quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

MA-TE-MÁ-TI-CA.


INVOLUÇÃO DA ESPÉCIE HUMANA.

Como nosso blog foi aderido pelo pessoal da Educação, o que muito nos honra, reproduzo o e-mail enviado pela seguidora Rosangela, que nos remete a uma agradável reflexão.

A Evolução do Ensino da Matemática (Aritmética).

Antigamente se ensinava e cobrava tabuada, caligrafia, redação,datilografia.. havia aulas de Educação Física, Moral e Cívica, Práticas Agrícolas, Práticas Industriais e cantava-se o Hino Nacional, hasteando a Bandeira Nacional antes de iniciar as aulas..Hoje as crianças e os adolescentes primeiramente tem que saber o que é cidadania, sexo seguro com apetrechos eróticos, igualdade racial, igualdade de gêneros, dívida social, dívida histórica, inclusão digital, semântica socialmente correta, etc. Semana passada no COMPER comprei um produto que custouR$15,80. Dei à caixa do mercado R$ 20,00 e peguei na minha carteiar 80 centavos, para evitar receber ainda mais moedas (motociclista odeia isso, cai do bolso). A balconista pegou o dinheiro e ficou olhando para a máquina registradora e para mim, aparentemente sem saber o que fazer.Tentei explicar que ela tinha que me dar 5,00 reais de troco, mas ela não se convenceu e chamou o gerente para ajudá-la. Ficou com lágrimas nos olhos enquanto o gerente tentava explicar e ela aparentemente continuava sem entender. Ainda mais depois que fiz uma piadinha (coisa de Eddie) que ela tem nas mão 11 dedos e não dez...contei na frente dela de um a cinco na primeira e ao contrário na segunda 10, 9, 8, 7 e 6...perguntei quanto era 6 + 5 = 11, então ? vc tem ou não 11 dedos nas mãos...também não sabia responder.Por que estou contando isso?
Meu saudoso Professor nos tempos do Colegio Militar já me avisava sobre o "enburrecimento ciclico" do ensino, que se dá, quando se espera do professor e o aluno deixa de ser auto-didata. Ou seja, eu ensino 100% do que sei, vc aprende 80%, passa pra frente 80% do que aprendeu comigo e o outro absorve só 50%, quando esse foi professor, vai ensinar 50% do que aprendeu e o seu aluno só entenderá 30% disso, em breve, ninguém saberá mais a teoria e nem resolver o problema inicial, pois ninguém foi além do mestre e nem tentou se superar em 120%.

A evolução do ensino de matemática desde 1950, que foi assim:
1. Ensino de matemática em 1950:Um lenhador vende um carro de lenha X por R$ 100,00. O custo de produção Y é igual a 4/5 do preço de venda. Qual é o lucro?

2. Ensino de matemática em 1970:Um lenhador vende um carro de lenha X por R$ 100,00.O custo de produção é igual a 4/5 do preço de venda ou seja R$80,00. Qual é o lucro?

3. Ensino de matemática em 1980:Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é R$80,00. Qual é o lucro?

4. Ensino de matemática em 1990:Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é R$80,00. Escolha a resposta certa, que indica o lucro:
( )R$ 20,00 ( )R$40,00 ( )R$60,00 ( )R$80,00( )R$100,00

5. Ensino de matemática em 2000:Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é R$80,00. O lucro é de R$ 20,00.
Está certo?( )SIM ( ) NÃO

6. Ensino de matemática em 2009:Um lenhador vende um carro de lenha por R$100,00. O custo de produção é R$80,00. Se você souber ler coloque um X no R$ 20,00.
( )R$ 20,00 ( )R$40,00 ( )R$60,00 ( )R$80,00 ( )R$100,00
7. Em 2010 vai ser assim:Um lenhador vende um carro de lenha por R$100,00. O custo de produção é R$80,00.
Se você souber ler coloque um X no R$ 20,00.
(Se você é afro descendente, especial, indígena ou de qualquer outra minoria social que recebe benefício do governo não precisa responder)
( )R$20,00 ( )R$40,00 ( )R$60,00 ( )R$80,00 ( )R$100,00

Eddie A. Miranda Carvalho.

Atenção, secretários municipais: para que não haja dúvida nem percam o sono, a resposta certa é R$20,00.

