quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

IBGE - DADOS OFICIAIS DO FRACASSO ECONÔMICO.


MAIS NÚMEROS PARA SEREM MAQUIADOS.

Já que a turma do “bem” quer números, vamos a eles novamente.

Saiu agora pelo IBGE, a relação dos Produtos Internos brutos/ per capta das cidades brasileiras EM 2007. Veja algumas cidades da região, como se encontram:

PORTO REAL 152.767
PIRAÍ 30.888
ANGRA DOS REIS 29.603
RESENDE 27.234
VOLTA REDONDA 26.337
RIO DAS FLORES 22.589
ITATIAIA 16.159
BARRA MANSA 12.471

Barra Mansa no ano anterior (2006) tinha o PIB/pc de 13.306. Em apenas um ano caiu 6,28%. Esses números são do IBGE.

Barra Mansa que já foi uma das seis mais importantes cidades econômicas do estado agora se encontra em 29% lugar no ranking do estado, considerando seu PIB per capta. Em apenas um ano perdeu 5 posições. Na nossa frente se encontram Rio de Janeiro, Angra dos Reis, Areal, Armação de Búzios, Cabo Frio, Campos, Cantagalo, Carapebus, Casimiro de Abreu, Levy Gasparian, Duque de Caxias, Itaguaí, Itaperuna, Itatiaia, Macaé, Mangaratiba, Niterói, Petrópolis, Piraí, Porto Real, Quissamã, Resende, Rio Bonito, Rio das Flores, Rio das Ostras, São João da Barra, Três Rios e Volta Redonda.

A média do estado é de 19.245, portanto estamos 35% abaixo da média estadual.

Secretários e assessores municipais: São números do IBGE. Não há como contestar. O pior é que a expectativa dos fechamentos de 2008 e 2009 é ainda mais cruel.

Vamos ver como eles vão tentar maquiar isto também.



4 comentários:

  1. AB da turma do bem comentou:

    Para quem não sabe o PIB per capita é a divisão de toda a riqueza produzida dividida pelo número de habitantes. Ele é usado para medir o grau de riqueza do povo e não se confunde com o IDH, que é o ìndice de Desenvolvimento humano. Muitas vezes a cidade tem um PIB mais baixo que seu visinho, mas em compensação oferece muito mais para a sua população, o que se justifica pois o índice de investimentos públicos quando é alto melhora a qualidade de vida. Isto aconteceu com Barra Mansa, pois a Prefeitura investiu muito em infra-´estrutura, saude, educação, terceira idade. Basta ver que o índice da mortalidade infantil em Barra Mansa é de 1º mundo comparável ao de Canadá e Japão, o que ninguém comenta. O tratamento de AIDS é referência no Brasil, sendo o primeiro município do Brasil que crianças nascidas de mães aidéticas não contrairam a doença. em Barra Mansa o IPTU é o mais barato do Brasil, havendo desoneração tributária para a população e os investimentos em áreas de lazer despontam, tendo três grandes parques - Pç da Bandeira, de saudade e da Cidade, além de um horto que é referência. Todos os funcionários recebem cartão alimentação e assistência médica de primeiro mundo além de terem uma confiável instituição de previdência que garantirá o futuro dos aposentados. Finalmente, nossos idosos são tratados como gostaríamos que tratassem nosso pais, todos estão muito bem atendidos e os índices de longevidade são os maiores da região. Enfim, Barra Mansa tem pontos positivos, que alguns insistem em ignorar.

