terça-feira, 16 de março de 2010

A CULPA É DO HOMEM. PRINCIPALMENTE DE UM.


A NATUREZA É A VÍTIMA, NÃO A VILÃ.

O Diário do Vale em seu site, publicou hoje um nota a respeito dos estragos que as chuvas provocaram nas últimas horas em Barra Mansa e copiamos alguns tópicos dos incidentes registrados:

"...Voltou a chover forte, em Barra Mansa, no início da tarde de hoje. Com a chuva da noite de ontem e da madrugada de hoje (16), o nível do Rio Barra Mansa subiu e alagou os bairros Nova Esperança, Boa Sorte e São Luiz. A chuva também causou transtornos nos bairros Santa Maria II, Vila Ursulino e Colônia de Santo Antônio, em razão da cheia do Rio Bananal. A água chegou a atingir os apartamentos do 1º andar do condomínio Village Sol, na Colônia. Até o início da manhã de hoje (16), os moradores só conseguiam sair do local através da Vila Ursulino, já que o trânsito que dá acesso à rodovia Presidente Dutra está interrompido e a ponte que liga o bairro Colônia à Santa Maria II está interditada. Os bairros Bocaininha e Siderlândia sofrem com inundações do Rio Bocaina. O Rio Paraíba do Sul também transbordou - a água atingiu os bairros Vista Alegre, Vila Maria e Saudade. Algumas ruas do centro da cidade também ficaram alagadas e o trânsito está congestionado. Até às 11h, várias ruas permaneciam interditadas, em razão do alagamento. Uma casa caiu no bairro Roselândia, em Barra Mansa, por volta das 19h de ontem (15). Um poste e a fiação elétrica foram arrastados, atingindo um ônibus que passava pela Rua José Aparecida da Silva. O problema aconteceu por volta das 19h e, pelo menos até às 23h, o ônibus permanecia no local. Uma equipe da Light era esperada, para que a retirada do veículo não representasse riscos..."

E a matéria gerou, até as 16 horas de hoje, os seguintes comentários REVOLTADOS E APREENSIVOS:

MARA 16-03-2010 - 09:05h
E o prefeito continua sem fazer nada!!!!!!!!!!!!!!!

LAÍS 16-03-2010 - 09:19h
Sei que o prefeito não é Deus para mandar parar de chover,ele infelizmente não pode fazer nada contra isso,mais poderia pelo menos avisar ou entrar em acordo com a dcl barra mansa,pra que os comerciantes e os colegios estaduais fiquem parados por um dia,para que os moreadores possam colocar suas casas em pé!

FABRICIO 16-03-2010 - 09:25h
Isso que da eleger um prefeito que só se via em panfletos na epoca da eleição. Nem sei se ele realmente existe pois ate agora não fez nada pela cidade.

OPINIÃO 16-03-2010 - 10:16h
Barra Mansa está sem administrador! É lamentável essa situação....

THIAAGO 16-03-2010 - 10:37h
Está feio para o lado de Siderlândia e Santa Maria 2, os ônibus estão indo até o viaduto da Bocaininha, porque a ponte está interditada. Em 25 anos morando por aqui, nunca vi isso acontecer

JOANA 16-03-2010 - 10:43h
Diario do Vale, postem notícias do Bairro Santa Maria II em Barra Mansa. As pontes estão interditadas... A Agua está enchendo muito rápido pra lá.

FERNANDA GOMESCAETANO 16-03-2010 - 10:48h
ACHO QUE O PREFEITO DEVERIA TIRAR OS RIBEIRINHAS DA AREA DE RISCO E ARRUMAR UM BOLSA ALUGUEL PRA ELES ,ISSO SERVE PARA AQUELES QUE VIVEM EM ENCOSTAS TAMBEM

LUIZ HENRIQUE 16-03-2010 - 11:00h
Cadâ a fotinho do prefeito entregando rosas. Tinha que ter uma agora cm a vassoura na mão. A eleição passou, prefeito. Entregar rosas é coisa de deputado e vereador. Prefeito governa.

MAYARA 16-03-2010 - 11:03h
cd o fotografo do jornal? a cidade tá um caos! no bairro siderlandia nem onibus passa por causa dos alagamentos! desde cedo as pessoas estao lutando p salvar o que ainda resta!! tem q haver um plano de emergencia em BM, onde os moradores ribeirinhos recebam um alerta quando há chuvas fortes ou tromba d'agua. chega de tanta tragedia!

MAYARA 16-03-2010 - 11:04h
Sr. Prefeito, os moradores estao sofrendo, nao é hora de fazer alguma coisa, a nao ser gastar dinheiro com propagandas idiotas (como a do IPTU "nao conhece o benjamim? nao tem problema.. se tá bom pro benjamim ta bom pra vc e pra mim) nos poupem de palhaçada! nossa cidade precisa de investimentos e nao de mais circo!

CAROL 16-03-2010 - 11:16h
Aqui na Colonia ainda temos muita água na rua e nas casas, a ponte para o Santa Maria II tb continua interditada!

PAULO CESAR RAMOS 16-03-2010 - 11:23h
barra mansa esta com 2prefeitos e nenhum faz nada, o ze renato tem apelido de prefeito e o roosevel e que da as castas fica mandando por traz ta na hora de acabar com essa pouca vergonha e respeitar a populaçao.toma jeito katilina

VALMIR 16-03-2010 - 11:24h
Que palhaçada mesmo essa propaganda. Enquanto Bm se esforça para brigar com VR é isso que dá. Lembram quando saiu aquela propaganda do título antecipado do campeonato de futsal? Jurava que tinham aprendido. pelo visto não

ANA 16-03-2010 - 12:53h
Chuva volta a cair. Ponte do Bananal ainda está fechada. Opções possíveis contorno na pista da Dutra sentido SP, por atalho embaixo da Dutra ou Floriano. Embaixo do viaduto S. Maria II sentido São Paulo pista fechada. Pista auxiliar da Dutra na altura da Flumidisel dá pra chegar até ponte do Bananal, do lado Santa Maria II.interditada Õnibus não circulam .Defesa civil, Susesp, Guarda Municipal e pessoas do governo municipal já estiveram ou permanecem nestes locais

