quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

INVERSÃO DE VALORES.

LEI SECA.
A QUEM INTERESSA O CONSUMO DE DROGAS?
Uma das "teorias da conspiração" no Brasil que sempre desprezei foi a suspeita de que o tráfico no Brasil é tão forte que teria importantes representantes bem estabelecidos dentro do Congresso Nacional e nos poderes constituídos. Embora continue não acreditando nessa suposição, existem coisas que me fazem questionar a possibilidade desse boato ter fundamento.
Não estou aqui para fazer apologia do fumo (apesar de ser meu vício) nem da bebida alcoolica (apesar de ser um dos meus prazeres). Reconheço a minha ignorância em manter o hábito nocivo do tabagismo, mas alguns contra-sensos não se justificam. Hoje, vivemos numa repressão violenta ao uso de cigarros e às vezes, nós fumantes, sentimo-nos à margem da sociedade, mas entendo que isso se faz necessário, porém, combater o tabagismo concomitantemente com a propagação de marchas pela legalização ou descriminalização da maconha é algo que não me produz sentido.
Agora, estamos enfrentando um rigor ainda maior contra o uso de bebidas alcoolicas por motoristas. É uma Lei que se justifica, mas peca na sua aplicação. Sou absolutamente favorável a uma fiscalização rigorosíssima nas estradas e rodovias nacionais, especialmente nos pontos onde há maior estatística de acidentes, porém creio que nas ruas pacatas de cidades do interior onde acidentes fatais no trânsito são raros, tal fiscalização e combate só sirvam para propiciar corrupção ou incentivar o uso de drogas. A juventude, principalmente na sua parcela mais alienável, sentindo-se inibida ao uso do alcool nos caminhos para as suas baladas, tenderá a consumir drogas, essas sim, com alto potencial para desvirtuar o raciocínio, provocar violência e dependência química.
No final de semana passado, em Barra Mansa, houve uma portentosa "blitz" em frente a um hospital, porém, a poucos metros dali, num posto de gasolina, vários jovens, com sons de carros ligados em alto volume, consumiam abertamente bebidas e outras 'coisinhas' mais. Seria simplesmente um erro estratégico ou a polícia não se interessou, por motivos suspeitos, a enxergar o óbvio? No Rio de Janeiro e Niterói, grandes cidades do nosso estado, se paga num táxi para ir da Barra à Lapa, ou de Camboinhas à São Gonçalo, muito menos do que  aqui para ir do centro de Barra Mansa para o Centro de Volta Redonda, em distância muito menor. Enquanto não forem oferecidas opções viáveis para a população, essa Lei em nossa região só terá como crédito resultante a corrupção policial e o fortalecimento das máfias do tráfico de drogas.
Nos países desenvolvidos, essa Lei não vigora, porém, quem provoca acidente fatal por irresponsabilidade, ingestão excessiva de alcool ou drogas, responde duramente nas barras da lei. É assim que se conscientiza um povo: justiça e punidade exemplar.
No Brasil sensacionalista e hipócrita, quando o assunto é Lei Seca, colocam todos dentro do mesmo barco. A grande maioria dos apreciadores do alcool, toma um chopp ou cerveja após um dia de trabalho e volta para casa em paz. Não dá cavalo de pau, não prática pegas ou coisas do tipo. Deve-se punir o comportamento no trânsito, onde todo dia assistimos diariamente um festival de erros, desrespeitos, barbeiragens, sem que isto tenha relação alguma com o alcool. Fiscalizar e punir individualmente o comportamento, exige competência e capacidade de legisladores e autoridades, o que é muito raro em nosso País. É mais simples e menos arriscado punir condutores que não irão ameaçar policiais, juízes, promotores e demais autoridades e se gabar que a lei é severa e deve ser aplicada, do que mandar para cadeia BANDIDOS DE VERDADE, que roubam nossas casas, carros, traficam drogas e armas e que tiram a tranquilidade de todos nós. Hoje pela manhã, vi que na televisão que no estado de Santa Catarina, 19 pessoas morreram neste final de semana prolongado de Natal por acidentes de trânsito, constituindo a pior estatítica dos útimos anos. E aí? Cadê a eficácia da Lei Seca?
A ingestão de bebida alcoolica, desde que o cidadão se porte corretamente no trânsito, não colocando outras vidas em risco ou se envolvendo em acidentes, não é crime pois não há materialidade estampada em dano efetivo ou real risco de lesão ao bem da vida. A atual "Lei Seca", porém, não foi gestada nessa perspectiva, senão a de crime formal, bastando que o indivíduo tenha ingerido bebida alcoolica num grau mínimo para que possa ser enquadrado e até preso, caso não se submeta ao bafômetro.
Cada ser humano tem tolerância variada para consumos diversos e enquanto não for criado aparelho, similar ao bafômetro, que detecte o uso de drogas entorpecentes, essa lei caminhará na linha da hipocrisia e ineficácia. Liberdade para usuários de drogas e cadeia para quem toma três copos de ceveja não faz sentido e só tende a estimular o tráfico. A quem isso interessa?
Quero ver centenas de bafômetros funcionado a todo vapor nas estradas nacionais onde os números de acidentes fatais sejam alarmantes. Isso é muito mais efetivo e responsável do que proibir o Seu João de tomar uma cervejinha no seu botequim preferido num bairro vizinho a sua casa.
Que venham as críticas a meu ponto de vista. Sei que vão me chamar de cachaceiro, fumante, idiota, irresponsável, ou coisas do tipo, mas prefiro esses "elogios" a demagogia ululante do "politicamente correto". Enquanto o cigarro e o álcool se transformaram nos vilões da sociedade, o uso de drogas está virando "glamour". Está certo isso? Podem me rotular do que quiserem, mas no meu parco entender estamos invertendo valores. 
Devo ter ficado muito velho. Como diz uma frase do anedotário popular: "Eu sou do tempo que fumar era bonito e dar a bunda era feio".
Antevejo a polêmica. Fazer o quê? Nosso Blog é assim.

