segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

JORNALISMO CAQU"Í"TICO.

aQui SE FAZ. aQui SE PAGA.
Conforme anunciado, o semanário aQui fez mais uma "homenagem" a este modesto Blogueiro. A matéria, com chamada de capa, intitulada "Internautas que usam a 'rede' no trabalho podem ser demitidos por justa causa", tomou quase uma página e meia do pasquim, e foi como se previa, de nenhum cunho jornalístico e teve foco estritamente pessoal e revanchista, assim como a anterior de criação do seu coirmão e cúmplice, Diário do Vale, estampada por três dias na capa. Apesar das minhas respostas terem sido publicadas na íntegra (esclareço que somente tive acesso antecipado às perguntas, e só tive acesso à "reportagem" nas bancas), o texto é eivado de erros e induções irresponsáveis, e sobre eles, dissertaremos:
1. O próprio título é uma temeridade jornalística e lógica, visto que a matéria só se referiu a minha pessoa. Todos os cargos comissionados no Brasil, como o que exerço, por força da lei, são demissíveis "ad nutum", ou seja, não há necessidade de abertura de processo administrativo para a sua exoneração, a critério exclusivo dos chefes dos poderes em suas respectivas esferas. Os cargos comissionados não têm direito a indenização ou vantagens pecuniárias concedidas aos abrigados pela CLT ou estatuto relativo.  Basta uma "canetada" e acaba-se o vínculo sem prejuízo ao erário. Portanto, não se emprega "justa causa" nesse caso específico.
2. O texto começa dizendo que nas horas "vagas" sou Controlador Geral da Câmara de Barra Mansa. Vingancinha barata. A carga horária do legislativo é de 30 horas semanais e não há semana em que eu não esteja presente por menos de 50 horas. O expediente da CMBM começa às 13 horas, e hoje, por exemplo, desde as 8 horas já estava em meu gabinete. Não almoço em casa dia nenhum durante a semana, nem para ver a minha netinha, apesar de morar próximo ao meu local de trabalho. Faço minhas alimentações diurnas, normalmente, num restaurante ao lado da CMBM e não gasto nem 20 minutos com minhas refeições. Sou assiduamente um dos primeiros a chegar no legislativo e normalmente sou um dos últimos a sair, senão o último. Há mais de dez anos não gozo férias, pois rotineiramente no dia posterior ao que sou liberado para o regozijo anual que me é de direito, sou requisitado de volta sem que perceba um centavo sequer a mais em minha remuneração. Além de minhas funções como Controlador, faço cerimoniais, ajudo na administração, acompanho as sessões legislativas, elaboro textos para vereadores e presidentes, confecciono projetos, promovo reuniões de foro político e atendo diuturnamente todos os edis e populares em questões que em absolutamente nada têm a ver com o meu ofício original. Faço isso com respeito, amor, gratidão e devoção.
3. A matéria diz que sou tucano. Não sou. Disse que me travesti de comunista. Não sou, nunca fui e nem serei comunista. Muito menos travesti.
4. A matéria diz que nossa série "Manchetes de um vale (tudo) do Paraíba" é uma "pilhéria" ao nome do Diário do Vale. Quanta babaquice e pretensão! O Vale do Paraíba é assim conhecido séculos antes do jornal se apropriar do "Vale" em seu título. Quanto pretendi fazer "pilhéria" com o Diário do Vale, o nomeava de "Diário Oficial", por razões financeiras absolutamente compreensíveis e assimiláveis. O aQui e o DV se acham a "cereja do bolo" ou o "último biscoito do pacote". Não o são. O mundo não gira em torno deles, como eles pensam ou imagem querem "vender". Nem no nosso modesto VALE do Paraíba.
5. A matéria diz que eu ..."era um tremendo puxa-saco do prefeito Neto, mas quando ele apoiou Zé Renato, o atacou violentamente"... Em primeiro lugar, quem puxa-saco de Neto são veículos de imprensa que sobrevivem graças às verbas pagas pela PMVR, abençoadas e assinadas por ele. Jamais tive ou pleiteei qualquer benefício pessoal através de Neto, e sempre lhe fiz mais favores do que recebi. Jamais o ataquei violentamente. Violência é o que estão tentando fazer comigo, mas ainda não conseguiram êxito. Mantive a minha independência para falar de Neto o que bem entender e, de fato, quando ele quis interferir na vida política de minha cidade, que ele tanto prejudicou, não lhe poupei críticas, com a isenção que conquistei e que esses veículos de informação de Volta Redonda jamais terão.
