sexta-feira, 21 de setembro de 2012

"PERICULUM IN MORA".

Periculum in mora (lê-se: perículum in móra), significa Perigo da demora. É o risco de decisão tardia, perigo em razão da demora. Expressa que o pedido deve ser julgado procedente com urgência ou imediatamente suspenso o efeito de determinado ato ou decisão, para evitar dano grave e de dificil reparacao.
É pressuposto essencial para a procedência de ações cautelares ou medidas cautelares, juntamente com o fumus boni juris.
Liminar é toda e qualquer decisão tomada in limine litis (no início da lide). A liminar pode ter natureza de tutela cautelar ou tutela antecipada, conforme o caso. Portanto é de suma importância, a observação do pressuposto do real perigo da demora para que se tenha o deferimento do pedido de liminar. Pois caso contrário pode -se provocar a interrupção desnecessária do andamento processual.
Fiz este preâmbulo para registrar os riscos que a morosidade das decisões da Justiça eleitoral em Barra Mansa podem causar, incentivando subliminarmente facções político-partidárias à prática de crimes eleitorais.
Compreendo perfeitamente que as eleições em Barra Mansa tornaram-se muito passionais, especialmente pelo "modus operani" agressivo e danoso empregado pelos candidatos do PMDB em Barra Manda nos últimos anos, adicionado ao estilo adotado pelo marqueteiro da campanha de Zé Renato, o publicitário Elias Raffide, conhecido pela alcunha de "Peça". Essa forma radical e venal de fazer política agora conta ainda com uma dezena de "aloprados" liderados pelo ex-petista Zé do Carmo, Secretário Municipal de Habitação e coordenador da campanha de reeleição do prefeito atual, e isso provoca assoberbamento de afazeres dos magistrados responsáveis pela condução do pleito, mas é preciso que se redobrem os esforços para que a democracia não sofra duros golpes e o equilíbio do pleito seja preservado, o que é garantido e determinado pela Constituição Brasileira.
Nas últimas semanas, a campanha de Zé Renato vem extrapolando todos os limites imagináveis da razão. Plantaram uma manchete sensacionalista e eivada de inverdades num jornal e o distribuíram gratuitamente para toda a cidade. Reproduziram essa falácia na edição do programa eleitoral com toques absurdos de leviandade, acusações perjuriosas e infundadas, montagems surreais envolvendo até a credibilidade comprovada de um insituto de pesquisa que é avalisado e recomendado pelo próprio "ídolo" da campanha deles, o prefeito Neto. Plantaram centenas de "fakes" no Facebook, com montagens covardes, inclusive já foi protocolada prova da suposta origem, o mesmo tal de Zé do Carmo. Milhares de telefonemas são disparados para todas as residências de Barra Mansa, numa alusão a uma suposta e absolutamente falsa pesquisa aproveitando do ensejo para denegrir, de forma insistente e criminosa, o candidato Jonas Marins. Já até divulgamos os números dos telefones que geram esses crimes. Já sabemos até em nome de quem esses telefones estão e posso garantir que um deles tem direta ligação com o coordenador da campanha de Zé Renato. A Rádio do Comércio, de propriedade do candidato a vice-prefeito do Zé, tem sido usada, pelo filho do proprietário, para difundir acusações levianas contra Jonas Marins e promover supostos méritos do "candidato" Zé Renato. Todos esses fatos, somados a outros similares, geraram uma série extensa de denúncias substanciadas em documentos e depoimentos que até agora, graças a falta de celeridade no julgamento e investigação das denúnicas, só geraram duas multas para a Rádio do Comércio, um direito de resposta de apenas um minuto no mesmo veículo e a retirada do programa de TV de segunda-feira do ar, mas na Internet, a "peça" criminosa continua sendo disparada constantemente.
Acredito piamente na capacidade e idoneidade dos senhores magistrados delegados para o pleito de Barra Mansa, mas a demora nas decisões tem incentivado a adoção de prática similares, e se ninguém tomar providências urgentes, não se poderá prever até onde isso pode chegar.
Quero manifestar este aviso cominado com meu pleito de maior agilidade da Justiça, instrumento regulador da sociedade e garantia de soberania de nossa gente.

5 comentários:

  1. agora uma questão pratica essa juventude deturpada aliada a Zé Renato liderados Por um ex PT tbm que já foi presidente da Juventude do PSDB, que hj estão todos dentro do PSB junto com Zé do Carmo e todos eles estão apoiando a campanha do atual presidente da camará de vereadores de Barra Mansa 1 milhão não devolvido a prefeitura, Luis Antonio por fotos que eu tenho visto no face book ele parece ter mais pessoas que o Jonas tem de equipe trabalhando só pra ele. campanha do luis antônio e uma campanha milionária ao meu ver carros e mais carros placas e mais placas e a do Zé Renato tbm tem placa dele em Barra Mansa pra tudo quanto e lado ate atrapalham o andar no centro. depois falam que a campanha do jonas e a que gasta mais dinheiro eu passando de carro ontem eu vi uma placa do jonas entre o ponto do antigo sabec ate a subida do viaduto do ze, chris e paula disputando espaço na calçada.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde!
    Gostaria de registrar que é impossível andar na joaquim Leite por conta das placas de propaganda do prefeito. Aonde está o TRE que não toma providências? qual o juiz que terá a coragem de se fazer algo???? Acorda Barrão!!!! Chega deste povo 12 anos à frente d e tanto roubo....

    ResponderExcluir
  3. Boa noite Julinho!
    Estou estarrecido com o horário eleitoral gratuito do pilantra do Zé Renato fingiu um direito de resposta dentro de seu próprio programa e enumerou 16 processos movidos contra a Asbam. Disse que o Jonas o desafiou a achar um processo (mas na verdade o Jonas o desafiou a achar um servidor que não tenha recebido o prêmio do seguro em sua gestão). É logico que em 10 anos frente a um órgão como a Asbam processos vão aparecer, e ainda foram poucos, deu uma média de 1,6 processos ao ano. É muito pouco para um órgão que teve os seus repasses reduzidos drasticamente por uma lei alterada maquiavelicamente pelo Zé-nóquio e que fez a Asbam passar como inadimplente frente aos comerciantes da cidade. Entre os nomes dos processos citados estão a Celeste Center (petista doente), Devanil da Demacon (candidato a vereador pela coligação do mal), entre outros que não vou enumerar para não me estender demais.

    Não é possível que a justiça eleitoral não irá se manifestar após esse direito de resposta fingido, que objetiva unicamente passar credibilidade a mais uma mentira e intriga do candidato do Mal.

    E ainda se fizeram passar por vítimas, como se as agressões pessoais estivessem partindo do Jonas, além de uma musiquinha de paz para iniciar o programa, bem diferente da agressividade de seu programa anterior sobre as mentiras do Jornal Aqui.

    Daniel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esseé o BEM. Conheço. Desprezo. Vomito. E ganharemos. Muito.

      Excluir
  4. A oposição ataca a situação aqui, a situação ataca a oposição em outros canais e nada mais justo que isso... Denúncias infundadas e inverídicas há de ambos os lados, mas a oposição sempre parte da premissa de que o prefeito não pode fazer propaganda de seus atos durante o período pré-eleitoral para poder bater sem querer apanhar. Isso sim, é injusto...

    AL FATAH ONOFRE

    ResponderExcluir

Por favor, nosso Blog não aceita mais comentários não identificados. Por obséquio, realize seu registro. Grato.