terça-feira, 6 de dezembro de 2011

UMA ALIANÇA E MUITAS PERGUNTAS.

BRIGANDO CONTRA A HISTÓRIA.

Evidentemente que o assunto que baila nos meios políticos da cidade de Barra Mansa no dia de hoje, é a entrevista coletiva concedida por três lideranças políticas do munícípio. Ontem, no Sindicato dos Bancários de Barra Mansa, o presidente do diretório municipal do PC do B, Jonas Marins, a deputada estadual Inês Pandeló(PT), e a vice-prefeita e presidente do diretório municipal do PP, Ruthinha Coutinho, anunciaram para a imprensa que seus partidos estarão juntos nas eleições do ano que vem, porém não afirmaram quem seria o candidato nem como seria o processo de escolha, assim como nenhum projeto foi apresentado ou desistência anunciada, como muitos esperavam ouvir.

Antes de mais nada, quero deixar translúcido e cristalino que apoio incondicionalmente qualquer junção de forças que vise oferecer para Barra Mansa uma alternativa de mudança administrativa nos rumos da cidade, e seria incoerente de nossa parte não aplaudirmos a tentativa, mas amparados nos dados históricos que observamos na vida política de Barra Mansa, inúmeras dúvidas nos assaltam o pensamento, e é sobre elas que pretendemos dissertar nessa postagem.

1. Qual seria o processo de escolha? Uma pesquisa pura e simples? Uma pesquisa de rejeição? Uma pesquisa qualitativa? Qual órgão será escolhido para realizar a pesquisa? Quando será realizada? Quais os critérios? Existirá uma comissão neutra e técnica para avaliar? Quam seriam ou neutros?

2. Caso o escolhido seja o Jonas, Ruthinha seria candidata ao legislativo? Inês seria vice? Ruthinha seria vice de novo, porém de outro candidato diferente do que ela ajudou e compôs chapa no pleito passado?

3. Caso Ruthinha seja a escolhida, Jonas seria o vice contra tudo que já falou? Inês aceitaria largar a Assembléia para desempenhar papel inferior? Jonas seria candidato ao legislativo? Jonas teria apoio para o Congresso Nacional? Mesmo em caso de derrota?

4. Caso Inês seja a escolhida, Jonas seria vice contra tudo que já falou? Seria Ruthinha? Jonas teria apoio ao Congresso? Mesmo em caso de derrota?

5. Será que realmente os dois preteridos aceitarão de bom grado a exclusão do quadro sucessório ou o acordo só vale veladamente em caso de consenso em torno do próprio nome?

6. No caso da escoha recair sobre Inês, como os funcionários públicos municipais, que são a base de sustentação política de Jonas, reagirão ao vê-lo apoiando a ex-prefeita Inês, que carrega na sua passagem pela administração um período de achatamento salarial e demissões? Como os correligionários da vice-prefeita vão entender uma aliança em torno de uma recente e voraz rival?

7. No caso da escolha recair sobre Jonas, como as facções da igreja católica que apoiam Inês vão compreender uma aliança em torno de um partido que prega o ateísmo e tem uma deputada de peso que defende a prática do aborto? Como os partidários do PP, oriundos da extrema direita (ARENA E PDS), vão subir num mesmo palanque de um candidato majoritário comunista?

8. No caso da escolha recair sobre a Ruthinha, como os funcionários públicos e professores municipais que apoiam Jonas vão se sentir apoiando a vice-prefeita que é irmã da secretária de educação que foi tão questionada neste governo? Como os petistas oposicionistas vão desfraldar bandeiras com o nome da vice-prefeita de um governo que já perdura onze anos na cidade?

São apenas algumas perguntas de outras que certamente surgirão no decorrer dessas negociações e que aparentemente não tem respostas muito factíveis.

É importante frisar que na política a matemática não segue os padrões convencionais e puramente aritméticos. Lembro de alguns beócios oportunistas que na eleição passada convenceram Ademir a apontar Guto Nader, e depois sua esposa, como vice. O cálculo desprovido de conhecimento era o seguinte: Ademir tem 26 mil votos, Guto tem uns 15, somando-se os dois, chegamos a 41 e ganhamos a eleição. Pura bobagem. Históricamente está comprovado que em cidades de médio porte, vice não soma voto, soma rejeição. A não ser os mais íntimos e familiares, ninguém vota num prefeito que não gosta por causa do vice, mas muitos deixam de votar no candidato que gostam se o vice não for do seu agrado. Essa aliança exemplificada, tornou-se um alvo fácil nas mãos do BEM, que facilmente estigmatizou Ademir como um homem do MAL, e o povo acreditou.

Outros exemplos bem sucedidos de vice quase anônimos são constatados na história recente da cidade. Luiz Amaral ganhou com pessoas de vice que não carregavam rejeição acentuada, como por exemplo, Oswaldo Porto e Claudio Meirelles. Ismael de Souza ganhou com o desconhecido padeiro Nilson Carreiro. Roosevelt Brasil ganhou, duas vezes, com o desconhecido empresário Arnaldo Borges. Inês Pandeló ganhou com o pouco conhecido empresário Darquinho. Zé Renato ganhou com a quase iniciante Ruth Coutinho.

Já quando o favorito Marcello Drable se aliou com o emergente Ricardo Maciel, perdeu. Ismael de Souza quando escolheu o ex-deputado e ex-prefeito Moacyr Chiesse, perdeu. O próprio Moacyr quando escolheu o radialista da moda, Sebastião Alves, perdeu, e por aí afora.

Vice em Barra Mansa, quando não tira voto, já faz um grande negócio para o candidato. É assim a história. Aliança, quando discreta e inteligente, é eficaz, mas não é discrição que estamos vendo no caso em tela.

