sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

CARNAVAL DE RUA EM BARRA MANSA.

SOU A FAVOR.
Umas das polêmicas que marcará o início do governo Jonas Marins em Barra Mansa será a volta do carnaval de rua. Infelizmente, em nossa cidade ainda habitam  diversos e inflamados reacionários. Sinto que a cidade está dividida. De um lado, hão comunidades carentes que têm no samba e no carnaval um de seus raros momentos de lazer e que julgam-se no direito de confraternizar nas avenidas da cidade, que são públicas, é bom que se estabeleça. De outro lado, parte de uma sociedade conservadora e envelhecida, que prefere respirar marasmo do que perceber sintomas de alegria coletiva. Muito se fala em segurança e riscos. Se pensássemos assim permanentemente, o ideal olímpico é que nem saíssemos de casa e aprisionássemo-nos em nossos lares desprezando o esplendor da vida. Se o povo brasileiro pensasse assim, não haveriam os disputados carnavais de Salvador, Olinda, Recife, São João del Rei, Cabo Frio, entre centenas de outros municípios onde nas ruas se percebe a maior expressão popular nos dias de Momo. Se limitássemos as nossas aspirações à esses limites, o carnaval da Sapucaí, que atrai turistas de todo o Universo, não existiria, assim como não existiria o Cordão do Bola Preta que aglutina mais de três milhões de pessoas no sábado de carnaval no centro do Rio. Não existiria a Lapa, não existiriam praias, não existiria vida. Esconder o carnaval de nossas vidas é jogar a sujeira para baixo do tapete ou fazer como o marido traído que flagrou a mulher e seu melhor amigo em ato de amor no sofá de sua sala. Para tentar esquecer o flagrante e se acomodar, ele ficou com a mulher, manteve a amizade e vendeu o sofá.
É certo de que moradores tem direito a silêncio e tranquilidade, mas o direito de um se encerra quando começa o de outro. É necessário tolerância, paciência, bom senso e é saudável deixar o egoísmo de lado. O carnaval é uma festa popular brasileira, parte de nossa tradição cultural, patrimônio de um povo, e assim sendo, ninguém tem o direito de cerceá-lo.
Isso tudo não quer dizer que a festa não possa ser revestida de responsabildiade e criatividade, minimizando, ao máximo, seus contratempos e dissabores.
Quando se fala em carnaval na Avenida, em Barra Mansa, não necessariamente nos remetemos à Avenida central da Cidade, a Joaquim Leite. Penso que o desfile de rua, na Avenida Beira-Rio, da Ponte do Ano Bom até os fundos da Câmara Municipal, atenderia muito bem o pleito das entidades carnavalescas, seus seguidores e colaboradores, causando transtornos para poucos. Penso também, que não é preciso esvaziar as dependências do Parque da Cidade durante os festejos carnavalescos, que poderia muito bem abrigar os bailes populares após o desfile, transferindo o fluxo de foliões para lá, após determinado horário.
É evidente que na cidade, deverão existir banheiros químicos em abundância assim como a efetiva participação do poder público e seus órgão de segurança e ordem pública. Tudo, com bom senso e boa vontade, podem nos levar a bom termo e satisfação generalizada. Isto posto, sou totalmente solidário ao prefeito eleito Jonas Marins e ao secretário de cultura Claudio Chiesse, a serem empossados em janeiro, na ousada proposta de honrar o compromisso com as comunidades de resgatar o nosso carnaval, em detrimento das elites modorrentas que sobrevivem através da lamúria. Não podemos nos conformar em ver nossos comércios e estabelecimentos perderem uma semana inteira ociosa para que parte substancial de nosso povo gaste seus rendimentos em outras cidades. Carnaval em Barra Mansa não é só lazer, é parte da economia municipal, já demasiadamente combalida.
Arautos da enfadonha Ditadura do Silêncio Absoluto, tremei, pois um prefeito ousado está para asumir e tentar devolver vida para nossa cidade. Já não era sem tempo.

20 comentários:

  1. Uma das coisas que mais me impressionava em Barra Mansa era a alegria da Festa da Esperança no Santa Rosa e o carnaval na avenida, nos anos 80 quando cheguei aqui a trabalho, quanta alegria, povão nas ruas em fim era tudo 10.
    Portanto o Jonas Marins está de parabéns com a volta do carnaval na Avenida, aliás Cidade sem carnaval é cidade triste.Valeu Julio, valeu Jonas...

    Jefferson Marinho

    ResponderExcluir
  2. JULINHO CONCORDO PLENAMENTE DE O CARNAVA, SER NA AVENIDA,MAIS SO QUE O JONAS VAI TER QUE COLOCAR VARIOS PM E GUARDAS MUNICIPAIS NA CIDA
    DE E DEPOIS QUE ACABAR O CARNAVAL DEVERIA MANDAR LAVAR AS RUAS E A AV.

