quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

OS RISCOS DOS RAIOS DE "SOL".

MEU MODESTO (e gasto) FILTRO SOLAR PARA OS SECRETÁRIOS MUNICIPAIS.
Estou no serviço público há muitos anos. Já trabalhei para administrações de políticos do PDC, PDT, PT, PMDB, PSDB, PFL, DEM, PRP, PSC, PV, e com todos mantive uma relação profissional e respeitosa. Isso deve ter me dado uma certa experiência para abordar o assunto desta postagem: alguns novos secretários municipais de Barra Mansa correm o risco de não perdurarem muito tempo no cargo por falta de comedimento.
Um secretário municipal tem que entender que, acima de suas vaidades, ele está a serviço de um ente "político" e "está" nomeado por ele. Cabe aos secretários, a inglória tarefa de dizer "NÃO", cabendo ao prefeito, líder escolhido pelo povo, o agradável papel de dizer "SIM". A inversão desta premissa é perigosa e desgastante. Tem secretário novato achando que vai posar de "herói" nessa história. Ledo engano. Se houver algum herói, ele atende pelo cargo de prefeito. O riso simpático  dos secretários de hoje, com passar do tempo transformar-se-á num olhar mais defensivo e até mesmo, antipático, para os que sobreviverem as agruras do mistér. Várias vezes fiz o papel de vilão, mesmo contra minha vontade íntima, para preservar a imagem de meus patronos. Nunca fui obrigado a aceitar cargo nenhum, mas ao aceitá-lo, tive o dever de honrá-lo e retribuir com gratidão. Até agora, sobrevivi, a despeito da inveja de alguns.
Para os que acham que o cargo de secretário municipal é um "trampolim" político ou "atalho" para aspirações eleitoreiras, lembro que  foram poucos os secretários municipais que obtiveram êxito na vida política eleitoral, com exceção daqueles que foram previamente "blindados" para tal fim. Ser secretário não é um meio de fazer política. Literalmente é o "fim", com raríssimas exceções.
Visualizemos um show do Roberto Carlos. Milhares de pessoas vão lá para assisti-lo. Ele é o astro maior do evento. Mesmo que até o maestro Eduardo Lages tenha o seu séquito de admiradores, os holofotes principais são todos dirigidos para o Rei. Na coxia, existem dezenas de profissionais trabalhando para que tudo ocorra como o planejado e se atinja o sucesso esperado. Todos são importantes, mas o Astro, único, é o Rei. Roberto Carlos não discute com produtores locais, não reclama de hotel, não se exaspera com o som, não define estratégia de palco, não se desgasta com absolutamente ninguém. Os profissionais escolhidos e pagos por ele é que têm esses árduos papéis e incumbências. Roberto Carlos apenas canta, encanta e recebe aplausos, glórias e fãs. Foi escolhido para isso pelo povo, assim como o prefeito também o é. É preciso que os músicos, vocalistas, carregadores, camarineiros, técnicos e demais profissionais do show estejam afinados e cientes de suas limitadas funções. Nas prefeituras não é diferente. Cada secretário é uma peça da engrenagem, mas quem brilha, exclusivamente, é o Astro Rei. Esse é o jogo. Essa é a regra.
O governo do prefeito anterior em Barra Mansa foi um retumbante fracasso, todos sabem disso, mas por pouco, quase se reelegeu. Saiu com uma figura chamuscada como administrador, mas tem muita gente que tem até peninha dele. Dizem por aí, rotineiramente: "Zé Renato é um bom sujeito, pena que  foi muito mal assessorado". Percebam que esse é o papel que os secretários dele, mesmo alguns venais e incompetentes, cumpriram com êxito e disciplina: proteger o prefeito e dar-lhe somente os méritos. Vejam que mesmo com toda a sorte de irregularidades administrativas e malogros constantes, permaneceram, alguns secretários, doze anos no comando e prosperidade.
