segunda-feira, 30 de maio de 2011

A CARIDADE TEM RAZÕES QUE A PRÓPRIA RAZÃO DESCONHECE.



O CHARMOSO PECADO DA OMISSÃO.

Na semana passada fizemos uma pequena divulgação aqui no Blog sobre a Feijoada do Gacci, Grupo de apoio a crianças portadores de cancer, e em face disso recebemos o seguinte e-mail que suponho com o objetivo de publicação em vista do caráter esclarecedor. Reproduzimos, então:

Julinho,
agradecemos muito pela contribuição na divulgação da Feijoada. Realmente é um trabalho árduo desenvolver projetos como este e, graças a Deus, temos a satisfação de poder dizer que o fazemos com muita seriedade e por isso contamos com o apoio de pessoas tão especiais. Infelizmente não vimos o seu comentário antes, pois até levaríamos a camiseta-convite a você, mas se quiser ajudar, mesmo depois da feijoada, estaremos entrando em contato e aceitamos toda a ajuda de muito bom gosto.
Só necessito fazer um esclarecimento, para que não paire nenhuma dúvida em você ou nos seus leitores sobre o trabalho que fazemos. O Gacci é um grupo de apoio a crianças com câncer e somente cuida de assuntos relativos ao câncer infanto-juvenil, sem vínculo político-partidário de nenhuma forma, e sem apoio financeiro de órgãos oficiais. As nossas ações são totalmente custeadas pelos eventos que fazemos e preservamos nossa independência desta forma.
A cada edição da feijoada escolhemos um tema para trabalhar e este ano foram os animais. A escolha se deu por sugestão de membros da diretoria e por entendermos que os animais podem contribuir positivamente na recuperação de pacientes com câncer ou mesmo com depressão. Por isso, o nosso desenho de uma criança brincando com um animal.
Nada em nosso material de divulgação quer ou pretende se concectar com a situação da relação do poder público de Barra Mansa e os animais de rua, e muito menos com a propaganda que está sendo veiculada. A renda obtida com a feijoada é integralmente revertida para os cuidados com nossas crianças.
Esperamos que as pessoas compreendam que o mundo somente começa a mudar a partir de nossas ações, e que como indivíduos temos como obrigação retribuir as bençãos recebidas de Deus, apoiando os menos favorecidos ou àqueles que não podem falar por si, sejam crianças com câncer, adultos abandonados em asilos ou a natureza num todo.
Obrigada querido pelas palavras delicadas.
Abraços,
Mônica Torres
Dir. Marketing - Gacci


Bem, primeiramente agradeço o carinho e informo que estou apto a auxiliar ao GACCI no que me couber, visto que abono a conduta de todas as integrantes deste seleto grupo que tem na caridade a sua bandeira mor, assim como aprecio a causa e a imputo-a como nobre ao extremo.

Em segundo lugar, esclareço que jamais passou pela cabeça deste blogueiro, e certamente por nenhum dos nossos leitores, que a propaganda da campanha GACCI deste ano, tenha sido induzida por qualquer retaliação ou consideração sobre a propaganda de péssimo gosto aposta pela Prefeitura nos outdors e busdoors pela cidade, pois iso seria impossível visto que o tema da campanha foi definido muito anteriormente a malfadada divulgação da propaganda oficial do município.

Mas aproveito o azo, para mexer numa ferida e cutucar um vespeiro.

No Blog Estação BM, que reportou o assunto muito bem, e em sites e comentários no FB, percebo a preocupação extemada de muitas pessoas "intelectualizadas" manifestarem o seu desapego pela política e suas posições NÃO "político-partidárias".

Muitas dessas pessoas eleitizadas, as vezes, tratam a política como algo desprezível e desnecessário. Não, caros amigos, a política não e desprezível nem descecessária. Desprezíveis e desnecessários são alguns de seus componentes que ocupam esse espaço graças a omissão dos demais. Enquanto a gente tiver vergonha de ser um "ser" político, estamos abrindo caminho para produzir políticos "sem-vergonha". A política é a única forma democrática e justa de se administrar a sociedade e regular as instituições, leis e regras necessárias para a vida humana em harmonia. Um cidadão consciente e bem-sucedido geralmente olha com um ar "blasé" pela política supondo a sua superioridade sobre ela ou seus militantes. Ninguém é superior a alguém se se omite perante crianças morrendo por negligencia médica ou crianças sendo privadas de estudo e conhecimento básico porque escolas se fecham por falta de materias e estrutura. Não tenho vergonha de ser um "ser" político. Somente através da política podemos vislumbrar a sonhada justica social. Não vou me omitir ou calar meus ideiais só porque a vida me é generosa e me oferece prazeres. Enquanto meus semelhantes não tiverem acesso digno à vida ou a educação, não tenho o direito de me calar. Não admiro quem fala com orgulho que detesta política. Sinto pena e desprezo por tamanha ignorancia e insensibilidade. É só com as discussões e os debates de cunho "político" que podemos mudar a sociedade e particularmente em nossa cidade, tentar resgatar à dignidade e readiquirir a auto-estima perdida. Não será nosso silencio nem nossa omissão que mudarão absolutamente nada e com ele os porcos continuarão a chafurdar nas mordomias e vantagens, muitas vezes ilícitas, que o Poder público oferece aos seus condutores.

Concordo com a Mónica do Gacci que escreve que o mundo só muda a partir de nossas ações, e ser político combatendo tiranos, malversadores, usurpadores, piegas, demagogos, hipócritas, canalhas, aproveitadores, vendilhões, é tentar mudar o mundo através de ações, sem ter medo de ser mal interpretado ou ficar antipátizado por alguém.