Não tenho bola de cristal, nem a petulância de ser dono da verdade e posso estar totalmente equivocado, mas os argumentos e os dados passados corroboram com o meu raciocínio. O resto é paixão e volúpia de poder.

Do jeito que as coisas estão caminhando, se não houver mudança de rumos e de práticas, a tendência é que a rejeição do Governo atual e a rejeição somada desse possível bloco anunciado, possam abrir claras brechas para a entrada galopante e avassaladora de uma terceira via, que a princípio podem atender pelos nomes do Dr. Paulo Cosenza ou do empresário Claudio Manes, e numa hipóetese mais remota, pelo garotista Tuca.

As pesquisas de hoje podem desabonar este raciocínio, mas é válido lembrar, também amparado na história política contemporânea do município, que as vitórias para o Executivo em Barra Mansa jamais foram diagnosticadas um ano antes do pleito. No final de 1987, Ismael não alcançava nem 1% e ganhou. No final de 1995, Inês era uma vereadora deconhecida e não era escolhida nem por 0,5%, e ganhou. No final de 1999, Roosevelt era um franco atirador com sucessivas derrotas nas costas e ganhou. No final de 2003, o próprio prefeito em exercício, Roosevelt, estava em terceiro lugar entre apenas três candidatos e ganhou. No final de 2007, Zé Renato era um Zé Ninguém (Era???) e levou. Só em 1991, o favorito foi o vitorioso, Luiz Amaral, numa eleição tão disputada e conturbada, que o resultado só saiu do Fórum às portas trancadas depois de semanas.

Mas para concluir, quero registrar mais uma vez que essas são apenas as minhas impressões pautadas nos fatos que vivenciei na história da cidade. Mas a história é sempre pródiga em desafiar os analistas e posso estar totalmente enganado a respeito.

E finalizando, quero crer na boa fé dessa aliança, e parabenizo entusiásticamente, caso seja sincero e real, o despojamento desses três líderes políticos que hoje se abraçam em nome de um projeto maior para Barra Mansa.

Se tudo que foi falado na mídia a respeito dessa junção é verdadeiro e desprovido de interesses puramente pessoais, só me resta dizer:

Parabéns, meu amigo Jonas Marins.

Parabéns, brilhante deputada Inês Pandeló.

Parabéns, Ruthinha Coutinho, pessoa que há muito não falo por desentendimentos políticos e pessoais, mas humildemente peço perdão se realmente as boas intenções para com a cidade estiverem por trás desse empreendimento.

Sucesso para todos, e viva Barra Mansa.

O tempo é o senhor da razão.

48 comentários:

  1. acho uma ótima notícia!
    Barra Mansa precisa urgentemente de socorro!
    essa dita turma do bem é na verdade do mal!
    é impressionante o poder nebuloso deles. ontem postei uma mensagem no diario do vale sobre a noticia da aliança, mas como não é de se surpreender não foi publicada. a unicas publicadas são as mensagens contra a aliança.
    A IMPRENSA DEVE SER IMPARCIAL, MAS PELO VISTO O DIARIO DO VALE JÁ ESTÁ RECEBENDO SUA MESADA!!!
    FORÇA PC DO B, PT, PP E QUEM MAIS TIVER CORAGEM E CARATER PRA DESAFIAR ESSES DITADORES SEM MEDO DE RETALHAÇÕES
    ABRAÇOS
    HENRIQUE NUNES

    ResponderExcluir
  2. Sou funcionário publico a mais de 20 anos, passei pelo governo da Inês e como a maioria dos funcionários públicos sofri com aquele governo, mas tenho reconher que ao menos podiamos protestar abertamente contra seu governo, hoje se falarmos qualquer coisa a porrada é doida, tenho que afirmar que hoje voto em quem liderar as pesquisas contra o Zé,espero que seja o Jonas, senão voto até mesmo na Inês, chega dessa turma...

    João Couto -SUSESP

    ResponderExcluir
  3. Amigo João, assim como vc também sou funcionário público, entrei no concurso de 1992 no saae, passei pelos governos (final) Ismael; Luiz Amaral; Inês e dinatia Roosevelt. No governo da Inês tivemos problemas de atraso de pagamento, houve as demissões da Febam entre outros desentendimentos, porém nunca fomos amordaçados e ou perseguidos por expressarmos nossas opniões, o próprio Roosevelt fazia reuniões com o funcionários no Ano Bom e nunca foi barrado. Hoje o que impera é o terror, o medo de responder inquérito administrativo, o medo de ser perseguido, como eu fui e sou, mas ainda temos esperanças e ela vem em três partidos - PC do B, PT e PP. Para terminar deixo a quem interessar possa o número do processo do SAAE de locação de Container's para alojarem os funcionários em Saudade. Proc. 1472/2011.

    Abraço a todos e vamos juntos por uma Barra Mansa realmente melhor.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Barra Mansa. Finalmente vamos deixar esse ostracismo ao fomos submetidos e caminharemos para o crescimento.
    Pergunto aos promotores do município e quanto a venda do terreno do SAAE, não vão fazer nada?

    ResponderExcluir
  5. caro José Boni,
    Agradeço a informação mas já havíamos publicado em nosso Blog.

    ResponderExcluir
  6. Servidores Municipais, pessoal da Educação não VOTA em Inês, Rutinha e também no Jonas(graças a esse balaio de gatos)!
    É um grande retrocesso...O Jonas se perdeu e os cálculos de 40.000 votos do trio é "Sonho"...
    Hoje o Grupo que apoia e trabalha com o Cozensa estão comemorando, a realidade começa a tomar corpo, seja como voto útil, o mais preparado, o novo...
    Ninguém aguenta Vitória, Maria Jose Bruno, banana, Boiola no comando de nada e este grupo representa um retrocesso é a união pelo poder sem nenhum projeto para a Cidade...

