sexta-feira, 20 de maio de 2011

RUI BARBOSA

SINTO VERGONHA DE MIM.

Para terminar a semana, reproduzo o texto de Rui Barbosa, que já mencionado aqui no Blog, mas que recebi de minha mãe esta semana e creio caber como uma luva nos dias atuais, especialmente em nossa cidade.

Sinto vergonha de mim
por ter sido educador de parte deste povo,
por ter batalhado sempre pela justiça,
por compactuar com a honestidade,
por primar pela verdade
e por ver este povo já chamado varonil
enveredar pelo caminho da desonra.

Sinto vergonha de mim
por ter feito parte de uma era
que lutou pela democracia,
pela liberdade de ser
e ter que entregar aos meus filhos,
simples e abominavelmente,
a derrota das virtudes pelos vícios,
a ausência da sensatez
no julgamento da verdade,
a negligência com a família,
célula-Mater da sociedade,
a demasiada preocupação
com o 'eu' feliz a qualquer custo,
buscando a tal 'felicidade'
em caminhos eivados de desrespeito
para com o seu próximo.

Tenho vergonha de mim
pela passividade em ouvir,
sem despejar meu verbo,
a tantas desculpas ditadas
pelo orgulho e vaidade,
a tanta falta de humildade
para reconhecer um erro cometido,
a tantos 'floreios' para justificar
actos criminosos,
a tanta relutância
em esquecer a antiga posição
de sempre 'contestar',
voltar atrás
e mudar o futuro.

Tenho vergonha de mim
pois faço parte de um povo que não reconheço,
enveredando por caminhos
que não quero percorrer...

Tenho vergonha da minha impotência,
da minha falta de garra,
das minhas desilusões
e do meu cansaço.

Não tenho para onde ir
pois amo este meu chão,
vibro ao ouvir o meu Hino

e jamais usei a minha Bandeira
para enxugar o meu suor
ou enrolar o meu corpo
na pecaminosa manifestação de nacionalidade.

Ao lado da vergonha de mim,
tenho tanta pena de ti,
povo deste mundo!

'De tanto ver triunfar as nulidades,
de tanto ver prosperar a desonra,
de tanto ver crescer a injustiça,
de tanto ver agigantarem-se os poderes
nas mãos dos maus,
o homem chega a desanimar da virtude,
A rir-se da honra,
a ter vergonha de ser honesto'.

Rui Barbosa


Para voce que se indiga, que sente, que sofre, que sente dor, que chora, mas que ainda luta, e acima de tudo, que crê que está em nossas próprias mãos a mudança e a construção de dias melhores para nossa gente, um bom final de semana com muita paz no coração e muito amor na cama.

Voce pode até sentir vergonha por ser honesto, mais jamais tenha vergonha de ser feliz.

Obrigado pela companhia, é bom saber que tenho voce ao meu lado.

9 comentários:

  1. Enviei um post seu amigo pode ser um psicopata, escrevi e copilei tantas coisas. Será que recebeu?

    ResponderExcluir
  2. Sim, mas todas foram encaminhadas para postagem diferente do objeto, na mensagem da CMBM, porém foram todas publicadas.

    ResponderExcluir
  3. Ainda bem que a sua mãe te conhece bem. que vergonha ela ter pena de voce e ter que mandar este testo pra voce. É ruim quando a própria mãs da gente tem vergonha de ser honesta porque os filhos não é ligado na honestidade.Ainda dá tempo de voce mudar sua vida, aceitar jesus no coração e ser um do bem.

    JÉSSICA DO BEM

    ResponderExcluir
  4. Aiiiii! Esta nem a Ofélia supera! Voce Não deveria postar esta santa ignorância Julinho. Isto é uma pu#¨*+ta da Vista alegre, conhecida como Cida Coxão, madalena arrependida, só porque tá velha e ninguém come mais, e fica na net postando besteira. É o festival de besteiras do bem que assola Barra Mansa.

    BELONGA

    ResponderExcluir
  5. Júlio,
    É difícil acreditar que essa "Jéssica do bem" não tenha entendido o texto (com "x", Jéssica).
    Como professor na área de Gestão Pública, valho-me do citado texto nas aulas ditas inaugurais, para externar o sentimento de um povo, e do quanto permanecemos inertes, diante das ações nefastas de nossos representantes.
    Embora ainda acredite que poderemos mudar esse quadro em nossa Querida Cidade, Júlio, preocupo-me em saber do que são capazes aqueles que estão há 10 (DEZ) ANOS, 04 (QUATRO) MESES E 21 (VINTE E UM) DIAS, acantonados na Prefeitura!
    Mas, da mesma forma, ainda acredito que nossa população saberá decidir pela mudança, na verdade, pelo despertar de uma nova Barra Mansa, pois
    OS BONS SÃO A MAIORIA!

    ResponderExcluir
  6. Fábio Costa disse...

    Realmente professor, somos uma maioria calada. é triste ver que ninguém esta contente com este descalabro do Ssr. josé Renato e mesmo assim todos se calam diante das asneiras.
    é resultado do dinheiro farto que a Prefeitura joga e torra no lixo, empregnado incompetentes para calar suas bocas.
    Compram os diretores logistas, os presidentes das associações de moradores, os vereadores, os jornalistas enfim... todos.
    Numa cidade pobre e decadente, quem tem mais dinheiro faz a festa. No caso o prefeito.
    Pena que os professores são omissos também!

    FÁBIO COSTA

    ResponderExcluir
  7. Olá, Fábio!

    Não diria omissos, mas, desunidos. A categoria, em seu nível municipal, é representada pelo SEPE, que, infelizmente, perdeu sua força nos últimos anos.
    Vejo uma alternativa, Fábio, que seria, deixando de lado as rixas e vaidades, o SEPE e o Sindicato dos Servidores, juntos, unidos, em estratégias e ações, encontrarem mais força e resposta de todos, pois, afinal, são todos Servidores Públicos do mesmo Município.
    Fica a proposta.
    Abs
    Abs.

    ResponderExcluir
  8. Professora Eliete comenta...

    Olá Fábio e Prof Roberto, boa semana. Para Vc tb Julinho!

    É uma pena o que vemos em Barra Mansa. A boquinha pegou as pessoas de bem, que vimos não serem tão de bem assim. São professores calados por um carguinho comissionado, lojistas empuleirados em cargos comissionados, vereadores comprados por empregos e beneces, associações de moradores estupradas pelo mdinheiro público que emprega parentes de dirigentes.

    Enquato isto, os servidores não se entendem por pura vaidade.Somos desunidos, nisto o Roberto está certo, mas tb somos omissos, com razão Fábio.

    Esta mistura desunião + omissão é uma receita mortal para os que amam a cidade verdadeiramente. Deixando aproveitadores esnobarem suas vaidades e cantilenas destruindo nossa esperança.

    É preciso que haja um lider para nos unir, mas ele não aparece, o que é uma pena.

    Não me venham com Jonas, Inês, Roberto do chapéu, Tuca, Luiz Amaral, Ismael ou outros do mesmo saco. São carentes em tudo, por incompetência ou covardia.

    Vamos ver o que pode nos levar a reagir.

    ELIETE

    ResponderExcluir
  9. Eu voto em vc Eliete para prefeita e no julinha para viça.

    ResponderExcluir

Por favor, nosso Blog não aceita mais comentários não identificados. Por obséquio, realize seu registro. Grato.