quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

CARNAVAL DE CINZAS.


CARNAVAL EM BARRA MANSA.

Dessa gente pouco me impressiona, mas a desfaçatez empregada pelo “bem” é algo jamais visto. Hoje na imprensa e na Internet há um farto material distribuído pela Prefeitura de Barra Mansa pretendendo rotular o carnaval de Barra Mansa como um “sucesso”. Disseram que 10 mil pessoas por dia pularam seu carnaval no Parque da Cidade. Mesmo sabendo que este número seja fantasioso, pois no dia que fui nem a marca de mil foi observada, vamos fingir que acreditamos e vamos analisar:
A prefeitura e seus representantes oficiais (prefeito, secretários, assessores...) são uníssonos em afirmar que o movimento superou todas as expectativas. Ora vejamos:
Eram 400 seguranças por noite, conforme a própria PMBM noticiou, e é sabido que em shows de grande repercussão e risco, a margem mais do que segura e confiável obrigatória, até mesmo pela exigência legal da Polícia Federal é de 1 segurança por 100 pessoas, portanto, a PMBM esperava no mínimo 40 mil pessoas por noite. Foi isso que prometeram aos barraqueiros, não há como negar, até mesmo porque foi gasto bastante dinheiro com o pagamento das atrações, que por sinal, eram boas.
Em segundo lugar, mesmo que 10 mil pessoas tenham escolhido ficar no carnaval da cidade, onde estariam as outras 170 mil? Isso sem contar nas que poderiam nos visitar.
Vou dizer por estimativa:
Umas 5 mil foram para o Rio de Janeiro (no mínimo).
Umas 15 mil foram para o interior de Minas gerais.
Umas 3 mil foram para Angra dos Reis.
Umas 3 mil foram para a região dos Lagos.
Umas 2 mil foram para o estado de São Paulo.
Umas 10 mil foram para outras cidades no interior do Rio.
Umas 1 mil foram para o nordeste.
Umas 1 mil foram para o Sul.
Umas 3 mil foram para outros destinos.
Umas 22 mil focaram circulando entre cidades vizinhas como Piraí, Quatis, Bananal, Resende, Volta Redonda, Penedo, Pinheiral, etc..
Por baixo, 60 mil pessoas deixaram a cidade para brincar carnaval ou descansar, e menos de 2 mil vieram nos visitar.
As outras 110 mil ficaram na cidade, por idade, opção, falta de condições financeiras, saúde, ou qualquer outra coisa, mas não se arriscaram a ver o velório oficial.
Barra Mansa estava deserta, todo mundo sabe disso.
Ontem mesmo, à noite, já em plena quarta-feira de cinzas, a cidade estava parecendo cenário de faroeste: Vazia, triste, sem vida e sem alegria.
Se essas 60 mil pessoas ficassem na cidade e outras 20 mil viessem, quanto dinheiro circularia em nosso município.
O mês de fevereiro tem apenas 28 dias e 6 são de total abandono. Ou seja, empresários e comerciantes tem apenas 16 dias para trabalhar, e pagar por 30. O salário é mensal e não permite deduções desse porte.
Não adianta a prefeitura trazer atrações caras e de porte se não houver infra-estrutura, planejamento, divulgação, tradição, amor, parceria, conhecimento, cumplicidade, gosto, inteligência, atitude e honestidade.
O parque da Cidade, antigo parque da torturas e vizinho do cemitério, não é, é jamais será, o local apropriado para os festejos carnavalescos. Isso a cidade já decretou e só os teimosos radicais governantes aliados à turma da ditadura do silencio absoluto não quer enxergar ou admitir.
O fracasso do carnaval barramansense é expressivo e imaquiável. Não dá para fantasiar essa realidade clara e inquestionável.
Aumentar subsídios para escolas e blocos não remete obrigatoriamente a engrandecimento de desfile nem a qualidade desejada pelo povo.
Lugar de sambista é na avenida e ao invés de darem o peixe poderiam ensinar a pescar e em consórcio com os comerciantes locais, muitos eventos poderiam ser realizados, até mesmo no parque da cidade, para que essas agremiações fizessem o seu custeio e envolvessem o povo durante todo o ano com seu desfile.
Isso é planejamento estratégico banal e simples, mas nem isso eles são capazes de assimilar.
Muita coisa poderia ser dita, mas é chover no molhado.
Enquanto essa turma estiver aí, nosso carnaval será uma eterna quarta-feira de cinzas.