    Escola Viva
    Via a Escola

    ResponderExcluir
  7. Sua análise é ótima!
    Mas, tem mais coisa :

    Esta união não tardará a fazer água.

    I - porque o Governador Sérgio Cabral não vai permitir que o PT, não a Inês, deixe de apoiar o José Renato;

    II - porque todos três querem ser cabeça de chapa;

    III - porque a Rutinha se julga com direito hereditário de ser candidata;

    IV - porque a Inês vai querer, caso veja que sempre perde no final, ainda por causa do IPTU e demissão de servidores, indicar o vice, caso não seja a escolhida E, AINDA, VAI QUERER COMPROMISSO PARA ELEIÇÃO DE DEPUTADA ESTADUAL;

    V - o PCdoB embalado pela chance de ter uma prefeitura no RJ não vai deixar o Jonas abrir mão de ser o cabeça;

    Isto é tudo briga interna. Agora vamos para as brigas externas.

    1 - José Renato, com milhões para gastar e com + ou - 20 milhões de reais vindos da anistia, vai trazer mais petistas para o seu lado, Bill, Silvio,Julio e outros, deixando Inês Pandeló somente com a base católica que será difícil convencer a votar num candidato comunista, cujo partido sempre defendeu o ateísmo e o aborto;

    2 - Como Jonas vai explicar para a sua base inicial, os servidores perseguidos (primeiro pela Inês) e pelo Roosevelt e José Renato, que vai juntar com seus carrascos, que iniciaram a degola dos servidores, pensionistas e aposentados?

    3 - como a Rutinha vai se comportar vendo que não sobrou nada para ela a não ser candidata a vereadora?

    Dessa forma, diminuem as candidaturas e sobram mais eleitores que descontentes vão procurar outra alternativa viável para votar. De preferência novo, empreendedor, vitorioso, exemplo de empresário, pai de família, chefe, amigo e cidadão.

    Então surge a 3a. via da eleição, que atende pelo nome de CLÁUDIO MANES.

    DONA LOURDES DE SAUDADE.

    ResponderExcluir
  8. Inês foi eleita prefeita em 1996, em cima de elevada expectativa da população e dos funcionários.

    O baixo orçamento, as dificuldades inúmeras de caixa na PMBM, baixa arrecadação, quebraram o encanto em relação a esta elevada expectativa.

    Entretanto, seu governo inovou na gestão participativa, onde a população organizada discutia inclusive o custeio da máquina pública.
    Cometeu alguns equívocos, frutos de uma então inexperiência e por ter confiado demasiadamente no seu secretário de fazenda Josmar, que com a experiência de São José dos Campos, outro município, outra realidade bem diferente, proporcionou estudos que davam conta da necessidade do aumento na planta de valores dos imóveis do município, resultado: desgaste político perante a população.

    Hoje, embora não tenha votado nela, Inês bem mais experiente, realiza um trabalho legislativo de qualidade, tanto programaticamente como em suas relações institucionais e resultados obtidos em toda a nossa região.

    Jonas carrega a expectativa em torno de si e da mudança que pode patrocinar, é jovem, é aguerrido, tem um bom recall de duas eleições que teve uma votação significativa e tem tudo para capitalizar o sentimento "crescente" de insatisfação com o continuísmo de 12 anos de Roosevelt e Zé Renato.

    Ruthinha, carrega a marca de vice prefeita, de um governo acomodado, medíocre, que não viabiliza projetos e oportunidades e ainda perde verbas carimbadas do Governo Federal, por incompetência e falta de projetos.

    Um governo marcado por atos muitos suspeitos em relação a aplicação de recursos públicos, principalmente ONGs tais como da ex-primeira dama Tânia Brasil
    e principalmente a inexplicável situação da venda lesiva da sede operacional do SAAE no Ano Bom

    Sua irmã Silvia Victória, notabilizou-se por uma gestão muito aquém das necessidades e demandas que a secretaria de educação impõem e ainda tem o fato de terem sido até agora avalizadoras do famigerado sistema COC.

    Entretanto, Ruthinha não pode ser responsabilizada diretamente pelos erros, muitos, do Zé Renato.
    Ela tem alguma liderança e pertence a um partido PP que pertence a base dos governos Dilma e Sergio Cabral.

    O desafio é construir um campo de consenso e programático, em cima de um programa político transformador, que resgate no município a auto estima de seu povo e uma nova etapa histórica de desenvolvimento econômico e social.

    A divergências que não são desprezíveis, devem ser tratadas em nome de mudanças na administração que a cidade tanto espera.

    FERNANDO.

    ResponderExcluir
  9. Prezado Julio, mas uma vez concordo com algumas de suas colocações, o que mostra que realmente você entende muito da politica de Barra Mansa, porém as vezes fico sem entender algumas colocações, por exemplo você sempre defendeu a união da oposição, agora que els estão se entendendo você acha um monte de obstacúlo, o que você quer? Que eles apoem o Dr Paulo como candidato? Ninguém falou que da aliança sairá o candidato a prefeito e o vice, pelo menos eu não li em lugar algum, quem sabe o Dr. Paulo poderá ser o vice? Abraços.

    Carlos Augusto

    ResponderExcluir
  10. Fernando,
    Agradeço o comentário inteligente, perspicaz, sensato, racional, coerente e contribuitivo para o nosso Blog e a valorização da discussão.

    ResponderExcluir
  11. Para o blocão do PcdoB+PT+PP, vulgarmente denominado DIREITA VOLVER, vamos indicar o JULINHO ESTEVES DE VICE!
    Vai ser pule de deis!

    DR MÁRIO.

    ResponderExcluir
  12. Esse Fernando é amigo do Jonas, simpatizante do PT e estudou com a Rutinha....

    Palhaço!


