segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

UPA DA REGIÃO LESTE.

BENEFÍCIO OU DRAMA ANUNCIADO?
Para um homem em idade sexualmente ativa, fazer filho é fácil. Basta uma relação sexual, até mesmo rápida e sem prazer mútuo, em uma mulher em estado fértil sem utilização de preservativos ou contraceptivos, para que se torne pai. Criar filhos é muito difícil. São anos de despreendimento e entrega para se sustentar um ser humano em sua plenitude. Faço essa analogia para nos atermos a questão da nova UPA em Barra Mansa, desta feita, na Região Leste.
Sem querer tirar os devidos méritos dos polítcos que almejaram e intermediaram a benfeitoria, a construção de um espaço físico para abrigar uma unidade hospitalar é "esmola" pertos dos altos custos de sua manutenção e atividade profícua.
A UPA de Barra Mansa, instalada ao lado da Prefeitura da cidade,  custa, só de recursos humanos, R$600 mil mensais. Barra Mansa não tem como manter outra unidade se os gastos forem os mesmos. Se o Governo do estado não arcar com essas despesas, esse suposta "benesse" tranformar-se-á num 'elefante branco' ou num 'cavalo de Tróia'. Nada adiantará ter uma unidade hospitalar de pronto atendimento, sem manutenção de aparelhos, medicamentos suficientes e profissionais qualificados para pronto exercício. A UPA da Região Leste, em pleno funcionamento, certamente será atrativa para moradores de cidades limítrofes e seus custos serão gerenciados e patrocinados pelo nosso município. Infelizmente, mesmo que o Estado avalise estas despesas diárias e indispensáveis, é sabido que o Governo de Sérgio Cabral é inadimplente e contumaz retardatário em seus pagamentos, como percebemos nos repasses efetuados para a Cruz Vermelha para manutenção do SAMU. Torço forvorosamente para que a UPA da Região Leste não tenha sido mais um golpe eleitoreiro e irresponsável do Governador no anseio de eleger o seu candidato preferido a prefeito da cidade, assim como o fez na eleição de 2008 com a unidade original do município.
Alerto ao prefeito Jonas Marins e toda a sua equipe técnica da área de saúde, para que não deixe de transparecer para a população a verdade dos fatos, pois caso contrário, lobos se tranformarão em cordeiros e vice-e-versa. Reitero, mais uma vez, que a UPA na Região Leste é extremamente bem vinda e poderá ser uma grande conquista pra o povo sofrido das comunidades locais, porém, concomitantemente, poderá ser  motivo de logro e de revolta se inaugurada antes de asseguradas as garantias mínimas para seu adequado funcionamento.
O sistema de saúde pública no município em nada se beneficiará se tiver que extrair recursos das unidades centrais e hospitais conveniados, como a Santa Casa de Misericórida, para que, de forma insatisfatória, mantenha uma Unidade que poderá ser válvula de escape do problemas crônicos similares de municípios vizinhos.
A verdade incomoda, mas é sempre melhor e muito maior do que uma grande mentira.

28 comentários:

  1. A criança nao tem culpa de nada, nao importa quem e o pai vamos cuidar da criança.
    A UPA tem que receber uma atençao especial do gordinho, pois e importante para a periferia leste, uma regiao que ha tempos nao recebe atençao dos governantes.
    Vamos la gordinho chegou a sua vez.

    R16 saude em primeiro lugar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a sim concordo com você mais como lembro nosso amigo blogueiro Barra Mansa vai ter grana para banca o filho feio do outro pai, pronto socorro da santa casa custava 170 mil reais veio a upa e levou o gasto para quase 600 mil a 4 anos atras. Barra Mansa tem +600 mil reais para custear essa Upar, o grande problema meu caro que por mais que e uma obra boa de algum lugar esse dinheiro vai ter que vim para o custeio, prefeitura ta em quantos milhões no vermelho Julio? 25 ? 600 mil a mais onde já se deve muito só aumentara a divida cada dia mais e mais.

