quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

SOMBRAS DA MENTIRA.


MENTIRAS DO "BEM", SOMBRA DO "MAL".

Logo após eu postar na sexta-feira um agradecimento pela atuação do prefeito de Barra Mansa, em atenção s vítima das enchentes que afetaram o bairro Boa Sorte e circunvizinhos, li, atônito, no site do Diário do Vale, uma matéria que me deixou arrependido pelo elogio efetuado.

Não apaguei o elogio nem postei imediatamente minha repulsa pois pareceria oportunismo, mas hoje, não dá para esconder mais minha indignação.
A matéria mencionada, dizia que o SAAE de Barra Mansa, numa atitude de boa-vontade, desprendimento e solidariedade com as vítimas, cobraria a fatura de consumo de água dos meses de janeiro e fevereiro, baseada na média dos últimos doze meses ao invés de aferir os hidrômetros das residências da localidade.
Tal demagogia barata, mentirosa, leviana, oportunista e hipócrita, deveria ter conseqüências graves.
A verdade é que o expediente de se cobrar pela “média” (e falo isso na qualidade de ex-diretor do SAAE) é usado quando não se tem como aferir o consumo exato, seja por problemas nos hidrômetros ou por inacessibilidade dos locais. E é isso que aconteceu, nada mais. Na falta de oportunidade de cobrar um valor menor, pois como certamente muitos hidrômetros ficaram comprometidos com as enchentes, e para não expor seus funcionários em áreas de risco e alagamento e leptospirose, o SAAE tomou essa iniciativa de fundo estritamente capitalista e tem a cara de pau de querer passar como bom samaritano.
Coerente é a proposta do vereador Cláudio Cruz para que sejam cobradas tarifas baseadas no consumo mínimo.
Mais coerente ainda é a proposta do vereador Marcelo Borges para que não seja cobrado nada em janeiro e fevereiro, aos moradores das localidades atingidas.
O que o SAAE-BM está fazendo nas barbas e bençãos do prefeito, é populismo mentiroso, demagogia falsa e caridade hipócrita e leviana.
Dá ânsias no estomago de qualquer cidadão esclarecido, ver a tentativa infame de se tirar proveito político de uma situação dramática onde famílias perderam quase todo o pouco que tinham e ainda ficam a mercê do jugo desses hipócritas cobradores de tributos.

É muito difícil ter um pouco de boa vontade com essa gente que se intitula do “bem”, e propaga, exerce e difunde o “mal”.

2 comentários:

  1. GABI disse:

    Oi Julinho, ainda estou de férias, mas não pçoderia deixar de "dar uma espiadinha" no seu BBB, ou seja "big blog barramansense".
    É muito bom!
    Viu eu estava certa, minhas informações eram precisas quanto ao conselho do SAAE, que numa atitude covarde mudou as faixas de consumo e seus valores fazendo a conta de água dar um salto monumental. Onde estão o vereadores e o Ministério Público, vou cobrar heim !
    Agora, com esta postagem, a situação é mais grave e gostaria que voce me esclarecesse: O que é a taxa de água ? É o tributo cobrado pelo serviço praticado e colocado a disposição do contribuinte, certo ? então se todos estão rateando os valores, não podem ser concedidas anistias ou medições por média como a demagógica atitude deste Prefeito que, ao menos por enquanto, está sendo medíocre. Desculpe. Não venham com conversa de que é tarifa, pois se fosse não seria compulsória para "o serviço colocado a disposição". Então, mais um abuso contra o contribuinte. Ação Civil Pública, com ressarcimento aos cofres públicos dos valores cobrado a menor é a solução.

    Beijinhos e até breve.

    ResponderExcluir
  2. Gabi, ...BBB....só você.
    Gabi, o Conselho deliberativo do SAAE é soberano e não é submisso à Câmara,
    Voce está certa quanto ao rateio de valores pois não há a finalidade lucrativa, pelo menos, legalmente, mas há lacunas para tarifas sociais que contemplariam o caso. Mas nada que não careça de uma atenção do MP, da própria CMBM e que estaja sujetia a uma ação civil pública no Núcleo mde Tutela Coletiva - Interesses Difusos, creio eu.
    Quanto a demagogia, é isso aí, infelizmente. Mas confesso que tal expediente (o de explorar o sofrimento alheio para captar votos ou simpatias) não é exclusivo do prefeito.

    ResponderExcluir

Por favor, nosso Blog não aceita mais comentários não identificados. Por obséquio, realize seu registro. Grato.