6. A matéria diz que minha "sorte" é que meu Blog tem poucos seguidores e é pouco acessado. Será mesmo? Se fosse, porque eu estaria incomodando tanto? Um Blog que tem tantos e tão "poderosos" "perseguidores", deve ter muitos "seguidores". Ou não?
7. Pessoas "pequenas" e malévolas tendem a medir os outros com a régua que usam para si próprios. Só isso para explicar, mais uma vez, o absurdo da matéria insinuar que posto comentários de minha autoria em meu Blog, com codinomes distintos. Isso é uma baixaria sem precedentes e que jamais faria sob pretexto algum. Não preciso disso e jamais precisarei. Omito sim, quando julgo correto, alguns comentários ofensivos ou inócuos, mas criar outros "falsos" seria repugnante e ignóbil. Enganar a si próprio é um expediente que jamais utilizarei e Deus permita que nunca precise acioná-lo. Seria o ápice da decadência e estou muito distante disso.
8. A matéria, que provou em todas as suas nuances, ser de foco meramente restritivo e personalíssimo contra o meu nome, desvia toda a sua suposta linha de ação para ventilar que eu teria omitido em meu Blog, a "operação" de secretários municipais de Jonas pleiteando aumento, quando convidei os leitores a participarem da última sessão legislativa do ano, afirmando que nada aconteceria. Nada aconteceu, como preconizei e é fato, mas a matéria preferiu acreditar na suposta versão de Ricardo Maciel, transformando-o do dia para noite, em baluarte da verdade e da ética. Estranho é que Ricardo, quando atacava o governo Zé Renato, jamais teve a sua credibilidade atestada pelo jornal, mas agora, ao me contradizer, virou ídolo do pasquim. O jornal não percebeu que, na mesma edição, retificou o fato de Jorge Justo ter participado da corrente pelo aumento, em contraposição com que Ricardo afirmou. Confessaram o erro, mas mesmo assim, queriam que eu testemunhasse um fato que não vi, como certamente Ricardo também não, o que se constatou pela retificação.
É outra grande pretensão esse jornaleco querer pautar o que escrevo ou deixo de escrever no meu Blog.
9. Finalizando, registro que antes da publicação de minhas respostas às cinco perguntas efetuadas via e-mail, o jornal supõe que eu estava comentando a reportagem publicada na página 13. Mentira. Não tive acesso prévio à "reportagem", mas tão somente as perguntas tendenciosas efetuadas para mim com um prazo militar de resposta e que foram prontamente elucidadas. Ninguém teve o cuidado ou o respeito ético de me telefonar para saber se eu teria acessado a minha caixa de e-mails e estaria ciente da formulação e do prazo estabelecido. Esperavam que eu não respondesse. Provam que não me conhecem.
Por fim, quero agradecer as várias demonstrações de solidariedade que venho recebendo das pessoas que perceberam nitidamente o objetivo chulo da "reportagem".
Ficou claro que esses desafetos que expõem a minha vida pessoal e profissional querem tão somente denegrir a imagem de um homem que, modestamente, teve a audácia de enfrentar esse conluio de desvio de verbas públicas para patrocínio midiáticos superfaturados em veículos de comunicação mancomunados em prol da omissão de irregularidades nos poderes públicos.
Cinicamente, em seu desfecho, a matéria responde ao meu lamento de que a imprensa regional não teria prioridades mais relevantes para cuidar do que a minha vida pessoal, afirmando que a "imprensa tem muito o que fazer. A começar pelos políticos, para que não desperdicem do dinheiro público". Conta outra. Não sou político e o que mais os incomodou foram as minhas denúncias de desperdício, especialmente com jornalecos tendenciosos e omissos para quem Zé Renato e Neto foram demasiadamente benevolentes e manipuladores da informação à custa do dinheiro do povo.
Vocês podem até achar que eu engano muita gente, mas eu tenho uma certeza: Vocês não enganam mais ninguém. Basta o mínimo de discernimento para se perceber isso.

