Mansa sempre tem mais de dois candidatos e quem vence nem sempre tem ampla maioria de votos. Eu venci a de 2008 com quase 40%. Aliás, eu saí de 4% a 40%”, comparou, explicando a seguir sua tese: “Quando o meu nome foi lançado pelo Roosevelt o Ibope fez uma pesquisa e o Montenegro, quando o resultado saiu, me perguntou: ‘você mora em Barra Mansa?’ É que ele estava assustado, pois eu só tinha 4% das intenções de voto. Respondi que sim, que era secretário de Obras e aí ele me disse: “então você tem tudo para ganhar as eleições” e eu ganhei com quase 40%. Sai dos quatro aos quarenta”, declarou, rindo do episódio.
Zé Renato lembra ainda que sua administração tem credibilidade. “Se essa rejeição existe é porque a população não está me vendo nas ruas. O povo gosta de conversar com o prefeito, gosta de apresentar seus problemas, de pedir obras. E se eles não me veem, ficam tristes. Deve ser por isso. Mas vamos mudar, vamos sair do gabinete e vamos parar um pouco de viajar em busca de recursos. O que precisávamos para Barra Mansa nós já conseguimos. Agora vamos às ruas. Vamos mostrar as obras, vamos falar com o povo. Nosso governo não tem carimbo nenhum. Não é desonesto. Não aumentou o IPTU em 400%. Nosso governo tem credibilidade”, sentenciou.
Deixo os comentários para vocês.

16 comentários:

  1. É lamentável, triste e sofrida a administração do prefeito zé RÉ...
    A Educação tá jogada ao lixo, LITERALMENTE, e dia 29-12, quando sair o pagamento dos servidores, os Profissionais da educação(Professores+Diretoras+Auxiliares)vão ficar mais revoltado, pois as férias não serão creditadas, somente em fevereiro/2012...A LEI cita que o pagamento de Férias(independente de ser celetista ou servidor público)deverá ser creditada com 48 horas de antecedência....Esta Lei é de 1946...o Zé Ré não sabe ou é incompetência?

    Associação virtual de Professores

    ResponderExcluir
  2. Como sempre o amigo tem boas e verdadeiras fontes !!
    A página se torna cada vez mais a verdadeira voz de oposição em Barra Mansa.
    Forte abraço,
    Pedro Ernesto.

    ResponderExcluir
  3. Não é desonesto esse governo?????????? kkkkkkkkkkk!! Só rindo mesmo!!
    Calma prefeito Zé Mané, sua hora vai chegar!
    Deixa as eleições começarem, ocasião em que será destampado o negócio "fabuloso" da venda do SAAE - Ano Bom!!
    Aí, salve-se quem puder!! Mal posso esperar pra observar como terá ratazana graúda correndo pra tudo quanto é canto!!
    Zé, essa eleição realmente será emocionante pra vc, diria até que INÊSquecível!! kkkkkkkkkkkkkk!

    ResponderExcluir
  4. KKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    Não seria preciso nem fazer comentários, Júlio! Mas, esse Senhor que tem o cargo de Prefeito, precisa mesmo andar pelas ruas da cidade, não para reverter sua popularidade, mas, para ouvir da população tudo que ele precisa e merece: QUE ELE É O PIOR NOME, O PIOR PREFEITO DA HISTÓRIA DA CIDADE!
    Vá às ruas mesmo, Zé!
    Como pode uma Administração, que dá sequência à outra, que ficou por 8 anos, perfazendo o total de 10 anos, 11 meses e 27 dias, estar sem caixa? Não pagam os fornecedores, atrasam repasses...
    O que se vê é uma cidade parada, triste, verdadeiramente, abandonada!
    Quanto ao Senhor R. Brasil, que venha candidato! Será a melhor forma da população mostrar o fim desse "império".
    Agora, que ele está em maus lençóis, está! Ele não poderia estar filiado. Pela internet se localiza a transcrição de uma Sessão da Alerj (http://alerjln1.alerj.rj.gov.br/taqalerj.nsf/5d50d39bd976391b83256536006a2502/d0f2b8e2fd66bc0683257893006ddb1e?OpenDocument), onde o Presidente Paulo Melo foi indagado, quando da indicação do Dr. José Bismarck Vianna de Souza, quanto à condição de não "exercer atividade político-partidária", não só dos Conselheiros da Agenersa, como também do TCE, e a resposta foi incisiva: "Tem que estar desfiliado e impedido de participar de qualquer atividade política partidária".
    Mas, improbidade por improbidade, o Sr. R.Brasil tem muitas outras razões para se preocupar...