Percebo também alguns secretários extremamente preocupados em afastar possíveis "sombras" de seu lado. Essas "sombras", são pessoas que de alguma forma poderiam colocar em risco os seus objetivos, cargos e sonhos pessoais. É bom lembrar que uma pessoa quando se sente ameaçada em sua função, tende a produzir mais e melhor. Cito como exemplo, profissionais de grandes times de futebol que quando sabem que têm no banco, atletas com capacidade para substituí-los à altura, esmeram-se em atuar cada vez mais eficientemente.
Observo também que têm secretários pleiteando uma exposição de luz solar e midiática maior do que o próprio artista principal, que é o prefeito. Isso causa inevitável mal estar. Ardem sem perceber, no calor dos raios 'ultravioleta' e na chama invisível e venenosa do egocentrismo.
Para esses dois casos citados acima, quero lembrar que afastar as sombras coloca a pessoa em alta exposição solar, que chega a causar queimaduras de primeiro grau, eternas e incorrigíveis. Nunca esqueçam que o grande paradigma da tranquilidade é "sombra e água fresca". Sem uma boa sombra, até a água esquenta e perde o frescor.
Quero também lembrar que ao se aproximar muito do Astro Rei, o Sol, as queimaduras também tornam-se inevitáveis e incuráveis, até que o exposto desintegre e suma no espaço. Jesus Cristo, o Mestre dos mestres, o Maior dos sábios, recomendava o comedimento de exposição para não se fragilizar. Está na Bíblia.
Sinto que dentro do governo já existem divisões movidas por vaidades e rancores. Voltando as regras do futebol, lembro que quando um time vence, todos ganham, e quando perde, todos perdem. Na administração municipal não é diferente. Não haverá metade de secretários vitoriosos nem metade de secretários derrotados, na vitória ou na derrota do governo. Ou todos perdem, ou todos ganham. Por isso, recomendo a união, mesmo com algumas náuseas eventuais difíceis de suportar, pois ganhar é sempre melhor.
Vejo também que alguns secretários ainda não entenderam a importância dos vereadores. Sejam bons ou ruins, vereadores foram escolhidos pelo povo, e respeitá-los, é acatar, com decoro, a sublime vontade popular. Você pode até ter uma preferência pessoal por um ou outro, e tratá-lo com uma deferência mais afetiva, porém o respeito e atenção é devida a todos, sem exceção. O secretário é um servidor do povo, o grande patrão, e o vereador é o representante legítimo dele. Se o "patrão" (o povo) escolheu bem ou mal,  não cabe ao secretário julgar, pois isso não é uma prerrogativa sua, embora alguns, desavisados e iludidos, pensem que sim.
Da mesma forma percebo que alguns desprezam até mesmo a figura do presidente do Poder Legislativo. Por analogia, como o presidente é escolhido pelos vereadores, e esses por sua vez, são os escolhidos do povo, o presidente torna-se o "escolhido dos escolhidos". Hão de convir que não se trate de pouca coisa e seu representante deve ser tratado com apropriada reverência.
Tem gente que acha que minha longevidade no serviço público se dá por conchavos, negociatas escusas ou bajulações. Quem me conhece, de fato, sabe que não aprecio tais condutas e não sou "expert" em nenhuma delas. Preferem não enxergar que isso é fruto de compromisso, lealdade, dedicação e trabalho, observando, sempre, as regras acima, que podem batizar de Cartilha do "Julinho" para novos candidatos a longo exercício de vida pública. Esse é meu simplório, mas eficiente, "filtro solar". Sirvam-se, se assim desejarem, pois gostaria vê-los, todos, ao final do Governo, e que esse seja eterno, enquanto dure, assim como o amor na visão de Vinícius de Morais.