CREUSA 16-03-2010 - 13:28h
Quando é que o famosos prefeitos de Barra Mansa, vão criar vergonha a mandar tapar os buracos existente na rodovia lucio meira entre os bairros do Boa Vista e Jardim Guanabara, so quando morrer a mãe deles, as carretas que vão sentido 2007 para dutra estão passando no acostamento da contra mão, os carros furam pneus a toda hora, o Bairro Jardim Guanabara está cheio de mato na calçadas, o IPTU ja foi entregue para ser pago, e quando os funcionarios da PMBM, vão aparecer lá

RAPHAEL 16-03-2010 - 13:42h
Aqui na vila maria esta um caos. também a ponte que liga o vila maria esta com água quase por cima devido a rio bananal muito cheio. as ruas já estão com bastante água. Fiquem de olho e em alerta!!!!

ANA PAULA 16-03-2010 - 13:44h
Infelizmente o sr pref. ZR e seu chefe RB QUE FICA SENTADINHO na secretaria de projetos que foi criada para ele continuar detro da prefeitura mandando, ainda nem conseguiu arrumar estrago da ultimas chuvas, ruas interditadas, barracos, fora a galera q ta sem casa e a defesa civill faz corpo mole, e estão cobrando o iptu do povo, sendo que tem verba para aluguel social que vem do gov federal, ate quando o povo tem quer ser tão castigado?

ROBERTA 16-03-2010 - 15:04h
É UM ABSURDO O DEPOIMENTO DO MARQUINHO ,PROVAVELMENTE ELE MORE NUMA AREA MELHOR, INFELIZMENTE AS PESSOAS NÃO TEM OPÇÃO ,NINGUEM SE MUDA PRA BEIRA DO RIO PQ PENSA SER UM LUGAR LINDO,E SIM POR NECESSIDADE,

Entre esses comentários justificáveis, apareceram defensores do prefeito e agressores da natureza, que falaram o seguinte:

NINA 16-03-2010 - 09:41h
MARA, GOSTARIA DE SABER DE VC OQUE EXATAMENTE O PREIFEITO, DE BARRA MANSA , OU QUALQUER OUTRA CIDADE DEVERIA FAZER EM CASO DE ENCHENTES COMO ESTAS,QUE POSSIVELMENTE FOI PROVOCADA PELA QUEDA DE TROMBA D'AGUA, BEBER A AGUA?????VAMOS SER COERENTES.CHOVEU DEMAIS E INFELISMENTE AS CONTRUÇÕES RIBEIRINHAS SOFREM TODO ANO, SEM CONTAR OS FATORES CLIMATICOS.MAS FICA AI A SUGESTÃO, O PREFEITO PODERIA BEBER UM POUCO DA AGUA PARA EVITAR QUE ENTRE NAS CASAS.
...

XANNDY 16-03-2010 - 09:49h
Tem que pedir para o Prefeito ligar para São Pedro para a chuva parar e não inundar mais as casas. Acho q é só isso q ele pode fazer, pq ele não obrigou ninguem a morar em beira de rio ou ensinou as pessoas a jogarem lixo nas ruas e nos rios. Temos q parar de colocar a culpa nos outros e temos q observar o q temos feito com a natureza

ADALBERTO 16-03-2010 - 10:30h
ELE ESTÁ NEGOCIANDO COM O GOVERNO UMA VERBA PRA ARRUMAREM CASAS PARA ESTAS PESSOAS QUE VIVEM A BEIRA DESSES RIOS. ACHO QUE VOCÊS ESTÃO QUERENDO QUE ELE COLOQUE A CIDADE EMBAIXO DE UMA TENDA GIGANTE, PARA QUE NÃO CHOVA MAIS AKI.....EM VEZ DE ACUSAREM, LEVANTE AS MANGAS E VAI AJUDAR SEU VIZINHO NECESSITADO. FAÇA A SUA PARTE, AO INVÉS DE COLOCAR A CULPA NOS OUTROS !!!

ADALBERTO 16-03-2010 - 10:31h
FICO PASMO COM A IGNORÂNCIA DESSAS PESSOAS QUE FAZEM COMENTÁRIOS . VOCÊS NÃO QUEREM UM PREFEITO, MAS SIM UM MÁGICO. ME RESPONDAM, QUE CULPA TEM O PREFEITO DE ESTAR CHOVENDO TANTO NA REGIÃO? ELE JA ESTÁ AJUDANDO MUITO. JA FORAM DISTRIBUIDOS MAIS DE 50 MIL REFEIÇÕES, COLCHÓES, TELHAS, CESTAS BÁSICAS, ETC...

MARQUINHO 16-03-2010 - 12:36h
É verdade que o povo dessas localidades estão sofrendo. Mas também vale lembrar aquela velha pergunta Quem veio primeiro o ovo ou a galinha? esssa eu não sei Mas quem veio primeiro o rio ou os moradores? essa com certeza todo mundo sabe .

Adalberto, Xanndy, Nina e Marquinho,

Ninguém pretende que o prefeito coloque uma tenda em cima da cidade, o que provoca a revolta no povo é que ele faz parte de um Governo que está há nove anos e tres meses no comando da cidade, e que sabe que todos os anos Barra Mansa sofre um drama épico nas épocas de chuvas e até hoje, nada de responsável ou concreto foi realizado para coibir esse sofrimento anunciado. Roosevelt foi o maior responsável por esse dano a segurança, ao patrimônio e a vida das pessoas, mas seu sucessor foi Secretário de Obras e Diretor do SAAE, autarquia onde trabalhou dezenas de anos e portanto, tem notória ciência do problema. A irresponsabilidade administrativa foi a tônica da cidade nesse governo. A omissão política perante contruções irregulares foi a maneira de tratamento oferecida aos "eleitores", tanto por que se a Prefeitura reconhece a irregularidade de tais construções, por que lhes cobra o IPTU?
A chuva é a mesma que atinge as cidades vizinhas, mas só Barra Mansa que todos os anos, inevitavelemnte, padece com elas.