    JCS

    ResponderExcluir
  13. Prezado Júlio, boa tarde!

    Eu que agradeço seu espírito democrático e o espaço generoso com que assegura comentários nem sempre de sua concordância.

    Isto tem um valor muito grande e sua contribuição ao debate político é inquestionável.

    Parabéns!

    Abraço!
    FERNANDO

    ResponderExcluir
  14. Carlos Augusto,
    Eu defendo a união dos "eleitores" de oposição em torno de uma candidatura viável para derrotar o governo que aí está. Isso não significa loteamento de cargos, interesses pessoais ou barganhas. Isso não significa contracensos. Me perdoe, mas por enquanto, não posso enxergar a Rutinha como oposição, visto que ele teve papel fundamental na vitória do Zé Renato e teve participação direta em tres anos de governo. Defendo a união de ideais, não de conveniências. Mas mesmo assim, aplaudi a tentativa e somente apontei os problemas que certamente virão, e basta olhar nos comentários do DV que percebemos que eles já chegaram. Em tempo, se o Paulo for candidato, certamente não será a vice, porém Barra Mansa está muito acima da candidatura dele ou a de qualquer outro. Não vi na reunião dos tres líderes, apresentação de projetos, apenas nomes. Precisamos mais, muito mais, mas repito, se for para o bem da cidade, e o povo captar a intenção, e ela de fato for boa, podem contar com meu irrestrito apoio.
    Abraços,

    ResponderExcluir
  15. Julio, o Fernando é o Augusto do PT, agora ex, que utiliza pseudônimo para escrever.

    Na verdade, a Inês continua arrogante, como sempre foi.
    Domina nosso partido, onde tem as pastorais como base de apoio, as quais inclusive levou para o diretório do PT, dominando cerca de 60% dos votos.

    É preciso dizer que este pessoal é de idade avançada, terceira idade para ser politicamente correto, o que os torna refratários a novas ideias e duvido que Inês apoiará Jonas de corpo e alma.

    Ela quer juntar recursos e apoio, inclusive para convencer o diretório estadual que tem chances de ganhar as eleições e fugir da pressão do PMDB, blindando Barra Mansa, inclusive pedindo socorro para o Luiz Sérgio, que deverá perder força com a extinção do Ministério da Pesca.

    O Zé Renato já conquistou 1/3 do PT de Barra Mansa, até mesmo porque Inês nunca deu nada para eles e os deixou a mingua.

    Além do troco político, todos estes petistas que estão indo para o Governo anda estão recebendo um troco.

    Eu entendo, como alguns amigos, que o Augusto não deveria se imiscuir nos assuntos do PT, vez que saiu de lá, nem covardemente ficar dando palpites, uma vez que ele não sabe o que acontece internamente.

    A Inês tem um projeto pessoal de poder e não de governo.

    José Renato e nós temos um projeto de governo para crescer ainda mais Barra Mansa.

    Um petista que nunca mudou de lado e esta com Barra Mansa, como o governador Cabral e com a nossa querida Presidenta Dilma.

    ResponderExcluir
  16. Esta DONA LOURDES voltou e continua a mais perfeita(o) idiota.

    Depois da vergonhosa crise das vacinas, que deverá ser investigada pelo MP, ela sumiu para ficar fora da agenda negativa.

    Agora ressurge das cinzas para continuas com suas bobozeiras.

    DR MÁRIO

    ResponderExcluir
  17. Oi Julinho, bom dia !

    Eu fiquei sabendo que além da Pandeló, que nos destruiu moral e financeiramente, inclusive mandando várias professoras para o olho da rua, que o Jonas está se juntando com outras pessoas, também pouco recomendáveis.

    Voce poderia me dizer se isto é verdade?

    Como por exemplo ouvi dizer que ele se juntou com um tal de é o Mirinho, que tem várias denúncias criminais do MP em Caxias. É verdade?

    Grato.

    AMIGOS DA ESCOLA.

    ResponderExcluir
  18. Caro "AMIGOS DA ESCOLA",
    Não tenho contato diário com o Jonas e muito menos procuração dele para responder sobre suas alianças em qualquer esfera, e só me pronuncio sobre as já publicadas na mídia.
    Creio que o Mirinho a quem você se refere, seja o filho do ex-deputado Elmiro Coutinho que segundo consta, é filiado no PC do B e inclusive foi cogitado para ser candidato a dep. estadual em dobradinha com o Jonas na eleição do ano passado.
    Se ele ou outro Mirinho tem pendências com a justiça em Caxias ou outra comarca, não tenho conhecimento para responder.
    Abraços,

    ResponderExcluir
  19. Sr. Júlio, boa noite!

    Cada vez mais cresce minha repulsa a esta classe política de Barra Mansa.
    Nossa cidade se esfacelando e os políticos fazendo alianças a torto e a direita, cujo objetivo é o de galgar cargos na prefeitura nas centenas de empresgos comissionados que existem.
    É vergonhosa a união de gente que não tem nada de comum.
    Eu conheço o Elmiro Jr., filho de meu amigo Elmiro Coutinho, um homem de bem, que deve estar virando no túmulo vendo o filho processado, o que é verdade e o pior, no partido comunista por pura conveniência, pois ele não é comunista nem aqui, nem na china. O único "ista" que ele pode ser é OPORTUNista!

    FÁBIO COSTA

    ResponderExcluir
  20. Uma leitora, nem do bem, nem do mal...

    Sempre acompanho seu blog. Já expressei minha alegria em ver que existe alguém inteligente e destemido em nossa cidade, com inteligência acima da média e que tem um veículo de divulgação de opiniões, respeitando os contrários e subjetividades de cada qual.

    Esta sua análise foi muito boa, e alguns comentários também.

