quinta-feira, 11 de março de 2010

DESMASCARADO O REINO ENCANTADO DA "ROOSELÂNDIA".


A VERDADE DOS NÚMEROS EM BARRA MANSA.

A “turma do bem” através dos seus emissários no nosso blog, contesta veementemente o estado de abandono e desmando que a cidade se encontra. Para eles, vivemos no Reino encantado da “Rooselândia”, onde tudo funciona, a saúde e a educação são de qualidade e Barra Mansa se desenvolve com justiça social e o IPTU mais barato do Brasil.
Pois bem, como não há nada melhor do que números, estudamos o Livro ”FINANÇAS DOS MUNICÍPIOS FLUMINENSES”, publicação efetuada AEQUUS CONSULTORIA, após coleta de dados na SECRETARIA DO TESOURO NACIONAL e completados com informações do TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, e verificamos o seguinte:

O estado do Rio de Janeiro tem 92 municípios e Barra Mansa é o 18% município de maior população, mas nos indicativos econômicos, somos uma vergonha.

A receita per capta da cidade é a 68% do estado. Estamos atrás de 67 e a frente de apenas 24.

Em relação ao ICMS Municipal per capta, a mesma coisa, estamos em 68º lugar.

Em relação ao FPM Municipal
, estamos ainda pior, pois nossa colocação é a 69ª.

Em relação aos royalties per capta, outro vexame, estamos em 66º lugar.

Mas quando é para pesar mo bolso do contribuinte local, aí estamos bem pois somos a 14ª cidade que mais arrecada com ISS e nossa colocação per capta é a 26ª.

Agora vem o grande desmascaramento: Além de jamais termos o IPTU mais barato do Brasil, conforme a mentira deslavada praticada pelo “bem”, estamos na 34ª colocação em relação ao IPTU per capta, e 22º em arrecadação total. Ou seja, só no Estado do Rio de Janeiro, existem 58 municípios que cobram IPTU mais barato que em Barra Mansa.
Isso é fato, isso é número, isso é direito.

Tirando as cidades praianas e turísticas, somos o 7º IPTU MAIS CARO DO Estado do Rio de Janeiro, para termos ruas esburacadas, obras que não terminam, desabamentos, inundações, enchentes, lixo espalhado, caos e desordem, fora a indústria de multas que avassala o nosso transito caótico e sem planejamento.

Em termos de ITBI, nossa colocação per capta também é pífia, pois estamos em 48º lugar no Estado.

Mas nosso funcionário público também é vitima desse esvaziamento econômico oficial e incontestável, pois Barra Mansa é apenas a 66ª colocada no ranking de despesas com pessoal per capta, mas não é por excesso de pessoal, pois estamos apenas na 73ª colocação no ranking de servidores municipais per capta.
Para se ter uma idéia, Carapebus tem 138 servidores por cada mil habitantes, Trajano de Moraes 120, Mangaratiba 118, Quissamã 115, Laje do Muriaé 104, e Barra Mansa apenas 26 servidores por mil habitantes.

Em termos de investimentos também somos uma lástima, pois ocupamos a vergonhosa colocação de 59º lugar em custeio/per capta, e 45º lugar em investimentos/per capta.

No ranking de participação dos investimentos próprios na receita corrente, outro desalento, pois estamos somente na 47ª colocação, apesar de sermos a 18ª mais habitada.

Em termos de investimentos por habitante estamos na esdrúxula e humilhante 59ª colocação no Estado do Rio.

Mas tem um índice que podemos nos orgulhar de estarmos na dianteira, o de DÍVIDAS, pois temos a OITAVA MAIOR DÍVIDA DO ESTADO, e estamos no 20º lugar em dívida por habitante.

E jamais venham culpar as despesas do legislativo por isso, pois somos a 67ª cidade que mais gasto com legislativo per capta, ficando a frente de apenas 25 e atrás de 66 municípios.

