sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

DERRUBANDO LENDAS.

Câmara Municipal de Barra Mansa.
NEM MELHOR NEM PIOR, APENAS DIFERENTE.
Nas bocas de Candinhas, Matildes, desocupados, derrotados, despeitados, desinformados e fofoqueiros de plantão, circulam lendas sobre a Câmara Municipal de Barra Mansa. Apesar de nossa casa não ser uma casa de anjos, como nenhuma casa política do mundo é, a cada dia desmistificamos alguns factóides criados contra o Poder Legislativo de Barra Mansa. Aproveito hoje, após o término de mais uma legislatura, para relembrar alguns casos onde a lenda não se sobrepôs a verdade, muitas das vezes antecipada em nosso Blog.
Lenda A: Vereador se aposenta quando exerce um determinado tempo de mandato e tem salário vitalício.
Fato: Errado. O vereador Lula encerra, daqui a dois dias, 30 anos ininterruptos de exercício da vereança e a única aposentadoria que faz jus é a mesma concedida a todos os brasileiros contribuintes do INSS e evidentemente, não é paga pelo Município nem pela Câmara.
Lenda B: O vereador mais votado é escolhido como presidente da Câmara.
Fato: Errado. Quem elege o presidente da Câmara são os próprios vereadores em escrutínio secreto. Tanto o mais quanto o menos votado podem exercer a presidência sem nenhuma vantagem para ninguém.
Lenda C: Vereador é quem aprova aumento de passagem de ônibus.
Fato: Errado. Quem aprova o aumento das passagens é o Chefe do Poder Executivo. A Câmara sequer é consultada e o aumento não carece de apreciação nem votação legislativa.
Lenda D: Presidente da Câmara e primeiro-secretário recebem mais do que os demais vereadores.
Fato: Errado. Tanto o presidente, quando o primeiro secretário ou qualquer outro ocupante da mesa executiva percebem subsídios exatamente iguais aos demais edis.
Lenda E: A Câmara votaria o Plano de Cargos e Salários do Zé Renato no apagar das luzes.
Fato: Errado. Como falamos aqui por diversas vezes, a Câmara Municipal não votaria um plano ao apagar das luzes e nem sem o devido debate prévio com o funcionalismo.
Lenda F: A Câmara aprovaria um aumento de subsídios para os veredores mesmo após a eleição.
Fato: Errado. A Câmara, conforme mencionamos aqui, congelou os subsídios dos vereadores por oito anos (2009/2016), mesmo tendo direito a um aumento proporcional ao concedido ao Congresso Nacional (63%).
Lenda G: Vereador recebe "jeton" por sessão extraordinária.
Fato: Errado. A Câmara Municipal de Barra Mansa não paga nenhuma verba para vereador nenhum por participação em sessão extra.
Lenda H: A Câmara Municipal de Barra Mansa trabalha somente 9 meses ao ano.
Fato: Errado. A Câmara Municipal de Barra Mansa é a única da região só tem um recesso anual (janeiro), mas mesmo sem promover sessões legislativas, os gabinetes parlamentares ficam abertos e o atendimento a população não é interrompido em nenhum dia útil do ano.
Lenda I: A Câmara Municipal de Barra Mansa votaria um aumento de 100% para os secretários municipais na última sessão do ano.
Fato: Errado. Mesmo que alguns futuros secretários municipais tenham tentado persuadir alguns vereadores, essa matéria sequer foi confeccionada ou apresentada.
Lenda J: A Câmara Municipal de Barra Mansa paga auxílio-paletó pra os vereadores comprarem suas roupas de trabalho.
Fato: Errado. A CMBM jamais patrocinou ou pagou auxílio para vereador se vestir.
Lenda L: A Câmara Municipal de Barra Mansa paga verba de gabinete para contratação de assessores ou gastos com materiais de consumo e combustíveis em automóveis particulares.
Fato: Errado. A Câmara de Barra Mansa não paga nenhuma espécie de verba de gabinete ou custeio de despesas pessoais de vereadores.
Lenda M: A Câmara de Barra Mansa é inadimplente perante os seus fornecedores.
Fato: Errado. A Câmara de Barra Mansa está rigorosamente em dia com todos os seus fornecedores e prestadores de serviços eventuais, assim como com suas obrigações patronais perante o INSS e o Fundo de Previdência Municipal.
Lenda N: O Concurso Público realizado pela CMBM foi de cartas marcadas e fraudado.
Fato: Errado. Até os adversários mais ferrenhos reconhecem que o Concurso Público da CMBM foi um primor de lisura, organização e respeito constitucional. Não houve sequer uma ação contrária ao certame em vara pública de qualquer esfera.
Lenda O: A Câmara de Barra Mansa tem o custo de manutenção muito caro.
Fato: Errado. O custo "per capta" da Câmara Municipal de Barra Mansa é acentuadamente o menor da região sul-fluminense e um dos menores do estado do Rio de Janeiro.
Lenda P: A Câmara Municipal de Barra Mansa patrocina Congressos em estâncias turísticas para seus vereadores.
Fato: Errado. Nos últimos 10 anos, nenhum vereador participou de Congresso em cidade fora do estado que tenha sido patrocinado pelo erário.
Enfim, podem me chamar do que quiser, mas tenho muito orgulho de fazer parte dessa história e labutar no Poder Legislativo de Barra Mansa e ser o seu Controlador Geral. É fato que vez por outra, aparece uma ideia mal concebida por parte de alguém, mas o bom senso sempre prevaleceu e fechamos o ano com a certeza absoluta de mais um dever cumprido com muito amor e trabalho.
Agradeço publicamente ao vereador Luis Antônio Cardoso, presidente da CMBM no ano de 2012, que mesmo ferrenho defensor da administração Zé Renato, teve o profissionalismo e o senso democrático de separar as coisas e permitir que eu executasse meu trabalho com toda a liberdade e isenção e desfrutasse da sua mais absoluta confiança. O que era respeito mútuo virou amizade eterna.
Aos vereadores que saem, meus sinceros desejos de boas venturas em suas atividades pessoais. Aos que entram, minhas boas-vindas e meu clamor para que Deus ilumine os seus passos vindouros.

