quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

MEU NATAL INESQUECÍVEL


JESUS PRESENTE É O MELHOR PRESENTE.


Quando trabalhava no Banerj, todos os anos eu fazia os recibos de aluguel das salas comerciais de um cliente. Era Sr. Uadi Sarkis, dono da Casa Aurora. Era um sujeito meio sovina, para não dizer extremamente pão-duro. Mas em gratidão pelos meus préstimos, era me concedia descontos generosos na compra dos presentes para meus filhos. A Casa Aurora tinha o maior estoque de brinquedos infantis de Barra Mansa. Como bom brasileiro, sempre deixava para fazer minhas compras na última hora, vício irreparável que carrego até hoje. Agora são mais de meio-dia e ainda não comprei nada para ninguém da minha família. Mas bem, num dia 24, como hoje, com a Casa Aurora lotada e um calor insuportável dentro da loja, escolhi os presentes e mantendo a tradição que meu pai me concedeu, foram muitos e sem castimônia. Me sentia nessa obrigação.

Enquanto aguardava a vendedora negociar o desconto com o proprietário e embrulhar os presentes, fui para a frente da loja respirar um ar e desfrutar de outro vício irreparável, o cigarrinho. As vitrines estavam com os últimos lançamentos para a criançada. Comecei a reparar um homem, aparantentando uns quarenta anos, mas que provavelmente tinha pouco mais de 30, face a idade do garotinho que estava de mãos dadas e era seu filho, e notar que ele tentava levar o menino para o interior da loja, mas o garoto insistia em flertar com um trem que fazia piruetas na vitrine. Para a época era alta a tecnologia do brinquedo e evidentemente o preço também. Foram várias tentativas do pai para distrair o garotinho, mas ele insistia em voltar para namorar o trenzinho. A loja estava cheia e o pai não percebia que estava sendo observado atentamente por mim. Depois de fracassadas tentativas de desvencilhar o menino do seu desejo em possuir o brinquedo, percebi o pai dar um passo para trás e retirar a sua carteira do bolso traseiro de sua calça de uniforme. Vi ele contando as poucas cédulas e numa expressão de negativa com a cabeça, e reconferir que não tinha condições de dar o brinquedo para seu filho. Era um operário da SBM e encontrava-se com seu uniforme de trabalho. Apesar de seu aspecto rude, vi uma lágrima triste escorrer do seu rosto áspero.

Até hoje, não me conformo em não ter tido a coragem de apartear o trabalhador e ofertar-lhe o dinheiro que faltava. Todas as vésperas de Natal lembro disso e lágrimas me veem a face, como está acontecendo exatamente agora, como penitência pela minha covardia.

Desde esse dia percebi o que fizeram com os nossos Natais. Transformaram o aniversário de Cristo numa obrigação compulsiva de consumismo desemfreado e competições comparativas.

Continuo feliz em poder conceder presentes aos meus entes queridos, mas me senti desobrigado de faze-lo se não estiver com Jesus no coração e refletindo sobre sua pasagem em nossas vidas.

O Natal representa o renascimento de Cristo em nossas almas e corações.

Acima de tudo, deixe esse espírito entrar em sua vida.

Jesus presente é o melhor presente que podemos ter em nossos lares.

É esse presente que eu desejo a vocês do fundo do meu peito.

Amem em abundância. É só isso que nosso majestoso aniversariante quer de presente de nossas mãos.

Um feliz Natal e mutio obrigado por vocês lerem essa mensagem.

Independentemente de algumas posições contrárias, todos vocês já fazem parte de minha vida e fico muito honrado com isso.

Quanto ao trabalhador, espero que alguns dos seus já tenham sido contemplados com as centenas de brinquedos que todos os anos, discretamente, arrumo um jeito de ofertar. Faço isso em homenagem aquele homem que tentou dar o máximo de si para seu filho, mas naquele dia não teve a oportunidade.

Espero que aonde ele estiver, seu filho tenha sabido recompesa-lo pelo seu amor.

3 comentários:

  1. Sempre soube que nesse peito havia um coração escondido!!!
    Belo relato!
    Te desejo um feliz Natal, com momentos de amor em meio aos seus, que Deus ilumine suas vidas.
    Um grande abraço desse seu amigo,
    Rodrigo Drable

    ResponderExcluir
  2. Rodrigo,
    Muito grato pelos desejos e ofereço a minha sincera reciprocidade.

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente, Barra mansa parou no tempo e há décadas. Olhemos para nossa vizinha Volta redonda. Os barramansenses "ricos" lotam o Sider shopping e nao gastam um tostao no comercio local, que por sinal, nao apresenta novidade. Somente ha farmacias e sapatarias. É triste ver isso

    E nao entendo o comentario sobre ser pao duro? que eu me recorde ele, com irmao e seus pais trabalharam muito para que a Casa Aurora fosse um estabelecimento conhecido em toda a cidade. Alem de terem dado oportunidades a varias pessoas iniciarem suas vidas profissionais.

    Raquel

    ResponderExcluir

Por favor, nosso Blog não aceita mais comentários não identificados. Por obséquio, realize seu registro. Grato.