Não é bebendo a água, colocando tenda, fazendo mágica ou ligando para São Pedro que a Prefeitura vai resolver o problema, mas sim colocando-o como prioridade absoluta, pois são vidas e a saúde dos populares que encontram-se em iminente e permanente risco. É evitando desperdício financeiro com campanhas publicitárias de cunho pessoal e rancoroso de gosto duvidoso e fútil, mas investindo pesado em prevenção e projetos, que caminharemos para minimizar o problema a curto prazo.
Não é fazendo campanha de conscientização sobre manuseio de lixo, somente na época das chuvas, com o intuito covarde de se isentar da responsabilidade e transferi-la para o povo, que vamos avançar na solução. As campanhas tem que ser efetuadas permanentemente com o apoio dos professores, que se sentem vilipendiados pelos maus tratos que sofrem e a falta de estímulo que não lhes é oferecido.

A culpa certamente não é da natureza.

É dos homens.

Principalmente dos homens que administram a cidade.

32 comentários:

  1. FF.Respeito muito as reclamações dos moradores que tiveran suas casas inundadas, pois ja visitei muitos deles e é uma trajedia.quero aqui concordar quando dizem que a culpa é do prefeito,neste caso a prefeitura tem que rapidamente tomar as providencias cabiveis,limpesa das ruas apoio aos moradores com cloro agua potavel limpesa dos rios etc.Mas tambem queria aprofundar nesta questão e responsabilizar os prefeitos anteriores principalmente luiz amaral, que até por apoio politico autorizava as pessoas a edificar em areas ribeirinhas.ele que tinha o dever de proibir construções em area de risco, inclusive fez o fundamp.

    ResponderExcluir
  2. Barra Mansa está um caos. O Prefeito é um merda que não disse ao que veio. No sábado tamparam os buracos da avenida debaixo de água e hoje, terça feira, já estão de volta o que representa prejuízo pro meu bolso e do Beijamin. Tá ruim pra min!!!
    Só tá bom pro roosevelt que tem a mulher, o irmão, ele mesmo, e muito mais gente empregado na prefeitura fazendo companhia para a mulher o cunhado o tio e a sobrinha do Zé Renato e que tem a commpanhia da Vitória ( a Secretária Derrota) irmã da Rutinha a menina maluquinha.
    Coitada de Barra mansa!

    Eliete.

    ResponderExcluir
  3. É muito facil atacar quem não esta mais na política e teve uma vida ilibada, quer seja como professor, como advogado, como cidadão e principalmente como político. O Professor Luizinho, como queridamente é conhecido, foi três vezes prefeito da cidade e saiu amado por todos e criticado somente pelos que hoje o invejam, mas já usufruiram do seu governo.Por que Roosevelt esta em Barra Mansa, quem lhe deu o primeiro emprego ? E como usufruiram! É mister frisar que ele jamais autorizou um loteamento sequer, tendo inclusive "consertado" várias cagadas que deixaram construir em Barra Mansa.
    Os funcionários o amam, os presidentes de associação falam do tempo dele com saudosismo e nostalgia e, ele, do alto de seus oitenta anos recebe com carinho a todos, da mesma maneira que recebia quando prefeito.
    Não precisava se esconder em gabinete para fugir das cobranças do povo. Criou o SAAE, Criou colégios como o Washington Luiz, Criou dezenas de Escolas profissionais, construiu pontes, inclusive a Nilo Peçanha, Fez o FUNDAMP na beira do Paraíba sim, mas seguro e evitou centenas de invasões. Ajudou o esporte profissional e amador com vários campos,construiu milhares de casas populares e ainda, de quebra, regularizou outras milhares como no roberto silveira, Bom Pastor, Getúlio Vargas, Remédios em Floriano, Vila Delgado, enfim, poderíamos ficar horas a fio falando sobre suas administrações, mas não é o caso.
    Para finalizar, vale lembrar que se hoje os prefeitos, ou projetos de prefeito, tem um local descente par ficar, o CENTRO ADMINISTRATIVO PREFEITO LUIZ AMARAL, eles o devem a quem emprestou o nome para a sede da Prefeitura e eles, por pura inveja, não respeitaram a história e hoje até seu nome foi retirado do prédio, mas não será apagado, nem retirado do coração do povo de Barra Mansa.
    É ! A inveja é uma merda!!!

    LUCIANA.

    ResponderExcluir
  4. NOVOS COMENTÁRIOS NA PSOTAGEM DO DIÁRIO. LEIAM DE TRÁS PARA FRENTE PARA SE CHEGAR A ORDEM CRONOLÓGICA DE POSTAGEM.

    RAUL | 16-03-2010 - 17:07h
    VOCÊS FICAM ACUSANDO O PREFEITO, QUE NADA TEM A VER COM ESSAS ENCHENTES DA NATUREZA, E QUE ESTÁ TRABALHANDO MUITO PRA SOCORRER AS VÍTIMAS, TANTO ELE COMO A SUA EQUIPE. AGORA EU TE PERGUNTO.. ONDE ESTÃO OS VERADORES?.... OS DOIS DEPUTADOS? DEVEM ESTAR LENDO PELAS MANCHETES E MANDANDO SEUS SÚDITOS, METEREM PAU NO ATUAL GOVERNO, ENQUANTO ELES SE REFUGIAM FORA DA CIDADE!!! BELOS BARRAMANSSENSES..... PENSEM NISTO!!!

    ADÃO HENRIQUE | 16-03-2010 - 17:00h
    vila maria tem sofrido muito com alagamentos, nos últimos tempos. o problema das enchentes causados pelo rio paraíba já é conhecida. mas alagamentos pelas chuvas e pelo rio bananal é novo. ou a nova dutra ou a sbm fizeram obras "irregulares' QUE ESTÃO CAUSANO ESSES PROBLEMAS.

    TOR | 16-03-2010 - 16:38h
    SÃO PEDRO É GENTE BOA!

