quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

AQUI ENTRE NÓS NOVAMENTE.


O jornal Aqui, em sua edição de 30 de janeiro voltou a mencionar o nosso blog e o blog do Rodrigo, como escoadouros dos manifestos da sociedade barramansense, leia a reprodução integral da matéria:


BARRA MANSA: Reajuste de 11% no salário do servidor barramansense gera nova polêmica; Zé Renato diz que PT nunca fez nada pelo funcionalismo “A oposição não tem moral”
Zé Renato: “PT massacrou servidores”
O ano de 2010 realmente começou agitado para o prefeito Zé Renato. Primeiro, enfrentou a polêmica gerada pelo lançamento do edital do concurso público no apagar das luzes de 2009. A população barramansense reclamou – e muito - da remuneração oferecida para todos os cargos, independente do nível de escolaridade. Depois, vieram as chuvas que desabaram sobre Barra Mansa, alagando ruas, derrubando barreiras, quebrando muros e espalhando lama por todos os lados. E, por último, por enquanto, é claro, a questão do reajuste salarial de 11% para o funcionalismo público.
Pela internet, via blogs, os políticos e os seus assessores espernearam contra. No Blog do Julinho (Júlio Esteves, Controlador Geral da Câmara de Vereadores de Barra Mansa, grifo nosso), nem a mensagem enviada pelo prefeito no dia 19, convocando os vereadores para uma sessão extraordinária foi perdoada. De acordo com Julio, a mensagem precisou ser corrigida pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Casa. “Ela continha dois erros infantis. Um era de numeração de artigos, outro dizia que o aumento se daria em cima do salário de janeiro de 2010”, relatou, completando que o conteúdo da mensagem era contraditório. “A Câmara consertou e colocou o reajuste em cima dos vencimentos de dezembro de 2009”.
Via Júlio Esteves, o vereador Maurício Cabeleireiro (PT) aproveitou para puxar sardinha para o seu partido. Disse que o aumento de Barra Mansa tinha sido provocado apenas pelo reajuste do salário mínimo. “Conseguido graças ao santo Luís Inácio Lula da Silva. O Governo Municipal só concedeu, de fato, aumento em R$ 6”, enumerou. Como quem bate, também pode apanhar, Mauricio foi atacado pelo colega Luís Antônio (PMDB). Ele relembrou que no governo petista de Inês Pandeló – de 1997 a 2000 – não foi oferecido reajuste algum ao funcionalismo público de Barra Mansa.
Cabeleireiro não se fez de rogado e disse que os dois mandatos do ex-prefeito Roosevelt Brasil também deixaram os funcionários públicos de lado. Para encerrar a postagem, Júlio Esteves não teve papas ‘na língua’ ao afirmar que todos os prefeitos de Barra Mansa, sem exceção, não souberam achar uma fórmula ideal para a remuneração do servidor. “Incompetência generalizada”, finalizou.
Só que as polêmicas em torno do reajuste saíram da arena virtual para sacudir os bastidores ‘offline’ da política. Ao tomar conhecimento destas opiniões, Zé Renato demonstrou certa irritação. “É claro que todo reajuste é em cima do salário mínimo”, disparou. Foi além e mostrou que nenhuma crítica ao andamento de seu governo o intimida. “O Partido dos Trabalhadores foi um dos que mais massacrou os servidores. A oposição não tem moral nenhuma para falar sobre isso. Eles têm de ficar quietos”, sentenciou, acrescentando que gostaria de proporcionar mais benefícios para os funcionários públicos. “Sei que 11% não é o suficiente. Queria oferecer 100% de aumento, mas não posso dar um passo maior do que a perna. Devo fazer tudo com responsabilidade. Não posso dar um reajuste que não conseguirei arcar até o final do mandato”, analisou.
Já no Blog de Rodrigo Drable (ex-vereador de Barra Mansa, grifo nosso), o tópico sobre o reajuste salarial foi conciso e com poucas farpas. “O aumento é bom, só não ajuda muito aqueles que recebem salário mínimo. De qualquer maneira, toda vez que se mostra respeito pelo funcionário é preciso fazer justiça. Parabenizo o prefeito Zé Renato e o presidente da Câmara, Luís de Barros”, escreveu.
Só que a postagem rendeu 15 comentários. E um se destacou. É o de uma pessoa que preferiu não se identificar. O ‘anônimo’ relatou que, na qualidade de ex-vereador, Rodrigo Drable teria conhecimento das dificuldades enfrentadas pelo poder municipal. “Os vários problemas são, em sua maioria, herança. Saiba que não concordo com muitos comentários agressivos que estão fazendo no seu blog”, digitou o ‘desconhecido’, completando que, nem sempre, é possível controlar os políticos movidos pela ânsia de agradar ao público. “Entretanto, além de não me serem próximos, não os considero do meu grupo”, alfinetou.
Mas, por um leve descuido do internauta e até pelo teor da resposta, a identidade ‘secreta’ do mesmo pode ter ficado em perigo. “O aumento está sendo concedido na primeira oportunidade que tivemos. Gostaria, profundamente, de tê-lo feito há mais tempo e em maior percentual. Mas, estou trabalhando para que venham outros ainda melhores”, escreveu dando pistas de que seria alguém bem próximo ao prefeito de Barra Mansa. Ou o próprio, pois no final da mensagem deixou digitado o nome de Zé Renato. “Agradeço o reconhecimento e respeito as críticas que, em alguns momentos muito incisivas, mas sempre respeitosas. Meus respeitos, José Renato”.
Em resposta ao ‘anônimo’, Rodrigo Drable deixou no ar que tem dúvidas se o José Renato citado seria realmente o prefeito Zé Renato. Mesmo assim, não perdeu a oportunidade de rebater o comentário. “Não é a primeira vez que faço elogios ao ‘seu’ governo, mas os faço menos do que gostaria. Entendo sua posição quando aqueles que pensam que estão lhe fazendo um favor, na realidade estão é lhe arrumando outros problemas”, escreveu o ex-vereador, alertando que o prefeito não pode perder a oportunidade de realizar um belo governo. “Estamos em lados opostos de um mesmo campo. Não devemos travar uma luta em Barra Mansa, mas sim por ela”, finalizou o ex-parlamentar.
Ao tomar conhecimento do texto, Zé Renato, o prefeito, negou a autoria do mesmo. “Não fui eu quem respondeu aquele tópico do blog”, afirmou, tentando segurar um sorriso maroto. “Usaram meu nome indevidamente, tudo é especulação”, frisou. Mas, que há coincidências nas respostas dadas, ah, isso tem.

