segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

CAIXACEIRO VIAJANTE


Recorde: Lula completa 3 meses fora do Brasil em 2009

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva completa nesta semana 3 meses fora do Brasil em 2009. A marca será atingida quando ele participar da Conferência do Clima, em Copenhague, na Dinamarca. Ele ficará na Europa de 3a a 6a feira. Terá visitado 31 países neste ano.

Alguns desses países foram visitados mais de uma vez por Lula neste ano. Foram os casos de Argentina, Estados Unidos, Dinamarca, França e Itália.

Lula ficará 87 dias fora do Brasil neste ano. É o recorde de seu mandato.

Em 22.abril.2009,Lula ultrapassou seu antecessor, Fernando Henrique Cardoso (PSDB), em número de dias no exterior quando ainda faltavam 20 meses para o petista encerrar seu segundo mandato.

Em abril deste ano, Lula completou 348 dias no exterior desde a sua posse, em 1º de janeiro de 2003. Em 8 anos no Palácio do Planalto (de 1995 a 2002), FHC passou 347 dias no exterior.

A comparação é inevitável, pois quando FHC ocupava a Presidência, o PT e Lula eram críticos da administração tucana a respeito de viagens ao exterior. Ao assumir o Planalto, Lula mudou de opinião e passou ele próprio a percorrer vários países para divulgar a imagem do Brasil e promover as exportações do país. Apresenta-se sempre como “caixeiro viajante”. Lula tem memória curta. Devem ser as ressacas.

Em 2010, Lula começa sua agenda internacional no Fórum Econômico Mundial, em Davos (Suíça), no final de janeiro. Não vaia Genebra. Prefere gengibre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, nosso Blog não aceita mais comentários não identificados. Por obséquio, realize seu registro. Grato.