quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

ORIENTAÇÕES BÁSICAS PARA OS NOVOS PREFEITOS E VEREADORES DO BRASIL (14-FINAL).

PRINCÍPIO DA TRANSPARÊNCIA - LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL.
O que abrange a “transparência” para a Administração Pública Municipal?
A transparência na Administração Pública Municipal é aquela em que o gestor público garante aos cidadãos acesso amplo às informações sobre a gestão e seus resultados, incentivando a participação social no desenvolvimento de políticas públicas. A Lei de Responsabilidade Fiscal destinou um capítulo próprio para a informação da sociedade, obrigando o Prefeito a manter a comunidade informada sobre a obtenção dos recursos e a aplicação destes. A participação popular acontece através da realização de audiências públicas e da ampla divulgação das peças orçamentárias, relatórios de acompanhamento da gestão e demonstrativos de prestações de contas.
De que forma poderá o gestor público garantir a transparência da gestão fiscal na Administração Pública?
A Lei de Responsabilidade Fiscal relacionou alguns instrumentos de transparência da gestão fiscal, aos quais deve ser dada ampla divulgação, inclusive em meios eletrônicos de acesso público:  Plano Plurianual;  Lei de Diretrizes Orçamentária;  Lei Orçamentária Anual;  Prestações de Contas e o respectivo Parecer Prévio; Relatório Resumido da Execução Orçamentária;  Relatório de Gestão Fiscal; Audiências públicas durante os processos de elaboração e avaliação das peças de planejamento.
O princípio da transparência obriga ao gestor divulgar informações sobre a execução orçamentária e financeira da receita e da despesa públicas?
Sim. A Lei estabelece a obrigatoriedade de liberação ao pleno conhecimento e acompanhamento da sociedade, em tempo real, de informações pormenorizadas sobre a execução orçamentária e financeira da receita e da despesa públicas, em meios eletrônicos de acesso público, com prazos estabelecidos  de acordo com sua população: o prazo para o cumprimento dessa determinação pelos Municípios com mais de 100 mil habitantes encerrou em 2010. Para os Municípios que tenham entre 50 e 100 mil habitantes, o prazo encerrou em 2011 e, para os Municípios que tenham menos de 50 mil habitantes, o prazo vencerá no final de maio de 2013.
Existem outras formas de garantir a real transparência na Administração Pública?
Qualquer atitude do administrador público objetivando promover a participação popular fortalece a cidadania e promove a transparência. Assim, deve-se nortear um governo com as seguintes premissas:  cumprir o princípio da publicidade; criar manuais de orientação com linguagem acessível ao cidadão; disponibilizar aos cidadãos canais para o recebimento de críticas e sugestões e manter o portal de transparência ativado e atualizado em tempo real.
Muita gente me criticou por repassar essas informações e até nos desprezaram pela simplicidade e obviedade das mesmas, mas esse foi o nosso propósito nessa série de postagens: em linguagem acessível, informar a rotina devida do funcionamento da máquina pública. Espero ter sido útil para alguém. Obrigado.

12 comentários:

  1. É transparência? Então me diz por que o Mauricinho não quer ser o Secretário de Saude. você sabia que ele não vai assumir?

    Me diga, também, quem é o cara que o Noel de Carvalho indicou para a chefia geral das licitações?

    Se for transparência, estas perguntas devem ser respondidas o mais rápido possível para evitar suspeições sobre um governo que se inicia.

    FERNANDO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A transparência administrativa de gestão pública nada tem a ver com isso, mas não procede a informação de que Dr. Maurício não assumirá. Já está confirmado no governo. Pedro Paulo, suposto futuro chefe das licitações do governo Jonas, é presidente do DEM de Barra Mansa, partido que apoiou a campanha vitoriosa do PC do B. Se querem enxergar fantasmas, fiquem a vontade, mas perderão o sono à toa.

      Excluir
  2. Julinho vc devia se informar melhor antes de escrever asneiras. Se o Jonas n te comunicou quem serão os nomes de seu governo não enche com seus anônimos.

