segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

ACUSAÇÃO DE PLÁGIO - MAIS UM ESCLARECIMENTO.

A LUTA CONTINUA.
Conforme já abordamos e está notório, o jornal DIÁRIO DO VALE está gastando três dias de circulação de sua última edição, com uma capa e matéria me acusando de plágio. Querem, acintosamente, vincular o meu Blog pessoal ao meu cargo na Câmara Municipal, com intuito claro de me causar prejuízos morais e pessoais. É uma ato de vingança explícito pelo fato de não me curvar a seus "parceiros-patrocinadores" que visam calar a imprensa, omitir dados públicos e manter laços suspeitos de desvio do erário.
Primeiramente, esclareço que no Código Penal Brasileiro, em vigor, no Título que trata dos Crimes Contra a Propriedade Intelectual, nós nos deparamos com a previsão de crime de violação de direito autoral – artigo 184 – que traz o seguinte teor: Violar direito autoral: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. E os seu parágrafo 1º , consigna, que: §1º Se a violação consistir em reprodução, por qualquer meio, com intuito de lucro, de obra intelectual, no todo ou em parte, sem autorização expressa do autor ou de quem o represente, (...): Pena – reclusão, de 1 (um) a 4 (quatro) anos, e multa, (...).
Nosso Blog não tem retorno algum financeiro ou real possibilidade de lucro. Não aceitamos nem a conta do Google que nos propicia remuneração/acesso. Nosso objetivo é passar informação qualificada e distante da ótica dos macomunados com os poderes constituídos através do voto. Lê ele quem deseja. Não temos sequer mecanismo de divulgação deste espaço. Isso, por si só, me desqualifica da acusação.
A coletânea da qual tiramos grande parte das lições inseridas na série "ORIENTAÇÕES BÁSICAS PARA NOVOS PREFEITOS E VEREDORES DO BRASIL" é extrato adaptado de uma pequena parte de uma oferenda pública do Tribunal de Contas do estado de Ceará, sem autor individual e sem crédito para seus realizadores. É um serviço público prestado a sociedade e sua reprodução atinge em cheio o objeto conceptivo de seus idealizadores. Reproduzir lei não é crime. O texto legal não é prerrogativa particular de ninguém. A lei é pública e quem a reproduz presta serviços a cidadania e a democracia. Não coloquei a fonte básica em meus escritos porque, a meu critério exclusivo, fiz pequenas modificações que julguei necessárias para melhor entendimento e leitura e adaptação a nossa realidade. Isso, é da minha responsabilidade e portanto, não me caberia transferir a autoria, pois aí sim, incorreria em grave erro de deturpação intelectual.
Simples assim. Nosso Blog tem 3.749 postagens em três anos de atividades e jamais fui acusado ou questionado por algo similar. Quem me conhece, sabe da minha facilidade em produzir textos, e não há dia, na minha labuta, que alguém não venha a meu gabinete pedir que realize algum escrito, que via de regra, é feito de imediato. Dezenas de vereadores e candidatos políticos são testemunhas deste fato corriqueiro em minhas atividades. Modéstia a parte, posso não ser um elitizado ou rebuscado escritor, e nem pretendo ser, mas as linhas saem de minhas mãos com extrema facilidade e agradam a muitos que rotineiramente me procuram.
Transcrevo do jornal "O GLOBO" o publicado no "Diário Oficial da União" em 17 de maio, sobre  um decreto que regulamenta a nova Lei de Acesso à Informação. A lei obriga órgãos públicos a prestarem informações sobre suas atividades a qualquer cidadão interessado. O projeto é de iniciativa do Executivo e vale para todo o serviço público do país. Segundo o texto, "os órgãos e as entidades do Poder Executivo federal têm de "assegurar o direito de acesso à informação, proporcionado mediante procedimentos objetivos e ágeis, de forma transparente, clara e em linguagem de fácil compreensão". Este foi o nosso objetivo, mesmo não sendo meu dever na qualidade de Blogueiro. Prestei informação qualificada e de origem confiável, muito ao contrário de certos órgãos de imprensa, que mediante pagamentos astronômicos, omitem da sociedade as informações que ela carece e se especializam em forjar matérias de loas para seus patronos financeiros.
Muita água vai rolar. A peleja apenas se inicia.
Grato pela solidariedade de muitos em nosso Blog, no Facebook e até mesmo erm alguns comentários não censurados no DV. Enquanto a grande maioria dos atos solidários a minha pessoa se dá de forma clara, identificada e responsável, os ataques se dão como sempre, através de anonimatos e pseudônimos esdrúxulos. Porém, isso não isenta o DV da sua responsabilidade e jé estamos trabalhando neste sentido.
Agradeço o intuito de muitos que nos informaram de ações morais contra os responsáveis por essa matéria, mas não as publicarei, pois esse não é o objetivo de nosso Blog, mesmo que a recíproca não seja justa nem verdadeira.
Não me intimidam facilmente. Faria e farei tudo novamente, se preciso for. E de cabeça em pé.