    MARLO | 16-03-2010 - 16:38h
    É UM ABSURDO O DEPOIMENTO DO ADALBERTO,ACHO QUE VOCÊ NÃO MORA EM BARRA MANSA A CIDADE ESTÁ ABANDONADA SÓ VOCÊ QUE NÃO VE.

    CAMILA | 16-03-2010 - 16:16h
    nao aguento esse prefeito,minha rua é uma palhaçada metade asfalto e metade paralelepipedo na minerlandia... quando chove parece que o paraiba esta passando por ela e ate quando vai ficar isso,sr prefeito vamos criar vergonha etomar atitudes...essa propaganda do bejamim é a mais idiota q ja vi na minha vida,,,bejamim na cadeia...da um jeito nessa cidade feia q é barra mansa,,,,

    THALITA | 16-03-2010 - 16:16h
    Gostaria de saber como esta o rio agora a tarde? Tenho família em bairros de Barra Mansa e estou preocupada!

    ResponderExcluir
  5. MAIS COMENTÁRIOS

    JORGE | 16-03-2010 - 20:43h
    Pelas fotos se constata que houve desrespeito à natureza. Invadiram o rio. Essas casas não deveriam estar neste lugar. A perda do patrimônio, erguido com sacrifícios, é certo. A prefeitura não deveria permitir construções a menos de 100 metros de rios, lagos, encostas e barrancos. A permissão é boa para cobrar IPTU, mas o prejuízo é superior, e o aborrecimento é imenso. ... menos


    LUCIA H RIBEIRO | 16-03-2010 - 19:20h
    gente cd o prefeito? a ponte que liga nova esperança aos bairros sao pedro, goiabal, santa clara! caiu ja 2 meses e ate hoje nada! trabalhadores e estudantes dependem dessa ponte , !


    DINHO | 16-03-2010 - 18:53h
    O PROBLEMA DE BARRA MANSA É CRÔNICO, INFELIZMENTE NÃO DÁ PRA RESOLVER TUDO, MAS TEM OBRAS DE CONTENSÕES QUE DÁ PRA SE FAZER PERFEITAMENTE EM VÁRIOS PONTOS DE ALGAMENTOS NA CIDADE. É POSSIVEL PEGAR UMA VERBA COM O GOVERNO FEDERAL NESSA SITUAÇÃO DE CALAMIDADE. SENHORES POLITICOS PREFEITO, DEPUTADOS E VEREADORES VAMOS TRABALHAR COM SERIEDADE E FOCO NOS PRINCIPAIS PROBLEMAS DA CIDADE.



    PAULO PIRES | 16-03-2010 - 18:49h
    Olhe este idiota do Raul, no minimo deve ser parente ou mais um funcionário do zé renato dando seu depoimento a favor deste péssimo prefeito, alias como o seu amigo anterior que ficou 8 e pouco fez pela nossa cidade. E uma vergonha a estrada da barbara que começou no governo anterior e ate hoje não foi concluída, quando termina um pedaço o outro que ja havia sido feito ja estragou. Agoroa pergunto seu raul este é um bom prefeitooooooooooooooooo????????????? ... menos


    ANA PAULA | 16-03-2010 - 18:30h
    Quem administra a cidade e o Prefeito, agora deputado , presidente etc manda verba, se o prefeito não se mexer a população vai ficar a mingua.


    MAJCANES | 16-03-2010 - 18:17h
    A Chuva é da natureza, o povo constrói casas dentro dos rios e em encostas, jogam lixo na rua portanto a culpa não é de Prefeito nem de deputados.A Culpa é da propria comunidade. A falha da Prefeitura é a falta de um serviço de prevenção. ... menos


    DJ GUILHERME MEDEIROS | 16-03-2010 - 17:49h
    Infelizmente Barra Mansa vive disso , pessoas que defendem esse políticos idiotas e que não tem dignidade e carater , meu povo político bom nasceu morto , prefeitos , vereadores , deputados e sanadores só na época de eleição mesmo , ficam defendo esses corruptos aew enquanto eles sem diginidade ruobam nossos bolsos e se omitem a ajudar a população que realmente precisam , vamos responder nas urnas com uma bela babana pra eles , toda a região esta ruim demais ... ... menos


    BARRAMANSA JÁ!!! | 16-03-2010 - 17:12h
    ONDE ESTÁ O TAL DO ADEMIR MELO? ...O INTITULADO......"AMIGO DE VERDADE"....... E A INÊS PÃO DE LÓ? ......A INESQUECÍVEL....... SÓ APARECEM AQUI NAS FESTAS E PARA DISTRIBUIREM FLORES...DEVERIAM É ESTAR AQUI PEGANDO NA LAMA E SOCORRENDO AQUELES A QUEM DIZ SEMPRE QUE ""TANTO AMA""" REFLITAM MAIS SOBRE ESSAS ILUSÕES QUE NÃO GOSTAM DE AÇÕES VERDADEIRAS PELO SEU POVO!!! ... menos

    ResponderExcluir
  6. Eliete,
    BEM longe JÁ de MIM.
    Esse é o real significado inconsciente da propaganda.

    ResponderExcluir
  7. Sobre os comentários inseridos no site do DV:

    Vejam como é difícil uma pessoa de capacidade e de princípios chegar ao poder. Como é possível agradar a tantos ignorantes e idiotas?
    Querer que os deputados estejam lavando ruas e pegando lama é um ato de confissão de apoio a demagogia e desonhecimento de causa. Deputados, prefeitos, vereadores, seja lá quem for, não estão no cargo para isso, mas tem gente que não entende absolutamente nada de nada e quer se manifestar, e o que é pior, o voto deles vale a mesma coisa que os demais. Por isso Lula é presidente, a turma do bem está no comando municipal e por aí afora.
    No mais, vimos nos comentários que a luta é da turma do bem contra o homem e contra Deus.
    Quem tem razão: O homem, Deus ou o pachá de Apiacá?
    Quem tem boquinha na PMBM acha que é o Pachá, acima do homem e de Deus que criou a natureza, ms não consultou o Roosevelt, então a natureza apresenta problemas. Deus na próxima, consulte o Pachá para agradar o bando de babacas cegos e oportunistasnque ficam defendendo esta pouca vergonha em que transofrmaram minha cidade.

