sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

DICAS ÚTEIS PARA QUEM TEM FILHOS EM IDADE ESCOLAR


MATERIAL ESCOLAR, SEM GASTAR MUITO.
Muitas escolas começam o ano letivo no início de fevereiro.
São muitos gastos ao mesmo tempo, IPTU, IPVA, fatura de cartão com as compras de Natal, mas é possível pechinchar e encontrar alternativas para gastar menos com o material.

Recomenda-se então na compra de material escolar:

Compare preços das livrarias e papelarias.
Fique atento a produtos muito baratos e de qualidade duvidosa.
A primeira coisa a fazer é dar uma olhada na mochila do ano passado. Lápis, borracha, caneta, estojo e a própria mochila podem ser utilizados novamente. Convencer as crianças disso não é tarefa fácil, mas o bolso da família agradece.
É importante verificar também, se toda a lista será usada logo de cara pelo aluno. Se um ou outro item será utilizado apenas no segundo trimestre, o gasto pode ser postergado.
Vale também reaproveitar livros que outros alunos já usaram. Neste caso, se os pais não conhecem outras crianças mais velhas, é bom ir até a diretoria e pedir para que a escola indique alguém.
Se for preciso comprar os livros, o ideal é os pais se unirem para comprar livros e cadernos em grandes quantidades. Vale ir até um atacadista ou negociar no site da Editora, se for possível.
Para evitar confusão, os pais devem eleger um responsável pelo grupo, que recolhe o dinheiro e vai até a livraria.
É recomendável que os pais não levem as crianças na livraria ou na papelaria. As crianças preferem, por exemplo, os cadernos com personagens licenciados, que normalmente são os mais caros.
A escola, por sua vez, não pode exigir que os pais comprem produtos dessa ou daquela marca. Nem obrigar os pais a irem em uma determinada papelaria.
A advogada do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), Mariana Ferraz, afirma ainda que a escola só pode cobrar uma taxa de material se ela produzir aquele item, como apostilas.
Outro detalhe importante: “A escola não pode incluir na lista produtos que todas as crianças vão usar, como os de higiene”, afirma Ferraz.

Qualquer abuso em Barra Mansa, oferecemos os serviços da nossa Comissão de Defesa do Consumidor, na Câmara Municipal.

Mesmo coma Câmara em recesso legislativo, estamos funcionando, inclusive agora o CODECON funciona em dois turnos para podermos melhorar nosso atendimento. É gratuito.

Boas compras e feliz ano letivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, nosso Blog não aceita mais comentários não identificados. Por obséquio, realize seu registro. Grato.