terça-feira, 1 de março de 2011

SONHOS DE CARNAVAL.

VAI PASSAR...
A gente tem falado muito de carnaval em Barra Mansa e tem gente que pensa que estamos dando demasiada importância para o assunto, e não é o caso, pois o assunto é realmente de suma importância.
Considerando as devidas proporções, a uma semana do carnaval, o Rio de Janeiro já contabilizava 700 mil turistas, sendo que 500 mil deles de fora do Brasil. Isso gera uma circulação de moeda absurda e uma geração de receita astronômica. O comércio aquece, os hotéis lotam, os prestadores de serviços ficar atarefados, o dinheiro circula e ganha o Brasil, o estado e o município.
Na outra vertente da história, Barra Mansa paralisa no carnaval. As ruas ficam desertas, os hotéis vazios, o comércio à mingua e os bares e restaurantes não fazem nem para o cafezinho, mas no fim do mês a folha salarial é a mesma e os impostos idem.
São praticamente seis dias que todas as pessoas com potencial aquisitivo da cidade, fora plantões e doenças entre os seus, saem para outras bandas e consomem muito em detrimento do comércio local.
Evidentemente, não há como nos compararmos com o Rio de Janeiro, mas podemos nos comparar com centenas de cidades do país, que mesmo sem atrações turísticas especiais, recebem milhares de visitantes nos dias de carnaval.
Para isso, contam com a amabilidade de seu povo e a criatividade de seus governos.
Amabilidade nós temos de sobra, em contrapartida, governo, há tempos, não temos nenhum.
Temos um povo bonito e hospitaleiro e uma cidade que é privilegiada por Deus pela sua excepcional localização geográfica, mas que não foi abençoada com seus líderes políticos e administradores, pelo menos os últimos que aqui mandaram (???).
Antigamente, Barra Mansa recebia centenas de pessoas no carnaval e a maioria absoluta de seu povo ficava na cidade fazendo alegria e gerando circulação de receita.
Bons tempos que só voltarão quando tivermos um governo dinâmico e o amor pela cidade e pelos seus cidadãos seja maior do que preconceitos religiosos e sociais.
Seis dias por ano em 365, equivalem a 1,64%, e qualquer economista sabe que isso representa muito em qualquer orçamento público, isso sem falar na auto-estima do cidadão, no orgulho da cidadania que resulta em cumplicidade de propostas e outros ganhos sociais que um carnaval bem realizado por profissionais competentes traz para todas as cidades do Brasil.
Carnaval é importante sim pois é a nossa maior festa popular e sua realização traz para o Brasil bilhões de dólares. Quem não atenta para isso fica igual a Carolina que não viu a banda passar na janela. E já que citamos carnaval e Chico Buarque, nossa esperança que essa letargia um dia....VAI PASSAR.

Um comentário:

  1. Julio,

    Esta galera que ai está há mais de 10 anos acabou
    com desfiles de 7 setembro e 3 outubro,
    acabou com a educação de B Mansa,
    acabou com a nossa alegria.

    Corujão da Mata

    ResponderExcluir

Por favor, nosso Blog não aceita mais comentários não identificados. Por obséquio, realize seu registro. Grato.