      Excluir
    2. Julio eu caminhei com o Jonas na campanha no bairro paraíso tinha uma falta de aguá mais que constante upa pode funcionar com falta de aguá ? isso não era um fato e ter sido levado em muita consideração na hora da escolha do local onde se deveria construir uma unidade medica ? e o pessoal do Zé Ré e do Lavem os forasteiros querendo roubar o nosso voto deveriam ter analisado isso certo ?

      Excluir
  2. Apenas um detalhe R16, essa "criança" nasceu com letais problemas. Para quem não sabe, o Zé Renato abriu o processo dessa UPA sem hospital de referência, pois a Santa Casa se recusou assinar o termo se colocando para tal, pois a Prefeitura não aumentou a subvenção e a atual Unidade é uma dor de cabeça só.
    Estamos contanto que tanto Jonas quanto a Amélia tenham bom senso para renegociar os acordos que o Zé e a Zebra do Hilton produziram e que deixaram a saúde de Barra Mansa à mingua.
    Sueli Rosa
    Centro - BM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótima colocação Sueli, entregar uma obra é fácil, ter condições de colocar um Hospital para o seu devido funcionamento, aí já é outra história!
      Aquele secretário de saúde irresponsável do Hilton e a turminha do BEM deixaram a saúde as traças e agora com 20 dias de governo a secretária Amélia e o prefeito Jonas enfrentam essas heranças malditas. Na minha singela opinião, creio que o ideal seria a prefeitura colocar a UPA do centro em condições melhores para ai sim depois colocar a os suprimentos e recursos humanos necessários para o perfeito funcionamento para que não vire um drama conforme o Julinho está alertando.
      Tânia

      Excluir
  3. Um médico sanitarista uma vez me falou algo que nunca mais esqueci:

    Se voce quer mudar o conceito de saúde, primeiro mude a educação.
    Educação de primeira, esta deve ser a prioridade, inclusive na saúde.
    Mas se avaliarmos bem.........
    O que mais interessa?

    Cuidar da educação e saúde do povo?

    OU

    Tratar doentes em hospitais, clinicas, upas ,laboratorios, etc ?
    O que da mais dinheiro?Ensinar a ter saúde ou cuidar das doenças??

    So para exemplificar ,... se a Coréia hoje parou( porque nao precisa mais exportar produtos agricolas ) de mandar produtos agricolas para o Brasil e exporta carros e notebook , isto tem uma grande mola propulsora que se chama EDUCAÇÃO, em ensino integral , pois ai o pai e mae podem trabalhar , aumentar a renda familiar e as crianças nas escolas em tempo integral.

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de saber se durante a campanha o comunista jonas marins se posicionou contra a construção da UPA? Se a resposta for sim, parabens! Deve mostrar que não pode bancar e não abrir a mesma.

    Se a resposta for não, então tem que assumir, pois quem cala consente e se ficou de boca fechada foi por conveniência, politicagem ou covardia. em todos os casos é o responsável.

    MDF

    ResponderExcluir
  5. Leia o Blog do Ricardo Gama e veja quem é o governador das Upas
    Sérgio Cabral. Explica tudo ele já investigou fundo

    ResponderExcluir
  6. Quem está por trás desta UPA é um vereador eleito de B Mansa , ele que armou a arapuca, e vem dizendo que o problema da saúde na região leste está resolvido.
    Jonas tem que vir a público e dizer....B Mansa não tem como bancar a manutenção da mesma, só não sei se terá peito para fazer isto, a explicação do post do Blogueiro Julio foi perfeita é preciso eliminar estes politiqueiros bancados por políticos de Brasilia, verdadeiros vampiros e usurpadores de recursos públicos.


    Osvaldo Manhães
    Morador Boa Vista

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A UPA da Região leste é um pleito de vários postulantes, inclusive de um grande ex-vereador da comunidade e vai ao encontro dos anseios da população local. Não somos contra a UPA, apenas estamos temerosos quanto a sua viabilidade financeira e sua realidade funcional. Precisamos garantir que o município e seu povo sejam beneficiados com a obra e não, ainda mais prejudicados.

