quinta-feira, 27 de setembro de 2012

DOIS PESOS E DUAS MEDIDAS.

CAPA ARTIFICIAL.
Todos os órgãos de imprensa no Brasil tem as suas preferências políticas, especialmente quando a afinidade é fortalecida por verbas públicas. É assim. Sempre será. Compreendo. Cliente tem sempre razão. É ele quem patrocina e possibilita o pagamento de funcionários e impostos e o que é bom para o cliente, geralmente, é bom para o "fornecedor". Apesar de entender o mecanismo, têm casos que extrapolam os limites da racionalidade, e cabe ao leitor, ouvinte ou telespectador, saber separar o joio do trigo e formar as suas opiniões pautadas na lógica e no bom senso. Faço esse preâmbulo para registrar o antagonismo de certas posturas do Diário do Vale, que é, certamente, o jornal de maior circulação na região sul-fluminense, e tal fato, evidentemente, foi construído por méritos que não me cabem questionar e nem pretendo fazê-lo.
Em Barra Mansa, evidente que o Diário do Vale "torce" por Zé Renato. Em Volta Redonda, é explícito que o Diário do Vale "torce" por Neto, em Piraí é natural que o Diário do Vale "torça" por Luiz Antônio, e assim por diante. Normalmente, o jornal acompanha as tendências oferecidas pelos atuais governantes e as razões apontadas acima são mais do que suficientes para entendermos a simpatia recíproca, porém, algumas incoerências nos chamam a atenção.
Hoje, na coluna "Mosaico", o jornal esclarece que tem o costume de divulgar apenas pesquisas do IBOPE, mas o festival de baixarias que está sendo atirado contra o candidato Luiz Antônio, de Piraí, justifica a abertura de uma exceção, e logo após, divulga números de uma pesquisa MIND que aponta a virtual vitória de seu favorito. Quer dizer então que o Instituto MIND só é confiável quando aponta vitória dos preferidos do jornal? Por que a pesquisa MIND em Barra Mansa não merece o mesmo crédito?
Já no site do mesmo jornal, se enaltece a decisão da Justiça Eleitoral em Volta Redonda, que mandou tirar de circulação um tablóide ofensivo à candidatura e a pessoa do prefeito Neto. Antes de registrar o contra-senso, esclareço que sou absolutamente favorável a apreensão e punição de todos os responsáveis pela veiculação de factóides apócrifos e covardias do gênero, que assaquem covardemente contra a moral de quem quer que seja sem provas ou fatos contundentes, mas fico perplexo ao lembrar que, recentemente, o mesmo jornal se solidarizou com seu "concorrente", aQui, quando reproduziu, na íntegra, uma matéria que já foi condenada pela Justiça eleitoral e uma nota de repúdio do mesmo "concorrente" contra Jonas Marins, alegando que a ação de supostos cabos eleitorais ou simpatizantes de Jonas ao solicitarem a apreensão da distribuição gratuita e tendenciosa do jornal, constituia "um atentado contra a liberdade de imprensa e a livre manifestação popular". Ora, o mesmo expediente contra Jonas pode? Contra Neto não pode? Dois pesos diferentes para duas medidas iguais?
Não quero questionar nem colocar em foco a credibilidade do jornal Diário do Vale, pois o leitor tem o soberano direito de acreditar no que lhe parece real ou lhe convém, mas seria de bom alvitre que esse importante veículo de imprensa manifestasse de forma clara, cristalina e contundente, as suas preferências, o que é legítimo, e não queira cobrir o seu livre posicionamento com uma capa de isenção artificial e enganosa no intuito velado de formar opinião favorável aos seus exclusivos interesses pessoais.

9 comentários:

  1. Julinho, como eleitor convicto da Inês Pandeló e do PT discordo, por consequência, da quase totalidade de suas postagens e colocações, mas neste caso, tenho que admitir que vc tem TOTAL razão. Ao adotar tal postura, o Diário do Vale brinca com a inteligência de seus leitores e os reputa como autênticos idiotas! Até para ser parcial, é necessário um pouco de ética e competência, coisa que, ao que parece, está faltando a esse jornaleco!

    ResponderExcluir
  2. Esse não é propriamente um comentário, mas um pedido de esclarecimento, se tiver como me ajudar, agradecerei sua ajuda!
    Um candidato que está Indeferido com recurso, os votos dados a ele são computados ou não, sabe me dizer eles aparecem na urna!?!?
    Meu e_mail para resposta: andre_luis_06@hotmail.com

    Agradeço Sua atenção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salvo engano, se até o dia da eleição, o candidato encontrar-se na condição INDEFERIDO COM RECURSO, ele encontra-se apto, mas seus votos não são automaticamente computados, o que ocorrerá, posteriormente, caso seu recurso tenha êxito no TSE.

      Excluir
  3. SUGIRO QUE O REFERIDO JORNAL MUDE O SEU NOME PARA "HILÁRIO DO VALE", NÃO É UMA BOA SUGESTÃO. kkkkk!

    DANIEL

    ResponderExcluir
  4. Julio,
    Eu teria 2 perguntas que gostaria que me ajudasse nas respostas:

    1) Ainda haverá pesquisas publicadas em Barra Mansa até o dia 7 ?

    2) Teve alguma pesquisa em VR ou terá ? Qual a razão da não publicação ?

    grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em Barra Mansa terão duas, todas a pedido de Jonas.
      Em Volta Redonda, creio que Neto não publica para não comprovar a possibilidade real de 2º turno, e os adversários não publicam porque mostram Neto na frente.

      Excluir
    2. Duas? Uma pá de cal não seria suficiente?
      Viva o segundo turno em VR!

      Excluir
  5. De uma coisa eu sei que:" A esquerda não é "burra" ,e,sim um amontoados de metidos a intectuais que querem perdurarem no poder por tempo vitalicio.Afim de escravizar e manipular uma massa 100% alienados dotados de "maus hábitos".

    ResponderExcluir
  6. Estou sóbrio e sempre me apresentei sóbrio como o segmento ao processo político nesse ou desse país está (anda).No entanto essa lavagem celebral que o PT faz a seus simpatizantes,nos dá náusea,nos causa infecção de um virus incurável.A corrupção está em negrito por todos os lados,o PT está em negrito por todos os lados,o Brasil encontra-se em negrito por todos os lados e, nossos corruptos e corruptores encontram-se felizes pela grana que desviaram dos cofres Públicos em todo processo político e nos três poderes ,seja ela na esfera federal,estadual e municipal.O soldado quando vai a guerra só se dá por vencido quando a coragem vai embora,o povo de Barra Mansa tem sido enganados por todos que aí estão,entraria em colápço total se o PT aqui fizesse morada.Concluo que a coragem ainda nos tem resvestido em 100%,por sermos todos fortes.Isso porque estamos de mãos dados com o FRENTE BRASIL ANTI-CORRUPÇÕES\CORRUPTOS,CORRUPTORES.

    ResponderExcluir

Por favor, nosso Blog não aceita mais comentários não identificados. Por obséquio, realize seu registro. Grato.