    ResponderExcluir
  3. O carnaval popular acontece nas ruas de todo o Brasil, por que em Barra Mansa tem que ser diferente?

    ResponderExcluir
  4. O “Bemaquistão” está ficando cada vez mais enrolado.
    Há duas semanas saiu à notícia de que o prefeito e candidato à reeleição, o candidato vice-prefeito e proprietário do jornal Aqui estavam inelegíveis por oito anos. Tudo verdade, mas e daí? E daí que ao crime eleitoral, punido com a perda dos direitos políticos, deverá ser seguido por uma investigação criminal. Ou seja, o jornal Aqui distribuiu gratuitamente 50 mil exemplares em Barra Mansa as suas próprias custas? Bancando tinta, impressão, mão de obra, energia elétrica, água e impostos, etc... Por quê? Sobre o argumento de promoção e marketing? Quantos dias a promoção aconteceu com a mesma edição do jornal? Promoção de que? Na Vista Alegre, por quê? Quem pagou por esta estratégia? E quanto foi?
    Era propaganda eleitoral disfarçada de notícia!
    “Denúncia. Difamação. 1. Em virtude do elemento normativo ‘visando a fins de propaganda’, constante do art. 325 do Código Eleitoral, o crime de difamação pode ocorrer em contexto que não seja ato tipicamente de propaganda eleitoral. 2. Demonstrados indícios de autoria e materialidade, a configurar, em tese, o crime previsto no art. 325, combinado com o art. 327, III, do Código Eleitoral, a denúncia deve ser recebida. Recurso especial provido.”
    PENA: detenção de três meses a um ano, e pagamento de 5 a 30 dias-multa.
    Veja, combinado com art. 327, III: na presença de várias pessoas, ou por meio que facilite a divulgação da ofensa. A pena aumenta em 1/3.
    Quanto às propagandas eleitorais desesperadas e levianas:
    Divulgar, na propaganda, fatos que se sabem inverídicos, em relação a partidos ou candidatos, capazes de exercerem influência perante o eleitorado (Código Eleitoral, art. 323, caput). Jonas era a favor da descriminalização das drogas entre outras coisas!
    PENA: Detenção de dois meses a um ano ou pagamento de 120-150 dias-multa. A pena é agravada se o crime é cometido pela imprensa, rádio, ou televisão (Código Eleitoral, art. 323, P.U).
    Caluniar alguém, na propaganda eleitoral ou visando a fins de propaganda, imputando-lhe falsamente fato definido como crime (Código Eleitoral art. 324, § 1º). Jonas era a favor do aborto, e o aborto no Brasil é crime!
    PENA: detenção de três meses a um ano e pagamento de 5 a 30 dias-multa. Aumento da pena em um terço, se qualquer dos crimes for cometido contra: presidente da república ou chefe de governo estrangeiro, e contra funcionário público, em razão de suas funções.
    É ainda muito pouco em comparação ao sofrimento despertado nas pessoas diretamente envolvidas na campanha de Jonas Marins, ao próprio, e sobre os seus familiares.
    É só juntar todo o material do “bem” e o código eleitoral vai ser pequeno, aliás, o código eleitoral – lei 4737 de julho de 1965 – mesmo sofrendo todas as atualizações, não consegue prever todas as novas técnicas de anti propaganda, propaganda subliminar e maquiagem usadas hoje em dia nas campanhas eleitorais.

    ResponderExcluir
  5. Atenção barramansuínos, esta cidade só tem uma rua que é a merda da avenida joaquim leite. Então somente lá se pode fazer qualqeur coisa ou no travestilódromo, que ´a beira do paraíba.

    MDF

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você deve ser uns daqueles que frequentam a Beira Rio atrás de traveco, pois você já deve ser figurinha carimbada nas ruas internas do Aterrado onde vários travecos fazem ponto a muito tempo. Só que tem um detalhe "Cornélio Anonomo", é que enquanto você vem a Barra Mansa para ver onde os travecos andam, o Ricardão deve estar passando na sua casa e traçando a sua mulher seu Corno kkkkkkkk

      Excluir
  6. Triste; uma cidade como Barra Mansa, acreditar em um candidato, clamando por mudança, venha ter como prioridade, a volta do carnaval de rua, acordem Barramansenses, temos muito que fazer, não podemos esperar que algum político realize algo que nos faça crescer, uma cidade não tem como ser grande, se não tem grandeza quem nela vive e trabalha, na verdade a mudança pra ser feliz, apenas é o cadáver que deveriamos enterrar para sempre, como o caso do PT, rejeitado nas urnas por nós e nosso prefeito eleito nutre grande admiração, não vou me espantar se no decorrer de seu mandato Jonas Marins, trocar de partido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você quer interpretar o carnaval como prioridade de Jonas, já demonstra sua má fé e falta de isenção. Nunca ninguém falou que a prioridade da administração é o carnaval, pois o carnaval é apenas o assunto mais próximo a ser enfrentado pelo governo. Nada mais. Chega de chororô.

