sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

GALHO DE ARRUDA


LULLA TRISTE. POVO FELIZ.

No finalzinho de 2009, no calor do “panetonegate” do Arruda em Brasília, Lula fez pouco caso dos vídeos que chocaram o país com os flagrantes de entrega de propinas. “As imagens não falam por si”, dissera o presidente. Para ele, era preciso esperar pelo término das investigações. Parafraseou Nelson Rodrigues que contrariado com uma marcação correta de um juiz contra o seu Fluminense, e comprovada pela televisão, disse que “O Video-tape é burro”. Ontem, ao ser informado de que o STJ decretara a prisão de José Roberto Arruda, Lula disse, segundo seus auxiliares, o seguinte: “Essa situação não é boa para o país nem para a consciência política brasileira”. Lula acrescentou: “Ninguém é sádico, ninguém está feliz”. O Lula de dezembro estava mais uma vez totalmente equivocado. Os vídeos do escândalo (meias, cuecas, bolsas, as mãos de Arruda manuseando prazerosamente a propina) não falavam por si. Eles gritavam exaustivamente nos ouvidos de toda a nação, de forma ensurdecedora.
O presidente agora está, de novo, equivocado, como quase sempre. A prisão do governador ajuda, sim, na formação da consciência política do brasileiro. Lula pode estar triste. Mas a povo, ri de orelha a orelha. Pela primeira vez, o brasileiro que banca a sacanagem política, vê o Judiciário chutar o pau da barraca. A decisão do STJ lavou um pouco da alma de muitos brasileiros inconformados. Sabe-se que Arruda não ficará encarcerado por muitos dias. No Brasil, como se sabe, o crime é nosso companheiro de porta. Mas a Justiça mora muito longe. A prisão de Arruda, ainda que curta, serve como atenuante de nossa decepção e revolta. No mais, o constrangimento imposto ao governador atenta aos políticos: O jogo está virando, meu amigo. Pense bem antes de roubar. No Brasil, acima de uma determinada condição social e financeira, ninguém é culpado de nada. A prisão talvez ajude a acordar o eleitor, de todos os pontos, de todos os lugares, não só de Brasília. Talvez até na minha cidade, Barra Mansa. A novidade que vai enrustida na decisão do STJ é a suspensão da impunidade. Pode ser efêmera. Mas faz um “bem” danado de bom. Lula, por conveniência, solidariedade, corporativismo e auto-crítica, ainda não enxergou, mas, exceto pelos bandidos da vida pública, todo mundo está feliz.

Muito feliz. Menos elle.

6 comentários:

  1. Em nome de verdade histórica, quando se verifica uma ação nobre e decisiva da Justiça contra a corrupção, é bom não esquecer que José Roberto Arruda participou de evento recente em Brasília com o governador de São Paulo José Serra.Nesse memorável evento, Zé Alagão(vulgo José Serra) pronunciou a frase histórica: vote num careca e leve dois.O notável editorialista da Globo, Alexandre Maluf Garcia anunciou a frase inesquecível como um indício de que Arruda, agora em cana, seria vice do Zé Alagão (ainda livre, a depender do Ministério Público de São Paulo).Paulo Henrique Amorim.

    Arruda está mais para Serra/Kassab - PSBD/DEM do que para Lula.Este Arruda está morto por que toda a corja dos honestos de jatinhos do PSDB e DEM vão abafar e colocar mais uma vez a culpa no Lula.Só idiota acredita.

    ResponderExcluir
  2. Marcos Tamoio,
    A sua lembrança é válida, mas amigo, nem eu nem voce vimos em momento algum o Serra se solidarizar com o episódio do panetonegate, nem falar que as imagens não retratariam a verdade. Agora, também não vimos nenhuma manifestação de tristeza e desconsolo do Serra. Já o Lula, claramente manifestou seu apreço pelo Governador Arruda em ambos momentos.
    A suposição do Alexandre Garcia da chapa Serra/Arruda não tinha a menor procedencia estratégica, independentemente se o Arruda fosse um monge beneditino.
    Mas seja de que lado for, corrupção tem que ser banida e lugar de bandido é na cadeia. Creio que isso nós concordamos.
    Então, que tal uma cela presidencial com aparador de barbas e muita cachaça?

    ResponderExcluir
  3. Com certeza corrupção tem que ser banida da política seja de onde vier. Agora o Serra não se pocisiona em nada, nem em enchentes, pontes caidas, metro caindo, milhares de pessoas sem água, o caus que vive hoje Sào Paulo onde 57% da população se tivesse oportunidade saira de lá.
    Por que não mostrou a foto do Serra abraçandoi o Arruda em SP? Veja no site www.conversaafiada.com.br
    Quando oposição não tem discurso muito menos projetos é exatamente esta a postura.
    Mas como vc disse a coisa está mudando, meu amigo.Ainda bem que vocês são a minoria.

    ResponderExcluir
  4. Marcos,
    Todos os governadores do Brasil tem foto ao lado do Arruda. Isso não acrescenta nada.
    Foto é uma coisa, solidariedade, cunmplicidade e corporativismo são outras.
    Não morro de amores nem simpatias pelo Serra, e engana-se voce se acho que estou fazendo campanha para ele. Não descarto a hipótese de votar nele para presidente, mas sinmplesmente por exclusão, pois não voto em branco nem anulo voto de jeito nenhum. Muitos morreram e foram tortudados para que eu readquirisse meu direito a voto, e não vou joga-lo fora.
    Não creio que os antipatizantes da Dilma sejam minoria, mas em outubro saberemos.
    Um abraço,

    ResponderExcluir
  5. Ai que esta a questao. Nao estou falando de Lula, de Serra e muito menos de Dilma.Voce tem um discurso ultrapassado que so consegue ver o que e ruim, claro que dentro de seus interesses pessoais.Honestamente nao acredito em ninguem que critica o trabalho de outro e so consegue ver os erros, como todos temos. Continuo dizendo que voces sao a minoria, nao de antipatizantes de alguem, mas de nao ter projetos. Basta ver sua cidade como esta.

    ResponderExcluir
  6. Marcos Tamoio,
    Creio que não lhe conheço e a recíproca deve ser verdadeira, portanto acho difícil voce mensurar quais são os meus interesses pessoais. As pessoas públicas, principalmente as que detem poder, são alvo de críticas e elogios e a função é inerente a isso e todos eles sabem de ante-mão dessa premissa obrigatória.
    Quanto aos meus projetos, são inúmeros e para quaisquer esferas, mas jamais me candidatei e portanto não posso ser acusado de incompetencia ou fragilidade.
    Minha cidade está horrível, mas creio estar fazendo a minha parte para melhora-la, pelo menos abrindo espaços para discussão e conquistando luz para nossos articulistas.
    Mas já que voce se permitiu me julgar, faço o mesmo quanto o pouco que percebi de voce:
    Voce é PT de carteirinha e tem vergonha de se-lo.
    Assuma que qualquer coisa que vier do PT para voce é benta e o que vier contra é malsão.
    Esse discursinho de "projetos" é bem a cara da Dilma, que bota muita coisa no papel e nada pratica, só alardeia.
    o Brasil precisa de homens de atitude e não de projetinhos de tecnocratas metidos a besta, privilegiados no poder e incomPTentes.
    Passe bem.

    ResponderExcluir

Por favor, nosso Blog não aceita mais comentários não identificados. Por obséquio, realize seu registro. Grato.