quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

O ÊXITO ABENÇOADO.

UMA MANHÃ PARA FICAR NA HISTÓRIA DE BARRA MANSA.
Hoje pela manhã, num ato inédito e popular, o prefeito de Barra Mansa, Jonas Marins reuniu todo o seu secretariado com os representantes das associações de moradores de bairros e demais líderes comunitários do município, no Palácio Barão de Guapy. Mais de trezentas pessoas presentes assistiram entusiasmadas a apresentação da equipe de Jonas.
Olho no olho, cara a cara, os escolhidos de Jonas disseram porque e para que vieram. Em rápidas palavras, cada um se ofereceu para irmanar-se com os anseios populares pelo bem comum. Acabou a era dos secretários encastelados e inatingíveis em Barra Mansa. Secretário de Jonas tem a pré-condição "sine-qua-non" de gostar de povo e dar satisfações para ele. Um ou outro sentirá esse pelo na pele e não aguentará, o que é normal, mas a esmagadora maioria já entendeu e captou o espírito da nova administração e já respira com prazer os ares de um novo tempo.
Foi deveras jocoso e constrangedor ver antigos, mas muito recentes, aduladores e apaniguados do governo Zé Renato, aplaudirem com veemência as críticas ostensivas contra os desmandos da administração passada. Fora eles, o "grosso" da plateia era de gente que mudou pra ser feliz de verdade, sem conversinha fiada e sem papo de jacaré de que "não tinha outra opção e  foi forçado a fazer isso". Com o tempo o joio há de separar do trigo e as últimas máscaras serão desvendadas. Quem foi conivente ou beneficiado com os desvios do passado não tem moral para colher os frutos do futuro justo e da prosperidade que está sendo gestacionada pelo trabalho honesto. Foram muitos os perseguidos e injustiçados e não será de bom alvitre Jonas permitir ou exigir que se sentem na mesma mesa dos algozes e suportem a ânsia de náusea compreensível. O tempo, senhor da razão, dará conta de aparar as imponderabilidades. Jonas é um sujeito sensato e afável, e na medida certa, reparará danos passageiros. Tenho fé.
Voltando ao cerne da reunião, os vereadores também tiveram direito a se expressar, e um a um, cada qual no seu estilo, pronunciou-se bem, mas Lia Preto roubou a cena. Num discurso emocionado e simples, surpreendentemente correto, o vereador pedreiro  abriu o peito em pleitos sociais de grande alcance e levou vários às lágrimas. Falou a voz da comunidade, expressou-se o grito da humildade e fluiu o espírito da solidariedade. Firme, como é o seu bordão. Confirme, caro amigo, esse espírito nos seus atos públicos e Barra Mansa terá muito a ganhar, especialmente as comunidades sofridas e abandonadas do Santa Isabel, São Francisco e adjacências.
Um café da manhã encerrou a reunião e cada um saiu do Palácio com a esperança renovada e com a certeza encravada de que "coisa" muito importante mudou nesta cidade.
Algo me diz que aquela triste vergonha que guardamos no peito sobre as agruras em nosso chão, em breve tempo transformar-se-á no orgulho altivo que notabilizou as gerações passadas de barramansenses, mesmo porque, alguns de nossos símbolos e marcas já estão sendo resgatados, conforme anunciou o novo secretário de Cultura, Claudio Chiesse, que apresentou algumas garantias em sua pasta, como a volta do carnaval na avenida, bailes populares no Ilha Clube, matinês no Parque Centenário, pré-carnaval de Amparo, desfiles de sete de setembro e até o nosso "reveillon", que terá queima de fogos na Ponte dos Arcos (foto), cascata de luzes no entorno, árvore de Natal no meio do Rio Paraíba e festa musical para a gente voltar a comemorar o início de um novo tempo.
Nenhum jornal forasteiro apagará esse indisfarçável orgulho que carrego no coração de ter dado a minha modestíssima participação para que o começo desse sonho esteja desnudando-se em franca realidade. Não há preço que pague, nem covardia que manche, a satisfação do êxito abençoado.

22 comentários:

  1. Julinho, nem todos, pois não vi por lá o Claudio, que devia estar ocupado, gastando o seu tempo de prefeitura na Rádio Cidade do Aço.
    Sim, digo tempo de prefeitura porque o Secretário, na qualidade de Agente Político tem que ter dedicação exclusiva, salvo se ele fiser como voce e disser que trabalha em horários alternativos e com centenas de horas extras, fato que eu não duvido, mas que é estranho.

    MDF

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele chegou sim e foi ele quem deu as boas novas anunciadas. Na minha opinião, o fato dele comandar um programa até as 10 h., em nada prejudica seu mistér e é bom para a imagem da cidade.

      Excluir
    2. mas a sua opinião não interessa o povo que pagas os impostos que geram os salarios dos secretarios. e outra coisa voce fica ai na camara das 8 as 19 porque quer ja que so pega as 13h ok. vale a dica

      Excluir
    3. Se a minha opinião não interessa, porque tu as lê e visitas meu Blog? Pense nisso. Vale a dica.