32 comentários:

  1. Julinho quero ipotecar solidaridade por causa das denúncias que os Jornais estão fazendo de você. Fiquei muito penalizado após ler comentários na parte de cidade escrito assim- A internet e a ilusão do poder. Amigo eu acho q alguem quis dizer algo. Aquele computador saindo o mostrão com os dente feios e narigão é sacanage. Vc é um cara boa pinta e sabe q eu to dizendo tem haver com os comentario e são muito. Eu ouvi alguem dizendo na vila hoje que vc ta chorando e ligou para eles parar e eles nem ti atenderao. Ai é sacanage demais. O Neto deve estar gostando, alguem quis agradar o rei com esse mimo e eu pergunto e se ele mandar animar a festa. Aconselho oce nem ir p Volta Redonda mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é só para mim não meu caro. Hão outros alvos: Claudio Alcantara , Boechat, Lucio, Claro e vários outros. Ele não aceita o fato de seu jornal perder a credibilidae a cada dia. O castelo caiu, a culpa não é nossa. Apenas não aceitamos oligarquias querendo mandar nas mentes alheias com fins pessoais e financeiros. Isso não me incomoda, só comprova o desespero. Eu ligar para pedir para parar? Nem morto.
      Não recuso convite para baile e sei dançar. Confesso que chorei sim, intimamente, pelas matérias anteriores, não por mim, mas pela preocupação que minha mãe, de 70 anos, e vencedora sobre moléstias, possa ter por minha causa, mas nada que me tire do foco e das coisas que acredito e luto.

      Excluir
  2. Mas os comentários do público moderados pelo jornal e publicados fazem ligação a sua pessoa e a matéria de final de ano " o homem que copiava". Não li nada sobre outros blogueiros, era vc o tempo todo.

    ResponderExcluir
  3. Julinho é realmente lamentável toda essa corrente tentando te destruir. Não o conheço pessoalmente, mas adoro e sigo diariamente deu Blog.
    Está claro para nós leitores que seu Blog é sucessoooo e não apenas em BM, mas também nas cidades vizinhas.
    Nínguem ataca cavalo morto, se estão tentando te massacrar é porque você está prejudicando financeiramente esses grupos e mostrando à nós moradores, coisas que antes não tinhamos acesso.
    Quero dizer a você que estamos contigo e não deixe essas pequenas coisas te calarem, pois você tem o apoio da população e prova disso foi ter contribuido enormemente para a vitória do Jonas e o segundo turno do Neto.