    ResponderExcluir
  8. Luciana, cara amiga,
    Justa e oportuna a sua defesa em relação ao seu pai. Mas creio que todos os mandatários da cidade tiveram parcela de culpa no resultado que as intempéries causam na cidade. Uns mais, outros menos, e seu pai, a meu ver, é um dos menos culpados, mas mesmo assim, também teve parcela de responsabilidade ao não coibir mais drasticamente as ocupações irregulares. Eu sei que politicamente é muito difícil fazer isso, mas tal fato não imuniza ninguém da responsabilidade, afinal, todos que se elegeram prefeito, ocuparam o cargo por livre e espontânea vontade e tinham ciência do abacaxi que tinham em mãos, além das benesses que o poder proporciona.
    Mas no demais, assino em baixo o seu depoimento e as incontáveis realizações do Professor Luiz Amaral, e me solidarizo contra a covardia inominável e deselegante que o Sr. Roosevelt Brasil fez em retirar o nome dele da fachada da prefeitura. Foi um ato descortês, inábil, raivoso, insensível, politiqueiro, e
    inconsequente.
    Brevemente faremos uma postagem específica sobre o assunto e inclusive mencionaremos o desrespeito à lei do vereador Russo, aprovada por esmagadora maioria dos vereadores que definia que os próprios municipais tivessem como cores predominantes, o azul e o branco, que são a cores da bandeira da cidade e seus símbolos, e ele pintou de marrom para justificar a retirada das letras do nome de seu pai da fachada.. Mas como eles são usuários agressores da lei, passaram por cima dela mais uma vez.
    Mas continuo acreditando na justiça, tanto a divina quanto a humana.
    Não dê demasiada importância aos ingratos.
    Eles não merecem.
    Um grande beijo.

    ResponderExcluir
  9. FF, (Seja lá quem for, o secretário Fanuel ou alguém do bem)
    Tragédia seria ter um secretário de administração que escreve "trajédia". Ou seria “tarajédia”?
    Barra Mansa realmente é uma referencia em educação e cultura.

    Não isento de responsabilidade nenhum antecessor do prefeito atual, mas tanto o atual como o seu criador, o pachá, se entendiam tais áreas, como irregulares, porque cobravam o IPTU das mesmas?
    O povo acreditou que voces mudariam a forma de fazer política, e se fosse para deixar como está que ficassem pelo menos os nativos da cidade e não forasteiros no comando.
    O próprio Fundamp, se irregular, por que foi usado, e ainda é, pela administração?
    Inclusive, era lá que eram realizadas as principais reuniões visando a reeleição do pachá, que infelizmente e arrependidamente, confesso ter participado.

    ResponderExcluir
  10. Julio

    Vamos falar de tragédia SIM; Ao meter o bedelho na educação o Baianinho prejudicou a Diretora Luzia a comunidade do Colégio Marcello Drable e o prefeito fez pior a pedido do baianinho exoneroua Diretora Luzia.
    Por que VC Julio não publica as postagens sobre esta calhordisse do Baianinho e do Prefeito?

    Tuca

    ResponderExcluir
  11. Tuca,
    Publiquei todas que me encaminahram, só não posso assinar em baixo dessas acusações porque ainda não tive sequer um indício de certeza sobre a versão apresentada, e sobre o assunto já manifestei minha opinião em outra postagem.
    É muito vago fazer acusações desse porte, ms mesmo assim não deixei de publicar nenhuma. Gostaria que a própria Luiza se manifestasse a respeito.
    Um abraço,

    ResponderExcluir
  12. Tuca,
    Em tempo,
    Os comentários sobre esse assunto estão sendo feitos em diferentes postagens, mas todas foram publicadas, muito embora, creio estar havendo contradições:
    Uns dizem que a Luzia pediu exoneração por motivos funcionais, outros pela razão apontada por voce, outros que ele foi exonerada, outros que era a esposa do baianinho o pivô discórdia, outros que era uma amiga. Assim fica dificil a gente fazer juizo de valor a respeito.
    Acho que seroa necessário que a própria "vítima' se manifestasse, e ela sabe que tem total liberdade em nosso blog para faze-lo. Quanto ao vereador, quando encontra-lo certamente tentarei ouvir a sua versão, mas acho que está havendo uma certa politicagem por trás disso, mesmo assim, todas as informações a respeito serão publicadas, desde que não se transforme em ofensas pessoais a terceiros, ms até agora, apesar do rigor das denuncias, isso não foi configurado.

    ResponderExcluir
  13. Julio

    Na realidade deram um tiro no pé quando tiraram a Luzia da Vila Nova(seu reduto) e a levaram para Ano Bom e a mesma com a liderança naquela comunidade estava incomodando e sem dúvida já estava com esta comunidade na mão.todos gostam dela e do trabalho dela.È politicagem baixa tira-la de lá e a desculpa do baianinho ser o culpado não é 100% verídica, pode ter sido a gota d!agua, mas o Zenérico o Pagé e a Vice já estavam arranjando uma maneira pra tirar a Luzia.

    Esta é a verdade!


    Francisco

    ResponderExcluir
  14. Francisco,
    Acho interessante publicar essa postagem do blog do café no Bule, a respeito do assunto:

    Recebi a carta abaixo, através de e-mail, não tenho como autenticar sua autoria, mas eu também fui surpreendido com decisão da Secretaria de Educação em exonerar a Professora Lusia Melchíades da direção do Colégio Marcelo Drable, cargo que ela ocupava com maestria e bom desempenho. Fica registrado portanto, a insatisfação de todos os envolvidos e também dos não envolvidos, neste ato árbitrário e intempestivo.