    ResponderExcluir
  2. Anderson Brasil, suponho,
    Fico feliz em ve-lo prestigiar nosso humilde blog. Faze-los sair do pedestal não é tarefa fácil, e isso muito me orgulha. Mas vamos tecer impressões sobre o seu comentário respeitoso, e por isso só, lhe agradeço.
    Falamos de PIB per capta, que para o IBGE e para todo o Brasil tem fundamental importância, caso contrário, não seriam investidos milhões de reais no seu estudo.
    Se você tiver números do IDH confiáveis, serão bem-vindos, caso contrário, providenciaremos estudo a respeito.
    Visinho, ou vizinho, como cremos ser correto, era o termo carinhoso que seu irmão tratava o Ademir Melo, quando ele o socorreu no SAAE ou quando ele o apoiou e depois levou uma bela facada nas costas, assim como eu, portanto esse termo, mesmo soletrado erroneamente, nos deixa um pouco traumatizados. Falando em vizinhos, não creio que a população de Porto Real, Piraí, Resende, Volta Redonda, Itatiaia, e até mesno Quatis e Pinheiral tenham porque de nos invejar. E só perguntar a eles se trocariam suas administrações pela nossa.
    Anderson, uma coisa que não possuimos é qualidade de vida. Vejo diariamente na Cãmara o quanto nosso povo carece de saúde, e até mesmo somos obrigados a emprestar parte de nossa frota para atendimentos na capital e adjacências, pois nem isso a Prefeitura disponibiliza para nosso povo mais carente. Quem não tem plano de saúde como nós, sofre ao precisar de atendimento médico. A UPA, que nos custa uma fábula mensal, minimizou um pouco a sobrecarga da Santa Casa, mas está longe de ser a solução final de nosso crônico problema. Os números referentes a Aids não são confiáveis e não existem estatísitcas seguras a respeito, mesmo porque, por hipocrisia nacional, esconde-se as verdadeiras origens e grupos de risco em favor de laboratórios e dogmas religiosos, mas essa discussão é mais profunda e não cabe nesse curto comentário.
    Sobre educação, nem vou comentar pois o caos instalado é vergonhoso para qualquer cidadão e esse assunto já foi demasiadamente discutido em nosso blog, onde por consenso, até mesmo de membros da administração, precisamos tomar medidas drásticas e urgentes para evitar o pior e não ccomprometermos ainda mais toda uma geração de criança e adolescentes.
    Agora, por Deus, não me venha com essa cantilena, Catilina, de que nosso IPTU é o mais barato do Brasil. Isso é uma ofensa a qualquer cidadão que possua um mínimo de inteligência e dissercimento e quero crer que você não tenha a mim nem os nossos leitores nessa conta ignara. Mas o pior ainda estava por vir: o lazer. Barra Mansa e nossa juventude não dispõem de lazer em nossa cidade. Tudo é boicotado com a beligerãncia do Poder público e nossos jovens tem que sair de nosso raio de ação em busca de entretenimento, Agora mesno, vindo de VR, vi um acidente de um carro com placa de Barra Mansa, provavelmente com vítimas fatais. Não temos lazer, nem de baixa, nem de nenhuma qualidade, isto é óbvio e ululante.
    Para falar em idosos bem tratados, reporte-se a cidade vizinha e nossa filha, Volta Redonda, que tem de fato uma política social que faz inclusão da "terceira" idade de forma produtiva, clara e eficiente. Mas pelo que ouvi hoje, Barra Mansa inaugurará sábado um Centro voltado para os idosos no antigo Gremio Nestlé, e dizem que está muito legal. Se for verdade, e confio que sim, parabenizo-os de coração pela empreitada.
    Não quero ignorar aspectos positivos de Barra Mansa, pois independentemente de quem está no poder, amo essa cidade, onde casei e nasceram meus tres filhos. Meu projeto de vida, Anderson, passa muito acima dos meus anseios de poder, se é que seu irmão pode entender o que isso significa. Creio que não.
    Mas mesmo assim, grato pelo debate, que suponho, ser interessante para a sociedade.
    Uma boa noite, e muito grato pela atenção ao nosso blog.
    Volte sempre que desejar.

    ResponderExcluir
  3. Anderson, Me perdoe, esqueci de falar da satisfação do funcionalismo público que você mencionou...

    Penando bem, deixa pra lá...

    É utopia demais para uma hora dessas da madrugada.

    ResponderExcluir
  4. Se for o Ânderson Brasil é uma vergonha !!
    Números confiáveis ? Apresentados por ele ??
    Só se forem os do acerto com o marketeiro da Prefeitura ...
    Essa história vem de muito tempo.
    Dá lhe Roosevelt. Isso é Brasil.
    Zénérico é ótimo !!
    Toma vergonha Zé !
    Pede pra Sair !!

    ResponderExcluir

Por favor, nosso Blog não aceita mais comentários não identificados. Por obséquio, realize seu registro. Grato.