      Excluir
    2. ENQUANTO EM BARRA MANSA A ADMINISTRÇÃO MUNICIPAL ESTÁ PREOCUPADA COM O CARNAVAL; ANGRA DOS REIS, VOLTA REDONDA E RESENDE, COMEMORAM A COLOCAÇÃO ENTRE OS 100 MELHORES NO PIB DO BRASIL, AFINAL PRA QUE PENSAR NISSO SE AQUI NÓS TEMOS CARNAVAL, FUTEBOL, REDE GLOBO, MAÇONARIA, IGREJA UNIVERSAL, OS PTRALHAS E JONASTHONIAM.HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA

      Excluir
    3. Eles comemoram isso por que em doze anos tiveram algum governo de verdade e não essa prosopopéia e vigarice chamada de "bonita e melhor"!
      Foi no governo de quem que BM perdeu Inal, Matarazzo, Lanlimp, Nestle, divisão de operações da Light?
      Hein, caro doutor honoris causa multiplex da mamata.

      Excluir
    4. Na hora de votar em Roosevelt, não pensaste nisso, como agora pode chamá-los de vigarista, enganas a quem queira mas a mim jamais, atrás deste PRÓ - BARRA MANSA, se esconde um mau caráter QUE ESCOLHE MAU SEU CANDIDATO DE ÔLHO NUMA BOQUINHA E NÃO CONSEGUE, DAÍ VIRA OPOSIÇÃO,vamos esperar a hora de Jonas.

      Excluir
    5. Só uma mente covarde e anônima como asua para imaginar que eu usaria subterfúgios ou codinomes para expor meus sentimentos e ideias. Boto a minha cara e assinatura em tudo que escrevo e faço. Ñão sou e jamais serei como você.

      Excluir
  7. depois de popularizar o carnaval de rua (salvador),acabando com o carnaval de clubes (ilha,asteca, Goiabal,minas esporte clube, clube municipal, o carnaval de rua em barra mansa nunca foi bom, mais piorou levando para o "quartel". alegação de segurança não se sustenta, senão deveria-nos acabar com garupa de moto, maior incise de homicídios em são paulo, o resto e balela.

    ResponderExcluir
  8. julinho o carnaval e uma festa popular, entao eu pergunto porque o carnaval na avenida, dane-se os tradicionalistas que vao para outros lugares e nos deixam em paz, brincando o carnaval, temod a PM e a GUARDA MUNUCIPAL, para tomar conta do nosso povo, salve jonas marins

    ResponderExcluir
  9. julinho, o carnaval e do povo, sou a favor do carnaval na joaquim leite, os demagogos que viagem para longe, e nos deixam em paz, jonas respeite a resposta do povo, viva jonas

    ResponderExcluir
  10. Jonas e Claudinho, vocês são 10. Carnaval de Rua, começando com grito de carnaval no dia 1 de janeiro. O Jonas não poderia ter tido a mas felis ideia ao chamar o competenticimo claudinho chiesse para a cultura. É mudar para ser felis, 65.

    ResponderExcluir
  11. Itatiaia Quatis e Pinheiral tem nos tbém queremos carnaval na avenida vai fazer nos voltar no tempo daqueles grandes carnavais....

    ResponderExcluir
  12. Todo mundo tá esperando pra BM MELHOR.... DA-LHE jONAS....

    ResponderExcluir
  13. Julinho tb acho que com organizaçao e segurança o carnaval pode e tem que voltar para a avenida; lembro qd criança ficava nas marquises ou ate mesmo nos sobrados assistindo ao desfile dos varios blocos da cidade,qd se confraternizavam pessoas de todas as classes sociais sem nenhum problema.O Claudinho chiesse viveu tudo isso em BM e sabera fazer.Queria sugerir tb ao proximo secretario de cultura que incentivasse a volta do teatro na cidade ate mesmo para homenagear sua saudosa mae;professora Lurdinha chiesse;que fez parte dos aureos tempos em que se respirava cultura em BM.

    ResponderExcluir
  14. Ele ja esta começando mau seu governo, pois como mora em bairro nao deve ter recordação do tamanho do vandalismo praticado pelo seus eleitores em epoca de carnaval, valendo recordar que o povo de Barra Mansa, nao estao acostumados com festas populares;
    Se liga JONAS,ja esta comecando a fazer merda.

    ResponderExcluir

Por favor, nosso Blog não aceita mais comentários não identificados. Por obséquio, realize seu registro. Grato.