17 comentários:

  1. lendas urbanas:

    1 - vereador é eleito entre os homens de bem e virtuosos da cidade;
    2 - ua função é legislar e nunca pedir nada pessoal;
    3 - nenhum vereador emprega parentes ou pede empregos para o prefeito;
    4 - nenhum vereador defende empresário de ônibus, empreiteiras e outros;
    5 - vereador gasta na campanha exatamente aquilo que delcarou no TRE;
    6 - todos os presidentes da Câmara são sérios e nenhum teve problema com contas noTCE;
    7 - nenhum vereador que foi presidente tem processo ou é investigado pelo MP;
    8 - guto nader foi o vereador que nunca teve uma falta;
    9 - vereador tem assessores que estão sempre presentes em seus gabinetes e sessões;
    10 - vereador não recebe qualquer dinheiro por fora, muito menos dividi salário com funcionário...

    f r a n c a m e n t e ! Julinho. Vá catar coquinho na praia pô!

    FERNANDO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nada do que vc disse contrapôs os fatos apresentados, mas mesmo assim, vamos lá:
      1. Se os homens de bem e virtuosos da cidade fosse todos candiatos, muitos teriam chances. Mas quem escolhe é o povo e não somente você, e cabe ao povo decidir quem ele acha que é do bem e virtuoso. Isso é democracia e seu comentário é pré-conceito.
      2. Vereador pede algo pessoal, eu peço algo pessoal, vc pede algo pessoa, todo ser humano pede algo pessoal, não somos santos, somos humanos.
      3. Vereador não emprega parentes pois a lei do Nepotismo não permite. Se pede para o prefeito, é normal, afinal, você só deve indicar quem merece sua confiança. Se um parente não avalisa o outro, que avalisará? Me aponte um lugar no mundo onde isso não acontece. Repito: Jamais falei que habitamos ou trabalhamos num colégio de freiras beneditinas, que por certo, também tem os seus pecados, senão não rezariam tanto nem se penitenciariam.
      4. Se vereador defende empresário de ônibus ou empreiteiro, ele deveria ter algua influenciar sobre a empresa, e não sei como isso pode acontecer.
      5. Essa lei que regula gastos do TSE é tão esdrúxula que o próprio STF a ridiculariza.
      6. Se teve presidente com problemas no TCE reclame com ele, mas nas útimas gestões, pelo menos das quais intercedi, estamos zerados, tanto que fui agraciado com uma comenda por isso.
      7. O MP pode investigar quem quiser, é uma atribuição sua. Condenado, não tem nenhum.
      8. Guto faltou pra caramba, mas dentro do que prevê o regimento. Reclame com ele, com os eleitores dele, ou com quem fez o regimento.
      9. Cada vereador controla seus assessores. Nada posso fazer sobre isso. É uma prerrogativa deles, e cabe ao seu eleitorado avaliar.
      10. Se vereador divide salário com o funcionário, cabe a vc provar e denunciar ao MP.
      Francamente, se eu tivesse tempo para catar coquinho na praia ficaria dando pitaco anonimamente no Blog dos outros.

