quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

ATENÇÃO REDOBRADA, PREVISÃO DE CHUVAS.


CHUVAS NOS PRÓXIMOS DIAS.

As prefeituras do Sul Fluminense e os órgãos de defesa civil tem que redobrar a atenção a partir da noite de hoje até domingo. Segundo o site de meteorologia tempoagora.com, estão previstas chuvas muito intensas para os próximos cinco dias.
Em Piraí, Valença, Pinheiral, Vassouras, Barra do Piraí, assim como em todo o Vale do Café, estão previstas média de 150mm de chuva nos próximos dias sendo quinta e sexta-feira os dias mais preocupantes, com níveis diários que podem chegar a 70mm.
Em Rio Claro, está previsto um índice de 80 mm para amanhã.
Em Barra Mansa, Volta Redonda, Resende, Quatis, Porto Real, estão previstos 110 mm de chuva nos cinco dias vindouros, com maior intensidade amanhã e intensidade média-alta no sábado.
Em Angra dos Reis e na Costa Verde estão previstas também chuvas intensas na quinta, e fortes na sexta.
Na capital carioca, assim como a capital paulista também estão previstas chuvas intermitentes, assim como no Vale do Paraíba paulista, o que pode provocar uma cheia do Rio Paraíba do Sul.
Mesmo que no sábado e domingo as chuvas diminuam a intensidade, conforme previsto, deve chover em toda a região sudeste e é recomendado adiar as viagens por ventura programadas.

O índice pluviométrico em ‘mm’ significa que, em um ano, em um reservatório-caixa com a área da superfície aberta de 1m2, existe a precipitação de uma quantidade de chuva suficiente para elevar o nível desse reservatório em sua medida vertical (sua profundidade, digamos), em milímetros, equivalente ao próprio índice. Se dissermos que o índice pluviométrico de um dia, em um certo local, foi de 2mm, significa que, se tivéssemos nesse local uma caixa aberta, com 1 metro quadrado de base, o nível da água dentro dela teria atingido 2 mm de altura naquele dia. Para chegar a esse índice, as centenas de estações meteorológicas espalhadas pelo país utilizam um aparelho conhecido como pluviômetro. Há vários modelos diferentes, mas o instrumento constitui-se, basicamente, do funil de captação e básculas que enviam sinais elétricos para uma estação meteorológica. Com base em todos os aparelhos instalados na cidade, é possível chegar à média da precipitação observada na área total. Quando escutamos que choveu 7 milímetros na cidade, por exemplo, significa que essa seria a altura média alcançada pela água a partir do chão, na área total da cidade em determinado período de tempo.

A média no Brasilé de 1500 mm por ano, ou seja, quando o site prevê 80mm de chuva para Rio Claro amanhã, significa que é um volume tão alto que normalmente só o somatório da chuva de vinte dias alcançaria tal resultado.
Para as outras cidades a quantidade de chuvas eperadas para os próximos 5 dias é equivalente o que seria normal chover durante o mês inteiro, o que nos faz ficar apreensivos. No mais, é esperar que as previsões não se confirmem e que as cidades estejam preparadas para suportar sem maiores danos, as águas da estação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, nosso Blog não aceita mais comentários não identificados. Por obséquio, realize seu registro. Grato.