23 comentários:

  1. Julinho em alguns setores da prefeitura foram colocadas pessoas indicadas por Jonas,leia-se Fundamp,porém estas pessoas estão tendo que trabalhar ao lado de pessoas de confiança da administração anterior e portanto estão se sentindo acuadas e desvalorizadas,pois estão iniciando um trabalho de que não pleno conhecimento e mesmo que queiram trabalhar serio não estão conseguindo,e talvez esta situação não mude,pois a maioria que continua lá são protegidos de vereadores e duvido que o Jonas faça o que deveria ,que seria tira-los,mas como depende dos vereadores...portanto Julinho esta é a verdadeira política ,mesmo que o prefeito queira não poderá fazer nada,pois esta na mão desta corja que na sua maioria são os vereadores que vc tanto idolatra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não confunda idolatria com respeito. Sou funcionário público, ou seja, servidor do povo. Não me compete desacatar as suas decisões. O povo os escolheu, cabe a mim respeitar.

      Excluir
  2. UMA ABORDAGEM UM POUCO DIFERENTE DO POST.
    Fisiologismo: Prática política em que os partidos aderem ao governo em troca de cargos em órgãos públicos e empresas estatais, a despeito de divergências ideológicas ou programáticas.
    Distingue-se do clientelismo, que compreende relações de troca de favores entre políticos e eleitores.
    Casuísmo: Ação que tem em vista favorecer ou resolver o problema de uma pessoa ou de grupo de pessoas, sem levar em conta o bem coletivo.
    Tenho- me deparado com alguns funcionários, especialmente do centro administrativo, com o semblante carregado, alguns tristes, outros cabisbaixos. O fisiologismo do governo Jonas começa atingir o elo mais fraco na corrente, justamente aquele que mais suportou os momentos difíceis do então candidato Jonas em quinze de setembro último.
    Jonas não precisava satisfazer a tantos vereadores com cargos quanto o fez com esse fisiologismo desmedido, imprudente e descompensado. O perigo está em que o afastamento do funcionalismo se dará emocionalmente, abrindo uma brecha para a cooptação por parte de quem o funcionalismo queria se livrar.
    O PT tentou a mesma manobra com quem não votou nele, achando que o voto da base seria renovado automaticamente, acabou perdendo os dois: não conseguiu ganhar aqueles e acabou perdendo o voto da sua base. Inês Pandeló perdeu porque achou que vivia no tempo do cabresto.
    Manter aqueles que há três meses chamavam o candidato Jonas de “ladrão” pode ser bom para aqueles acomodados que querem sombra e água fresca e não querem pôr a mão na massa ou não têm paciência em esperar os resultados, mas para aqueles que se expuseram e, em caso de derrota seriam perseguidos certamente por aqueles, isso equivale a traição.
    O prefeito Jonas começa a solapar a sua base que o levou a uma vitória sofrida. Ainda há tempo para corrigir. Daqui a dois anos teremos um plebiscito e o governo do Jonas em 2014 terá que enfrentá-lo com a sua base espiritualmente distante se assim continuar e uma cambada de oportunistas fisiológicos. Espero estar errado, senão terei que republicar este comentário aqui com ares de profeta!

    ResponderExcluir
  3. "Grande CAMARADA". O tema do texto é oportuno e me resta repetir uma expressão sagrada: "Quem tem ouvido para ouvir que ouça".

    ResponderExcluir
  4. "Grande CAMARADA". O tema do texto é oportuno e me resta repetir uma expressão sagrada: "Quem tem ouvido para ouvir que ouça".

    ResponderExcluir
  5. Bom dia mestre, concordo com você plenamente, secretários forão poucos que tiveram no nosso municipio, exemplo Lucio Teixeira esse sim foi honesto, do povo, humilde, simples, e além de tudo humano, agora tem alguns que se acha e estão realemente querendo se destacar mais que a luz do sol. mais acredito eu eu nosso prefeito, vai colocar um sombra nesse sol que quer brilhar mais que o sol!!!! abraç... mestre

    ResponderExcluir
  6. Comeca mandato termina mandato e a ladainha e sempre a mesma.
    Bobo e o povo e os servidores de carreira que ficam nas maos de politicos e cargos comissionados incompetentes, enquanto isso a cidade esta cada vez mais no buraco.