    Abs.

    ResponderExcluir
  5. Um recado a oposição o Sr José Renato em saiu de 4% para 40%, hoje ele 11% e com certeza em outubro de 2012 ele vai chegar aos 80%, a maior votação da história, superando inclusive ao lider maior o Dr Roosevelt Brasil, acabando de vez com essa oposição ridicula e vc Julio tb perderá sua boquinha na Câmara pois os 15 partidos da coligação do BEM fará 14 cadeiras na Câmara, e com essa maioria vamos mandar vc embora como primeiro ato da nova era de Barra Mansa...

    RR

    ResponderExcluir
  6. Zé Ré...é um louco, nos postos de saúde falta tudo desde a limpeza até alcóol...isto é fato, agora o "aloprado" vem anunciar a construção de postos de saúde em 8 bairros...Ninguémn acredita zé anunciação, é igual a pátio de manobras, calçadas no centro, reforma de escolas, pagamento de férias...VC é um notório 171....
    Em tempo- Quando será nomeado "OFICIALMENTE" o secretário de educação????

    Escola Viva!

    ResponderExcluir
  7. A vida mudou...as coisas estão mudando com velocidade...o pagé de apiacá não ta com nada deixou esquemas plantados, ninguém acredita mais nesta galera que ai está...parecem donos da PMBM é só bandalheira e mentiras...acabaram com a educação a saúde é sofrível, verdadeiros vampiros!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Aguardem a Justiça tarda mais não falha!

    Eliete

    ResponderExcluir
  8. A reportagem do Jornal Aqui, caiu como uma bomba nos meios políticos do PMDB e dos partidos coligados.

    Principalmente os ligados aos falsos profetas, que almejam cargos, cargos e cargos...

    Em desespero, vem pedir socorro ao governador que não tem o que fazer e tenta salvar o partido na cidade com uma reengenharia política ultrapassada e baseada em tramas que a lei impede.

    Agora, aguardem o desespero do Peça, do Tim e de outros marqueteiros ligados a candidaturas em ladeira abaixo, como também a de Inês, que sempre nada, nada e morre na praia em candidaturas majoritárias.

    UMA OBSERVADORA ATENTA.

    ResponderExcluir
  9. RR (RUIM DE RACIOCÍNIO), EU NEM DEVERIA MAS VOU RESPONDER A ESTE COMENTÁRIO. NAQUELES VELHOS TEMPOS, O ZÉ PACHORRA ERA UM ILUSTRE DESCONHECIDO SEM QUALQUER REJEIÇÃO, MESMO ASSIM TIVERAM QUE USAR DE ESQUEMAS DE DIFAMAÇÃO PARA IMPEDIR A ELEIÇÃO DE ADEMIR MELO. AGORA ME EXPLICA COMO, Ó CANDAGO, O ZÉ PACHORRA VAI VIRAR 51% DE REJEIÇÃO EM VOTOS? EM TEMPO: ÓTIMA POSTAGEM JULINHO, VOCE DEVERIA SE CANDIDATAR À CAMARA MUNICIPAL SERIA UM GRANDE QUADRO UMA NECESSIDADE EM UMA CÂMARA MUNICIPAL ÁCEFALA E VELHA!

    ResponderExcluir
  10. Como tem puxa saco do Zé Ré, este RR deve ser um da boquinha pois não vê o mal que estes corruptos fazem a BM...CUIDADO com Bangu-8....acredito que VC faça parte em algum momento nos assuntos abaixo:

    =Saae(venda ilegal de terreno)
    =BMFC X Recanto
    =Esquema de caixa 2 (COC/Nutri)
    =2o.tempo(MTb X PDT LUppi)
    =Negociação e delapidação do BMFC (sede social para construção de colégio superfaturado)
    =recebimento de hora-extra ilegal como pagamento de ação política em bairros


    Eliete

    ResponderExcluir
  11. Cidadão Barramansense ATENTO.

