quarta-feira, 24 de março de 2010

O POVO CONTINUA BBBOBBBO.

BBB - BONINHO, BRIZOLA, BARRÃO.

Hoje, recebi um comentário de uma leitora aconselhando-me a levar em conta um “ensinamento” da Ana Maria Braga. Não tenho absolutamente nada contra a Ana Maria, e as poucas vezes que a vi, sempre achei muita graça do Louro José. O que acho engraçado é a benevolência que o povo brasileiro tem perante a mega-rede de televisão e seus “pop-stars”. Quando anunciei que recebi pequenos honorários para realizar um trabalho estritamente profissional para o pachá de Apiacá na eleição de 2004, parecia que o mundo queria cair sobre a minha cabeça. Mas Ana Maria pode ganhar milhões, muitos milhões da Rede Globo de Televisão, que todo mundo aplaude. Ninguém se preocupa em saber que o império global foi construído graças a cumplicidade com a ditadura militar assassina. Ninguém se aborrece em saber que o que mantém a Rede Globo em seu majestoso “status quo” é a benevolência servil com os governos estaduais e federais, sejam lá por qualquer um que o ocupe. São esses valores que pagam uma fortuna para a Ana Maria. Justamente, diga-se de passagem, pois ela tem inegável valor profissional. Mas aí ninguém pergunta da origem do dinheiro que a paga. Será que alguém inocentemente acha que os anunciantes que a Ana Maria propaga são escolhidos por méritos? É claro que não, é só pagar que o caldo Knorr vira melhor do que o Maggi, que a salsicha da Sadia é mais gostosa e saudável que a da Perdigão, que o sorvete da Kibon é gostoso e emagrece, e por aí afora. E com a mesma expressão de monge beneditino, Ana Maria vai anunciando e convencendo milhares de donas de casa a consumirem os produtos por ela anunciados e milionariamente patrocinados. É assim o mercado, e assim será.
Mas ontem, a Rede Globo de televisão, escreveu uma de suas páginas mais debochadas com o povo brasileiro. Não gosto do Big Brother, mas é impossível ficar totalmente imune a ele. Seja na Internet ou em minha casa, é impossível não saber o que se passa ma casa de confinamento, a maior jaula humana de todo o Brasil.
Todos os sites de pesquisa televisiva apontavam Lia como a provável eliminada do último paredão, com larga margem de vantagem, diga-se de passagem. Mas não foi isso que aconteceu.
Duas hipóteses são as mais prováveis: Ou a Rede Globo descaradamente alterou a seu bel-prazer o resultado, ou as edições prévias da eliminação influenciaram fortemente o “eleitor”. E prefiro acreditar na segunda e explico:
Pesquisando, descobri que Bial reduzira o confronto como o embate de duas mulheres explosivas. Era muito mais do que isso. Depois vi que em uma edição colocou-se Fernanda fazendo Dicesar mudar seu voto, passando a idéia clara de que houve uma conspiração malévola e gratuita. O trio formado por Maroca, Fernanda e Dicesar, ficou estigmatizado pela edição direcionada do programa como uma união de três ressentidos raivosos. Depois foi permitido exclusivamente que Cadu justificasse seu voto, e seu voto foi contra Maroca. Deram direito de resposta a ela, mas sendo pega de surpresa, caiu na armadilha global. Mas o que é pior e mais dissimulado, é que no Twitter, nos seus blog e sites, amigos de Boninho, do alto de sua quantidade enorme de seguidores, pediram exaustivamente pela eliminação de Maroca. São eles: Luciano Huck (um milhão e duzentos mil seguidores), Angélica (405 mil seguidores), Preta Gil (290 mil seguidores) e Fernanda Paes Leme (203 mil seguidores). Não é a toa que recentemente Boninho alterou o sistema de votação e passou a dar mais peso as respostas efetuadas pela Internet.
Brizola, quando vivia, tinha um bordão entre seus seguidores (reais, não virtuais): “O povo não é bobo, abaixo a rede Globo”. Ledo engano.
Brizola morreu. O povo continua bobo.
A propósito: Essa história de manipulação de votos, edição em televisão, fraude eleitoral, uso da máquina, edição de imagens para denegrir adversários, etc., me lembra a eleição de uma "extinta" cidade no Sul fluminense. Alguém saberia dizer qual?

4 comentários:

  1. Julio minha msg, nada tem haver com o assunto, mas gostaria muito de uma informação, que talvez vc possa dar, lendo o Diário do Vale de Hoje, 24 Mar 10, Edição 5.813, na página 6, vi um extrato publicado da Prefeitura Municipal de Barra Mansa, onde fala de um convênio com CENTRO DE VALORIZAÇÃO AO ADOLESCENTE E A FAMÍLIA CONSTRUINDO SONHOS, com valores superiores a R$ 7.000.000,00, isso mesmo milhões, de valor global, gostaria que vc me ajudasse a entender este doc publicado, por um acaso é a ONG CONSTRUINDO SONHOS da ex-Primeira Dama de Barra Mansa, Tânia e da Esposa do atual Secretário de Agricultura, fiquei muito confuso com as informações do Extrato, pois é muito dinheiro, desde já quero dizer que não acusando ninguém, só como cidadão gostaria de uma explicação, é a única pessao com coragem para dizer se tem algo errado e certo, sem paixões, mas com razão é vc.

    Um Abraço

    PAULO CESAR

    ResponderExcluir
  2. Paulo Cesar,
    Em primeiro lugar, parabés pelos olhos. Só com lente de aumento para ler o extrato contratual. Realmente o valor de R$7.203.000,00 é intrigante. É muito valor para pouco tamanho de letra. Pelas informações preliminares, parece que realmente tem a ver com a ONG da ex-primeira dama. Há algo estranho. Encaminhei seu comentário para o vereador Marcelo Borges que se comprometeu a averiguar. Qualquer informação adicional dos nossos leitors será benvinda. Inclusive as da turma do "bem". Como disse o Paulo Cesar: não estamos acusando ninguém, apenas solicitando informações, o que é o direito de qualquer cidadão.

    ResponderExcluir
  3. GABI disse:

    Já estava investigando isto, esta postagem vai dificultar e muito o meu trabalho, vão pensar que fui eu. Não fui, eu sou mulher e quem postou é homem.
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  4. Gabi,
    Não confunde mais a cabeça deles. Já vi uns tres falando sozinhos no meio da rua.

    ResponderExcluir

Por favor, nosso Blog não aceita mais comentários não identificados. Por obséquio, realize seu registro. Grato.