terça-feira, 12 de janeiro de 2010

MUNDINHO PEQUENO E LARGO.


MATEMÁTICA E PROBALIDADE.

Fui um bom aluno de estatística na faculdade de engenharia. A bem da verdade, nessa faculdade, talvez tenha sido uma das poucas matérias que gostava e me saí bem. Confesso que desisti do curso de engenharia por falta de afinidade e por fraco rendimento pessoal. Passei no vestibular com apenas quinze anos e não sabia ao certo o que queria da vida.

Mas estátística semrpe me atraiu e fazer contas nunca foi difícil para mim.

Pois bem, digo isso, pois até agora a CDL-Barra Mansa, não soltou nehum comunicado, pelo menos do meu conhecimento sobre o sorteio onde, segundo consta em matéria do Diário do Vale, todos os treze contemplados estavam presentes na hora do sorteio, e fiz o cálculo sobre a probabilidade disso ter acontecido.

Vamos supor que duzentas pessoas estivessem presentes, e pelo que ouvi não havia esse número. Vamos supor que cada pessoa presnte tivesse colocado 10 cupons em média nas urnas. Eu só coloquei tres e realizei umas comprinhas boas no comércio local. Vamos supor que foram confeccionados 100.000 cupons, mas dizem que foram mais.

Enfim, segundo essa analogia modesta, pois não nos forneceram nenhum dado até o momento, existiam no local 2000/100000 chances do ganhador estar presente em cada sorteio. Colocando isso em exponencial probabilístico, chegaremos ao resultado de que para acontecer o fato de todos os ganhadores estarem presentes a chance matemática e estatística é de:

1 em 122.070.031.250.000.000.000.

Uma chance em cento e vinte e dois quinquilhões, setenta quatrilhões, trinta e cinco trilhões e duzentos e cinquenta bilhões.

É "bem" mais fácil ganhar na mega-sena com um cartão simples, duas vezes seguidas.

14 comentários:

  1. Julio


    Junte estes dirigentes do comércio+turma do bem=pilantragem...não tem outro nome este concurso foi uma vergonha e neste ano será que vão colocar a casa do palhaço(ex-papai noel)na praça....E isso ai vamos divulgar, enganaram toda a sociedade...

    Deveriam TODOS entregarem o cargo no Sicomercio-CDL...etc.

    Loyola
    Comerciante-V Nova

    ResponderExcluir
  2. vergonhoso, as coisas q este governo + CDL faz em barra mansa, Além de destruir o comercio, eles fazem falcatruas em sorteios pelo amor de Deus né!!!!!
    KD A EXPLICAÇÂO????????????
    abraços vovo!!!!

    ResponderExcluir
  3. Sempre em época de eleição estes doninhos do comercio, aparecem e começam a pedir cargos(gostam de desenvolvimento econômico)mas não sabem o que é isto...vejam os últimos secretários desta pasta:Ana(sebrae)Magno(CDL)agora o Luiz Antonio(Sicomercio).Pergunto: O que inovaram em B Mansa???Só tem prejudicado o comércio, e os comerciantes sérios e antigos não aguentam mais esta galera que só quer se dar bem e existe um pilantra no Rio que comanda estes sindicatos que quer ditar regras em nossas cidades e a turma que está neste governo desde 2000 ainda da ouvidos a estas entidades que estão afundando juntamente com o comércio, aliás cuidado a Joaquim Leite outrora o maior comercio regional hoje tem 4 estacionamentos, 8 lojas 1,99 e outras lojas fechadas um shopping fechado e a situação vai piorar pois fizeram o povo de otário neste concurso do final do ano, é a maior picaretagem já vista em B Mansa.


    Renata

    ResponderExcluir
  4. Loyola, Flávio e Renata,
    A omissão dos dirigentes comerciais não só os torna coniventes como os incrimina.
    Estou perplexo pois os fatos apontados peo Diário do vale não foram contestados e sugerem toda uma sorte de malversações.
    Esperava mais responsabilidade e razoabilidade, mas enfim, só está me restando a plena decepção, compartilhada com vocês.

    ResponderExcluir
  5. Onde está o Presidente do CNDL(não é de BM????)Onde está o Presidente do Sicomércio???Onde se encontra o Secretário de Desenvolvimento de B Mansa(indicado pelo Comércio e Fecomércio????)Onde está a Presidente do CDL???