8 comentários:

  1. Genial (fui lendo e rindo o tempo todo, tamanha foi a minha identificação com o texto)...existe mesmo um certo equívoco entre metodologias de ensino que sejam significativas (como as premissas do Construtivismo) com a idéia erroneamente concebida de que ensinar o essencial é ser tradicional.

    Foi uma análise muito realista e muito próxima de todos nós, de todas as regiões do Brasil, é este mesmo o perfil da maioria dos estudantes e os exames aplicados pelo Governo Federal em toda a rede de ensino para "verificar" o rendimento dos alunos está aí pra confirmar isso.
    Mas ainda há de ser feito alguma coisa pra mudar esta realidade, tenho tentado fazer minha parte como educadora.

    Julinho seu blog está cada vez melhor...

    Beijos,
    Kenia Araújo.

    ResponderExcluir
  2. Kenia, minha impulsiva amiga distante,

    As vezes eu me preocupo com voce em relação ao nosso blog, pois infelizmente, estamos vivendo uma época muito tensa em nossa região, particularmente na minha cidade, que fez nosso blog tomar caminhos personalistas demais e serem menos abrangentes, o que não era a concepção incial, e isso certamente desaponta amigos de outras regiões ou até mesmo países, que viram no blog um espaço alternativo de troca de idéias, como são a maioria. Fico triste em não levantar temas mais globais, mas saiba que é a necessidade imperiosa do monento local, mas mesmo assim adquiri a sua fidelidade e carinho.
    Por isso Kenia, não concordo que nosso blog está cada vez melhor, pois ele está se interiorando em questões íntimas locais. Mas agradeço a sua força e creia que já a tenho como uma querida.
    Um beijo carinhoso e distante, rogando que Deus ilumine essa terra bendita que lhe acolhe, São Luis do Maranhão.

    ResponderExcluir
  3. Julio

    Em nossa cidade a educação é tratada como mercadoria de 3a.categoria por esta galera que ai está há mais de 9 anos e se intitulam do bem.Basta ver que a maior parte das verbas do FUNDEB é para pagar as terceirizadas(COC-NUTRI-Conservadora Cidade do Aço)bancar a FEBAM, bancar as políticas da terceira idade e para educação, banana, pois os salários estão sem aumento há mais de 12 anos, o grupo de profissionais desmotivados, diretoras ilegais , professores ilegais, a adminsitração da educação é composta por pessoas que não são do ramo.
    Infelizmente quem paga é a população mais pobre e que mais precisam...pior é que ainda votam nesta turma que ai está.


    Francisco

    ResponderExcluir
  4. Julinho,

    Quando eu disse cada vez melhor, era exatamente nesta questão que eu tocava, pois mesmo seu blog se aprofundando em questões íntimas locais (o que eu acho louvável, sei que existe em você o desejo enorme de promover mudanças), você ainda encontra espaço para discussões que são sim abrangentes, como este post maravilhoso sobre educação, uma crítica super válida e que serve para reflexão de todos, em todos os locais do Brasil.

    Obrigada pela sua forma carinhosa de tratar a mim que não sou apenas uma leitora fiel do blog, mas uma amiga distante...e aceite o elogio ao seu blog ora, rsrsrsrs.

    Beijos,
    Kenia Araújo.

    ResponderExcluir
  5. Fracisco,
    Depois de anunciado o aumento, eu percebi que a categoria ficou mais amena e conformada, e até mesmo silenciosa. Eu não tinha dúvidas que quando começassem a se deparar com a fria realidade, o inconformismo voltaria. Até agora não vimos nada diferente do caos de 2009.

    ResponderExcluir
  6. Julio

    Aumento nada.VC sabia que os incompetentes e/ou inexperientes do RH não calcularam os 11% sobre todas as verbas. RESUMINDO: O reajuste foi calculado errado(contra os Servidores-naturalmente)Segundo eles irão acertar as contas somente no final de fevereiro, no pagamento...


    È mole?


    Claudia

    ResponderExcluir
  7. É Claudia,
    Fica difícil. E até cômico se não fosse absurdo.

    ResponderExcluir

Por favor, nosso Blog não aceita mais comentários não identificados. Por obséquio, realize seu registro. Grato.