      Excluir
    2. Julinho, não fique chateado, eu não dou pitaco anônimo, pois me chamo, realmente, FERNANDO.
      Falei, como vc, de lendas urbanas, que são impossíveis de negar ou comprovar, posto que lendas.
      Não se ofenda quando disse para catar coquinhos na praia, é uma expressão idiomática, do tempo da vovó, que quer dizer, em outras palavras, não me amole com bobagens, que não são bobagens, mas lendas!

      Sou seu fã,e já tô achando que vc é meu também!

      Sem ressentimentos...

      FRNANDO

      Excluir
  2. JULINHO VOCE PODERIA ME INFORMAR QUAL O SALARIO DE VEREADOR,ALIAS ME INFORME COM TODAS AS MORDO
    MIAS.
    JULINHO UM FELIZ ANO NOVO PARA VOCE E TODA A SUA
    FAMILIA E BOAS FESTAS.
    ADELAIDE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adelaide,
      Boas festas.
      O salário bruto do vereador em Barra Mansa é de R$7.740,00. Com descontos de INSS e IRRF, dependendo do número de dependentes, varia de R$5.700 à 5.900 líduidos, sem férias nem décimo terceiro.
      Não existem mordomias.

      Excluir
  3. Julinho,que pessoas adoráveis e preocupadas com a cidade e seu povo.Acho que estou no melhor país do mundo e onde vivem os políticos mais corretos do universo,olha só ia me esquecendo;os futuros secretários da nova administração tentaram persuadir vereadores para aumentar seus salários em 100 por cento?Que alegria,sem começar a trabalhar,já queriam melhorar seus salários .Julinho tenha a gentileza e a dignidade de bajular menos a classe política de BM.você tem currículo,competência e inteligência para tal.POBRE BARRA MANSA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não estou bajulando. Não preciso disso. Tento apenas ser justo e fugir do modismo "politicamente correto" de criticar a classe política por tudo, que é um lugar comum que não me cabe.

      Excluir
    2. Sei q esta estória de secretariado já era, mas tenho uma dúvida, será que o novo procurador geral vai manter a Dra. Tatiana, tão ferrenha contra o Jonas, inclusive no seu facebook na época de campanha?
      Será que Jonas irá reconhecer que os servidores da procuradoria são tão incompetentes a ponto de ter que manter o maior braço direito de Ronaldo Barbosa ainda no poder?

      Excluir
  4. kkkkkkkkkkk quem espera aquela Barra Mansa Feliz, aquela do menino que sonhava ser prefeito, já está feliz sim senhores, afinal, os palhaços sempre estão assim como os eleitores do JM: " com cara de palhaços". Essa turma que vai entrar em janeiro, não é panelinha não. Mais parece PINICO. Kkkkkkkkk Barra Mansa Feliz para os Marins.

    ResponderExcluir
  5. CENTRO DE BARRA MANSA TÁ CHEIO DE MERDA... LITERALMENTE HEIN!

    CARO JULINHO, ESTOU MUITO PUTO, PUTA Q O PARIU... HOJE ESTACIONEI MEU CHEVETTE AMARELO NA RUA JANSEN DE MELLO, ALI NA SUBIDA DOS CORREIOS. AO DESCER DA MINHA MÁQUINA POSSANTE, P.Q.P. DE NOVO. PISEI NUM MONTE DE BOSTA DEVIDAMENTE DEPOSITADO SOBRE A CALÇADA. P.Q.P. DE NOVO. ANDEI PUTO MAIS ADIANTE E VI VÁRIOS MONTÕES DE MERDA SOBRE A CALÇADA. P.Q.P. DE NOVO! QUASE PISEI EM OUTRO... ESSA CIDADE DA TURMA DO BEM TÁ UMA MERDA SÓ! PASSEM LÁ E VEJAM, SINTAM O CHEIRO DA MERDA, PISEM... O JONAS MARINS VAI TER QUE MANDAR LAVAR A CIDADE COM ÁGUA FORTEMENTE CLORADA DE TANTA MERDA QUE ESTÃO FAZENDO. P.Q.P. DESCULPEM O DESABAFO, MAS PRECISAVA, JÁ QUE NEM É PERMITIDO BEBER UM ÚNICO CHOPP E PILOTAR MEU CHEVETTE AMARELO. BOA SORTE JONAS MARINS. POR FAVOR, LAVE ESSA CIDADE DAS MERDAS QUE A TURMA DO BEM AINDA TEM FEITO.