    ResponderExcluir
  4. Os poderes tremem com este Blog

    Prof Rosa Vista Alegre

    ResponderExcluir
  5. Julinho vc é uma pessoa muito humilde, pois se não fosse estaria ao lado do Jonas como muitos puxa sacos. Na Câmara em sua modesta sala os vereadores encontram alento. Muitos problemas pessoais vc já resolveu destes nobres cidadãos. A eleição na Câmara tornou-se algo pacífico amigável e camarada, graças a sua doce forma de tocar as coisas. Se não fosse este Blog o Zé Maldade estaria ainda na Prefeitura e o Neto teria ganho no primeiro turno com folga. Sua idéias em todas as áreas são fantásticas e geniais. Tudo que vc faz reluz, é autêntico e original. Seu modo de vestir aquele sobretudo chiquerrimo, que incomoda tantos homens covardes. Seu estilo de degustar uma bebida. A maneira como fuma elegantemente e olha respeitoso uma mulher na mesa de um bar, somente por admirar a existência feminina e sua liberdade social. Nada seu é comum. Tudo é peculiar, até a maneira de celebrar a vida. Seu casamento e família são exemplos de modernidade. Com tantos altos e baixos, manter uma relação sendo um belo casal e ainda ver os netos crescendo. Não é para qualquer um. Você nasceu para brilhar, para estar no alto e não no baixo como querem seus desafetos. Erga sua cabeça e baixe a porrada, assim como faz um cavalheiro quando o animal atiça ao pisar no formigueiro. Empine e segure firme a lança como um guerreiro de S. Jorge. O dragão vai rastejar breve nas patas de seu cavalo. Neste dia defeque na cabeça dele e transpasse sua lança para o fim da maldade. Eis que este dia estarei para ver sua glória e júbilo como o mais notável fidalgo e nobre cidadão de Barra Mansa, cujo o exemplo e a honestidade está tornando sinônimo da palavra Julinho da Câmara.



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. parabéns julinho pelo texto vc merece

      Excluir
    2. o aQui disse q vc escreve os comentários. Poxa alguém teria tempo para tantos elogios?

      Excluir
    3. Eles devem achar que todos sofrem da mesma doença que lhes afeta.

      Excluir
    4. Arruma logo um alento destes que os vereadores buscam para eles e poe um ponto final nesta guerra.

      Excluir
  6. Júlio querido, li o Jornal Aqui e achei absurda a chacota feita com você. Eles escreveram " O blogueiro Júlio Esteves, que nas HORAS VAGAS é controlador-geral da Câmara de Barra Mansa. É uma falta de respeito com nosso Poder Legislativo afirmar ter alguém nas horas vagas a controla-lo. Eles ainda disseram que você "VIRA E MEXE, SE METE EM CONFUSÃO". Que baixos! E a coisa do plágio. Você não fez isto. Foi uma ajuda ao copiar os textos do Tribunal colega do Ceará. Seus textos Julinhos são perfeitos e elegantes. Nada de mais escrever um Blog quando está na hora do cafezinho. Beijos Júlio.

    Paula

    ResponderExcluir
  7. Agradeço, mas existem exageros homéricos. Não sou humilde, mas gostaria de sê-lo. Me falta paciência para poder chegar a esse grau de virtude. De fato, muitos vereadores encontraram alento em minha sala, mas não todos. Problemas pessoais foram resolvidos, assim como vários deles ajudaram nos meus, é uma mera reciprocidade. A eleição na Câmara foi pacífica, mas muito pouco foi por minha contribuição. Concordo que ajudei na saída do Zé, quanto a ida para o segundo turno em VR, pouco colaborei. Não tenho tantas ideias fantásticas ou originais e nem tudo que faço reluz, mas agradeço o elogio. Não acho os meus sobretudos chiquérrimos, mas me sinto bem ao usa-lo no inverno. Olhar respeitoso para mulheres é fato, nem quando solteiro fui insinuante ao extremo. Se nasci para brilhar não sei, mas as vezes uma luzinha extra me recai. Acho sim que mantemos um belo casal, e é bom estar ao lado dos filhos e neta como amigos. Não sou o baluarte da moral e da ética, pois tenho defeitos e vaidades, mas apesar dos exageros, agradeço tamanha afeição e apoio, mas creia, não sou tão virtuoso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. quais são seus defeitos?

      Excluir
    2. Só os que reconheço e identifico, seriam suficientes para ocupar todo o Blog. Só lamento que as minhas poucas virtudes, sejam justamente as que tentam desqualificar sistematicamente. O ser humano de compraz com o defeito alheio e tem difuculdade em reconhecer as virtudes. Acho que é para isso que estamos aqui, para apurarmos as nossas deficiências.