E a educação, também outro fiasco em termos de investimentos públicos, pois estamos apenas na 37ª colocação no ranking da despesa com educação por aluno na rede pública municipal, mas na saúde, tão proclamada pelo AB como “cidade referência” vem a mais triste constatação: Estamos na medíocre 70ª colocação no quesito gasto com saúde por habitante. Barra Mansa investe na saúde apenas 277 reais anuais por habitante, enquanto Quissamã 2311, Carapebus 1379, Porto Real 1322, Búzios 1140, Macaé 947 e por aí afora. Investimos em saúde pública 15% a menos por habitante do que a média estadual.

Se eles contestarem essa revista, séria e metodológica, reclamem com o Vice-Governador Pezão, padrinho deles, que inclusive foi quem fez o depoimento de apresentação da primorosa e realística edição.

Nada mais a falar em desenvolvimento por parte da turma do “bem”.
Pelo “bem” de todos, por favor.
Trabalhem mais, reflitam, renunciem se for o caso, mas não me venham mais com blá-blá-blá. Ninguém merece.

Em tempo: Esse livro estatístico, edição 2009, teve o apoio do SEBRAE-RJ, BRADESCO, PETROBRÁS, GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, AMPLA, LIGHT, CEG RIO, MINISTÉRIO DAS MINAS E ENERGIA, ANP, GOVERNO FEDERAL, JUCERJA, DRAJ, BANCO DO BRASIL, WHITE MARTINS, MICHELIN, FRENTE NACIONAL DOS PREFEITOS, INVESTE RIO E SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, ENERGIA, INDÚSTRIA E SERVIÇOS DO RIO DE JANEIRO, e pode ser requerido através do e-mail
aequus@aequus.com.br ou do telefone (27)32357841.

18 comentários:

  1. Não sei como a turma do "bem" pode dizer que Barra Mansa é referência em saúde, só se for no fantástico mundo do AB mesmo rsrsrsrs.
    A saúde pública aqui é vergonhosa, na UPA por exemplo, que era pra ser Pronto-atendimento, as pessoas têm que esperar pelo menos 6 horas pra serem atendidas. Na Santa Casa de Barra Mansa, enquanto as pessoas estão quase morrendo, os médicos de Plantão estão conversando numa boa. Essa é a Cidade referência em saúde?! Imaginem as outras então...
    Fico indignada com as mentiras desse povo!

    Marcelle.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom trabalho de pesquisa.

    Tínhamos que divulgar isso pra fora de Barra Mansa. Aqui a imprensa tá toda comprada.

    E a propaganda deveria ser enviada ao CONAR.

    Pobre Zé Renato. Vai servir somente pra bucha do Roosevelt.

    ResponderExcluir
  3. A Educação e a saúde é o Pilar da sociedade...em B Mansa não, é apenas balcão de negócios...Foda-se o Povo!

    Amigos da escola

    ResponderExcluir
  4. Barra Mansa é uma cidade decadente e de gente ignorante e burra, com raras exceções.

    Meus colegas comerciantes, por exemplo, ao invés de puxarem o progresso com ações de marketing próprio e investirem nas suas lojas, optaram pelo acomodamento,e "puxam o saco" do prefeito, seja ele quem for e a qual partido pertencer, aliando-se ao poder executivo, como se o prefeito fosse "salvar" o combalido comércio da cidade.

    Ledo engano, pois a fraqueza do prefeito diminui o avanço do comércio.

    Nosso líderes empresariais estão atordoados com tanto imposto, mas nada fazem, ainda agora o nosso representante da ACIAP, para minha tristeza, votou a favor do aumento da água, no Conselho do SAAE, que, no meu caso chegou a 152%, pois minha faixa de consumo foi alterada.

    Outros procuram desesperadamente empregos, posto que seus pró-labores não são suficientes para ostentar uma posição que não existem mais. Vergonhoso!

    O nosso ISS é caríssimo e o IPTU, depois da Inês Pandeló com 400% tormou-se um dos mais caros do Brasil, ao contrário da propaganda oficial entregue a um "molequinho" que nem inteiro é, pois e uma "peça" desta caótica engrenagem.