27 comentários:

  1. Muito oportuno essa matéria do DV, na semana passada detonou o Jair Nogueira, pois ele, como presidente da Câmara de Volta Redonda, CORTOU se não toda, grande parte da verba que aquele jornal recebia do Legislativo. E agora, com seus ataques ao "Zé de Ré nato", que pagou milhões para eles no decorrer desses últimos quatro anos, para o DV, resolveram, pura e simplesmente para lhe atacar. Mas pelo pouco que o conheço, sei que nunca se intimidará e levará esse caso as últimas consequências.
    Parabéns, mais uma vez pelo seu trabalho.
    Aproveito a oportunidade para desejar a você e toda sua família um 2013 repleto de muitas realizações e prosperidade.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. vejo com bons olhos,os ataques do dv,nao que gostei,mas se estao te atacando e porque perderao dinheiro da camara em materias pagas,isso quem ganha e a populaçao parabens.so espero que vc continue assim no proximo governo dando liberdade para as criticas em seu blog,claro excluino as pessoais, sei que vc e amigo do jonas,mas peço que vc nao misture as coisas,porque existem 3 coisas sem graça, chuchu, casamento de crente e blog chapa branca. um feliz ano novo para vc e tua familha.

    ResponderExcluir
  3. Julinho, um afável e afortunado 2013 para ti e todos os seus. Como eu falei outro dia nós ainda estamos na oposição, temos que ficar atentos e vigilantes, há muito entulho cultural-politico para ser removido. Nenhuma cidade fica impune e não é o Jonas que vai transformar uma realidade da noite pro dia.
    Nós estamos nessa pelos nossos netos, filhos, sobrinhos, amigos, mulheres, conhecidos, botafoguenses, flamenguistas, tricolores e vascaínos; pelos nossos irmãos de todas as instâncias; pelos católicos, apostólicos, romanos, protestantes, ateus, pagãos, budistas. Pela democracia de tradição liberal em que todos os homens são iguais perante a lei para poderem ser diferentes. É preciso que a lei assegure os mesmos direitos para que todas as comunidades possam ser o que elas querem ser.
    Vencemos uma batalha contra o despotismo, é hora de comemorar... Com certeza, para você, será com a neta gatinha que, no final das contas, é a razão de tudo!
    COMEMORE, VOCÊ É UM VITORIOSO!

    ResponderExcluir
  4. Penso que o DV deu um tiro no pé , porque ficou claro que agiram por puro espirito de vingança, fundada em interesses puramente comerciais deles.
    Por outro lado, concordo com o anônimo acima, quando pede que vc não torne seu blog em instrumento de publicidade do Jonas Marins, porque blog chapa branca e o que tem de pior. Perde a credibilidade.
    Fui eleitor do Zé, porque não sinto firmeza no Jonas , melhor teria sido o Juiz Consenza, mas vamos torcer para dar certo. Depois vamos começar a cobrar a realização das promessas.
    Como diz o velho cacique Luiz Amaral, perigosos são os ratos magros, estão esfomeados e fazem uma grande confusão.
    Continue, mas sem rancores, porque senão vc se rebaixara aos níveis do pessoal que te detesta.
    Um eleitor atento
    Feliz Ano Novo!

    ResponderExcluir
  5. Julinho, NUNCA VI DE BOA FORMA a distribuição de dinheiro público para alguns veículos de comunicação VIA CÂMARA MUNICIPAL OU PREFEITURA MUNICIPAL.

    Via de regra, SOU VÍTIMA DIRETA DE CÂMARA E PREFEITURA DE BARRA MANSA e todos ou parte do todo conhece bem A HISTÓRIA.

    Com binóculo nas mãos, acompanho TUDO e MAIS UM POUCO. Conhecendo bem os dois lados, vejo quem está atrás de cada impressão (Neto e turma do PMDB).

    Vc, recentemente, foi um GRANDE BATALHADOR sobre TUDO QUE O PREFEITO ZÉ RENATO (PMDB) fazia no mandato. Tanto bateu, tanto bateu, que divulgou até além do que devia e muito bem feito!

    Graças à SUA OUSADIA e CORAGEM, conseguiu - não sozinho - desfazer o IMENSO CASTELO DE AREIA DE ZÉ RENATO E ROOSEVELT BRASIL.

    Acompanhei tudo bem de perto e como sabe, continuo elogiando sua atuação.

    Acredito, como vc também, que a GUERRA INICIADA PELO DV não terá fim tão cedo. Conhecemos muito bem as pessoas que dominam aquele jornal e a política IMPOSTA SOBRE O MESMO, pelo NETO do PMDB.