      Excluir
    2. Tem vereador de Barra Mansa que é cumunado com um dos maiores corruptos desse estado e acha que engana o povo com essa carinha de bom moço. E o pior é que engana mesmo.
      Chuiquinho
      Vila Nova

      Excluir
  7. Segundo a OMS as cidades devem trabalhar a Sáude na prevenção-FATO e também em 3 níveis de atendimento, postos ambulatoriais na periferia, centro de emergência e hospital. Aqui em Barra Mansa, a maioria dos postos só funcionam na parte da manhã com médicos há cada 15 dias no máximo para atender 12 usuários, a UPA sobrecarregada e a Santa Casa tornou-se casa de comércio com várias empresas instaladas lá dentro e dane-se pacientes do Sus, até porque o Sus reembolsa apenas 115 do custo normal padrão de um doente.


    Arminda Amorim

    ResponderExcluir
  8. Julinho excelente trabalho. Mais uma vez você se supera. O Jonas precisa ouvir mais seus conselhos. Você tem um enorme potencial e não precisa de cargos. Mas não pode ser explorado e merece ser remunerado a altura de seus bons e nobres préstimos.

    ResponderExcluir
  9. Julinho é o cara, notável e honesto. Mete bronca na vagabundagem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menos anônimo, menos...

      Depois de lutas e ruínas, conseguida a vitória através de venenos mortíferos inoculados pelo blog, contra o inimigo, Zé Ré foi defenestrado da prefeitura, com o apoio maciço do bloguista que, sem medo de ser feliz, com audácia e denodo, ajudou decisivamente um herói a la Cervantes, não o Don Quixote, pois o gordinho esta mais para Sancho Pança, a dissipar nevoeiros e trevas que se abateram sobre todos nós durante 12 longos anos, onde a troupe do bem, que adubou o poder com sangue, sacrifícios e lágrimas do povo, saiu pela porta dos fundos.

      Sim... após a passagem dos homens da pertubação, mensageiros e portadores de mentiras, destroços e maldades, seriam os barramansenses, sem medo de ser feliz, que reconstruiriam suas vidas.

      Que triste! Que engano!

      Jonas é o mesmo de sempre. Já decretou estado de emergência, injustificável, para justificar a contratação sem licitação de empreiteira que dou dinheiros para sua campanha - veja o site do TRE... são milhões de reais para tapar buracos até acabarem!!!! que porra é esta?????

      Mas não para por aqui, oh desculpe aqui não... por aí!

      O COC? Sim ! Saiu... entrar, por um precinho maior é claro, o tal de Gringo de Resende, que vai fazer a mesma coisa do COC, ou seja levar embora o nosso dinheiro que poderia ser gasto com melhorias reais na educação.

      Não vou falar do estacionamento, do Geovani, dos cargos pra filho de Luzia, pro Quequé, dos xiliques da Mazé com o Thiago, dos assessores legislativos pro dia, Pitombeira, pra noite, Tainha(KKKKKKKKK) e de muiiiiiiito mais.

      Não quero dizer que o Tim disse que tá dando tudo pro Rodrigo pra quebrar os dois braços dele, e que dentro de um mês ele tá rompido com o Jonas, mas sem base...(KKKKKKK) vocês acham mesmo isto????? e voce Julinho concorda?

      Creio que não, pois suas lágrimas no gabinete, mostram o seu desespero e a convicção prematura de que isto não vai dar certo.

      Lamento meu jovem, lamento. Mais uma vez, mudaram, mas feliz mesmo só os amigos do rei e do dinheiro que o rei pode proporcionar.

      Espero que desta vez, voce publique, pois aqui só tem verdades. Infelizmente.

      FERNANDO.

