quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

CARTA ABERTA AO PREFEITO DE BARRA MANSA.




UMA QUESTÃO DE EDUCAÇÃO.


Senhor Prefeito,

A falta de um secretário de educação devidamente nomeado há mais de 50 dias no município de Barra Mansa é muito mais grave do que mais um desleixo político ou descaso administrativo. Vivemos um momento crucial da política educacional no estado do Rio de Janeiro. Além de encontrarmo-nos no final do ano letivo, onde medidas administrativas para que o devido encerramento do ciclo seja oficializado e legalizado, é indispensável a formulação de estratégias educacionais e planejamentos técnicos para a concepção e formulação do ano letivo vindouro. Porém, se o quadro de "acefalia" na pasta de suma importância já não fosse extremamente danoso para o magistério, e primordialmente para os alunos da rede pública municipal, há outro fantasma no ar, de proporções reais e dantescas, que assombra todas as diretoras de unidades escolares da cidade, pois já se antevê um colapso estrutural, conforme em delicado momento o SEPE propaga e expõe para a sociedade através da mídia. É sabido que o estado não tem obrigação de custear o ensino fundamental e segundo consta, o Governador Sérgio Cabral quer se livrar definitivamente desse ônus, gerando a imediata transferência de responsabilidade e matrícula para os municípios. Em Barra Mansa, onde há mais de quatro anos uma leva de mais de mil alunos já estuda em construções improvisadas, imagine o que acontecerá se o município for obrigado a acolher essa nova e grande demanda? Neste momento de ampla discussão sobre o drama, Barra Mansa não tem um secretário nomeado com autonomia para lutar, discutir, debater, planejar, orientar ou apresentar soluções. O professor Mauro do Barão, escolhido pelo senhor, não tem autonomia para decidir ou assinar nada, visto que o estado não liberou a sua cessão em face de inquérito administrativo que ele responde. Não queremos entrar no mérito moral do inquérito em curso contra o professor Mauro, muito menos pré julgá-lo, mas o fato é que ele está impedido de exercer a função pelas normas constitucionais. Se o professor Mauro fosse um exclusivo notório e emérito conhecedor profundo ds trâmites do ensino público e tivesse na sua manga uma solução mágica para todos os problemas, até compreenderíamos os riscos pela sua espera, mas não é o caso. Existe mais de uma penca de pessoas capacitadas, dentro do próprio quadro funcional da SME, que poderia ocupar o cargo com maestria, denodo, capacidade técnica e conhecimento da máquina operacional. Porque então a espera que pode provocar danos irreversíveis para o já combalido sistema educacional de Barra Mansa impregnado com as veias viciadas de um sistema inadequado que o senhor herdou, como o COC?

Prefeito Zé Renato, nós sabemos que o senhor tem outras preocupações no momento, pensando em como reverter a sua acentuada rejeição, como responder a tantas irregularidades, quanto o município vai arrecadar com a anistia, quando será que o pátio de manobras será realmente transferido, e como vai a reforma da sua bela casa. Aliás, aproveito o ensejo para parabenizar pela pintura da fachada. Dentro da casa eu sei que não terei, na qualidade de "persona non grata", oportunidade de apreciar, mas do lado de fora está linda. Uma cor de rosa bem suave compondo com os detalhes em madeira e amarelo. O profissional que a pintou está de parabéns. Um profissional de primeira e dedicado, tanto que provavelmente abdicou de sua folga ou de suas férias na empresa que trabalha para fazer o serviço, não é mesmo? Creio que o senhor não seria imprudente para cometer uma improbidade administrativa tão flagrante como permitir que um funcionário público municipal pintasse a casa do prefeito em horário de trabalho. Nem vou investigar mais a fundo porque tenho plena convicção que o senhor não permitiu tamanha desfaçatez.

Mas voltando ao assunto principal, senhor prefeito, dedique um pouco mais de tempo para pensar em nossas crianças e nossos professores. Não sei que trauma pode ter o levado a ter tanta prevenção contra o magistério, mas sei que de crianças o senhor gosta, afinal sempre foi, sem nenhuma ironia, um dedicado pai. Seja um pouquinho o pai dos nossos brasileirinhos barramansenses e pelo menos nomeie, o mais rápido possível, um secretário que possa exercer a função de forma imediata e que tenha gabarito para enfrentar tantos problemas que a educação pública oferece.

Um abraço, senhor prefeito.

Em tempo: Como eu sei que o senhor não vai me responder, pelo menos oficialmente, não posso perder a oportunidade de parabenizá-lo: Beleza de pintura!!!

13 comentários:

  1. Oi Julinho !

    Eu soube que uma pesquisa feita pelo IBOPE em Barra Mansa, dias atrás, apontou a EDUCAÇÃO como uma das piores áreas do Governo Municipal, só perdendo para a SAUDE , que é criticada unanimemente. É verdade?
    Se for, este Zenérico esta perdido.

    ESCOLA VIVA .

    ResponderExcluir
  2. ESCOLA VIVA,
    Não manusiei tal pesquisa, mas as informações procedem.