    Jornalisticamente, sua foto foi divulgada como forma de deboche, difamação, mostrar tudo de ruim que é e faz para o próximo, enfim, para afundá-lo DEFINITIVAMENTE.

    A briga que o envolve e o DV é algo gradativo. Eles não descansarão enquanto VC não cair de vez.

    Se perderam e continuarão perdendo verbas da Câmara de Barra Mansa e da prefeitura no governo do Jonas Marins é outra questão, pois não consigo espaço nesses órgãos públicos, onde há dinheiro para pagar divulgação para veículos de comunicação, mas infelizmente, sob escolhas e afetos bem distantes do meu trabalho e vc sabe muito bem disso.

    Desejo boa sorte. Feliz 2013. Grande PACIÊNCIA no trâmite judiciário do Brasil. Não desista. VC É CAPAZ. ACREDITE NO SEU POTENCIAL. PARABÉNS. CONTINUE.

    ResponderExcluir
  6. Vale ressaltar que a irmã da editora do Jornal Diário do Vale era CC na Prefeitura de Barra Mansa, até a data de hoje!!
    Lotada na Secretaria Municipal de Governo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, era uma moça que vivia sentada numa cadeira na secretaria de Governo O DIA TODO sem nada fazer, sem nada atender, sem ter expediente para nada e AINDA GANHAVA DO GOVERNO DO ZÉ RENATO???

      Como servidora pública, Julinho, por favor, se souber de mais BESTEIRAS QUE O ZÉ RENATO "FEZ", divulgue, divulgue e mais divulgue. Vc tem mais acesso ao material que todos nós.

      Uma perguntinha: quanto Zé Renato "pagava no contrato da PMBM" para atender a Igreja Católica e também muitas evangélicas que o APOIAVAM NO MANDATO de Barra Mansa?

      Parabéns. Continue.

      Excluir
  7. Acho que isso tudo é para desviar o foco, gente o Zé não vai passar a Prefeitura para o JOnas ele tá viajando desde quinta à noite... ele é um covarde, tem medo de olhar nos olhos do Jonas depois daquela campanha suja, Diário Vale ataca vc e o aqui ataca Jonas e seus Secretários, pura choro de quem perdeu muito com as eleições "R$".

    ResponderExcluir
  8. Na verdade essa materia enalteceu o seu trabalho corajoso de acabar com a corja que estava em BM há 12 anos, e esse jornalzinho de segunda categoria, chapa branca, que não terá mais o percentual para falar bem do desgoverno do bem.

    Ninguém chuta cachorro morto !!
    Por que eles não falaram dos 500 mil que o Neto gastou na campanha em VR, com pode.
    Por que não falam das conquistas do voltaço ?
    Por que não falam das industrias que vieram para VR, a crise na saúde ?

    Corno tem que falar de BM, temos que começar o ano com independência sobre os cornos, temos nossa cidade, quem não está satisfeito que mude.

    Viva Barra Mansa !
    Viva Jonas Marins !
    Viva a Foha do Interior, Viva a Voz da Cidade, Viva o BMFC !!

    Elles que se fodam !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Jonas gastou 1 milhão. Vá no site do TSE e o Julinho podia comentar.

      Excluir
    2. a Voz da Cidade é o pior jornal em todos os sentidos. O Jão Pançardes mal fez o primário. Não conheço ninguém q lê aquele jornal. Leva uma grana da Camara e Prefeitura. O Bill jornaleiro diz q nem vende. Nem de graça eu quero esse jornal. Só notícia velha e quando nova é para escrever mentiras e matérias sobre fim do mundo, E o pior jornal do Brasil

      Excluir
    3. Folha do Interior q jornal é esse?

      Excluir
  9. Julinho,
    O Diario do Vale ta desesperado, ta com medo de só levar dindin do GORDO, eq dindin

    ResponderExcluir
  10. Os cães ladram e a caravana passa.................... deixa eles Julinho feliz 2013 Valeu dmais....continue batendo forte......