      Excluir
    2. Como sempre inverdades se misturam com remotas insinuações de seus textos.
      O Gringo, de Resende, meu amigo, não tem nada aver com o COC. Sua editora tem outra especialidade e é aproveitada em dezenas de municípios brasileiros mas nem de longe é um sistema de ensino.
      Os assessores legislativos, em dois, Pitombeira e Tainha, foi uma ideia minha e me orgulho disso, pois ambos tem o perfil desejado para auxiliarem na necessária comunicação entre os poderes, inclusive agora, com dezenove vereadores, sendo treze novatos.
      Nem você nem ninguém viu lágrimas minhas em gabinete nenhum. Não viaja!
      Quanto aos demais citados, não tenho informações e portanto, não tenho como comentar, mas confesso que tudo que vem dos seus textos me gera deconfiança.
      Há alguma coisa de errada, há, mas ainda não é motivo para grande alarde. Vamos aguardar.

      Excluir
    3. Não entendo, 20 dias de governo e já estão supondo um monte de coisas, muita fantasia por enquanto.

      Excluir
    4. Se ele meter bronca nos vagabundos, pode dar um tiro no pé.

      Excluir
  10. Julinho, ouvi falar que a Secretaria de Saúde não repassa verba pra Santa Casa, isso é verdade? A Santa Casa, sendo instituição filantrópica, tem direito a algum repasse do SUS?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que sim, relativo aos serviços prestados aos protegidos pelo sistema público de saúde.

      Excluir
    2. Perguntinha idiota essa !!!!!
      Sua sorte é que o Julio é um cara educado.

      Excluir
  11. A sua fidalguia e maneira ímpar de vestir, sempre foram uma particularidade distinta. Sua capacidade em servir Barra Mansa por todos estes anos, fazem por merecer uma honraria. Se fosse vereador conferia a ti, a medalha Barão de Guapi. Sua sagacidade muito pode colaborar com as limitações do nosso governo Jonas Marins. Sabemos das ótimas intenções do prefeito, mas ele precisa de sua indolência genial. Você realmente é o cara exemplar o qual muita gente morre de inveja e ciumes, por causa das mulheres especialmente do governo passado. Muitas alimentam fantasias impossíveis contigo, assim como sodomitas enrustidos do bem. O título de notável foi reconhecimento nobre do soberano Jonas Marins a este valete de ouro. Muitos dirão que sou eu quem está escrevendo, mas não é. Quem escreve é o Luciano

    ResponderExcluir
  12. A bagunça é geral, o Jonas Marins começa a ser dominado pelo PT, basta VC ver que elles já tem uma secretaria e mais 12 cargos de CC2, CC3 e ainda tentam barrar a nomeação de pessoas ligadas ao Jonas que efetivamente trabalharam pelo Jonas, somente porque não gosta do PT...Cuidado Jonas!


    Na hora "H" a INês vai te deixar na mão e essa turminha do PT jamais vai pedir voto para Jonas ou outro candidato do PC do B, e o grupo do Jonas que subiu morro que lutou foi colocado para escanteio...Com certeza serão cooptados pela oposição...


    abs

    DVM

    ResponderExcluir
  13. É o Jonas quem manda pessoal. Se entra o PT e a Inês Pandeló é pq ele permite. Vê se algum petista vai tirar os cargos da mulher do Jonas, do irmão dele e da família Marins? O Jonas continua com a caneta na mão o resto é embromação.

    ResponderExcluir
  14. Qual secretaria está com o PT?

    ResponderExcluir
  15. Todas q o Jonas não quis. Curioso era o Tuca falando mal do PT e agora de beijos e abraços. É muito falso e sem vergonha na cara. Tucapordinheiro

    ResponderExcluir
  16. É chato, poxa garotinho leva ele com vc para Brasília. Barra Mansa não merece um Tuca. Não deu em nada e não vai dar nada para cidade.
    É só recital de números e teorias mal decoradas. Troca tudo, não fala coisa com coisa. Vive de um passado que ele Tuca nunca viveu. Nem parece que nasceu ali naquele Bar da linha

    ResponderExcluir

Por favor, nosso Blog não aceita mais comentários não identificados. Por obséquio, realize seu registro. Grato.