Em tempo: Um projeto global de custo zero para a prefeitura foi entregue para o então prefeito Roosevelt Brasil no início do terceiro ano de seu governo. Gratuitamente. Sem interesse. Mas nada que é gratuito ou sem interesse interessa para o “bem”, e deve ter ido parar na lixeira. Mas como não perco a esperança, ainda guardo uma cópia comigo.

No papel e no coração.

6 comentários:

  1. O abandono é tão grande e o esvaziamento econômico tão evidente que na terça-feira de carnaval não havia uma ÚNICA farmácia de plantão na cidade. Tive que ir à Volta Redonda para comprar um simples antibiótico para meu filho.
    Uma vergonha !

    ResponderExcluir
  2. Anônimo,
    Confesso que fiquei estarrecido com a sua informação. Não me recordo de tal fato ter acontecido em nossa cidade em horário algum nos trinta e dois anos que resido em Barra Mansa.
    Não ter farmácia alguma de plantão é algo difícil de acreditar.
    Gostaria que nossos participantes se pronunciassem sobre a veracidade dessa informação.

    ResponderExcluir
  3. A BEM DA VERDADE :

    Sr. bloguista, não acredite em tudo que lhe postam, pois pode cometer, o que aliás não seria surpresa, mais uma injustiça.

    Não sei em qual cidade o anônimo estva, mas não era Barra Mansa, pois a Economize da Praça da Liberdade estava aberta , a Retiro ao lado do Banco do Brasil e a Moderna ao lado do Bradesco da rodoviária. então existe uma intenção de mentrir sobre nossa cidade.

    A bem da verdade, o Carnaval de rua foi um sucesso, pois o bloco do boi, do nosso Edil Luiz antônio Cardoso foi omaior sucesso, arrastando milhares de foliões todos os dias.

    O Desfile no Parque também foi extraordinário, público animado, escolas bonitas e a grande campeão Academicos da Chacrinha foi a campeão com toda a justiça, merecendo elogios de todos.

    enquanto o povo se divertia a valer, a Prefeitura não parava e uma equipe de plantão dava continuidade na limpeza da cidade, especialmente na Região da boa Sorte, onde os moradores são beneficiados pela tarifa de água social, que permitirá que lavem suas casas com o consumo medido por média, isto sim é uma medida justa de interesse social.

    Quanto a voces da oposição, pelo que soube estavam brigando por ingressos no Sambõdromo, e foram barrados, porque o Deputado de voces não deu ingressos pra ninguém e ficou longe do povo daqui para puxar saco do Governador e aparecer bem na foto. aliás bem para ele só do lado de gente do bem.

    AB.

    ResponderExcluir
  4. Mister M,
    Nem o Paulo Barros da Unidos da Tijuca consegue fazr um efeito mágico ou ilusionista tão especial quanto a beleza que sua megalomania inconsequente em enxergar o carnaval de Barra Mansa. Apesar de saber que as referencias que voce tem serem puquenas (Barra Masna e Apiacá), pelo menos na Internet voce viaja e deveria conhcer melhor o mundo para tecer alguma opinião. Seu irmão viaja bastante (apesar de ser com nosso dinheiro) e deveria lhe e nsinar alguma coisa.
    O povo se divertia para valer......hahahahahah...essa é muito boa....dá o endereço do seu forncedor pois tenho uns amigos que gostam de ficar doidão assim também....
    Quanto a covardia do consumo pela média, já postei sobre isso e expliquei a maracutiaia leviana.
    Brigando por ingressos no sambódro...barrados...cara voce pirou o cabeção...isso é que dá passar o carnaval no cemitério, deixa o cara surtado.

    Bicho, se continuar assim mentindo deslavadamente, não mais publicar, cara, é muita cara de pau e puquíssimo conteúdo.

    Ah...quanto a informação das farmácias no carnaval, espero que seja verdade pois é o mínimo dos mínimos da obrigação.

    Tchau. Voce é chato pra cacete.

    ResponderExcluir
  5. Julio

    Não de ouvidos a esta turma que se diz do bem que hoje estão nervosos, pois se o Kassab de S P foi cassado, imagine esta merda que ai está??

    L Claudio

    ResponderExcluir
  6. Quem é esse AB ? É um mentiroso. Na terça de carnaval, 'as 12h20, não havia uma única farmácia de plantão aberta em Barra Mansa. Deixa de ser mentiroso.

    ResponderExcluir

Por favor, nosso Blog não aceita mais comentários não identificados. Por obséquio, realize seu registro. Grato.