    Que fazer ? A quem apelar ?

    Infelizmente, nossa Câmara Municipal é composta por medíocres representantes, que negociam "carguinhos comissionados" e em troca fecham os olhos para gastos perdulários, a exemplo da Secretaria Especial de Captação entregue a um ex-prefeito, que ninguém sabe onde anda nem o que captou!Ele esta "capotando" o município.

    Até no futebol, vemos o Barra Mansa, o Leão do Sul, miar como um gatinho, acachapado por denúncias de desvio de verbas públicas, que nos surpreendem a cada novo episódio.

    É triste Sr. Julinho, é triste, mas nossa realidade é sermos engolidos por todos os municípios e sermos o último do Estado do Rio.

    Obrigado pelo seu blog ser livre.

    Fábio Costa.

    ResponderExcluir
  5. Você é mesmo patético. Ficou anos a fio comendo na mão do Roosevelt. Como o seu dono (Ademir Melo) brigou com ele, vc agora detona no prato que comeu. Vocês são todos uma cambada de hipócritas. Tudo farinha do mesmo saco

    ResponderExcluir
  6. Sr. Angelo Vieira,

    Nunca, jamais, em tempo algum, comi na mão do Roosevelt. Me fale de algum cargo que assumi nos oito anos de governo dele por favor??
    Nunca, jamais, em tempo algum, tive algum dono, muito menos o Ademir.
    Hipócrita é quem acusa sem elementos.
    Hipócrita é quem apoia o desgoverno por conveniencia ou puxa-saquismo.
    Hipócrita é quem ofende sem base por puro rancor.
    Enfim, se existe alguma definição perfeita para o termo hipócrita, é a sua pessoa.

    ResponderExcluir
  7. Barra Mansa é o "O"...

    Com este grupo ai:

    1-Prefeito-Quem é o prefeito de fato de BM?

    2-Secretária de Educação-Quem é o Secretário de Educação de fato de BM?

    3-Saúde-Quem é de fato o Secretário de Saúde de BM?

    Além do mais:

    1-Colocar um comerciantezinho de saudade na pasta de Desenvolvimento econômico...é brincadeira!

    2-Manter um Tarado na Principal Secretaria da PMBM, é brincadeira!

    Além do mais:

    Está sendo consumido 76% das verbas com a educação para terceirizadas e tbm para pagamentos de
    -Luz dos Colégios
    -Guarda Municipal(pela segurança)
    -BM-FC
    -Terceira idade(Clube S Rosa ginástica nas praças, academia ao ar livre
    -Pagamento de Profissionais do RJ(Hotel+passagens+alimentação)para atuarem na Orquestra sinfônica(ainda dizem que a mesma é formada por alunos-MENTIRA DESLAVADA!!)
    -Despesas com aluguel e servidores para escritório no centro do ex-prefeito (Pagé de apiacá)é mole!
    -Pagamento de terceirizadas da educação(Ribeirão Preto-COC/Piracicaba-NUTRI,V.Redonda-Conservadora Cidade do aço)
    Manutençao da equipe "RUIM do Roosevelt nos principais cargos, além do mais a thurma dos Coutinhos/Chiesses nuca estivera tão ferozes por cargos, toda hora VC topa com alguém!

    Corujão da Mata

    ResponderExcluir
  8. Estou impressionada com o comentário do Fábio Costa. Contundente e desconcertante, vai ao âmago da questão, demonstrando que nossa cidade ainda possui grandes homens, que com seu negócio não dependem do Poder Público.
    O que ele falou acima é a mais triste verdade, pois a outrora gloriosa cidade da saudosa "Glória a ti hosanas mil" hoje se ve administrada por homens que se acomodaram com o cargo que ocupam e se perdem nas benesses do poder.
    Quando fui diretora de escola sempre procurava ouvir os mais simples, pois da himildade de suas palavras vinham soluções para problemas que a oda hora surgiam.
    Com todo o respeito, falta ouvidos aos nosso dirigentes para os clamores não só da população, mas, principalmente para o de homens como Fábio Costa que garantem empregos com sua atividade comercial e não aguentam mais tanto desmando.

