terça-feira, 14 de agosto de 2012

UM NOBRE ANCIÃO CONTRA A "MÃE DE TODAS AS CULPAS".

A ELEGÂNCIA CONTRA A OMISSÃO.
Hoje, no jornal HOJE, da Rede Globo, foi apresentada uma matéria sobre um homem notável. Laurindo Soares de Gouvea, de 101 anos, renovou a Carteira Nacional de Habilitação no dia 27 de julho. O aposentado, que mora em Curitiba, tirou a primeira habilitação em 1963, quando as condições financeiras o ajudaram a conseguir comprar o primeiro carro. Desde então, segundo o Departamento de Trânsito (Detran) do Paraná, ele nunca teve multas registradas. “Está tudo certo comigo. Eu sou um motorista perfeitamente normal porque tenho certeza do que estou fazendo”, garante o idoso.
Apesar da idade, ele continua tendo uma vida normal. Assina cheques, vai à academia duas vezes por semana e ainda mantém o hábito de votar. "Voto em todas as eleições, nunca deixei de ir", revela.
Na TV, Seu Laurindo confessou os seus dois maiores prazeres: "Dirigir e VOTAR!".
Esse homem totalmente lúcido não é apenas um exemplo de vitalidade e longevidade. É também, oportunamente, um exemplo de cidadania e civismo. Apesar de seus 101 anos, vividos com sua elegância facilmente observável, Seu Laurindo está muito mais vivo e muito mais jovem do que alguns, de idades muito menos avançadas mais que já morreram em suas aspirações e socializações, assassinados pelo seu ceticismo, envenenados pela suas supostas "culturas" e embevecidos em suas covardes conformações. Esses homens sem fé nem esperança, além de terem se auto sepultado em suas masmorras mentais ainda tentam contaminar os semelhantes com suas pregações nulas em prol da nulidade. E o que é pior, fazem isso com um suposto orgulho e ar de superioridade sobre aqueles que não desistiram de um ideal, que não abriram mão de seus sonhos, ou que por mais que a vida desiluda, ainda encontram forças para oferecer o melhor de si para a humanidade.
Parabéns, Seu Laurindo, e que sua luz centenária ilumine algumas mentes sombrias que se abstém da luta democrática em troca do efêmero consolo da omissão inocente, mas que acaba sendo a "mãe de todas as culpas".

6 comentários:

  1. Mas que comparação equivocada, Sr Laurindo mora em Curitiba, cidade que teve Jaime Lerner como prefeito, uma das melhores qualidades de vida do mundo, queria ver ele morando em Barra Mansa, com os prefeitos e vereadores que tivemos e os que estão por vir, se teria coragem de votar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antes de morar em Curitiba, Sr. Laurindo morou em cidadezinhas pequenas do Paraná e jamais deixou de votar. É com o voto que se muda uma cidade, e não a cidade muda para depopis o eleitor votar. O equívoco, data "vênia", é todo SEU. Mais uma vez.

      Excluir
    2. Não adianta discutir contigo, sempre tens razão, isto é tipico dos incautos, sempre achando serem mais espertos, bem se vê que tens um horizonte limitado e suas janelas só miram entre Volta Redonda e Barra Mansa, pois lá nas terras paranaenses, não existem candidatos, como os que estás acostumado a votar; Ismael, Roosevelt, Ademir, e Sérgio Cabral, que te parece? não tens vergonha, además cansei de tuas conversinhas. TCHAU TCHAU, THE END encerro aqui, pois sois muito bobão, pra perder meu tempo.

      Excluir
    3. CARO MISTER NULO,
      Nasci em Leopoldina (MG), e antes de completar um ano de idade, minha família mmudou-se para o Rio. Com dez anos de idade, fomos para o Rio Grande do Sul, onde, desde pequeno eu e meu pai acompanhavamos muito de perto a política nacional, lá, embaideirados com Paulo Brossard e Pedro Simon, que lutavam ardentemente contra a ditadura militar representada pela ARENA. Todos os anos vinhamos passear no Rio e em Minas, não sem antes visitarmos Curitiba e Guaratuba, onde alguns de nossos parentes se estabaleceram, inclusive com uma tia casando com um jurisconsulto paranaense, um de meus padrinhos de casamento, Silvio, da família Albuquerque Maranhão, pródiga em formar membros no Judiciário local, sendo alguns desembargadores e procuradores de Estado. Ainda tenho muitos parentes em Curitiba, inclusive um primo candidato a vereador, Colatino Castro Neto, que saiu nas páginas da imprensa nacional sendo o primeiro empresário do ramo de combustíveis do país ao abaixar o preço de revenda de seus produtos durante o início do pano Collor. Conheço Curitiba e o Paraná muito bem, da mesma forma que já andei de norte a sul deste país, e por isso, tenho absoluta convicção em prenunciar que é o povo que muda uma cidade e não uma cidade que muda um povo. E se muda uma cidade através do voto e da conscientização popular e não se anulando ou se omitindo. A sociedade precisa dos bons, não dos nulos e acovardados. TCHAu, tchau. Monte um Blog para si para defender as suas ideias e tenha certeza de que não lhe importunarei tentando lhe mostrar o óbvio, pois percebe-se que suas toupeiras estão enraizadas. Lamento.

      Excluir
  2. É Julinho, não tem como comparar Curitiba com Barra Mansa. Aqui ele já estaria morto, pois não tem saude, não tem ginástica e já teria quebrado o pe ou o fêmur, com estas calçadas esburacadas.
    A CNH, se ele votasse no albertassi, poderia até conseguir, pois no DETRAN todos são nomeados por ele, aqui em Barra Mansa, mesmo ele sendo de Volta Redonda.
    Ah! Também ele não teria em quem votar, pois triste é a cidade que procura escolher o menos ruim ao invés do melhor...

    Saudações nulificantes ou esbranquiçadas.

    FERNANDO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. FERNANDO,
      Esse derrotismo só alimenta os acomodados e os que querem manter a cidade sobre o jugo do fracaso conveniente. Ninguém governa sozinho e se só temos, conforme a sua avaliação pessoal, a opção de votar no "menos ruim", é porque o povo se acomodou e não formou grupos sólidos nem lideranças. A responsabilidade é de todos, não pdemos fingir que a culpa também não é nossa. Te convido a ajudar a transformar o "menos ruim" no melhor que a cidade já viu. Jonas vai governar com todos e para todos, e todas as boas sugestões serão muito bem vindas. Faça a sua parte, contribua, ajude a sermos uma futura "Curitiba". Só depende de nós.
      Saudações esperançosas. A mudança somos nós.

      Excluir

Por favor, nosso Blog não aceita mais comentários não identificados. Por obséquio, realize seu registro. Grato.