    ResponderExcluir
  3. Julio


    Obrigado pela DEFESA de Nós, servidores da educação e também de nossas Crianças, REALMENTE a situação é GRAVE e o Prefeito demonstra um alto grau de insensibilidade ou então seus assessores estão mentindo...NUNCA na RECENTE HISTÓRIA do MUNICíPIO algo parecido aconteceu e o Senhor será O GRANDE RESPONSÁVEL pela COLAPSO da EDUCAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL...
    Onde já se viu esta situação de ANOMALIA total???
    Onde já se viu uma Pasta tão importante com esta paralisia??
    Onde estão nossos Vereadores??
    Até mesmo pessoas que votaram no Senhor, diretoras que levantaram bandeiras pelo senhor estão DECEPCIONADAS com este tratamento NOCIVO e COVARDE contra a Educação pública de Barra Mansa.

    Escola Viva

    ResponderExcluir
  4. Julio

    Excelente a sua colocação, infelizmente em Barra Mansa tem um grupo de "Diretoras" que se auto denominam como "CONSELHEIRAS DO PREFEITO EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS", informalmente até na casa do Prefeito já foram, já se reuniram no próprio gabinente, são exatamente 06 Diretoras, PORÉM, acorvadaram e nunca falaram a verdade NUA e CRUA, voce Julio colocou com muita propriedade...A Situação é terrível, o clima o pior possível e ninguém entende o porque desta situação, até mesmo pessoas p´roximas ao Prefeito não entendem o que está acontecendo e bem pertinho de uma situação que vem preocupando todos que é o Estado repassar para os Municípios as turmas do fundamental(anos finais), o pior é que o secretário nervoso com a situação já desponta como agressivo com as Diretoras, inventando moda e nada assina, manda a subsecretária assinar, o mesmo não sabe nem onde fica um simples colégio na Colônia, como não conhece ninguém, nem a estrutura funcional da SME e quem vai pagar a conta será os alunos no PRÓXIMO ANO, aliás há muito o BLOG vem levantando estas e outras anomalias e agora chegou ao FUNDO DO POÇO.

    È lamentável a situação da Educação em Barra Mansa!


    SOS Professores, Alunos e quadro de diretoras

    ResponderExcluir
  5. Sr Julio a saúde também tá uma porcaria. O Zenérico nem remédio genérico compra e quando compra, não paga. Dizem que os fornecedores não recebem e por isso não entregam mais nada. Eu sou usuário de vários medicamentos e tem mais de 5 meses que não consigo pegar nada nem com mandato judicial eu consigo. Eles não atendem nem o juíz, não tem medo de nada, se acham os maiorais. Cambada de aproveitadores! Querem que o povo se danem! Tenho 73 anos e acho que do jeito que tá me desculpa o termo, tô fu...!

    ResponderExcluir
  6. Será que o prefeito lê esses posts e comentários?
    Não sei como esse cidadão consegue andar na rua, ta feia a coisa para ele.

    ResponderExcluir
  7. Parodiando o FEBEAPA de Stanislaw Ponte Preta, surgi com força em nossa cidade o FEBEABA - Festival de Besteiras que Assola Barra Mansa, comandada pelo simulador mor, Sr. Claudio Manes, e a impagável porta voz da mentira, da sabujice e da cafajestada, a DONA LOURDES DE SAUDADE

    Quem é esta senhora no cenário político de Barra Mansa, que tudo sabe, que tudo vê, que tudo conhece, que tudo analisa e para tudo tem uma solução mágica, perfeita e mirabolante...

    Quem que não seja o próprio Claudio Manes ?!?!

    CALA A BOCA Dona LOURDES DE SAUDADE!

    Leonardo.

    ResponderExcluir
  8. Hoje aqui no 3o.andar é clima de velório, parece final de governo, o Secretário "fantasma" está animado pois hoje o prefeito vai pedir pela 3a.vez ao governador que libere o secretário, pois está tudo parado na educação, segundo andamento do processo, o Jurídico da SEERJ não deferiu o processo e mandou para a Casa civil, agora só intervenção política o que poderá demorar mais, e vamos terminar 2011 e iniciar 2012 sem Secretário de Educação...o zub zun zun foi grande na parte da manhã, pois a denúncia(PROCEDE)sobre mais de 2 matrículas da subsecretária e também da presidente do conselho Municipal de Educação criou um mal estar danado, juntando a isto a notícia da Agência médio Paraiba informando a SME que mais de 5.000 alunos deverão ser absorvido(COMO?)pela Prefeitura aumentou a confusão...Parece que o prefeito está algemado e nem mesmo as diretoras babaovo que todo dia vem aqui na Prefeitura deram a cara hoje aqui no campla...É duro a realidade, até vereadores da base tem ligado pedindo ao Levi do governo a intervenção para resolução do caso da educação...

    doidinha do campla

    ResponderExcluir
  9. quero saber porque o novo secretario nao pode ser empossado julinho sera que pode nos esclarecer o que esta acontecendo de verdade porque todos se calao

    ResponderExcluir
  10. Ele não pode ser empossado porque o Estado não pode ceder funcionário que esteja respondendo inquérito administrativo. Creio já ter mencionado isso. Um abraço.

    ResponderExcluir
  11. Olá Julio....kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Hoje na reunião com as diretoras o quase-futuro secretário de educação voltou a ofender bloguistas, diretoras e professoras chamando todos Nós de fofoqueiros e dizendo que desconhece qualquer inquérito administrativo contra ele no Estado, o mesmo esquece que no Barão tem mais de 40 docentes que também atuam na educação municipal e afirmam que o referido diretor está há quase 3 anos respondendo a IA...

    De uma Diretora de uma matrícula e prestes a aposentar.

    ResponderExcluir

Por favor, nosso Blog não aceita mais comentários não identificados. Por obséquio, realize seu registro. Grato.