    Boa semana para todos.

    MDL

    ResponderExcluir
  9. Fabio Costa, Corujão e Professora Matilde,
    É sempre com muito orgulho que recebo os comentários inteligentes e coerentes de vocês.
    Sejam sempre muito bem-vindos.

    ResponderExcluir
  10. Fábio,
    A propósito,
    Todas as regras tem exceções, e creia, existem vereadores que cumprem com integridade a sua função e não negociam com o Executivo mem troca de benesses pessoais.
    Em todas as Câmaras Municipais do país, acontece isso, é certo que umas com mais intensidade, outras não, mas isso não nos dá o direito de rotular todos da mesma forma.
    Falo isso com conhecimento de causa, e confesso que por uma questão de ética profissional pelo cargo que ocupo, não posso dar nomes aos bois.
    Um dia quem sabe?

    ResponderExcluir
  11. BOMBA!!!


    4 Secretárias deixaram o cargo nesta semana.Para garantir a incorporação que o Desgoverno quer acabar.A Diretora Luzia do Marcelo Drable foi exonerada porque não quiz cumprir determinação ILEGAL DA SECRETÁRIA DERROTA,DIGO,VITÓRIA DA sme.

    AMIGOS DA ESCOLA

    ResponderExcluir
  12. Julio

    Não foram secretárias e SIM DIRETORAS que pediram o Boné...A crise é pior do que se imagina. Dentro da SME ninguém se entende é briga, fofocas para todo lado e agora o reflexo está nas escolas.A Luzia não aceitou velhas imposições políticas e dançou.

    Amigos da Escola

    ResponderExcluir
  13. Junte Rutinha+irmã+thurma da irmã do educação do estado+thurma de petista+RRC+Thurma do pagé de apiacá+COC+NUTRI+Esposa do AB+Velhas raposas da educação+isatisfeitos com a falta de política educacional+administração municipal inoperante+Fantasmas na educação+diretoras que não cumprem carga horária+Professores com mais de 2 matrículas+Colégios obsoletos caindo aos pedaços+miséria social e economica das comunidades...

    Realmente Não da.

    SODA COC SODA NUTRI!

    AMIGOS DA ESCOLA

    ResponderExcluir
  14. Oi júlio.

    na qualidade de ex-diretora, que nunca se apegou ou amou o cargo, mas sim o sacerdócio de ensinar e os alunos, sinto-me enojada de ver a educação do município patinando num mar de lama, tantas vezes denunciado e nuca, sequer, apurado.

    Não falo somente da falta de respeito aos nossos colegas, quer sejam professores ou pessoal de apoio, pois o Sr. RRC além de desrespeitar professores ainda atacou as nossas merendeira, chamando-as de "gordas e sem asseio" o que é no mínimo uma falta de civilidade. Vindo de quem ? De um falido e de poucas virtudes morais, sem qualquer preconceito diga-se de passagem, mas ele deve achar-se asseado quando está falando com alguém "de costa", também sem trocadilho.

    O COC e a NUTRI são assuntos a parte, que deveriam merecer uma profunda investigação da Câmara Municipal, que ainda não disse ao que veio infelizmente, e do Ministério Público.
    Pelo menos o escândalo que envolve a FEBAMxRECANTOxBARRA MANSA FUTEBOL CLUBE já é apurado através do Inquérito Judicial 23/2010 do MP. e graças a voce Julinho que com firmeza não deixou "barato".

    Porém o mais grave é a fraqueza da Secretária Vitória, achei ótimo Secretária "derrota", que sabendo dos desmandos não toma qualquer provid~encia e permite que aquela "menima maluquinha" de ordens na Secretaria e cujo fato mais importante do currículun vitae é ser sua irmã, pois como política sua atuação é medíocre diante de sua visão míope da realidade da educação.