    A comunidade escolar, professores, funcionários, alunos e responsáveis do Colégio Municipal Prefeito Marcello Drable informam que:


    No dia 15 de março de 2010 fomos surpreendidos e ficamos indignados com a decisão autoritária, arbitrária e antidemocrática da Secretaria Municipal de Educação que exonerou mais uma diretora de nossa Unidade Escolar sem nenhum esclarecimento plausível.
    Formou-se uma comissão de representantes da escola que se dirigiram à Secretaria de Educação e foram recebidos pela Secretária Silvia Vitória, que justificou a exoneração dizendo apenas que a diretora não era mais de confiança do governo.
    Diante da situação de instabilidade e fragilidade que se instaurou nesta U.E. necessitamos de maiores esclarecimentos sobre os motivos que têm causado sucessivas mudanças na administração da mesma.
    Esta unidade escolar atende a alunos oriundos de diversos bairros, dificultando o comprometimento deles e de seus responsáveis com a escola.
    Apesar disso, a diretora tem sido bem sucedida na articulação para amenizar estas discrepâncias, promovendo parcerias com o SESC e com a comunidade eclesiástica Sagrado Coração de Jesus, realizando eventos educacionais relacionados aos 40 anos do Colégio.
    A nossa escola está sendo prejudicada pedagogicamente por decisões políticas que refletem negativamente na sua administração, impossibilitando a continuidade dos trabalhos da equipe diretiva.
    Os alunos estão inseguros com os desmandos e questionam os porquês de tanta mudança nos rumos da direção da escola.
    Reiteramos para que haja uma real gestão democrática na escola é necessário que se cumpra a determinação do Regimento Escolar Único dos Estabelecimentos da Rede Municipal de Ensino de Barra Mansa de que sejam eleitos seus integrantes, impedindo que decisões políticas interfiram no bom andamento da administração da escola.

    ResponderExcluir
  15. Julio

    Se tivesse LEI neste Pais Hoje quem deveria ser exonerada são as diretoras de colégios que foram para o Rio agradar o Pagé de apiacá e a Rutinha na passeata contra distribuição de lucros do petróleo. Isso não é coisa de diretora servidora pública, aliás estas mesmas foram para a ponte do ano bom levantar bandeira para o Zenerico em 2008, e diretoras como Luzia e outros são afastados e não tem vez e a educação vai de mal a pior. estas confusões é só o início, a situação muito poior.ACREDITE.

    Lucia

    ResponderExcluir
  16. Júlio

    Procure saber o que está acontecendo no colégio Marcelo Drable... Os alunos estão faltando as aulas pois não se conformam com a exoneração da diretora Lusia.
    O colégio está completamente abandonado há 8 anos. Os banheiros não tem portas, o môfo está por todas as salas. Quando chove os alunos têm que ser levados para o refeitório pois as salas ficam alagadas, há buracos na quadra que colocam em risco a integridade física dos alunos, o material do coc não chegou, e etc. etc. etc
    O prefeito mandou pra lá um primo que dorme com a cabeça apoiada na mesa da secretaria.
    Os computadores(20) foram colocados lá as vésperas da eleição e até hoje não fun cionam.
    Encerraram as atividades noturnas (aulas) do colégio e neste horário passou a funcionar outra escola, o CEI. Tem até outra diretora respondendo pelo serviço.
    Agora, por último, exoneraram a diretora Lusia por motivos políticos.
    Será que já não é ora de vc reservar um espaço para os problemas do CMPMD?
    Seus filhos estudaram lá e tiveram uma ótima formação. Tenho certeza de que se fosse hoje vc não os matricularia e menos ainda sua neta.

    Mãe de aluno

    ResponderExcluir
  17. Cara mãe de aluno,
    De fato meus filhos estudaram alguns anos lá e receberam um bom tratamento.
    De fato não matricularia minha neta lá, mas isso será uma decisão dos pais dela.
    De fato acho que a Luzia é uma excelente pessoa e boa profissional, só estranho o fato dessas barbaridades todas relatadas estarem acontecendo lá aos olhos dela, e ela não ter solucionado ou minimizado. Será que não lhe deram estrutura? Se não deram, não teria sido por isso o seu pedido de exoneração? E se deram, não seria por isso que ele foi exonerada? Não estariam alguns querendo politizar a questão, e se tem uma coisa que a educação de Barra Mansa não precisa mais é de politização, não é mesmo? Já basta ter-mos uma secretaria nomeada pelo currículo de ser irmã da vice-prefeita, sem querer tirar os méritos dela, ressalto.
    Mas minha caríssima mãe de aluno, sempre deixei bem claro que não sou especializado em educação pública, e não gosto de ficar falando de coisas que não domino. Seria hipócrita e demagogo de minha parte. Todos os assuntos abordados referentes a educação, tiveram como âncora os comentários dos professores, alunos, profissionais envolvidos e pais, como é o seu caso.
    O que posso humildemente fazer e manter este espaço democrárico aberto para todos os lados mostrarem os seus pontos de vista, e isso procuro fazer com prazer.
    Entendo a sua desesperança, mas lamento lhe informar que o que voce me pede está acima da minha capacidade.
    Mas mesmo assim, grato pela confiança e conte comigo sempre no que me couber.
    Deus permita que a situação educacinal dos seus filhos seja compensada com seu amor e luta.
    Um dia vamos comemorar, tenhamos esperança.
    Um caloroso abraço,

    ResponderExcluir
  18. Há muito Exoneraram a competência, a formação, a gestão, das direções das escolas..
    Luzia é mais uma, onde andam os excelentes profissionais da antiga Febam, alguns ex-diretores, coordenadores, orientadores ???Andam jogados em qualquer lugar, escondidos sem voz ativa. Hoje a educação tem um grande número de diretoras cuja competência é levantar bandeira e fazer o jogo, vejam HOJE largaram os colégios e foram fazer barulho no Rio, estas mesmas que foram para a boca da ponte do ano bom levantar bandeira para o Ze Renato, lembram???
    A maioria das diretoras não cumprem a carga de horário de 8 horas/dia, acumulam 2 matrículas no mesmo colégio(ISTO É FRAUDE!!!) e ficam na mão da SME/Prefeito e tem que ir para passeata do Pré-sal no rio , defender o COC, falar que a merenda é boa...esquecem que estão prejudicando milhares de crianças a troco de uma merreca de gratificação...e ainda tem que aguentar o Rogério aos gritos...
    A Luzia e outros que estão encostados representam a verdeira postura de Gestor e por isso não interessam.