    Minha opinião assemelha-se a sua, contudo eu não tenho a vivência que os envolvidos no meio político possuem e vejo de outra maneira, como povo, como aposentada que sofre pela negligência dos políticos, resumindo seu raciocínio eu digo que este balaio de gato, onde juntam-se políticos ultrapassados como a Inês, neo-comunistas como o Jonas e direitistas de carteirinha como a vice-prefeita Rutinha não vai dar boa coisa.

    Neste grupo estão reunidos a incompetência conhecida do PT, a demagogia populista do PC do B e o assalto oficial ao sistema 4S que tem na frente o Senador Dornelles, fiel representante do entulho autoritário e ultra-direitista da ditadura militar, da eleição indireta, do caçador de marajás, da nova república, do neoliberalismo, do aparelhamento do estado e agora da incerteza e timidez da atual president"a".

    UMA LEITORA...

    ResponderExcluir
  21. Caro amigo Júlio, concordo com o que vc disse, mas é bem melhor essa aliança pq aumenta a oportunidade de vitoria contra essa "figura" que a gente tem que chamar de Prefeito. Luciano Melo/////////

    ResponderExcluir
  22. Julio,

    Concordo com sua analise, entretanto vejo no Governador Garotinho o grande protagonista nessas eleicoes em BM. Ele tem muito peso politico principalmente na nossa cidade em razao dos beneficios trazidos por ele qdo governador.

    O candidato apoiado pelo Governador tera chances reais de ter uma participacao efetiva na decisao dessas eleicoes. Garotinho tem como seu homem de confianca o Tuca, que por ser desconhecido, vem com o beneficio de nao ter nnhuma rejeicao. Temos dois candidatos sem um historico "complicado", o Tuca e o Juiz Paulo.

    ResponderExcluir
  23. Meu Bloco eh Tuca + Juiz!!!!!! Garotinhonvai lever essa em BM de mao beijada, sem fazer muito esforco.

    Depois vamos acabar com o Cabral nas eleicos prongoverno

    Fb

    ResponderExcluir
  24. Cladio Manes ta fora, qualquer advogado de porta de cadeia consegue impugnar a candidatura dele depois da ridicula vacinacao em massa. Uma dica para o CManes aparecer mais, vire enredo de escola de samba em Bm e coloque a dona sonia de saudade com rainha de bateria. Maior populismo impossivel.

    ResponderExcluir
  25. Tenho muita pena de Barra Mansa, nasci nessa cidade e lembro da importância que ela tinha no passado, agora ela e motivo de vergonha para os moradores e chacota dos vizinhos tudo isso culpa dos governos imcopetentes de tivemos, que só faziam o café com leite, nossa cidade não merecia esse fim, o Brasil hoje passa por um momento histórico e todas cidades da região estão tirando proveito disso, mas Barra Mansa não, nem e lembranda quando se fala de investimentos, esse governo que ai está tem muita culpa, pois ja está 10 anos no poder e tudo que faz e com dinheiro dos outros uma verdadeira vergonha.

    ResponderExcluir
  26. Aliás, Sr. Fábio Costa, de oportunismo o Sr. entende muito não é mesmo? Sua presença constante em palanques e eventos durante a gestão do Roosevelt que o digam. O cargo de sua esposa... motorista da prefeitura... Assédio às estagiárias... etc etc etc e põe etc nisso!
    De fato, Sr. Fábio Costa, é vergonhoso!

    Costinha

    Aliás, tive uma ideia: o Sr. podia passar a adotar o pseudônimo de Fábio Costinha, em homenagem ao falecido comediante. Como diria o Capitão Nascimento: "o sr. é um fanfarrão"!

    ResponderExcluir
  27. Fábio Costa pelo que soube o Mirinho o processou por causa de uma divida, por isso esta bronca com ele?

    ResponderExcluir
  28. Perdeu Candidato PC do B......

    Que parceria caracu essa, a inês e a rutinha entraram com a cara.
    Decepção para NÓS Servidores, primeiro a Asbam e a Casmadim(Semi-fechada!!)
    Como apoiar o sindicato, sair dizendo que defende servidores e colar com os inimigos dos servidores....como meu camarada???
    A candidata vice atual é a rainha da mentira e do nepotismo-Nada fez na educação...só bla´ blá blá...
    A outra candidata-400% de aumento do IPTU-perseguição aos servidores(somente inquéritos administrativos foram 554-além da demissão de 220 professores! lembra?), ah VC não se lembra pois era cc da maria jose nas obras superfaturadas....

    Perdeu...
    Vem ai Paulo Cosenza-com certeza será o voto útil de qualidade.

    Eliete

    ResponderExcluir
  29. Sr.Julio

    Excelente e precisa a sua colocação sobre o fato...
    O que causou estranheza é o fato do jonas sempre se passar como amigo e defensor do servidores(pura balela!!!)o negócio dele é poder, quando o mesmo foi demitido pela pandeló, correu e ficou como CC chefiando a obra na educação, depois passou naquele concurso e virou disciplinário ai se agarrou na asbam e começou ou pensa que começou a sua carreira política, LEDO ENGANO, não começou e vai acabar pois se pensava que era o novo e não é...seria um erro de estratégia do Tim e do Dietrich? pode ser...porém a mascára caiu e agora os servidores estão vendo que é tudo projeto pessoal de poder, juntar com a apagada rutinha com a pandeló e dizer que tem projeto para Barra Mansa-menos Jonas-o projeto de todos voces é o poder, o nepotismo, aliás nem sei quem é pior o atual governo ou esse trio do inferno-vai ser tiro de misericórdia em B Mansa-ainda bem que tem um "NOVO" útil, verdadeiro com apoio da sociedade e quando começar março voce verá que a sua precipitação foi danosa, além do mais a turma que ai está na Prefeitura tem algumas supresinhas para voce, no tocante a sonegação de impostos, apropriação indébita,desvios de recursos da asbam, funcionamento irregular da casmadim, laranjas, compras superfaturadas...aguarde!