Fazer caridade é divino, mas sonho com o dia em que a caridade seja desnecessária pois ela seria feita de forma justa pelo estado e o poder público e não apenas por ações isoladas de abnegados.

Cada um tem um jeito de fazer caridade. Respeito todos, mas exigo respeito também pelo nosso jeito, que ao nosso ver é o mais amplo e mais justo.

Sonho com o dia que o cidadão tenha direitos justos assegurados e não apenas a dívida de favores esporádicos.

O ser humano recebe a caridade com gratidão, mas viciá-lo nisso torna-se humilhação e não amor.

A sociedade precisa aprender a pescar os seus direitos e ensiná-la é mais generoso que oferece-la um banquete de badejos e camarões.

Quem anula o seu potencial de luta por elegancia e simpatia, torna-se um parasita no universo e um pecador voluntário e opcional, jamais um caridoso. Jesus, ao chicotear os vendilhões do templo, não o fez em busca de adeptos ou simpatizantes, mas fez pela justiça que clamava em seu peito por uma ação forte e exemplar.

E nunca se viu exemplo maior de amor e caridade.

4 comentários:

  1. LEIO OS SEUS TEXTOS E EXPLANAÇÕES NO QUE TANGE O PONTO DE VISTA DO SER HUMANO, E COMEÇO A ME PERGUNTAR, SERÁ QUE CHEGAREI A ESTE PATAMAR DE CRESCIMENTO, TRANSPARÊNCIA, POSICIONAMENTO FIRME E SEM MEDO DE ERRAR? SÓ NÃO CONSEGUIREI SE ME ABDICAR DE ACESSAR ESTE DICIONÁRIO DE LIÇÃO DE VIDA E PRESTAÇÃO DE SERVIÇO A SOCIEDADE, QUE É ESTE BLOG, PERDÃO DICIONÁRIO DO SER HUMANO. MUITAS PESSOAS NÃO GOSTAM DE CERTOS COMENTÁRIOS, QUE NÃO LHES AGRADAM, MAS VOCÊ JÚLIO, FAZ ISSO DE UMA MANEIRA QUE ME INSPIRA A NUNCA DESISTIR DE MUDAR AS COISA AO MEU REDOR, MESMO QUE SEJA TAXADO DE UM IDEALISTA, ESTÁ NO SANGUE É MAIS FORTE DO QUE EU. QUERO FINALIZAR CUMPRIMENTANDO-O PELO BELÍSSIMO TRABALHO QUE VEM PRESTANDO A SOCIEDADE, E APRENDENDO MAIS A CADA ACESSO AO SEU BLOG. ALAN KLEBER LUCAS DE MORAES. KEKÉ PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DOS BAIRROS ROSELÃNDIA E PRIMAVERA.

    ResponderExcluir
  2. Uma Leitora:

    A POLÍTICA É SEMPRE BOA, QUANDO OS POLÍTICOS PENSAM COMA CABEÇA E NÃO COM O BOLSO!
    O maior político de todos os tempos, Julinho, foi Cristo, que com pensamentos bons e firmes, com ética e solidariedade, mudou o mundo e seis ideais continuam ecoando até hoje, dois mil anos após sua morte, e continuarão pelos séculos vindouros.
    Dizer que não gosta de política ou de políticos é mais fácil do que tomar decisões, criticar, cobrar, combater, manifestar-se.
    Realmente a "OMNISSÃO" é um pecado próximo aos sete capitais!
    Pessoas que se omitem, ou dizem não gostar de política, geralmente costumam omitir-se nas grandes causas ou, simplesmente, buscam uma válvula de escape quenado algum problema a que se dedicam atingiu quem lhe é amado.
    O GACCI é ótimo e já participei de todas as feijoadas, mas nem por isso acho que o afastamento deles da política deva prevalecer, ao contrário, eles devem se aproximar dos bons políticos e aumentar a ajuda aos seus assistidos.

    É minha opinião.

    UMA LEITORA, nem do bem, nem do mal.

    ResponderExcluir
  3. Júlio a Bíblia, fala sobre o amor a caridade de Gênesis a Apocalipse, entre muitos ensinamentos o maior ensinamento de JESUS é o amor.Digno de pena os que massacram os pequeninos em prol de seu bem- estar e do ajuntamento em seus cofres.

    "Eis que foi a iniquidade de Sodoma, tua irmã:Soberba, fartura de pão e próspera tranquilidade teve ela e suas filhas; mas nunca amparou o pobre e o necessitado.

    Quero deixar aqui a sugestão às pessoas que se dizem do bem e cometem tantas atrocidades servindo-se da política,do voto de confiança dado pelo povo já tão sofrido, não poder, mas representação de poder, que a Bíblia não faz nenhum milagre aberta no Salmo 91 enfeitando sua sala.Ela é antes um ensino precioso, um chamado à conscientização, à transformação de caráter.


    Um dia seremos todos chamados a prestar conta de nossos atos.

    Parabéns Júlio pela sua luta diária. JAAC

    ResponderExcluir
  4. Desculpe a emenda, mas esqueci de dizer que esta passagem Bíblica está no livro de Ezequiel 16-49, para aqueles que pensavam que o pecado de Sodoma e Gomorra foi "apenas" a perversão sexual.E também esqueci de deixar aqui a minha admiração e meu carinho pelo pessoal do GACCI. JAAC

    ResponderExcluir

Por favor, nosso Blog não aceita mais comentários não identificados. Por obséquio, realize seu registro. Grato.