    Amigos da escola

    ResponderExcluir
  19. GABI comenta:

    Hoje deu o maior chabu no colégio Marcello Drable, até a guarda municipal (com letra minúscula mesmo, pois representa o tamanho da instituição) foi chamada e não conseguiu deter a fúria dos alunos revoltados com a exoneração da Diretora Luzia.
    Depois veio a Polícia Militar e as coisas acalmaram.
    Não sei o que a Luzia tem, mas sei que os alunos e os funcionários gostam dela e ela desenvolve um bom trabalho por onde passa.
    O Colégio Marcello Drabel, como toda a educação, está um caos e cogitou-se numa reunião há cerca de um mês de desmanchar parte do mesmo. Voce sabia ? Só não fizeram porque o resultado poedria ser muito ruim em ano eleitoral!
    Estou postando tarde porque estou sendo seguida. RSSSS! Eles estão doidos para me pegar.
    Beijinhos, breve volto!

    ResponderExcluir
  20. Doa quem Doer...

    Estes MALfeitores não reformam o Colégio Marcelo Drable, por causa do nome e prejudicam a comunidade, os alunos...
    O Colégio está CAINDO e a Luzia, bastante política e técnica soube unir todos em sua volta e a turma do LESAmunicípio ficou com medo imaginando que nas proximas eleições a Luzia poderia ter 5.000 votos para vereadora, face a sua liderança no ano bom + Vila Nova...E não é a primeira vez que baianinho prejudica pessoas e não se define se é governo ou oposição, se é homem ou não, se é pt ou pv e prejudicou a Professora Luzia e a comunidade escolar.
    Este é só o início destas manifestações na educação, ainda vem coisa pior o desmando a bagunça é geral, vejam quem comanda a Educação e vejam quem assessora os mesmos...

    ABS

    Ana

    ResponderExcluir
  21. Eu gostaria de perguntar aos migos, para que ficasse bem claro:
    ( E por favor, só respondam com absoluta certeza)

    A LUZIA PEDIU EXONERAÇÃO OU FOI EXONERADA DO CARGO DE DIREÇÃO?
    AONDE COLOCARAM ELA?

    Por favor, é fundamental, para que a gente avance nessa discussão, respostas precisas.

    Muito grato antecipadamente.

    ResponderExcluir
  22. Gente,
    Vamos deixar uma coisa bem clara antes de mais nada:
    VEREADOR NÃO NOMEIA NEM EXONERA NINGUÉM NA PREFEITURA.

    Cito como exemplo o caso do Vereador José Abel:
    Elé é do PMDB, é da base de sustentação do governo municipal, foi o vereador mais votado em Barra Mansa, e quer por que quer a cabeça do Secretário José Márcio. Já falou isso aos quatro ventos e o José Márcio continua trabalhando tranquilamente em sua pasta. Não é assim que funciona. Pode até ser que determinado vereador venha, usando de sua influenca, pedir a nomeação ou exoneração de alguém, mas na PMBM, que nomei e exonera é o Prefeito, assim como em todas as prefeituras do País.
    Acho que tem gente caindo na armadilha de se tentar transferir a responsabilidade para o Baianinho, para salvar a imagem dos verdadeiros responsáveis. Já tivemos comentários nessa postagem bastante lúcidos a respeito disso.
    Pensem bem antes de crucificarem pessoas que podem ser inocentes nesse caso.
    Não estou fazendo defesa prévia de ninguém, só estou me atendo aos fatos.
    Por isso são indispensáveis esclarecimentos reais e por sinal, ficaria muito lisonjeado se a própria Luzia, minha cara amiga, pudesse nos dar a honra de se manifestar.

    ResponderExcluir
  23. Julio

    A Luzia foi exonerada na sua ausência na sexta-feira dia 12 atendendo pedido da Rutinha ao Prefeito.Ontem a comissão ouviu da Secretária Vitoria que a Luzia perdeu o cargo pois a Administração perdeu a confiança na mesma.No momento a Luzia está aguardando nova designação para atuar como Orientadora Pedagógica e para seu lugar já foi outra Diretora.

    Tania

    ResponderExcluir
  24. Tania,
    Muito grato. A coisa começa a ficar clara, mas continuaria sendo muito oportuno o depoimento da Luzia. Quem tiver contato com ela, por gentileza, transmita nosso apelo.

    ResponderExcluir
  25. È triste ver a situação do outrora melhor Colégio de B mansa(Municipal Marcelo Drable):
    No governo do Pagé de Apiacá teve os diretores

    -Nilva que se aposentou e veio a Diretora Jorgette(prima do secretário Felipe de Valença),posteriormente o rodrigo Drable trocou apoio com o Pagé e colocou a Maria Jose Arbex no lugar da Jorgette(AMBAS AFUNDARAM AINDA MAIS O COLÉGIO POIS NÃO TINHAM EXPERIÊNCIA E NEM PRESENÇA DE PALCO) depois tiraram a Luzia do Paulo Basilio na Vila Nova e colocaram a mesma no Marcelo drable E AINDA COLOCARAM A NOITE O EJA DO CEI COM OUTRA DIREÇÃO só para sacanear a Luzia e provocar confusão!
    A Luzia estava incomodando face a sua persist~encia política(24 horas no ar) e abrindo um novo leque de eleitores no ano bom e ainda por cima até hoje o povo da Vila Nova e Colégio Paulo Basílio lamentam a sua saida pois a troca foi draconiana, pois colocaram a Rita Chiesse naquela direção, sem nenhuma prática de gestão.
    Vejam como a Política é ruim na Educação.

    Quem paga são os pobres dos alunos.

