segunda-feira, 15 de março de 2010

ABANDONO


MICO CULTURAL.

Ontem, no site do Diário do Vale, estava contida a notícia de que representantes da secretaria de estado de cultura promoveriam um encontro com gestores públicos, produtores e agentes culturais de Barra Mansa. Segundo a matéria tal reunião se daria hoje, de 10 às 17 horas, no Palácio Barão de Guapy, antiga sede da Câmara Municipal de Barra Mansa, visando a aprovação do plano estadual de cultura.
Apesar de não ter sido convidado, e creio por que, como o Palácio Barão de Guapy é em frente ao meu gabinte, posso afiançar que são exatamente catorze horas e que até o presente momento, o Palácio Barão de Guapy encontra-se fechado e supostamente não há ninguém no seu interior.
Quando se fala em Cultura em Barra Mansa, há muitos anos a coisa funciona dessa forma, ou seja, não é séria. Não há planejamento cultural na cidade, a não ser a repressão aos bares que ousam oferecer música ao vivo, valorizando os abnegados e sofridos artistas regionais. Não há metodologia, não há carinho, não há respeito a juventude, não há nada. Existe apenas um investimento louvável na orquestra sinfônica de Barra Mansa, que funciona graças a compra de centenas de instrumentos a preços discutíves e a contratação de músicos de fora, mas mesmo assim, é louivável, pelo denodo de alguns maestros e virtuosos. Só que é muito pouco, ou melhor, nada.
Fazer eventos esporádicos, no Parque da Torturas, ao lado do cemitério, sem planejamento, sem consulta técnica e sem profissionaolismo, alugando, na base da propina, barracas para comerciantes de fora, também não é incremento cultural.
A propósito, uso este post, para esclarecer uma dúvida que certamente muitos barramansense devem ter.
O Palácio Barão de Guapy, centro nervoso da nossa história municipal, e palco de centenas de acontecimentos que se perpetuaram na vida da cidade, É DE ÚNICA E ABSOLUTA RESPONSABILIDADE DA PREFEITURA MUNICIPAL DE BARRA MANSA, e nós da Câmara Municipal, nada podemos fazer nada para mante-lo.
Por isso o estado de abandono. Por isso a vergonha e a repulsa que sentimos quando vemos suas janelas penduradas e sem manutenção, sua pintura desgastada, e até árvore nascendo no teto de histórico prédio.
É esse o tratamento que a administração muniicpal dá ao prédio, que foi berço de momentos inesquecíveis no nosso acervo.
Fizeram questão absoluta de antecipar a entrega das chaves, para largar o prédio num abandono clamororo que revolta a todos os cidadãos que amam a preservação de nosso passado.

Esse é o retrato da cultura em nossa cidade: A B A N D O N O.

3 comentários:

  1. R I C A R D O M A C I E L disse...

    Oi Julinho, boa tarde !

    Fico feliz de ver o seu blog estampar o descaso com um dos mais importantes patrimônios culturais da cidade.

    Quando passo pelo prédio da Câmara, o imponente PALÁCIO BARÃO DE GUAPI, fico a imaginar o sucesso que o atual prefeito (?) José Renato faria na Babilônia.

    Lá, como cá, existiam os jardins suspensos, mas com uma diferença:

    1 - Os da Babilônia, maravilhosos e construídos pelo homem, tiveram o seu fim quando o Rei, enlouquecido, depois de "pastar" a própria grama dos mesmos destrui-os completamente.

    2 - O de Barra Mansa, nascido da "cagada" de algum passarinho ou sementes ao vento, é fruto do descaso, da incapacidade de cuidar do coletivo, da falta de "trabalho" do nosso "alcaide" que de uma forma figurada, se continuar neste marasmo, vai "pastar" na próxima eleição.

    Tomara que ele veja as fotos e sensibilize-se diante do risco que representa uma "floresta" no Palácio, agora transformado em Biblioteca e, se continuar assim, no futuro servirá de "AULA PRÁTICA PARA BOTÂNICA" .

    ResponderExcluir
  2. Ricardo,
    Grato pelo comentário, mas o Palácio foi entreque para o Governo Municipal na gestão do pachá de Apiacá, e seu sucessor consegue trata-lo com o mesmo abandono, afinal o Secretário de cultura é o mesmo, e o descaso idem.

    ResponderExcluir
  3. Caós na educação:vergonha para a CMBM/PMBM

    O vereador Baianinho deu uma carteirada na Luzia-DIRETORA DO Col.Marcello Drable-Ano Bom, queria que a Luzia tirasse um Professor Concursado e competente da rede para colocar uma amiga sua(contratada e sem nenhuma experiência em sala de aula)A Luzia Não aceitou e o Baianinho foi até o Prefeito e o Ze Renato exonerou a Diretora Luzia do Marcello Drable. Isto é triste e mostra como está a combalida educação muncipal. Onde já se viu um Vereador querer mandar na direção escolar onde já se viu um Prefeito aceitar e atender um pedido deste.

    RESULTADO:
    No próximo sábado-Professores, alunos e Pais de alunos vão para a praça protestar contra o Prefeito e o Vereador e já foi combinado um trabalho nos Colégios de Boa sorte e região para mostrar que o vereador Baianinho é DANOSO para a Cidade. Os Professores vão trabalhar para elimina-lo da política(Até tu BRUTUS Baiano que quando era do PT falava de ética!!!)Avisem ao Ademir para não dar guarida ao vereador se não vai colher tempestade também.

    Amigos da Escola.

    ResponderExcluir

Por favor, nosso Blog não aceita mais comentários não identificados. Por obséquio, realize seu registro. Grato.