    ResponderExcluir
  3. Julinho vc publica o q esta besta escreve. O Ricardo Maciel já te avisou, aí vem merda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este Ricardo é um banana não conseguiu eleger o irmão e fica de beicinho dizendo que o Jonas traiu e não deu a coligação prometida. O culpado foi o Leiteiro que correu da raia e não quis ser vice do Jonas. Se fosse vice o PSDB tinha fechado, mas o Leiteiro ficou no muro e queria ficar acendendo vela pra Deus e pro diabo e ficou no muro. Perdeu !!!!!!
      Vai ser vereadorzinho pro resto da vida e muito ruim.
      Ricardo esta acabado e fica querendo uma boquinha na prefeitura e fica falando merda na cidade. Já ouvi até dizer que o Jonas pediu 30 mil pra formar a coligação e o Jonas dava 15 mil e o Leiteiro e o Ricardo davam mais 15 mil e que o DEM pediu + 20mil e o ricardo não quis dar e por isto si f.... e agora fica reclamando do Jonas.
      Vai trabalhar cambada de derrotados, junto com o Luiz amaral e Ademir de Mello.

      BOCA MALDITA

      Excluir
  4. O Jonas Marins loteou antes e depois a prefeitura. Isso é uma vergonha. Inês Pandeló derrotada, tendo uma secretaria, Feres Nader cassado tendo uma secretaria de cultura, Noel de Carvalho de Resende entrando com uma secretaria e até o Albertassi. O Jonas vai ser pior q o Zénérico. Vira Vira Vira

    ResponderExcluir
  5. Enquanto isto os verdadeiros companheiros são deixados pelo meio do caminho. Jefferson, Pitombeira, Thiago, Márcia, Luiza, Janaína, PV, e outros.

    ELIETE

    ResponderExcluir
  6. Jonas Marins não precisa de mais dias para mostrar seu caráter e ao que veio. Se nada for feito, ele tem cara de pau para fazer pior do que o Zé Renato. Sua fome e sede pelo poder é tamanha, sua falta de escrúpulos e safadeza é enorme. Juntou com os inimigos derrotados após as eleições. Está fazendo a mais escrota política de distribuição de secretarias para pessoas desqualificadas. Fisiologismo puro logo dele o pregador de idealismos. Você mesmo Julinho tanto escreveu sobre secretários de fora agora defende. Ele fez a mesma coisa com João Leôncio para tomar a ASBAM. Mas será diferente. Não deixaremos 1 dia o governo de Zé Renato continuar neste pelegão enganador. Vamos desmascarar logo e ele tá querendo. O salário pago aos secretários é elevado. Você mesmo chamava o Roosevelt de pachá. Quando eles não querem uma pessoa falam de um salário pequeno. Haha ao desejar nomear mulher irmão e outros onde o rabo de Jonas está preso duvido ser salarico. Jonas vc ganhou mais pode ser impitimado é q ninguém aguentava o BEM PILANTRA e esperava o fim. Mas como vai começar de novo no lugar do desanimo vem uma grande revolta. Vamos arraca-lo judicialmente e levar a justiça em breve. Aguarde prometemos mostrar ao povo o qto é covarde vil e abusado.

    Grupo chega de mentira

    ResponderExcluir
  7. Este grupo chega de mentiras é ligado ao professor Jefferson e este discurso ele fez na Secretaria de Educação outro dia, falando que é chegada a hora de acabar com as diretoras puxassacos de três matrículas.
    ele não gosta da Luzia e fica postando contra ela porque ela disse que ele é desmoralizado no meio do professor e ganha um salário de marajá. É o maior salário de toda a Secretaria, ele ganha mais do que o secretário, quero que?
    É por causa de gente como este professorzinho frustrado que Barra Mansa tá neste buraco, pois cada um enxerga o seu umbigo e nada mais.

    BOCA MALDITA

    ResponderExcluir
  8. Parabéns Julinho e ao grupo chega de mentira. Estou enojada com o que estou sabendo deste tal Jonas.

    Professora revoltada

    ResponderExcluir
  9. IHHHH a coisa tá feia mesmo, já notaram que a lista está aumentando? Gente, quanta decepção daqueles que lhe juraram amor eterno. Quanta gente esperou cargos e posições dentro da prefeitura. Até a Claudia Moura do Peninha, que esperava dar uma banana para a rádio, agora tá choramingando pelos cantos, numa amargura que nem giló, carregando a bananada que já ganhou. Ai meu Deus, quanta tristeza..... Jonas Marins, tu enganou essa gente, tu não tens remorso? Ainda bem que te conheço e fiquei fora. Quem ri por último ri melhor...... Pêsames!!!!!

    ResponderExcluir
  10. Plágio ???????? que vergonha.... que feio....

    ResponderExcluir

Por favor, nosso Blog não aceita mais comentários não identificados. Por obséquio, realize seu registro. Grato.