    Frequentador assíduo do Café Capital, no Centro de Barra Mansa, observo atento as notícias veículadas nos principais jornais e blogs da cidade, quanto as pesquisas realizadas e resultados apresentados acima.

    Essa mesma pesquisa, ouvindo conversas de pessoas que a contrataram, me relataram que estão assustados com o crescimento do Empresário Cláudio Manes, pois detectou-se realmente 8% das intenções de votos, comprovando uma forte assenção.

    Quanto as rejeições citadas do pré-candidato de 21%, sugerindo fortuna rápida e laranja (é necessário analisar qual base utilizada para a metodologia aplicada na pesquisa). Tenho 32 anos de moradia em Barra Mansa, e estou acostumado com esta novela de sempre, chega época de eleição, são obras que não acabam mais e as mesmas conversas. Acredito no potencial do Claudio Manes, pois acompanhei sua assenção profissional no município nos 34 anos de trabalho, onde, após a aquisição de seu primeiro caminhão possui 30 anos de trabalho no setor de transportes, hoje seu principal seguimento de atuação, o que proporcionou empregos a todos de Barra Mansa.

    O que me animou ainda mais, foi o relato desta mesma pesquisa que 61% (considerados azul) dos entrevistados tem intenções de voto ao empresário, demonstrando alta margem de crescimento.

    Uma outra pesquisa realizada nos principais pontos de ônibus do centro de Barra Mansa, o empresário aparece ainda melhor colocado, 87% dos entrevistados tem intenções de voto.

    Enfim, Janeiro está próximo, todas as pesquisas deverão ser registradas na Justiça Eleitoral, o que naturalmente o Empresário Claudio Manes encomendará através do seu partido, uma pesquisa realizada pelo IBOPE, como demais candidatos, assim avaliaremos.

    Que vença o melhor para o Município de Barra Mansa.

    Outro fator importante

    ResponderExcluir
  12. 87% de intenção de voto. Puxa, quase uma unanimidade.

    ResponderExcluir
  13. Cidadão Barramansense ATENTO.

    Esclarecendo: onde se lê “87% dos entrevistados”, entende-se como 87% que responderam as pesquisas, com metodologia não muito cientifica, repito pelo que ouvi e pude ter acesso as encadernações mostradas a todos que lá estavam. Quando me referi aos 61% de azul, aí sim faço menção a tal pesquisa acima relatada, que indica QUE TALVEZ VOTARIA. Apenas buscando a verdade e transparência, diga-se de passagem, pesquisas realizadas por outras frentes que com certeza nada tem de participação do pré-candidato que citei, porém indicar alto índice de rejeição quanto aos demais seria um exagero, pois não é de forma alguma o que percebemos nas ruas.

    ResponderExcluir
  14. Administração humanizada e competente.
    Administrando a cidade para a satisfação de todos e principalmente visando a população que mais carece dos serviços públicos.
    Desenvolvimento, educação, saúde e melhoria da qualidade de vida, resgatando a auto-estima dos barramansenses.

    Política de reconhecimento e valorização do SERVIDOR PÚBLICO, com redução drática no quadro de comissionados, sem colápso administrativo.

    Barra Mansa, carece de um administrador nato, que sabe transformar o pouco em suficiente.

    DESENVOLVIMENTO ! EMPREGO !

    Continue Cláudio Manes.

    Professor e amigo da escola.

    ResponderExcluir
  15. RR,
    Não faz parte dos meus planos continuar na CMBM em 2013, porém quero lhe lembrar que todos os presidentes que aqui trabalharam me delegaram funções de confiança, e os últimos, inclusive, são da base de sustentação do governo. Isso prova que me garanto. Mas aceito o desafio, e o retribuo, pois me dará enorme prazer se Deus me permitir fazer parte da faxina que precisamos empregar nesse centro administrativo. Você diz que precisa de 14 para me derrubar. Eu só preciso de um para derrubar 14.

    ResponderExcluir
  16. Grande RR !

    Para isso, contamos com quem ?

    CLAUDIO MANES.

    S.P.

    ResponderExcluir

Por favor, nosso Blog não aceita mais comentários não identificados. Por obséquio, realize seu registro. Grato.