      Excluir
    4. Vale a dica ...

      ele não pode comandar o programa porque: 1) O Sistema Sul Fluminense recebe verba pública e a legislação impede que agentes políticos sejam empregados de empresas que recebem verbas públicas (embora voce discorde):

      2 )mas esta não tem defesa: é agente político e agente político tem que ter dedicação exclusiva para justificar a representação de 100% e a gratificação especial, também de 100%. Certo ou errado?

      Voce sabe que o Ministério Público vai saber disto, assim que a portaria de nomeação com os vencimentos descrito for publicada, né?

      FERNANDO

      Excluir
    5. Fernando, tem horas que não tem defesa é para o que vc escreve.
      Secretário municipal não recebe verba de representação nem gratificação. Secretário municipal, assim como vereador, recebe SUBSÍDIO, fixo, invariável e estabelecido em Lei Municipal própria.

      Excluir
    6. Seja o que fôr, é imoral, assim como o que apresentou como projeto de carnaval e desfile cívico na Joaquim Leite, queima de fogos na ponte e outras propostas que não tem nada com cultura, aliás o próprio é inculto, infelizmente o Barramansense não conhece a mais antiga das histórias de alienação dos povos, como a chamada "PÃO E CIRCO" de Roma, quem sabe o parque da cidade possa ser um plágio do coliseu e os gladiadores poderiam ser os lutadores de MMA. Meu caro estas são as propostas de mudança de vocês?

      FERNANDO

      Excluir
  2. Julinho, o atraso do Cláudio e não sua ausência, quero corrigir, antes que algum assanhado me critica.

    MDF

    ResponderExcluir
  3. Já tem gente da elite falida de BM reclamando do Carnaval no Centro da cidade.

    ResponderExcluir
  4. eu quero que os CISNEI BRANCO volte, a putaria era muito boa.

    oh saudades!

    abs, Julinho.

    ResponderExcluir
  5. barra mansa merece,que cafonice baile popular no ilha, matine no parque da cidade,pre carnaval em amparo,so falta o prefeito virar o rei momo.viva hotel ferradura em buzios.

    ResponderExcluir
  6. O Lia sempre foi um lider comunitario que ajudava todo mundo mesmo sem mandato agora podera fazer mto + pros carentes do Sta Isabel...

    ResponderExcluir
  7. As pessoas "público" estão sendo mt mal atendidas na prefeitura pelo pessoal q os secretários tem colocado, seja através de telefone ou pessoalmente.O prefeito, a primeira dama, os secretários tem tido uma excelente disposição e educação, porém terão q dar " capacitação em como tratar pessoas" aos q estão chegando junto com os secretários, lembrando quem derrubou o ex prefeito foi exatamente a corja q veio com ele.Na educação tem uma secretariazinha q tá acompanhando a Secretária de Educação q pelo amor de Deus, tá achando q é a própria secretária, sendo q a Lusia é uma sumidade de cultura e educação, embora até hoje não tenha se reunido com os seus funcionários,deve ser por isso q a menininha lá tá se achando.

    ResponderExcluir
  8. Boa ferradura para você. A propósito, qual é o seu número?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Julinho eu só expus o meu comentário, não quis ofender ninguém. Não sabia que você era tão mal educado. Desta forma mesmo que não precise já que tens um enorme sucesso no blog terei de parar de frequentá-lo. Uma pena. Meus sinceros abraços.



      Excluir
  9. viu julinho o castigo a chuva q veiu cai ta quase levando a ponti. O jonas esta juntando escarneaceadores para centar em volta e faze iguau saul feis.

    ResponderExcluir
  10. o castigo comesou em barra manssa por causa da inimquidadi de voces

    ResponderExcluir
  11. O AT deu ao Novo seu lugar. Onde Deus não castiga ele é misericordioso. O homem maltrata a natureza e ela responde.
    Não tomaram as devidas precauções e agora falam em castigo.
    Quem não gosta de festa popular terá que sair de Barra Mansa. Pois o governo está pensando numa maioria e não poucos que tem condições de sair para se divertir e gastar fora da cidade. Gente da classe média emergente e com nariz empinado não aceitam as mudanças de um Prefeito pobre do Bairro.

    ResponderExcluir
  12. PQP, ESTE BLOG, COMEÇANDO PELO DONO, SÓ TEM ANALFABETO, QUE ESCREVE TUDO ERRADO, ALIÁS JULINHO, VOCÊ VIVE FALANDO DO SEU CURRICULUM, MAS NUNCA DISSE SEU GRAU DE ESCOLARIDADE. VOCÊ TEM 2º GRAU?

    ResponderExcluir
  13. Lá na roça, antigamente, para entrar na faculdade, e entrei em três, era necessário concluir o segundo grau. Os tempos mudaram tanto que não sei se ainda precisa. Sou do tempo que fumar era bvonito e dar a bunda era feio. Quase um ancião.

    ResponderExcluir
  14. Quem não ter Faculdade, por acaso é defeito. Isto é preconceito, pois várias pessoas tem diplomas e nem exercem a profissão e são desonestos e incopetentes.
    Júlio, agora que a chuva deu uma trégua. Por favor peça na PMBM para retirarem aqueles sinos horrorosos na cidade, mal gosto e estão caindo.

    ResponderExcluir

Por favor, nosso Blog não aceita mais comentários não identificados. Por obséquio, realize seu registro. Grato.