9 comentários:

  1. Tem uma jovem de 17 anos em estado gravíssimo no CTI da Santa Casa, vítima da batida de um insano bêbado e filinho de papai; acidente esse no domingo entre o cruzamento da Praça da Matriz e a Joaquim Leite.
    E o senhor acha que não deve ser feita uma fiscalização rígida no interior????
    Deve ser amiguinho dos pais do assassino...
    Laura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Laura,
      Muito pelo contrário. Não sei se ele estava bêbado ou drogado, mas que pode afirmar isso?
      Infelizmente, ELE ESTÁ SOLTO! Isso sim é que me revolta. Um trabalhador não pode tomar uma cervejinha, mas esse "assassino" está SOLTO!!!! Isso é impunidade. Se houvesse punição exemplar para ele, outros mediriam as consequências de seus atos. Isso seria muito mais eficaz do que ficar abordando trabalhador na porta de hospital.

      Excluir
  2. MAIS OU MENOS TEM EM COMUM!

    DUAS VISÕES ORIUNDAS DO JULGAMENTO DO MENSALÃO.
    A primeira visão de mundo é o da democracia de tradição liberal em que todos os homens são iguais perante a lei para poderem ser diferentes. É preciso que a lei assegure os mesmos direitos para que todas as comunidades possam ser o que elas querem ser.
    A outra é a visão totalitária. Ela pode ter um viés de direita ou esquerda, mas é totalitária. É aquela visão em que alguns homens não são iguais perante a lei. Ou porque são oligarcas, ou autocratas, ou porque têm sonhos de justiça social e, portanto, são representantes de partidos, então esses homens estão acima da lei. E porque eles não são iguais, então todos os outros homens se igualam é na falta de direitos, porque eles terão menos direitos que os outros homens desiguais. Essa é a visão totalitária de poder, essa é a visão que não nos interessa... Essa visão perdeu... Essa é a visão muito presente no Brasil velho e neste Brasil, aparentemente novo, que tem muito de velho. O Brasil velho era o Brasil do Sarney que Lula diz “Sarney não é um homem comum, não podemos tratar Sarney como um homem comum”; e Sarney devolve para Lula, aparentemente a modernidade progressista de esquerda, que “ninguém tem autoridade moral para atacar Lula”! Atenção: qualquer um que se submeta à lei não é ser atacado. Esse Brasil dos desiguais precisa acabar. O que o STF fez foi dizer “sim, todos são iguais perante a lei”!

    ResponderExcluir
  3. pelo que li em seu blog,vc esta processando um cidadao por ter dito que vc era cheirador, sem comprovaçao, o que acho correto,mas por outro lado vc usa o mesmo artificio dizendo que quem esta num posto de gasolina esta cheirando,cade as provas,nao e uma contradiçao.vc por ser pessoa formadora de opiniao jamais poderia induzir o cidadao a desrespeitar uma lei,por se for para cada um interpretar a seu gosto,vai virar uma babel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nada a ver. Não acusei ninguém de nada. Vc está interpretando da maneira que lhe convém depreciar.

      Excluir
  4. Enquanto fecharmos os olhos e fazermos justiça pela metade, haverá coisas cono essas: Filhinhos de papai, comendo frango mas arrotando camarão em Barra Mansa, filhos de políticos dando carteirada, perguntando: Você sabe de quem eu sou filho? , filhos de policiais cheirando e vendendo drogas como se para eles a lei não valesse, desrespeito de todos os jeitos, precisando de provas diferentes das vistas por todos e que somos covardes para denunciar, já que sabemos que poderosos da nossa cidade podem mandar matar e que de acordo com o carro, o seu é ou não parado por aqui.Seus pais estão preparados com advogados noite e dia para defenderem seus demônios caseiros,com muito dinheiro e pouca educação. Bêbados, drogados, cheirados, não interessa! Errou? Deve pagar como todo mundo! Mas enquanto o Presidente da Câmara Municipal dessa cidade continuar achando que lá é a casa do Vereador e não a do Povo (e todos os vereadores ficarem calados),NADA pode mudar!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Deviam pegar essa rapaziada do pega de madrugada e com musicas em alto volume perturbando quem quer dormir.....

    ResponderExcluir
  6. Pior acontece atrás da Cãmara e os vereadores nem veem. Puteiro beira rio, travestis na beira do rio, putas no parque das preguiças. E na Câmara dos vereadores nem os evangélicos tomam providências. Estas pessoas entram a vontade, a casa não é deste povo?

    ResponderExcluir
  7. Uma pouca vergonha ... falta de policiamento . na rua da camara , espero q agora q tem um policial eleito vereador , q ele pense um pouco mais na segurança das ruas de bm , nao so na area central mais em todas . ... cofiamos no poder dos vereadores... so faltam eles trabalharem ...infelizmente o presidente da camara esse ano so pensou em sua eleição e do zé mala...

    ResponderExcluir

Por favor, nosso Blog não aceita mais comentários não identificados. Por obséquio, realize seu registro. Grato.