    F.

    ResponderExcluir
  30. As perguntas são muitas... há ainda muitas dúvidas acerca da aliança formada, mas, embora não possamos relacionar diretamente a Ciência Política à Matemática, as pesquisas indicam que somente uma verdadeira força de coalisão poderá derrotar a máquina administrativa municipal, que tem o apoio da máquina administrativa do Estado.
    Uma coisa é um grupo de pessoas,ditas, formadoras de opinião, terem conhecimento do uso da máquina para fins eleitoreiros, falando em UPA na Região Leste etc etc; outra coisa, é uma população carente de realizações e da presença do poder público, que acaba cedendo aos "encantos" desses atos...
    Por isso, a frente de oposição se faz importante.
    A tendência, a meu ver, é termos o Jonas como cabeça de chapa e alguém do PT como Vice, indicado pela Inês. A Rutinha apoiará o grupo e terá alguma importante Secretaria como compensação. Pelo que se vê, o projeto não é a curto prazo, passando pelas eleições de 2014, onde Rutinha poderá concorrer ao Legislativo Federal e a Inês terá seu nome consolidado como Deputada Estadual, apoiada pela "Prefeitura".
    É uma boa oportunidade de Barra Mansa voltar a ter representatividade na Câmara Federal e de ter na Inês uma Deputada Estadual com ainda mais força na ALERJ e junto ao Governo do Estado.
    É a retomada do desenvolvimento...

    ResponderExcluir
  31. Acho que o principal ponto a ser debatido é o projeto politico eleitoral da aliança PCdoB, PT e PP, para Barra Mansa, senpre fui um defensor da união da oposição contra este governo, mas tenho que reconhecer dos três só Jonas sempre oposição, a Ruthinha era governo até ontem e o PT só começou a fazer oposição de uns meses para cá... Mas acho louvável a união de forças politicas para tirar esse esta Turma do Bem e mandar todos de volta ao ES. Vamos esperar um pouco antes de sair jogando pedras, vamos ouvir primeiro o projeto politico dos partidos para Barra Mansa. Parabéns Jonas, Inês e Ruthinho, pelo movimento de união.

    Paulo Cesar - Centro

    ResponderExcluir
  32. Não gosto de julgar, mas é o primeiro post seu, de todo o blog que realmente é imparcial. Parabéns pelo blog. Independente de qualquer coisa, acho que a política e a administração em geral devem ser questionadas sempre.

    ResponderExcluir
  33. União de OPOSIÇÃo...isto é brincadeira...Jonas nunca foi oposição em nada, joga para platéia, sempre foi governo...
    Rutinha e sua familia-Sempre governo...
    Inês-Oposição a quem se o PT é governo também

    Acredito que a próxima notícia será a incorporação do ZÉ Ré ao grupo e uma secretaria para jonas, outra para Rutinha, pois o PT já tem...

    Começa a despontar o CANDIDATO real-Paulo Cosenza.


    Ademir

    ResponderExcluir
  34. Julio, boa tarde
    Sua análise está boa, entendível, palusível, mas um pouco adiantado seria se os três anunciassem de uma vez o nome, as propostas, a medodologia (que por sinal cabe a eles e é interno). Como vc mesmo disse em quase um ano antes da eleição não dá p saber que ganhará. Então, se raciocino bem, seria meio piegas e completamente fora de contexto, eles falarem tudo o que vc e todo mundo quer saber agora.
    Se vai dar certo ou não só na frente saberemos, mas que seria uma boa oportunidade para mudança, isso sim seria.
    Acima muitos comentários sérios e outros de pessoas que nao entendem nada de política. Penso que seria mais verdadeiro dizer que nao gosta de pessoa A, B ou C e pronto do que inventar, ou pior, repassar mentiras sobre acontecimentos que nao passam de fofoca. Mais nem tudo são flores, porque se as pessoas realmente soubessem do que estão falando não teríamos governantes como temos hoje. Afinal, aquele ditado que o povo tem o governante que merece é verdadeiro. Concordo que temos que ter esperança em tentar mudar, mas vem cá, Tirica como opçao de voto, Mazaropi, como tenho lido em comentários do DV, e outras peças raras de BM, não dá para entender.

    E para finalizar: abrir uma terceira via para CLáudio Manes e Cosenza? pode esquecer. Nem que se a eleição fosse daqui a cinco anos. Tem pessoas que nao adianta, não nasceram para ser políticos, para não falar outra coisa.

    Observador

    ResponderExcluir
  35. Jonas deu tiro no Pé e a candidatura do Juiz Cosensa deu um salto...E o voto de qualidade e útil...

    Hoje em diversos setores da PMBM o pessoal estava surpreso e revoltado sentem-se traídos pelo jonas e o nome do Juiz Cosensa passa a ser comentado com última e única opção...

    Servidor da educação.

    ResponderExcluir
  36. Caro Júlio, bom dia!

    Fui informado ontem (7/12), por um amigo, que alguém na condição de anônimo, teceu comentário acerca de um outro post em seu Blog, acusando-me de comentário assinado por outro.

    Muito embora seja leitor freqüente de seu blog, por sinal muito ilustrativo da conjuntura política em Barra Mansa, e por isso você merece aplausos pela iniciativa do debate, mesmo que muitas das vezes, eu discorde do mérito de seus comentários, isto não diminui em nada sua capacidade de escrever, debater e convencer.

    Entretanto, vivo hoje uma realidade pessoal e profissional bastante distinta, pois estou completamente envolvido com o meu trabalho, que não é no meio político e se tenho tempo para leitura no seu blog e em muitos outros, pouco tempo me resta para postar comentários, análises, etc., muito embora confesse, que o gosto pela política de alto nível e pelo bom debate, permanecem em mim.