      Excluir
    3. parabéns julinho ótima resposta

      Excluir
  8. Esse tal de aQui e o Diário do Vale são duas porcarias na minha opinião de leitor. As matérias são cheias de erros de português e os jornalistas poucos, devem ter feito o cUBM. Nem perco meu tempo lendo estes pasquins como vc bem escreveu. Todo dia fico bem informado em seu Blog que tem mais leitores que estes dois jornalecos juntos. Os donos devem estar desesperados pois acabou os 12 anos de moleza em Barra Mansa. Os jornais são muito ruins. Parabéns pelo Blog, uma aula do verdadeiro jornalismo.

    ResponderExcluir
  9. Paula Naves o mestre de todos os jornalistas assinou em baixo

    ResponderExcluir
  10. Julinho é impressão minha mas vc anda triste com a vida. Suas férias ano passado pareciam mais animadas, requintadas. Vivia com pé fora de Barra Mansa de aeroporto em aeroporto, do Leme ao Pontal. De Angra a Paraty, agora tá aí. Q q houve? Não vai me dizer q é... rss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Engano seu, estou muito feliz. Infelizmente ao compartilhar as minhas alegrias, despertei invejas e rancores que não eram o meu obejeto, razão pela qual tenho me mantido mais discreto sobre a minha vida pessoal.

      Excluir
    2. foi exatamente o q pensei. É ridículo não poder dizer e compartilhar com os leitores dicas de bons lugares fora de Barra Mansa. Não devia se acovardar, a inveja sempre vai existir. Eles gostam de imaginar q vc está mal. Seus amigos e leitores do Blog em maioria gostam de ver vc em bons lugares em boas cias. Não deixe de compartilhar com a gente. Queremos curtir.

      Excluir
  11. Dizem q o dono do Diário do Vale e do Aqui vão fazer uma fusão e já estão procurando o presidente da camara para pedir sua cabeça como gratificação. Se for verdade não publica. Se for mentira por favor explica. Pois o povo aumenta mas nao inventa.

    ResponderExcluir
  12. Julinho o que é um texto primário e grosseiro?

    ResponderExcluir
  13. Vc assinaria um contrato na Câmara caso exigissem proibindo de usar a Internet para questões pessoais, como o Blog, por causa de seu cargo? Se acontecesse dos vereadores exigir, qual seria sua atitude, corremos o risco de perder seu blog?

    ResponderExcluir
  14. Se vc fosse obrigado a parar de escrever o Blog por causa do seu cargo, ou optar entre o cargo e o Blog. O que faria. Deixaria a gente?

    ResponderExcluir
  15. Se houvesse essa condicional, e não há, pois no meu tempo livre mando eu, deixaria sim pois o Blog não me dá retorno financeiro algum e tenho família para manter. Mas não é o caso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Engraçado, não é o que voce dizia algum tempo atrás, pois lá no Fronteiras com voce e outros amigos seus ouvi claramente voce dizer que o blog já lhe dava a oportunidade de beber alguns bons whiskes importados, porque todo acesso voce recebe um pequeno valor, mas no total dá pra pagar a bebida.

      Mudou? Ou não era verdade lá? Ou não é verdade Aqui (sem trocadilho)?

      Excluir
    2. Nunca falei essa asneira. Acho que vocês sonham comigo.

      Excluir
  16. Estamos todos em uma encruzilhada moral e ética em Barra Mansa. Não podemos deixar as legiões da desqualificação tomar conta. Por isso eu sugiro e peço ao prefeito Jonas Marins: auditoria já!

    ResponderExcluir
  17. HAUHAUHAUHAUAHUAHUAHUAUAHUAHUUA!... Qual será o próximo jornal a publicar algum artigo a teu respeito?... Vc está na berlinda mesmo, hein!...


    AL FATAH ONOFRE, emir cicutiano...

    ResponderExcluir
  18. Julinho existe lei para proibir você de escrever seu Blog e trabalhar como mortal na Câmara Municipal, se puder me responda. Pois leio todo dia seu blog e gosto, sinto pela sua mãe e família que acompanham essas mentiras. Não deveriam interferir em sua vida pessoal. E seu horário de descanso.

    ResponderExcluir

Por favor, nosso Blog não aceita mais comentários não identificados. Por obséquio, realize seu registro. Grato.