    Tania

    ResponderExcluir
  26. Oi Julinho, que bom poder estar falando com vc através do blog.
    Sou professora da FEBAM e não posso me identificar, pois seria perseguida como outras já estão sendo.
    Veja, por exemplo o que aconteceu com a Luzia.
    Agora quem está na alça de mira é o Jefferson, vai se ferrar o coitado por causa de seus comentários no Café do Bule. A Secretária Derrota Chiesse, descuple, Vitória do Mal, está pronta para defenestrar o coitado. Quem viver verá.
    O triste é ver que o Prefeito assiste a tudo isto impávido, de forma pedante mesmo, empafitosa. Zé Renato, o fraco, é pos-graduado em falácia, é de uma inaudita incompetência, atitudes de irretorquível mau gosto e de uma pobreza intelectual inequívoca.
    Pobre Cidade, só poderia dar que no que esta dando.

    Professora oculta.

    ResponderExcluir
  27. Julio

    Politizaram demais a educação de B mansa e perderam co controle, Numa rede de educação pública séria, as Diretoras atuais que confundem alunos e pais de alunos com eleitores não poderiam dirigir colégios vejam bem: Luzia, sonia Toniato,Lúcia Meneguelli,Rutinha,Vitória, Amaral, etc não tomam atitude verdadeiras de gestoras sempre olham "O VOTO".
    Além do mais existe um grupo de diretoras arcaicas que ficam de quatro em qualquer situação pois não tem competência para dirigir nada e por isso são convocadas a levantar bandeira é só VC ver quem foi no Rio levantar a bandeira para o Cabral:
    Sonia Toniato,Mara,Denise ,Claudio,Zanaila, Ivete,Isabel...abandonaram os alunos e foram fazer clack no Rio. Que saudades das Diretoras e Diretores antigos como Constantino, Ari,Nazaré, edmar, Glória, Sonia Cambraia, Belmiro, Jefferson,Benedita,Nilza...
    Com esta turma que ai está è o fim da educação é uma agressão a gestão técnica e ética...AGORA a gestã é de política, de apadrinhamento e dane-se alunos...

    Jose Maria

    ResponderExcluir
  28. Tania,
    A politização na educação somente é válida quando uma profissional espera ser reconhecido pelo povo pela excelencia de seu trablaho é pela grandeza de seus projetos. Admiro a Luzia, mas se o objetivo dela ao dirigir educandários é somente o pleito político, não parabenizo-a, mas creio que acima disso, ela nutre amor pelas crianças da rede pública.
    Gostaria que caso ela venha a se candidatar novamente a cargo político, o faça sobre a égide de projetos legislativos que beneficiem o sistema de ensino e não somente esperando agradecimento pelas direções efetuadas.
    Um grande abraço,

    ResponderExcluir
  29. Professo Oculta,
    Muito grato pela sua presença no nosso modesto blog.
    Fique tranquila, o Jefferson já passou pressões piores e sabe se virar. É igual bife na tábua, quanto mais batem, mais cresce.
    Um grande abraço,

    ResponderExcluir
  30. Jose Maria,
    Muit loegal a sua colocação de que certos profissionais de ensino confundem alunos e pais de alunos com eleitores.
    Muito lúcida e apropriada observação.
    E aí realmente que se encontra o cerne da questão e a causa maior da falencia do ensino na rede pública municipal.
    Que isso sirva de profunda observação para todos futuros postulantes à administração municipal.
    Um grande abraço,

    ResponderExcluir
  31. Julio

    Não podemos crucificar diretoras e professores, temos sim é que criticar o Chefe do executivo pela falta de visão estratégica o que acarreta estas anomalias nos vários segmentos da Prefeitura.
    Há muito talvez desde a saída dos Saudosos Alvaro Carélli, Ari Afonso,Constantino e também da Sonia Cambraia a educação está sem um norte, graças a estes que a transformaram em moeda de troca política. Aliás a Professora Luzia, com todo o respeito foi quem substituiu o Alvaro Carélli na Febam no governo de Ismael e começou este processo pela qual está passando agora ou seja está bebendo do próprio veneno. Aliás hoje numa Educação séria estas pessoas não teriam mais espaço, infelizmente em B Mansa tem espaço para estes picaretas e aprendizes de picaretagem que desvia recursos do Fundeb, que faz salário da renda da cantina, que acumula 2 matrículas num mesmo local de trabalho, que são garotas de propaganda e marketing(vejam se não são as mesmas que foram na manifestação do Rio e ficava na boca da ponte no ano bom levantando bandeira para o Jose Renato)pessoas que não fazem o trabalho administrativo-pedagógico legal, apenas fazem política...política e política;;;

    Ainda bem que através da Internet e de pessoas corajosas como VOC~E JULIO tomamos conhecimento destas ações prejudiciaias ao próprio Município. Precisamos de PAZ, SAÚDE e EDUCAÇÃO. Precisamos de uma tregua, para ver onde erramos e tentar consertar.
    Falo de cadeira pois votei duas vezes no roosevel e também no Jose Rentao, mais reconheço que está tudo muito ruim, parece que viramos um distrituzinho de V Redonda e não é por causa da chuva Não...Mesmo no calor no verão escaldante já estava tudo ruim.
    Estou Pena de B mansa!

    M.A.X.

    ResponderExcluir
  32. MAX,
    De todo o seu belo relato, o que mais me chamaou atenção foi a oportuna criação do termo "Garotas de propaganda e marketing". Será que é nisso que a política obcecada transformou nossos valores educacionais? Será que algumas de nossas esperanças em instruir uma nova geração se transformaram em prostitutas do ensino?
    É isso MAX, precisamos de uma trégua, onde a responsabilidade pela criação de nossos jovens falem mais alto que nossos anseios políticos. Eu mesmo, as vezes, temo, que minha revolta seja infectada por uma visão crítica que se sobreponha as reais necessidades de nossas crianças, e não é porqiue eles colocam os desejos pessoais acima de tudo e todos, que temos o direito de rebater na mesma moeda.
    Quanto ao seu voto, caro amigo, não se arrependa, democracia é assim, é exercendo que aprendemos o caminho certo. Parabéns pela coragem de assumir e muito grato pelo comentário. Seja bem-vindo.
    Um grande abraço,

    ResponderExcluir

Por favor, nosso Blog não aceita mais comentários não identificados. Por obséquio, realize seu registro. Grato.