    Sempre quando assumi posições, em jornais, rádios, sempre me apresentei com minha real identidade, não adotei o expediente de me fazer compreender por pseudônimos.

    Quando fui dirigente do PT, da CUT, nunca deixei de assumir minhas convicções, isto é positivo por um lado, pois nos tornamos autênticos, ganha-se amigos sinceros e respeito, mas também, convenhamos ganha-se desafetos.

    Nunca tive o hábito de deixar o bom trato pessoal de lado em razão de divergências políticas e ideológicas.
    Procuro adotar um principio defendido pelo ex-Secretário da Receita Federal, Jorge Rachid, que em entrevista na TV, disse que, “mesmo que a função pública ou privada nos imponha a ação dura, nunca podemos perder o trato afável”.

    Estas são as minhas considerações a respeito deste equivoco, e por respeito a você e a seus leitores, faço questão de esclarecer.

    Obrigado pelo espaço e um grande abraço!

    Já ia me esquecendo... Saudações Rubro Negras!

    Augusto

    ResponderExcluir
  37. Caro Júlio, bom dia!
    Fui informado ontem (7/12), por um amigo, que alguém na condição de anônimo, teceu comentário acerca de um outro post em seu Blog, acusando-me de comentário assinado por outro.
    Muito embora seja leitor freqüente de seu blog, por sinal muito ilustrativo da conjuntura política em Barra Mansa, e por isso você merece aplausos pela iniciativa do debate, mesmo que muitas das vezes, eu discorde do mérito de seus comentários, isto não diminui em nada sua capacidade de escrever, debater e convencer.
    Entretanto, vivo hoje uma realidade pessoal e profissional bastante distinta, pois estou completamente envolvido com o meu trabalho, que não é no meio político e se tenho tempo para leitura no seu blog e em muitos outros, pouco tempo me resta para postar comentários, análises, etc., muito embora confesse, que o gosto pela política de alto nível e pelo bom debate, permanecem em mim.
    Sempre quando assumi posições, em jornais, rádios, sempre me apresentei com minha real identidade, não adotei o expediente de me fazer compreender por pseudônimos.
    Quando fui dirigente do PT, da CUT, nunca deixei de assumir minhas convicções, isto é positivo por um lado, pois nos tornamos autênticos, ganha-se amigos sinceros e respeito, mas também, convenhamos ganha-se desafetos.
    Nunca tive o hábito de deixar o bom trato pessoal de lado em razão de divergências políticas e ideológicas.
    Procuro adotar um principio defendido pelo ex-Secretário da Receita Federal, Jorge Rachid, que em entrevista na TV, disse que, “mesmo que a função pública ou privada nos imponha a ação dura, nunca podemos perder o trato afável”.
    Estas são as minhas considerações a respeito deste equivoco, e por respeito a você e a seus leitores, faço questão de esclarecer.
    Obrigado pelo espaço e um grande abraço!
    Já ia me esquecendo... Saudações Rubro Negras!
    Augusto

    ResponderExcluir
  38. Caro Augusto,
    Meu respeito e admiração por você suplanta qualquer divergência ideológica ou partidária.
    Não tenho dúvida alguma sobre a sua postura, sempre clara, corajosa e brilhante, e sei que jamais você usaria de artifícios anônimos para expor as suas convicções.
    Grato pelo esclarecimento, embora para mim e para quem te conhece, totalmente desnecessário.
    Saudações fraternas e rubro-negras.

    ResponderExcluir
  39. FÁBIO COSTA disse ...

    Quero dizer que sempre postei com respeito e dignidade.
    Sou viúvo há dez anos e nunca tive qualquer esposa, amante, rapariga ou outra coisa qualquer em algum cargo público.
    Nunca fui processado por quem quer quer seja, notadamente o Emiro Jr., filho de meu amigo Elmiro, repito e que não estaria feliz de ver o menino envolvido com o PC do B e com o PT que ele tqanto combateu como LÍDER do Governo Moreira Franco e Relator da Constituinte Estadual.
    Exijo mais respeito com o meu nome e com os meus 72 anos de idade e independência.
    Não frequentei palanque de Roosevelt nenhum, nem tive qualquer motorista emprestado pelo poder público.
    Tenho dito.

    FÁBIO COSTA.

    ResponderExcluir
  40. Senhor Fábio Costa,
    Apesar de nãoo conhece-lo pessoalmente, suas linhas me levam a respeita-lo profundamente. Quero que o senhor compreenda que nós, ao nos expormos e efetuarmos as nossas críticas, ficamos sujeitos a esse tipo de considerações, que por uma questão democrática, com pesar, publico no nosso Blog, mas queira crer que não compartilho nem subscrevo tais barbaridades posto que tenho convicção de que o senhor, é de fato, e não de marketing, uma pessoa de bem.
    Um grande abraço e meus respeitos sinceros.

    ResponderExcluir
  41. Concordo com a visão do Julio... Sobre as possibilidades do grupo abaixo!!! Vejo o Claudio Manes fora da disputa , por motivos óbvios !!!
    Mesmo porque êle não admitiria entrar se não tivesse a certeza da vitória !!! A história das eleições no Brasil , mostra que não se compra eleições majoritárias... Piciani é o exemplo mais recente...
    Seu partido o PDT ,na região é um partido ligado ao Sindicato dos Trabalhadores Metalurgico , cuja diretoria já se pronunciou que não apoiará Claudio Manes... Sobram Dr. Paulo Consensa e o Tuca ...
    Ambos tem problemas de visibilidade , vale a pena acompanhar essa dupla,
    Aquele que conseguir vencer a inércia, terá a chance de virar Prefeito .
    Lembrando que o Tuca , se conseguir um apoio mais forte do Dep. Garotinho , entra com força no voto popular... E o Dr. Paulo tende a ser o voto da classe média... O TRIO Jonas ,Inês e Rutinha nem êles mesmo acreditam !!