    Como consumidor Lamento, vamos denunciar a outros Orgãos Superiores a nível de Brasil...
    Será que não cabe uma ação???

    È uma vergonha a situação que foi colocado o comércio de B Mansa???

    Renata

    ResponderExcluir
  6. Renata,
    Vamos tentar de tudo para provocar um esclarecimento. O que não podemos é nos rebelarmos contra todos os comerciantes, pois certamente a grande maioria é séria e gera impostos e empregos em nossa cidade.
    Torço para que um dia recuperemos a pujança do comércio local, que aocntecerá quando recuperarmos a nossa auto-estima através de ações contundentes de algum prefeito que olhe para o povo em geral e não apenase para uma pequena casta de "privilegiados".
    O dia que tivermos um prefeito que abra nossa cidade para nossos jovens e gere cultura e lazer, sepultando a ditadura do silencio absoluto que reina placidamente em Barra Mansa, voltaremos a ter um comércio aquecido e empreendedor.
    Deus permita que vivamos para assistir essa profecia.

    ResponderExcluir
  7. O que significa CDL?
    Alguém pode dizer pra que serve?
    Quais foram os premios, quem foram os ganhadores?
    Alguém ajuda

    ResponderExcluir
  8. Anônimo,
    Creio que hoje CDL seja a sigla de Câmara dos Diregentes Lojistas, ou o antigo Clube dos Diretores Lojistas.
    Para que serve? Não sei responder, mas sei que fazem um controle de consultas ao SPC, Serasa, etc., para os comerciantes. Tem uma sede, realizam alguns cafés da manhã, eventualmente tem alguma festa, os diretores participam de congressos, geralmente em pontos turísticos do Brasil, etc.. Mais não sei informar.
    Quais foram os premios e os ganhadores é uma pergunta que todos os dias estamos fazendo e até agora nada. O que nos sugere que há algo muito errado.

    ResponderExcluir
  9. Julinho
    O pessoal do comércio está em polvorosa por ter vazado o sorteio-mutreta...A Câmara de Dirigentes Logistas(CDL)já fiz 2 reuniões e não chegaram a uma conclusão como vaõ desmentir as evidências, parece que algumas lojas os empregados aproveitaram e preencheram os formulários que estavam sobrando e colocaram por cima(esta poderá ser uma das versões)acontece que o carro ficou...vou dizer daqui uns dias...é caso de polícia!!

    Amélia

    ResponderExcluir
  10. Amélia,
    A contece que não vazou. Apenas fizemos contas baseados na matéria do Diário do Vale e do depoiemnto da presidente e chegamos a inevitável conclusão que seria impossível matematicamente que tal fato tivesse acontecido.
    Até hoje estamos aguardando pronunciamentos esclarecedores da CDL, ou de qualquer outro órgão conivente commo evento, e enquanto isso não acontecer, teremos o direito de fazer todos os tipos de alusões possíveis, inclusive as mais sórdidas.

    ResponderExcluir
  11. Zona$ Martin$ diz

    Eu acho que você tá indo longe demais Julinho. As regras do jogo é clara, só ganha quem está presente. Leial o regulamento.

    CDL-
    $ORTE $UA $E VOCÊ É $OCIO.

    ResponderExcluir
  12. Não, não é esse o regulamento publicado.

    ResponderExcluir
  13. Ai Julio
    bota quente nesta história
    Todo mundo quer saber
    To achando que tá caindo no esquecimento
    Abraços

    João do pulo do sapo

    ResponderExcluir
  14. João,
    Infelizmente no Brasil é comum se esperar para que aconteçam novos escãndalos para que os anteriores caiam no ostracismo. Mas não vou ficar inventando fatos para manter a chama dessa história acesa. Espero que todos que se inteiraram do assunto e se indignaram, lembrem-se sempre que foram feitas pesadas suposições sobre a legitimidade e honestidade do sorteio promovido pelo CDL, e em nenhum momento nenhum de seus dirigentes veio a público ou a imprensa prestar os devidos esclarecimentos, donde se pressupõe, até que provem o contrário, que todas as dúvidas graves e contundentes, tinham procedência.

    ResponderExcluir

Por favor, nosso Blog não aceita mais comentários não identificados. Por obséquio, realize seu registro. Grato.