    R16 o ultimo a sair apague a luz

    ResponderExcluir
  7. Não nos esqueçamos: Quanto mais vencermos as batalhas do dia a dia, mais expostos nos tornamos, assim, mais vulneráveis ficamos. Tomemos cuidado, pois Jesus sempre saia de cena pra recarregar as suas baterias. Percebo muita gente que implora pra estar na mídia, usa de tudo, páginas sociais, tv, rádio, revistas, jornais. O bom é quando o Senhor nos reconhece. Foi assim com Daniel, Cornélio e tantos outros. Muita exposição em busca de reconhecimento é perigoso, pode nos deixar vulneráveis.

    ResponderExcluir
  8. Julinho,

    Começou cedo o fogo das vaidades.
    É, o gato subiu no telhado.

    ResponderExcluir
  9. "AS PESSOAS ESTÃO CHOCADAS COM O MIX DO JONAS, TRAZER O PT MANTER COORDENADORES DE CAMPANHA DO 15 NAS MESMAS VITAIS FUNÇÕES...DEIXAR ALGUNS SECRETÁRIOS(AS)COM AUTONOMIA PARA NOMEAR PARENTES AMIGOS E CABOS ELEITORAIS DO BAIRRO ONDE RESIDE E TRABALHOU.EM CONTRAPARTIDA DEIXOU DE FORA PESSOAS QUE REALMENTE FIZERAM A DIFERENÇA EM SEUS LOCAIS DE TRABALHO EM SUA CATEGORIA, ATRAVÉS DA WEB, PESSOAS HONESTAS COMPETENTES E CALEJADAS". Ainda há tempo Prefeito Jonas, MUDE..agora!


    Sandra

    ResponderExcluir
  10. A maior lição que o Roosevelt deixou para todos o Jonas não aprendeu...

    'QUEM AJUDOU A ME ELEGER VAI ME AJUDAR A ADMINISTRAR"

    Tem um vereador que tem centenas de olheiros do 15 que o Jonas manteve e em todos os lugares que o Prefeito está esse oportunista chega como se fosse uma mera coincidência, outro ex-secretário recebe todos os dias ligações de CCs que estão nos cargos informações sobre compra, processos, e outros projetos...estão acompanhando os passos de tudo na administração e prometem entupir o MP e a mídia com denúncias, recentemente ao ser questionada uma secretária disse "comigo não importa quem manda aqui sou eu nomeio ou mantenho quem eu quiser"...até parece que é prefeita.
    Agora a confusão vai aumentar com o retorno de 2.600 professores e pessoal da educação de férias e muitos que votaram no Jonas não aceitarão várias diretoras do 15, ditadoras...sem envolvimento/comprometimento.

    De um ex-vereador que apoiou o Jonas

    ResponderExcluir
  11. JULIO,COMO VOCE SABE TUDO DE POLITICA E PRINCIPALMENTE EM NOSSA CI
    DADE,TIRA VARIAS DUVIDAS.
    O VEREADOR RD,SO ANDA COM O LULA A TIRA COLO.
    ESCUTEI DIZEREM,QUE O SECRETARIO DO RD NA CAMARA,E O MESMO DE LULA.
    SERA QUE O LULA,ESTA ORIENTANDO O VEREADOR RD.
    NO BLOG RD,EM SUA PAGINA JULIO,SEMPRE ESTA O RD COM O LULA.
    O LULA TEM ALGUM CARGO NA CAMARA OU PMBM, OU TEM TANTO PODERES.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é segredo para ninguém que Lula, ao abdicar de sua candidatura, após 30 anos ininterruptos de vereança, declarou apoio ao candidato Rodrigo Drable, assim com também o fez a vereadora Sônia Coutinho. Nada mais natural que Rodrigo, agora eleito, se cerque dos dois e aproveite a experiência acumlada de ambos para suas orientações em mandato. Estranho seria se isso não acontecesse.