    ResponderExcluir
  6. AI LEITORES DESTE SENSACIONAL BLOG.
    VOCES VAO VER QUE E JONAS MARINS,ASSIM QUE ASSUMIR O PODER E OS
    SEUS SECRETARIO.
    O JONAS DEVERIA EXIGIR DE SEUS SECRETARIOS,A DECLARACAO DE IMPOSTO
    DE RENDA AGORA NO INICIO.
    VOCES VAO SABER QUEM E DOUGLAS DURAM,QUE SE FAZ DE BONZINHO.SO PEN
    SA EM SEU BOLSINHO,QUER TUDO PARA ELE E AINDA TIRA ONDA DE BOM MOCINHO E DE BOM IRMAO.AGUARDEM ESSE TAL DE NO SECRETARIO DE FAZEN
    DA ASSUMIR VAI JA DE CARA AUMENTAR O IPTU E OUTROS.
    ESSE CARA E UM DOS QUERIA DOBRAR O SALARIO DE SECRETARIO.
    O JONAS VAI QUEIMAR O SEU FILME COM ESTE CARA E ENTRE OUTROS NOMES.
    AGUARDEM.

    ResponderExcluir
  7. Julinho, vem mais nepotismo por aí....

    Enquanto isto, o PV continua a esperar o prometido, o Pitombeira somente ontem foi contemplado com um carguinho mijuruca e o Amaro Branco, o Thiago, a Márcia, o Otoniel e outros continuam esperando.

    Enquanto isto a sobrinha de Jonas é quem vai dirigir o Hospital da Mulher.

    E o príncipe irmão vai na Câmara querer 100% de aumento para os secretários e nada pro funcionário.

    É, "mudar pra ser feliz" so mesmo com a família Marins!

    ELIETE

    ResponderExcluir
  8. eu sou leitor deste blog desde a campanha moro em vr e afmiro muito a partipaçao de poucos no blog procurando se informar da cidade e sendo o julio controlador da cmbm colocado em saia justa mas com a competencia sempre fora do muro esclarecendo as perguntas.
    algo q muitas vezes era normal em vr e muitas das vezes pelos proprios veresadores q nao era oposiçao mas do povo hj e tudo acobertado por por todos os meios de comunicaçao os meios de comuniçao q era povo hj e contra qm e independente nao caminha pois e abafado hj vr e terra onde um manda e 260 mil obedeceonde o dedo e apontado para o alto de sua cabeça sem o direito de vc olhar para cima vr revive a era de lampiao sem maria bonita mas muitos cangaceiros onde essa historia so sera contada qndo neutralizar lampiao se no nordeste de vr ainda tiver cabra macho pois levantou um mas lampiao com suas façanha derrubou tinhamos tanto milicianos em vr mas com a campanha encerrada lampiao acho q mandou eles embora pois ate hj a policia nao achou um pra pagar por todos.
    barra mansa nao deixe ja q vc derrubarao o lampiao de vcs tome conta pra nao levantar outro e ninguem do seu bando.
    a pior coisa e uma cidade q nao tem prefeito vereador acho q com esta eleiçao vamos voltar a saber q rola em vr. maa lampiao ja avisou q nao qr ninguem falando na cabeça dele e muito menos dele.
    julio deixo uma sugestao por barra mansa e volta redonda poderia sentar vc claudio alcantara e sergio boechat q tem a mesma linha de pensamento sao pessoas independente e criar um forum de debate em conjunto tipo um jornal eletronico de acesso livre onde encontrariamos todos assuntos em um so lugar leio blog de vcs 3 de do garotinho q denuncia o estado de lampiao cabral.
    se alguem quiser comentar fica a vontade

    feliz ano novo a todos em especial a julio e pro-bm 2 grandes defensores de sua cidade

    joao

    ResponderExcluir
  9. Julio,
    Vc precisa falar do vereador q se elegeu comprando votos e que usa das mesmas artimanhas de milicianos (centro social).
    Repito, BM esta virando baixada fluminense ou Zona Oeste, terra onde essas praticas sao muito utilizadas pela milicia.
    RL

    ResponderExcluir
  10. vc ta famoso amigo ate ganhou materia no diario do lampiao abraço joao

    ResponderExcluir

Por favor, nosso Blog não aceita mais comentários não identificados. Por obséquio, realize seu registro. Grato.