    Pior, ainda, é permitir que diretoras com acumulações ilegais atuem no mesmo horário cumprindo duas cargas horárias. É um escárnio!

    Que horror !

    Maria Lúcia.

    ResponderExcluir
  15. Que beleza ver que minhas colegas, mesmo fora da escola, exercem a cidadania.
    Embora não concorde com tudo que foi dito, sinto-me feliz por ver a Maria Lúcia protestar vementemente, da forma que fazia quando diretora da Febam. que bom, ainda há quem se indigne com os atos que estão destruindo nosso sistema de ensino e vão prejudicar nossas crianças que, durante mais de trinta anos, foram nossa razão de viver.
    Parabéns!

    MDL

    ResponderExcluir
  16. Um do bem comenta.

    Não há qualquer fundo de verdade no que foi dito por professoras ultrapassadas e que não conseguiram cargo na atual administração e na passada.
    Ao atacar o ensino em Barra mansa, elas prestam um desserviço para a cidade e nossas crianças, pois denigrem a imagem da Secretária e de seus assessores, diminuindo o respeito que os servidores devem nutrir por quem os governa.
    É muito triste ver que pessoas que viviam elogiando o ex-prefeito, nosso lider roosevelt, agora, depois que ele saiu do governo venham a tacá-lo dizendo que "maquiou" a cidade.
    Que mentira deslavada, Barra mansa recebeu obras de vulto, infra-estrutura da melhor qualidade e ainda investimentos em saude, a UPA é uma realidade, em educação, vejam dezenas de escolas reformadas e a merenda é um primor, em infra-estrutura, várias ruas foram asfaltadas, em melhorias para os servidores, vejam que beleza a reforma do centro administrativo do Prefeito Roosevelt Brasil !
    Enfim, a crítica representa uma reclamação de quem não consegue impor suas idéias ultrapassadas, e queriam ser chamadas outras vez para atrapalhar a educação.
    Busquem, senhoras diretoras, outras razões para criticar, que estas não terão eco, pois neste ano o povo mostrará quem realmente atende seus anseios na eleição e veremos a "turma do mal" da qual voces fazem parte, ser derrotada pela "turma do bem".


    RRC.

    ResponderExcluir
  17. RRC,
    Os números e as imagens que estamos presenciando e vivenciando dão crédito aos comentários das professoras e esvaziam o seu discurso, que é contundentemente repetitivo. Essa história de "turma do bem" já foi devidamente desmascarada e não recomendo que a discussão política seja levada para o foro da conduta pessoal, pois certamente o nível irá baixar sobremaneira e voce certamente terá sérios dissabores, haja vista que ninguém o tem como exemplo de conduta social. Vamos aproveitar o calor da discussão para nos atermos em propostas que corrijam as distorções notórias e que ecoam em todos os pontos da cidade. Não é somente aqui que a administração tem sido alvo de críticas ferozes e procedentes, e a não ser na imprensa regiamente paga e cumplice, toda a cidade encontra-se insatisfeita com os caminhos que a administração conduz o nosso destino.
    Não creio que voce precise defender o seu cargo, que pelo grau de confiança que o prefeito tem em voce, não me parece em risco, então, quem sabe um pouco mais de trabalho e humildade e um pouco menos de dissimulação e retaliações evazivas, não fariam bem ao seu mister.
    Pense nisso, com respeito.

    ResponderExcluir
  18. Reforma do Centro Administrativo: R$ 257.000,00
    eta precinho!!! Dava pra quase construir um outro prédio.
    ...mas como toda obra desta "turma", é bonitinho por fora, mas "podre" por dentro!
    Apenas a entrada foi reformada, o resto do prédio é um lixo, sem contar com a memória de Barra Mansa sendo destruída por cupins em andares superiores, jogadas como verdadeiros lixões.
    É isto mesmo o verdadeiro situação desta "turma": é pouco caso com nossa já tão combalida cidade...

    ResponderExcluir

Por favor, nosso Blog não aceita mais comentários não identificados. Por obséquio, realize seu registro. Grato.