segunda-feira, 1 de março de 2010

SILÊNCIO ASSASSINO


DISSIMULAÇÕES E DILMASSIMULADAS DE UM GOVERNO OMISSO E UM LÍDER PODRE.

O compromisso do atual governo federal com os direitos humanos é uma balela conveniente. As convicções democráticas só valem para atacar inimigos políticos. Quando a ditadura é comandada por algum “companheiro”, o pessoal do PT apressa-se a defendê-la. Quem paga o preço são dissidentes como o cubano Orlando Zapata, que morreu na semana passada após 85 dias de greve de fome contra o regime dos irmãos Castro. Em lugar da devida solidariedade oficial do Brasil, a tragédia que abateu sobre Zapata mereceu apenas declarações cínicas das nossas autoridades. Por acaso, e para dissabor dos petistas, a comitiva presidencial brasileira estava em Cuba no momento da morte de Zapata. Entre uma e outra foto sorridente ao lado dos ditadores Fidel e Raúl Castro, o presidente, em raciocínio débil como de praxe, culpou o oposicionista pela sua própria morte. Lula disse “lamentar profundamente que uma pessoa se deixe morrer por uma greve de fome”.

Mas a reação estapafúrdia do presidente não terminou por aí. Ao ser questionado sobre seu silêncio em relação aos apelos das entidades ligadas aos direitos humanos em Cuba, Lula saiu-se com mais essa: “As pessoas precisam parar com o hábito de fazer cartas, guardarem para si e depois disserem que mandaram para os outros”. A carta chegou a ser entregue no consulado brasileiro em Havana, que, com seus punhos de renda, não tem hábito de se envolver com o drama sofrido pelos cubanos. No texto, 75 prisioneiros de consciência pedem a interferência do presidente brasileiro em seu favor. Em tom que chega a ser laudatório, afirmam considerar que Lula “poderia contribuir significativamente para a felicidade e progresso do povo cubano”.

Pobres cubanos. Conheceram da forma mais cruel como atua o presidente brasileiro e sua diplomacia cínica. Com as bênçãos do chefe, o festival de cinismo continuou pelos escalões inferiores. Marco Aurélio Garcia, espécie de artífice ideológico do governo, assim se pronunciou, numa manifestação que, esta sim, mais parece “esterco cultural”: “Há problemas de direitos humanos no mundo inteiro”. Já a candidata Dilma Rousseff fez o que o petismo espera dela: ficou em obsequioso silêncio. Não houve, entre os integrantes do governo, nenhuma palavra de conforto aos 200 presos políticos que padecem na ilha de Fidel e, muito menos, para os cinco dissidentes que iniciaram outra greve de fome contra a ditadura na semana passada.

A crítica mais contundente a nossa diplomacia veio de um jornal espanhol bastante admirado pelo petismo, o El País, que recentemente concedeu a Lula o título de “homem do ano de 2009”. Pelo jeito, após o apoio petista a Cuba, já se arrependeu. De acordo com o periódico, a ida de Lula a Havana “foi uma chance perdida de mostrar que é possível uma opção de esquerda capaz de oferecer progresso e bem-estar pelo fortalecimento da democracia”. Segundo o El País, as declarações confusas de Lula fizeram a mentira parecer verdade e o assassinato parecer respeitável. Assim como os cubanos, o periódico espanhol deve estar agora devidamente apresentado ao oportunismo petista...

Enquanto, internamente, o governo Lula faz barulho ao lançar o Plano Nacional de Direitos Humanos (PNDH), externamente o petismo se alia a quem desrespeita os mais óbvios desses direitos, como a defesa da vida e da liberdade de expressão. É o caso do apoio brasileiro ao ditador Hugo Chávez e ao regime autoritário do Irã. Na prática, a paixão do PT pelos direitos humanos, pretensamente expressa no PNDH, é, digamos, para cubano ver.

A postura oficial da diplomacia brasileira sob Lula é esta: para os inimigos, a gritaria; para os amigos, a condescendência. Temos, portanto, uma política de conveniências, não de princípios. O que mais diretamente interessa aqui é que as mesmas lideranças que se lixam para o drama cubano e produziram as excrescências do PNDH são as mesmas que plasmaram a proposta de programa de governo avalizada pela candidata Dilma Rousseff há dez dias, quando sagrada pelo Congresso Nacional do PT.

É este o tipo de gente que está do lado da ungida por Lula, como a Dilmassimulada.

5 comentários:

  1. Como voce e do interior e de uma cidade sem representacao, concordo com o seu pensamento de que o governo Lula e omisso e podre. Voce esta dentro de um curral e com o pasto lotado. Continue com este pensamento e parabens com o seu curral. Ate o fim do ano suas opinioes serao mudadas, como ja foram diversas vezes.Basta mudar a musica.
    A vida er Bela !!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Marcos,
    Ser do interior e de uma cidade com fraca representação. posso até aceitar, agora falar que minhas opiniões foram mudadas, e por diversas vezes, é prova que voce não me conhece nem um pouco mas na sua arrogancia se avalia como capaz de me julgar. A propósito, a sua opinião sobre corrupção, antes e depois de Lula não foram mudadas? Creio que sim e por pura conveiencia ou cegueira, ou como voce mesmo diz, sendo parte de um curral que anda de acordo com o toque da boiada, portanto nem pela música.

    ResponderExcluir
  3. Oi Julinho, você acaba de receber uma postagem do "além", pois Marcos Tamoio, o que foi prefeito do Rio de Janeiro, já morreu há muitos anos. Então, se for do "além túmulo" é um mistéééério ! Se não for, e for um "homônimo" ele, ah coitado!, fica a dever em inteligência, perspicácia, vocabulário e conhecimento. De qualquer maneira, Marcos Tamoio, o verdaeiro, deve estar virando no túmulo.

    Professora Maria Lúcia - (não é a de Amparo)

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Júlio. É preciso coragem para condenar essa posição do governo Lula.

    O que militontos como o Sr. Marcos não conseguem entender, é que ética não é coisa de ocasião, em que eu cobro dos inimigos mas não dos amigos. Quem é verdadeiro não tem ética ou moral de ocasião.

    Se eu condeno Pinochet, por questão de coerência tenho que, também, condenar Fidel, Mao e Pol Pot. Ou a esquerda tem licença para matar em nome de um ideal?

    Somos o país da incoerência e da ética de ocasião.

    Abração.

    ResponderExcluir
  5. Vinicius,
    Grato pelo comentário, pela parabenização, pelo abração, ms sobretudo pelo termo "militonto".
    Muito bom, adorei.

    Maria Lucia,
    Mensagem de "MILITONTO" não é do além, é do aquém.

    ResponderExcluir

Por favor, nosso Blog não aceita mais comentários não identificados. Por obséquio, realize seu registro. Grato.