    ResponderExcluir
  42. Se DEUS quizer o Dr. Paulo será o próximo prefeito
    só para que o povo aprenda a escrever o nome dele.

    É DR.PAULO COSENZA
    É DR.PAULO COSENZA
    É DR.PAULO COSENZA
    É DR.PAULO COSENZA
    É DR.PAULO COSENZA
    É DR.PAULO COSENZA

    ResponderExcluir
  43. Eu não falei que o tal de mirinho é reu do Ministierio Publico em vários processoa criminais.
    Dizem que ele é o braço direito do Jonas.
    DIGA-ME COM QUEM ANDAS...

    Nome pesquisado: elmiro chiesse coutinho junior
    Comarca: Todas Comarcas
    Competencia: Criminal
    Período: 2010 a 2011

    0058874-61.2010.8.19.0021
    Autor: MINISTERIO PUBLICO
    Acusado: ELMIRO CHIESSE COUTINHO JUNIOR
    Fase: Conclusão ao Juiz
    Comarca: Comarca de Duque de Caxias
    Serventia: Cartório da 3ª Vara Criminal

    0058876-31.2010.8.19.0021
    Autor: MINISTERIO PUBLICO
    Acusado: ELMIRO CHIESSE COUTINHO JUNIOR
    Fase: Conclusão ao Juiz
    Comarca: Comarca de Duque de Caxias
    Serventia: Cartório da 3ª Vara Criminal

    0058878-98.2010.8.19.0021
    Autor: MP
    Acusado: ELMIRO CHIESSE COUTINHO JUNIOR
    Fase: Ato Ordinatório Praticado
    Comarca: Comarca de Duque de Caxias
    Serventia: Cartório da 3ª Vara Criminal

    0069722-10.2010.8.19.0021
    Autor: MP
    Acusado: ELMIRO CHIESSE COUTINHO JUNIOR
    Fase: Juntada de AR
    Comarca: Comarca de Duque de Caxias
    Serventia: Cartório da 3ª Vara Criminal


    PALÁCIO DA JUSTIÇA DO ESTADO DO

    ResponderExcluir
  44. DONA LOURDES DE SAUDADE disse...

    Há meias verdades nos comentários, ou melhor, meio certo e meio errado.
    O certo é que o trio formado recentemente, nuca foi oposição e soma as rejeições de Inês, Jonas e Ruth, que se julga no direito hereditário de ser candidata.
    Por outro lado, Dr. Paulo e Tuca, respeitados, são quase traço em pesquisas que tive contato, que apresenta o nome de CLÁUDIO MANES despontando com muita força.
    O povo quer um candidato vitorioso na vida, que não precise da Prefeitura para enriquecer e todos sabem que CLÁUDIO MANES é um empresário bem sucedido e que é amigo de seus amigos e tem centenas de colaboradores.
    Suas empresas geram milhares de empregos e milhões em impostos, são fortes e sob gestão moderna e construtiva, em perfeita sintonia com o que há de melhor em administração, fazem de CLÁUDIO MANES o homem perfeito para a Prefeitura.
    Sua pre candidatura desperta o desespero dos demais candidatos e a alegria do povo de Barra Mansa.

    DONA LOURDES DE SAUDADE.

    ResponderExcluir
  45. Parodiando o FEBEAPA de Stanislaw Ponte Preta, surgi com força em nossa cidade o FEBEABA - Festival de Besteiras que Assola Barra Mansa, comandada pelo simulador mor, Sr. Claudio Manes, e a impagável porta voz da mentira, da sabujice e da cafajestada, a DONA LOURDES DE SAUDADE

    Quem é esta senhora no cenário político de Barra Mansa, que tudo sabe, que tudo vê, que tudo conhece, que tudo analisa e para tudo tem uma solução mágica, perfeita e mirabolante...

    Quem que não seja o próprio Claudio Manes ?!?!

    CALA A BOCA Dona LOURDES DE SAUDADE!

    Leonardo.

    ResponderExcluir
  46. Dona Lourdes de Saudade !! O Clauio Manes , tem um discurso muito parecido com o Dr. Paulo Salim Maluf... Dizia êle não preciso de dinheiro público ... Sou um empresário Bem Sucedido... Collor dizia a mesma coisa... Serei o caçador de Marajás... Lembro que Tem um Pai na Vila Nova , doido pra ser entrevistado ...

    ResponderExcluir
  47. SR. JULIO
    COMO MORADOR DA VILA NOVA E COMPANHEIRO DE NILSON CARREIRO, QUERO DEIXAR CLARO QUE
    ELE PODIA SER DESCONHECIDO COMO POLÍTICO,MAIS , EM QUE PEZE O RESPEITO QUE TENHO PELOS PADEIROS, ELE FOI UM EMPREZÁRIO DE GRANDE VISÃO , MUITO CONHECIDO, E ESTABELECEU A MELHOR PADARIA EM SUA ÉPOCA. FICA O RESGITRO.
    GRATO.
    JOSÉ MENDOÇA.

    ResponderExcluir
  48. José Mendoça,
    Registrado.
    Tive muito carinho pelo saudoso Nilson e minha constatação, como quero crer que você captou, foi no aspecto político, haja vista que mesmo após ter sido vice-prefeito foi candidato a vereança e não se sucedeu bem, mas como empresário e pessoa, teve momentos felizes na vida.
    Grande abraço,

    ResponderExcluir

Por favor, nosso Blog não aceita mais comentários não identificados. Por obséquio, realize seu registro. Grato.