terça-feira, 24 de maio de 2011

VINTE ANOS...



SEU JOAQUIM.

No início da década de 30, na zona da mata mineira, nascia mais um de nove irmãos de uma família de imigrantes italianos que vieram com a mesma esperança de seus compatriotas: construir um mundo novo e uma vida melhor. Essa criança viveu sob rigorosa educação e com muitas dificuldades, apesar de seus pais aquinhoarem diversas terras na cidade de Leopoldina, que hoje tranformaram-se num bairro nobre da cidade, inclusive batizada com seu sobrenome. Infância feliz, irmãos unidos e muita luta. Esse jovem de inteligência privilegiada ao tornar-se homem galgou alguns passos do direito e no piano, mas ainda não tinha descoberto suas vocações e missões. Um belo dia conheceu uma menina na capital carioca e tornou-se o seu primeiro namorado, seu primeiro marido e único homem. Dessa relação, entre tentativas frustradas, nasceu apenas um filho e é onde nossas vidas se encontraram. Era lacerdista convicto, democrata por excelência, tricolor, mineiro orgulhoso, cruzeirense apaixonado, e um otimista genuíno em todas as suas ações. Crises e crises lhe bateram a porta e após rodar pelo sul do país, foi em Barra Mansa que conseguiu uma respirável situação material e financeira. Apesar de sua alegria constante, sua bela esposa e amigos sinceros, ele guardava dentro do peito, somente para ele, os seus infortúnios. Injustiças sempre lhe acordavam no descanso da vida, mas ele as encarava com denodo e garra. Não era de todo afetuoso com as mãos nem as palavras, mas seus profundos olhos azuis falavam tão alto que chegavam a gritar. Aprendi com ele a respeitar o bem e o direito dos outros e a lutar pelos meus. Aprendi com ele que há centenas de formas de lutar pela vida e que jamais devemos esmorecer. Aprendi com ele o real sentido da palavra amizade e foi com ele que a recebi na sua maior expressão. Hoje, fazem exatos vinte anos que seu corpo nos deixou, mas sua alma e atitudes se eternizaram na minha mente e no meu coração. Pai voce foi meu herói, meu bandido, e me ensinou o jogo da vida. Pai, pode ser que daqui há algum tempo, a gente possa ser mais, muito amais que apenas amigos. Pai, pode crer, eu tô bem eu vou indo, tô tentando vivendo e pedindo com loucura pra você renascer. Pai, ninguém nem você ta sozinho, você faz parte desse caminho, que hoje eu sigo em paz.
Pai, Joaquim de Castro Esteves, meu amor por você é maior que esses vinte anos de ausência de presença e de total presença na minha vida. Onde quer que voce esteja, receba minha oração e o meu amor.

3 comentários:

  1. Caro Júlio,
    Seu texto veio em um dia que choro a ausência do meu que foi para outras paragens há 12 anos; e que certamente hoje me ajudaria a suportar momentos tão difíceis a qual vivo.
    Um abraço fraterno.
    A.

    ResponderExcluir
  2. Maior erro do Brasil foi aceitar imigrantes italianos. Vc devia uma hora desta estar na cachamorra a máfia cachorra dos carcamanos.

    ResponderExcluir
  3. Júlio,

    Convivi por 8 anos apenas,mas foram tão intensos,que parece ter sido uma vida!Ele,realmente foi presente em todos os momentos de nossas vidas,com sua facilidade de levar a vida na alegria...
    Acho que nunca vi seu pai desanimado,ele sempre tinha esperança de melhorar,acreditava na vida!Fico com pena de não tê-lo mais entre nós,porque era muito apaixonado pelos netos....brincava como se fosse uma outra criança.como gostava das besteiras que a Thatia falava,como carregava a Pethalla pra todo lugar(circo,então era com ele mesmo),já Thiego teve pouco contato,mas era o neto macho...srsrrsr
    Fico imaginando como seria hoje ele como bisavô.....babão mesmo!!Ah,que pena!!!!
    É tanta coisa pra falar.......ficou a saudade!!!!
    Mas você segue seu caminho,com as bençãos dele,que onde estiver,torce por você e te carrega no colo quando precisa!!!!Você tem a mesma vontade de viver,o mesmo caráter,os mesmos princípios........e NUNCA desanima,pelo contrário,você desafia os obstáculos da vida e os vence SEMPRE!!E ele deve estar muito feliz com sua caminhada aqui na Terra,porque você nunca precisou pisar em ninguem pra viver!!!!E vencer!!

    E graças a várias imigrações,inclusive os de italianos,hoje você pode estar aqui,depois de tantas lutas,ainda com muito tesão pela vida , lutar contra a hiprocrisia que assola nossa cidade!!!!!!!

    Beijos

    Giselli

    ResponderExcluir

Por favor, nosso Blog não aceita mais comentários não identificados. Por obséquio, realize seu registro. Grato.