quinta-feira, 16 de agosto de 2012

EDUCAR PRA SER FELIZ.

O QUADRO NEGRO DA EDUCAÇÃO EM BARRA MANSA.
Nas quinze cidades da região sul-fluminense, Barra Mansa é apenas a 11ª em percentual de eleitores com curso superior. Em relação aos que chegaram a ingressar no curso superior, mesmo que inconcluído, ficamos em 9º lugar. Em relação a todos que conluíram o ensino médio, ficamos em 10º lugar, observados apenas 18% de eleitores com essa qualificação. Considerando-se pessoas que chegaram a cursar o ensino médio, ficamos em 9º. Mais da metade da população eleitora de Barra Mansa não tem sequer o curso fundamental completo. Nossos índices, nas 15 cidades mencionadas, só se sobrepõem totalmente à Rio Claro e Pinheiral.
Esses dados, se por um lado corroboram com a "máxima" de alguns imediatistas intelectuais que apregoam que o eleitor de Barra Mansa não sabe votar pois não é qualificado para tal, atestam incondicionalmente a grande verdade extraída de tais números, pois esse baixo índice de instrução de nosso eleitorado é provocado justamente por aqueles que foram eleitos para o Executivo nos últimos 20 anos. Esse é o resultado de políticas educacionais falidas, irresponsáveis, corporativistas e espúrias. Esse é o fruto da decadência econômica que obriga pessoas a interroperem o seu ciclo educacional para trabalharem na colaboração do sustento familiar.
Infelizmente, demagogos irão declamar que nosso eleitorado é débil, mas se furtam perceber que cabe a quem tem visão e faculdades intelectuais, lutar para que a Educação seja a tônica maior de uma administração. Essa é a maior riqueza que o Poder Público pode oferecer ao seu povo.
Fato é que, para alguns "poderosos" e manipuladores da mídia, quão mais ignorante for um povo, mas fácil ludibriá-lo e seduzi-lo, deixando-o dependente de suas ações aparentemente "benemerentes", mas que de fato, têm cunho intelectual altamente escravagista.
Não acredito em político que não tenha como bandeira maior de sua empreitada, a educação de seu povo. Quem omite informações e conhecimentos geralmente tem velados interesses inconfessáveis na vida pública. Quanto todos enxergam bem, mais difícil mascarar as impropriedades.
Não pretendemos gastar nossa discussão para tentar descobrir quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha, pois temos uma convicção irreversível: ao invés de criticarmos o eleitor e o processo democrático, precisamos qualificá-los e isso só se dará quando as pessoas conscientes assumirem as suas responsabilidades e defenestrarem intermitentemente os maus governantes, como é o caso de Barra Mansa, que a mercê desses parasitas, vê o seu povo desqualificar-se perante o mercado de trabalho e a própria vida.
Precisamos educar, precisamos mudar, precisamos ser feliz.

8 comentários:

  1. O JULIO PORQUE VOCÊ NÃO SAI DE CIMA DO MURRO E POE EM SEU CARRO ESTE QUE PARECE CARRO DO ZÉ DO CAXÃO UM PLASTICO DO JONAS MARINS AI FICAVA MAIS BONITO,SEU ZÈ DO CAXÃO ESTE CARRO RIDICULO,PARECE CARRO FUNERAL,SAI DO MURRO ZÉ DO CAXÃO...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu??? Em cima do muro??? Era só o que me faltava.
      Quanto ao carro, pergunto: Qual dos três?

      Excluir
  2. Os pais sempre desejam que seus filhs sejam melhores que eles próprios. A maioria dos pais não letrados, desejam que os filhos tenham acesso à eduacção e a uma vida dígna com o mínimo de conforto e segurança. Desejam, educação, acesso a boa saúde, que conquistem seus espaços, com planos de saúde, casa própria e tudo que complementem seus sonhos subjetivos, a conquista do sonho do reconhecimento, profissional, familiar, sendo amado e respeitado por todos, pricipalmente pelos familiares.

    Porém, realmente esse hiato na educação é lamentável, fruto realmente do ocorrido em nossa cidade, como bem comentado sobre a educação em Barra Mansa tratando específicamente de Barra Mansa.

    E também concordando totalmente quando abrange o universo nacional e as tratativas dos poderosos, políticos, mídias e empresários que sequer permitiam, isso mesmo, permitiam, pois até demitiam, quem heróicamente alcançava um bom grau de escolaridade.

    Quanto aos candidatos, a palavra tem origem que seiginifica candido, transparente, limpo. Então, diante das circusntancias, faz parte do processo democrático, temos candidatos de várias características, e devemos saber escolher dentre as opções. E entendermos que, não é o fato de falta de boa escolaridade, nível cultural, que credencia um determinado candidato a melhor que um outro sem as mesmas credenciais, sendo muito importante, até devido ao hiato referido, que o candidato seja dígno do voto e que representará bem a população. E que de preferencia tenhamos sempre eleitos embora com características diferentes, vontade e óbvio o mínimo de capacidade de desempenhar a função com o espírito e conceito de seriedade.

    Júlio Esteves, parabéns pelo comentário, muito feliz.

    E se um dia tivermos por exemplo um jovem, um ancião, um médico, um bacharel em direito, um gari, enfim, uma mescla de representantes, repetindo realmente dígnos, desempenhando o verdadeiro " papel ", ótimo, isso é democracia.

    Boa sorte à Barra Mansa.
    Deus ilumine a todos.

    De um cidadão que ama Barra Mansa, que não se simpatiza por certas posições do autor do blog, mas que não deixa de admirar a sua inteligência e mais ainda a sua família.

    Claudio Manes.

    ResponderExcluir
  3. Caríssimo compadre, e se me permite, amigo,
    É recíproca a parabenização pelo comentário. É recíproca a admiração pela inteligência. É recíproca a admiração pela família. É reciproco o amor por Barra Mansa. É recíproca a divergência de certas opiniões tal como o respeito dela democracia. Infelizmente, para mim, entre nós só não há reciprocidade na conta bancária (rsrsrsrsrs), visto que graças aos seus esforços e méritos, seu êxito financeiro é invejável, mas como, apesar de todos os meus inúmeros defeitos, não nutro o sentimento da inveja, seu sucesso me satisfaz como se meu fosse.
    Um grande abraço e grato pela visita sempre construtiva.

    ResponderExcluir
  4. JÚLIO, ESTA FIGURA AÍ DE CIMA ENTRA NO SEU BLOG E COMENTA EM UMA MATÉRIA SOBRE EDUCAÇÃO, ESCREVENDO "MURRO" E "CAXÃO" ELE OU ELA É O EXEMPLO ACABADO DO QUE VOCE POSTOU SOBRE A FALÊNCIA DA ESCOLA. EU ACHO QUE É JÉSSICA DO BEM, SÓ ELA, PORQUE VOCE NÃO A CHAMA PARA CONHECER O NEGÃO POR DENTRO!

    ResponderExcluir
  5. KKKKK
    O Sr. Manes escreve um email sobre educacao e comete dezenas de erros ortograficos serios.
    O nosso "exemplo" de executivo nao sabe escrever, KKKKK

    BM realmente e uma piada!!!!!

    Minha falta de acentos e proposital, alias sou de BM.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho fácil perceber que erros normais e banais de digitação não significam ignorância. Pelo amor de Deus.

      Excluir
  6. Esse dado é o demonstrativo do seguinte cenário: Quem tem curso superior, sai de BM. Não consegue encontrar nada na cidade.

    ResponderExcluir

Por favor, nosso Blog não aceita mais comentários não identificados. Por obséquio, realize seu registro. Grato.