      Excluir
  12. Julinho,

    Li seu blog e fiquei "triste" ao ver que o racha ja se tornou publico.
    Quanta vaidade pessoal!!!!!!!!!
    Infelizmente, não consigo entender ainda, por ser muito nova e crua na política; mas você que é experiente nos explique, por favor:
    - O que esta acontecendo com o nosso amigo Jonas?
    Querer juntar tudo no mesmo pacote é praticamente impossível!
    PT + 15 + maçonaria + IURD
    Achar que vai dominar toda esses "problemas" junto, infelizmente,
    não dará nunca.
    Oposição será sempre oposição e ponto.
    Suas nomeações chegam a ser ingenuas.
    Exemplos:
    Luzia Melchiades: Pessoa que não respeita o nosso prefeito, nomeou amigos pessoais, parentes, esta fechando o contrato da merenda (carne em especial) com o Ivan do açougue do Mercadão velho, aquele mesmo que chamou o Jonas de mau carater e pedofilo!
    e é cunhado do Carlos Magno.
    Ah... e de quebra, enfiou seu filho Vinicius como diretor geral da Fundamp.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanto as informações prestadas sobre Lusia, a única coisa que sei, de fato, é que seu filho está na equipe de governo. A outra informação não me é conhecida e temho muito apreço por ela, mas temo por algumas companhias escolhidas para seu entorno.
      Quanto as nomeações de Jonas, não tenho nada contra ele ter membros de alguma Igreja ou da Loja Maçônica em seu governo. As pessoas que ocupam cargos públicos, não podem ser analisadas sobre suas preferências, credos pessoais ou formas de vida, o que tem que valer é a capacidade e o comprometimento.
      Quanto os muitos membros que ostensivamente foram contrários a campanha de Jonas, concordo plenamente com sua decepção, pois percebo muitos que não deveriam estar onde estão e não haverá como exigir o tal "comprometimento" deles, constituindo-se tal fato numa afornta aos que apoiaram Jonas e se colocaram em risco em nome da sua viotória. Espero que ele reveja rapidamente alguns conceitos.

      Excluir
    2. Julinho,

      Quanto ao Vinícius Melchiades, está ocupando o cargo de Coordenador Administrativo da UPA via Cruz Vermelha, porém pago com recursos públicos. Seria um caso de nepotismo?

      Mudamos para ser feliz, não foi?

      Excluir
  13. Jonas está cercado de antas e idiotas. Ele com aquele cabeça não vai pensar sozinho. Tem muito golpista, pilantrinhas. Se limpar esses a toas, ele terá paz. Busque em quem não é do 15, seja amigo e fiel aos inimigos de seus inimigos.

    FOGO NO RABO

    ResponderExcluir
  14. Essa maçonaria é o atraso de BM, são um grupimho que só visam os privilégios próprios em detrimento da população.

    ResponderExcluir
  15. "seja amigo e fiel aos inimigos de seus inimigos"
    Anônimo estúpido. Ele quer fazer amizade com inimigo. É velho erro do cara que enfraqueceu a tropa, baixou moral e ainda deixou quem poderia ser aliado para acabar com o inimigo encurralado. E foi aceitar um chá. E ao perceber que estava envenenado, não tinha nem amigos e nem aliados para socorre-lo. Então o inimigo com seu pequeno séquitos derrotados retomou o poder esmagando os adversários políticos antigos e novos. É erro clássico. O Jonas está permitindo que os inimigos de seus inimigos fiquem enfraquecidos. Eles por sobrevivência farão alianças e o Jonas terá pouca gente com ele. Vai ficar enfraquecido e não vai derrotar o mal disfarçado de bem. Pobre cidadezinha. O rei está fu.

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fdp é pouco, pior é fdviado. Parabéns Julinho

      Pedro

      Excluir
  17. Julinho vc se acha tanta coisa, super inteligente. Explica pq continua ai neste empreguinho medíocre.

    ResponderExcluir

Por favor, nosso Blog não aceita mais comentários não identificados. Por obséquio, realize seu registro. Grato.