Prefeito Zé Renato, tão caridoso com o funcionalismo, e agora com essa imposição de limite no gasto de compras consignadas?

Postaremos matéria específica a respeito.

Ao Jornal Aqui, em nosso nome e em nome de nossos comentaristas, nosso agradecimento pela confiança depositada.
Podem esperar bombardeio no ar.

2 comentários:

  1. Julio

    Pior é que os servidores antigos com salários incorporados estão com os salários errados, pois os incompetentes do RH só efetivaram o reajuste de 11% no salário base, porém o reajuste tem que ser em todas as verbas incorporadas linear...Portanto só no dia 26 de fevereiro é que efetivamente cerca de 55% dos servidores poderão dizer que foram reajustados em 11%...

    Corujão da Mata

    ResponderExcluir
  2. Corujão,
    No reino encantado da "Rooselândia", isso se torna uma fórmula mágica para fazer com que os funcionários não dispercem os seus altos ganhos salariais e trabalhistas, com orgias carnavalescas.
    Não foi erro, foi um atividade cristã de boa vontade, criada por mentes privilegiadas do "bem".
    Larga de ser reacionário, corujão.
    A turma do "bem" é tudo de "bom".
    Eles amam os funcionários. Amam tanto que um determinado secretário pede todos os dias para fazer amor com estagiárias, e outro com estagiários.
    Só love, só love.

    ResponderExcluir

Por favor, nosso Blog não aceita mais comentários não identificados. Por obséquio, realize seu registro. Grato.