quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

FOLIÕES DO RIO, UNIDOS, PELA TIJUCA.


RESULTADO JUSTO. NÃO TEM "SEGREDO".

Desde que me entendo por gente, um programa que adotei como obrigatório na quarta-feira de cinzas, é acompanhar minuciosamente e fazendo minhas antotações, a apuração do julgamento do desfile das escolas de samba do grupo especial do Rio de Janeiro. Mais de trinta anos esperando a minha Portela voltar a reinar sem jamais ter perdido a esperança. Amor é assim, não tem muita explicação.

Quase todos os anos, após encerrados os trabalhos de apuração, a raiva se instalava em meu peito, pelas injustiças e avaliações sem a menor explicação e coerencia. Esse ano foi completamente diferente. A minha Portela continua patinando em seus desfiles abarrotados de gringos que tiram a sua autencidade tão marcante que sobrevive mesmo assim, mas que acaba prejudicando demasiadamente o desenvolvimento do desfile. Mas na cabeça, o resultado foi a expressão da vontade de todos os foliões, experts, torcedores, comentaristas, e demais comunidades ativas no carnaval, que prezem pela imparcialidade. Unidos da Tijuca em primeiro, Grande Rio em segundo, Beija-Flor em terceiro e Viradouro caindo, foi a expressão mais justa do que o povo viu nos dois dias de desfile, seja na Sapucaí ou na televisão. Parabéns a Riotur, que achou o caminho certo e se cercou de pessoas capazes de interpretar o que se mostrou na Avenida.

Salve Unidos da Tijuca, salve Borel, salve gênio Paulo Barros, que jamais desistiu de ousar e sonhar e chegou ao ponto merecido.

Carnaval é isso, é ousadia, é criatividade e não ter medo de ser feliz. Esse é "O Segredo", enredo que a escola desenvolveu muito bem e foi sugerido pela Internet.

Pena que minha cidade minha região, esteja tão desprovida de mentes que tenham a mesma sensibilidade e arrojo e não fiquem adotando a receita enjoativa do marasmo e da mediocrididade como "modus operandi" de vida e administração.

Quanto a Portela, vou continuar na esperança que a comunidade de Madureira e Oswaldo Cruz veja que o caminho está errado e faça a corrreção em tempo hábil. Vai chegar o dia, se continuar assim, que seu nome e sua tradição não vão evitar o rebaixamento cada vez mais próximo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, nosso Blog não aceita mais comentários não identificados. Por obséquio, realize seu registro. Grato.