    ResponderExcluir
  11. Meu caro amigo

    Estupefato, atônito, aturdido. Assim ficou esse seu amigo quando,
    passando pela banca de jornais, viu, de longe, a sua "magestosa" foto
    (magestosa ou artística?) estampada na primeira página do Diário do
    Vale. Temendo alguma notícia mais triste, tomei coragem e cheguei bem
    próximo do jornal. Constatei a denúncia do plágio que você cometeu no
    seu Blog. Crime hediondo, só comparado ao extermínio de judeus pelos
    nazistas, que o levará, certamente, a um bom período de repouso na
    "Bangu" que você escolher. Imagino que, desde a veiculação da
    matéria,você esteja sem dormir, mantendo-se aceso à base dos famosos
    tarjas pretas. Cheguei a pensar, até mesmo, que você tivesse
    abocanhado um dos prêmios lotéricos do Natal e, nadando em dinheiro,
    patrocinasse aquela bela primeira página e a matéria extensa na página
    3 (página impar custa mais caro, você sabe). Confesso que, no fundo,
    no fundo, morri de inveja. Eu tenho 54 anos de rádio e jornalismo, já
    fui Coordenador de Comunicação Social da Câmara Municipal de Volta
    Redonda, Secretário do Prefeito e de Promoção Social na Prefeitura de
    Barra Mansa, na Prefeitura de Quatis, já trabalhei em jornais e rádios
    do então Estado da Guanabara, servi, como jornalista, ainda bem jovem,
    no gabinete do Governador Chagas Freitas, na antiga Assembléia
    Legislativa do RJ, na bela Niterói e nunca mereci uma foto na primeira
    página, ainda que de uma coluna,em preto e branco.
    Você nasceu com a "retaguarda" para a lua?
    Amigo, ninguém chuta cachorro morto.
    Me dê a receita, antes que a inveja me mate.

    Abs e Feliz Ano Novo!
    Luiz de Paula Naves.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mandou bem Paula Naves e q vc ñ me processe, faço das suas palavras as minhas rs. Marcão Terra

      Excluir
    2. Meu querido amigo Luiz de Paula Naves:
      Onde você se encontra? Me envie o seu e-mail para catiaduc38@hotmail.com.
      Saudades!
      De sua amiga e comadre: Cátia Cristina de Assis

      Excluir
    3. Meu amigo e compadre Luiz de Paula Naves,
      onde vc se encontra? Seu afilhado está maior do que eu, vc precisa ver. rsrs
      Me desculpe em postar em um blog, mas foi onde eu te encontrei.
      Mande-me o seu e-mail para catiaduc38@hotmail.com
      Abraços da amiga: Cátia Cristina de Assis Duarte.

      Excluir
  12. jornaleco,quinta categoria.feliz 2013 pra todos,valeu julinho.e vcs verao que o jonas e diferente,um cara espetacular,iluminado esperem.que deus nos ilumine

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Inês q o diga, a Pandeló está dizendo aos 4 ventos q o PT conquistou a prefeitura de Barra Mansa. O Jonas está mal assessorado

      Excluir
  13. É só não esquecer que o Juarez só está lá graças ao prefeito eleito Jonas Marins depois ao próprio mérito, senão nunca que o PT volta a PMBM. A não ser que tirem a IP mandem esta sra. pra bem longe. BM tem memória. Quem sabe daqui uns 30 anos. Mal assessorada é ela que não consegue há anos se eleger em BM.

    ResponderExcluir
  14. o juarez é o secretário de habitação. A vaga era do PT no governo do Zé Renato, quando chamou o Zé do Carmo. Ele foi expulso pq não chamou a Inês Pandeló. Achei muita ironia do destino, falei com o Zé do Carmo. Enfim a Secretaria da Habitação continua com petistas, nada mudou. Habitação é igual a carnê do IPTU e sem habitação não existe IPTU e INÊS PANDELÓ E IPTU é tudo de ruim. Espero q vc Julinho não vire PT sei que está quase lá. Se levar um beijo da Pandeló pode ser que amoleça. O Jonas é bom de afago ele ensina ela.

    ResponderExcluir
  15. Não há risco de virar petista e nem o PT de BM me aceitaria. Quanto ao beijo de Inês, ontem trocamos mais um cmo sempre fizemos quando encontramo-nos ocasionalmente. Apesar das divergências políticas, ela é minha conterrâneas, somos contemporâneos bancários e sindicalistas, e há respeito mútuo, acima das individualidades, mas não há risco algum de sedução par ambos. Independente disso, já declarei meu voto na reeleição da Dilma e tenho grande apreço pelo dep. Luiz Sérgio, nosso ex-ministro, assim como por seus assessores locais, e quero vê-lo ajudando muito a nossa cidade pois ele é o melhor cainho que temos para nossa Presidenta.

    ResponderExcluir
  16. Já passou para o lado de lá, chama o Ricardo. Se aceitarem ele.

    ResponderExcluir
  17. Deixem falar! Quem não incomoda não traz mudança!

    ResponderExcluir
  18. A carroça em BM faz mudança!

    ResponderExcluir
  19. " Não há risco algum de sedução por ambos .... " Você é demais, por isso gosto de você. E seu blog. Tão criativo, gostei. Também admiro somente a Presidente Dilma, os outros não os conheço pessoalmente.
    Você é muito educado.
    Quanto a Secretaria de Habitação será ampliada e vamos ver se sai algum projeto do papel, torço pela cidade e seus moradores.

    ResponderExcluir

Por favor, nosso Blog não aceita mais comentários não identificados. Por obséquio, realize seu registro. Grato.