segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

CEGOS PODERES. CHUVA DE LIXOS.


CAMPANHA CRETINA.

Mais um verão, e conforme todo mundo previa, inclusive o nosso blog, mais casas inundadas, mais perdas materiais incontáveis, mais sofrimentos, mais prejuízos, mais desabrigados, mais desalojados, menos água, menos conforto e menos dignidade.

Repito que se as eleições fossem após o verão e não após o inverno, a situação seria outra. Mas os governantes acreditam na falta de memória do povo e nas demagogias recorrentes em épocas de enchentes.

A administração de Barra Mansa segue a mesma cartilha "do bem" há nove anos, e todo o verão assistimos a mesma tragédia anunciada. Não há política permanente de prevenção nem investimentos de porte em infra-estrutura. Mas lá pelo mês de junho todo mundo já se esquece, e no próximo verão o drama voltará, cada vez com mais força e intensidade.
Ao ser entevistado pela imprensa, o prefeito Zé Renato falou que entre a ações de socorro, está sendo efetuada uma campanha para que a povo se convença que a culpa não é das chuvas e sim do cidadão. A campanha é "O que causa enchente não é a chuva e sim o lixo".
De que adianta isso agora? As campanhas tem que ser efetuadas durante todo o ano, oferecendo consicientização desde a idade escolar e investimento pesado de base, além de rigorosa fiscalização. Fazer essa campanha agora cheira como justificativa de gastos com mídia. Não é o lixo jogado nos rios e córregos agora que causa enchentes e inundação. É durante todos os dias, semanas, meses e anos. Essa campanha, de oportunismo barato e covarde, visa tirar o peso da culpa do poder público, pela sua omissão, incompetencia e fragilidade admiistrativa além da crônica falta de planejamento urbano, e transferi-la para o pobre contribuinte e cidadão, que além de tudo, indiretamente, ainda tem que pagar pela mídia efetuada, insensata e insensível.

Chega a me dar nojo esse tipo de procedimento.

O prefeito falou também que "conseguiu" "mobilizar" todas as secretarias envolvidas no socorro às vítimas. E isso é mérito??? Para que então a prefeitura tem um chefe??? É algum favor trabalhar??? Zé, não enverede pelo caminho hipócrita de seu antecessor. Respeite, pelo menos, o sofrimento das famílias e a inteligência das pessoas.

Se o povo tem culpa, é de ter uma memória fraca e quando se chega outrubro, no mes da eleição, se esquece que mais um verão virá, e mais tormento também.

A culpa não é da natureza.

Nem do ser humano.

Mas sim, da natureza podre de certos seres humanos.

3 comentários:

  1. Julio


    Será quando que a população vai acordar com este "NADAFAZ" na PMBM, sócio-compadre do LESA-Município, VENDE-CLUBE, INIMIGO DAS CRIANÇAS, ´lesa-festa, lesa-carnaval????

    Corujão da Mata

    ResponderExcluir
  2. Não posso entender estas agressões ao Nosso Prefeito, pois até aumento neste mês o mesmo concedeu, além do mais o mesmo não tem culpa das chuvas que estão caindo na cidade e região.
    A Educação está em boas mãos, o Rogério é durão mas tem um coração mole, infelizmente o caós que tanto falam da educação vem desde o governo de 97 da Prefeita Inês Pandeló e parece que agora realmente chegou ao fim do poço mas acrdito que ainda neste governo vai poder dar um salto, notadamente se retornar o Felipe para a Educação(Esta notícia vazou hoje na rádio pátio da PMBM).

    De qualquer maneira é muito salutar estas e outras discussões...

    Denise

    ResponderExcluir
  3. Denise,
    Vejo que você não entendeu mesmo.
    Primeiramente não ofereci agressões ao nosso prefeito. Fiz constatações sobre a falta de planejamento urbano de nossa cidade que há anos vem sendo gerida por essa turma. Mudou o prefeito, mas o corpo e o cérebro são os mesmos.
    Minha revolta se deve a essa campanha publicitária inopurtuna e demagócia, visto que não será eficaz no imediato socorro aos desabrigados/desalojados. Não é esse o ponto atual. A preservação e conscientização tem que ser efetuadas permanenetemente e não só nos momentos de agonia gerados pelo resultado da ineficiência. O aumento concedido, que beneficia muito mais os comissionados e apadrinhados que a classe operária, não está nesse ponto de discussão.
    Quanto a educação, pelo amor de Deus, em que planeta voce está vivendo?
    Quanto ao Felipe voltar para a pasta, pouco alterará se não se mudar os conceitos e a autonomia de certas eminências pardas.
    De qualquer maneira também é salutar a sua participação.
    Se não entender de novo, leia mais umas dez vezes. Ou quem sabe, uma tinturinha no cabelo resolve. (brincadeira, adoro loiras, inclusive estoiu casado há 26 anos com uma).

    Um beijão.

    ResponderExcluir

Por favor, nosso Blog não aceita mais comentários não identificados. Por obséquio, realize seu registro. Grato.